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    Eaton traça tendências energéticas para 2022

    Para a Eaton, empresa que actua no sector de energia, a forma de pensar e compreender como será o futuro da energia é olhar o passado

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    Antes da emergência de recursos energéticos como o carvão, o petróleo e o gás o recurso a fontes de energia significava interagir directamente com as mesmas, mas com a pandemia a queda significativa da procura foi seguida de uma abrupta aceleração, para a qual o nosso fornecimento global de energia não estava preparado.

    Nesse sentido, “não devemos esperar um regresso fácil à energia barata, sempre disponível, com os produtores a enfrentarem um enorme desafio tanto em termos de descarbonização da oferta como de crescimento da oferta global em linha com o sector industrial e automóvel a avançar para a electrificação”, avança Marcos Fabregas-Dittmann, Country Director da Eaton Iberia“. Para o responsável, a “economia da energia eléctrica irá mudar, ainda mais significativamente, em favor da geração distribuída renovável. O preço por Wh da geração fotovoltaica é agora mais baixo, na maioria das geografias, do que as alternativas de combustíveis fósseis, e a fotovoltaica no local, combinada com soluções de armazenamento de energia, dará às empresas a possibilidade de enfrentar com mais sucesso as flutuações do mercado energético”, sustenta.

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    A conjugação da energia renovável com o armazenamento no local representa, assim, uma oportunidade de receitas para as empresas, afirma a Eaton. Estas poderão vender essa energia de volta à rede, bem como utilizá-la para descarbonizar e acrescentar resiliência às suas próprias operações. Esta é também uma oportunidade para as redes de serviços públicos, que poderão recorrer a uma gama mais flexível de recursos visando a redução de emissões.

    Estas mudanças no sector energético serão possíveis pela crescente digitalização dos sistemas energéticos. Uma componente chave da transição será, por exemplo, a flexibilidade do lado da procura, reduzindo as exigências de certos consumidores industriais em momentos de menor oferta, a fim de garantir a disponibilidade de energia para sistemas críticos e pessoas vulneráveis. Para tal, será necessária uma visão e interactividade com activos “atrás do contador”, sobre os quais as redes de distribuição tradicionalmente não têm resposta.

    “Este ano, e por tudo isto, a rede será mais importante do que nunca. É já um sistema altamente sofisticado de monitorização e gestão do fluxo de energia, e na nova era de “prosumers”, na qual os consumidores também estão a produzir energia, contaremos com uma rede robusta e inteligente para gerir um fluxo bidireccional”, reforça a empresa.

    A Eaton prevê, por isso, que 2022 será o ano em que o mundo desperta mais profundamente para o facto de que, mais uma vez, a obtenção de poder implica a tomada de decisões. “Os consumidores estão cada vez mais a mudar para veículos eléctricos, e esta electrificação dramática irá impulsionar mais mudanças na relação com o poder. As empresas, entretanto, sentirão a pressão de tomar medidas incisivas sobre o poder como parte das suas aspirações de sustentabilidade. Estas mudanças vão demorar e colocam desafios muito complexos uma vez que significarão alterar radicalmente a estrutura técnica e económica de uma infraestrutura crítica em funcionamento. Requerem investimento, regulamentação e acima de tudo integração da flexibilidade”.

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    “R2U Technologies | modular system” quer revolucionar a construção em Portugal

    É uma das 53 Agendas Mobilizadoras do PRR e a única directamente relacionada com o sector da Construção. A construtora Domingos da Silva Teixeira, DST, é líder de um consórcio que envolve 30 outras empresas e 18 ENESII, e que pretende canalizar cerca de 215 milhões de euros para o desenvolvimento da construção modular, a realizar em 48 meses

    No início do mês, o Governo apresentou as 50, de um total de 53, Agendas Mobilizadores do PRR para a Inovação Empresarial. Das 53 Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial seleccionadas, encontram-se agora contratualizadas 50, 30 Agendas Mobilizadoras e 20 Agendas Verdes, estando três a aguardar conclusão de procedimentos de notificação e negociação. As 53 Agendas Mobilizadoras envolvem um total de investimento de 7,8 mil M€, com incentivo público estimado na ordem dos 2,8 mil M€.

    As Agendas Mobilizadoras, ou Agendas Verdes para a Inovação Empresarial, “visam consolidar e expandir sinergias entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico em Portugal, contribuindo para o incremento da competitividade e resiliência da economia portuguesa, com base em I&D, na inovação e na diversificação e especialização da estrutura produtiva”. Estão envolvidas, nestes projectos, 1247 entidades, a maioria, 941, são empresas e, de entre estas, cerca de 60% são pequenas e médias empresas, o que é um número a assinalar dada a composição do tecido empresarial nacional. Cerca 119 entidades do sistema de investigação e inovação estão ligadas às Agendas, bem como 87 associações empresariais e gestoras de clusters, 41 entidades administração pública (CIM, municípios, institutos, direcções-gerais, forças armadas, empresas públicas, centros de turismo regionais, centros hospitalares, escolas profissionais) e 88 outros parceiros.

    Até Julho, encontravam-se com pagamento de adiantamento decidido 36 Agendas, 23 Agendas Mobilizadoras e 13 Agendas Verdes, estando pagos, respectivamente, 239 milhões de euros e 145 milhões de euros a estes projectos.

    A construção do cluster da Construção Modular

    Dos 53 projectos aprovados apenas um está, directamente, associado ao sector da Construção: o Pacto de Inovação “R2U Technologies | modular system”, que tem como líder a construtora Domingos da Silva Teixeira, DST. O projecto resulta da fusão das duas Manifestações de Interesse, apresentadas, numa primeira fase, por empresas do universo do grupo a “R2U Technologies”, pela dst, e “Glass Net”, liderado pela Bysteel, empresa do grupo responsável pela concepção, produção e instalação de estruturas e fachadas metálicas.

    Se numa primeira fase a proposta “R2U Technologues”, tinha um investimento previsto de 177 milhões de euros, que compreendia um investimento do grupo no valor de 74,4 milhões de euros e um incentivo global de 95 milhões de euros,  com a entrada de alguns dos pressupostos defendidos pela “Glass Net”, com a qual o grupo pretendia “capacitar o tecido empresarial português para a concepção, desenvolvimento e fabricação de fachadas de última geração”, o investimento a realizar sobe agora para 215 milhões de euros, a realizar em 48 meses.

    O projecto tem como objectivo estratégico “a alteração profunda do perfil produtivo do sector da construção modular, promovendo a sua evolução de um paradigma produtivo intensivo em mão-de-obra para outro intensivo em conhecimento”. A intensão é “capacitará o tecido empresarial, o tecido académico e os próprios recursos humanos, com os meios, os conhecimentos e as competências-chave para criar, em solo nacional, um cluster para o abastecimento global do sector da construção modular”. Na síntese da proposta apresentada o grupo define como meta o lançamento de 18 novos produtos, processos ou serviços (PPS) “com perfil transaccionável e internacionalizável já no final do projecto”.

    Envolvidos no projecto estão cerca de três dezenas de empresas, entre elas a Amorim Cork Insolation, a Cimpor, Ecosteel e a Conformetal, e 18 entidades não empresariais do sistema de I&I (ENESII) como as universidades do Minho, Nova de Lisboa, Coimbra, Porto, mas também o LNEG.

    O Living lab que Norman Foster está a criar no campus da dst

    A este projecto juntou-se ainda a Fundação Norman Foster, convidada a participar, ainda numa primeira fase, no projecto de pesquisa e criação de um cluster que quer “revolucionar a indústria da construção no país”. A ligação do arquitecto ao projecto foi anunciada ainda na fase de Manifestação de Interesse e irá tomar forma com a criação de um “Living Lab” destinado à investigação e testagem de soluções à escala real.

    A dst justificou a parceria com a necessidade de “promover um pensamento e investigação interdisciplinares, focado na melhoria contínua das soluções e na capacidade de antecipar o futuro, colocando a arquitectura, o design, a tecnologia e as artes ao serviço da sociedade”. Nesta estratégia “a equipa da Fundação Norman Foster, liderada pelo próprio Lord Norman Foster, assumirá a posição de consultor de investigação e líder de design, trabalhando com outras entidades, que desenvolverá o design conceptual dos sistemas de construção e de soluções modulares e de pré-fabricação”, anunciou o grupo na ocasião.

    O Living Lab terá cerca de 4.000m2 e conterá cerca de 100 unidades habitacionais que servirão quatro usos principais: residências de estudantes e seniores, unidades habitacionais, quartos de hotel e hospitais. O complexo assume-se como um laboratório de I&D para soluções de construção modular, um centro de pesquisa à escala real, que promoverá soluções técnicas e tecnológicas como resposta às boas práticas de economia circular e redução da pegada ecológica, libertando as cidades do seu estado de “estaleiro”. pela redução dos trabalhos in-situ e condensação dos prazos da construção, já que se sustenta na transferência de uma percentagem do tempo de construção para o ambiente controlado de fábrica, com benefícios inerentes na minimização dos desperdícios e no aumento do controlo e qualidade do produto.

    “Queremos chamar a atenção do sector e mobilizá-lo no sentido de mudança de paradigma no contexto da construção em Portugal, com a captação de investimento e de parceiros de peso”, defendeu na altura José Teixeira, presidente do dstgroup.

    Quando concluído, o Living Lab assumirá duas funções primordiais: ser uma montra viva das soluções desenvolvidas e dos resultados alcançados e um espaço para ser vivido e habitado pelos trabalhadores deslocados, designadamente refugiados e imigrantes, que o dstgroup tem vindo a integrar nos seus quadros.

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Residência de Estudantes de Benfica

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    ‘SiMBA’ constrói nova Residência de Estudantes em Benfica

    A obra vai dar início em breve e espera-se que esteja concluída em menos de um ano. Construída através do sistema de módulos em betão armado, comercializado pela Global Engineering e desenvolvido pela DDN, que também faz a gestão da obra, a nova residência visa dar resposta à escassez de camas para estudantes e está incluída no plano nacional do Governo que pretende atingir as 26 mil até 2026

    Cidália Lopes

    O Bairro de Calhariz de Benfica, em Lisboa, junto à estação de comboios, vai receber em 2024 uma nova residência de estudantes. Orçado em 3,9 milhões de euros, a obra será totalmente suportada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento nacional que pretende criar 26 mil camas para estudantes até 2026.

    Para o efeito, foi escolhida a sua construção através do sistema modular SIMBA – Sistema Construtivo em Módulos Autoportantes de Betão Armado, o que irá permitir uma maior rapidez na execução da obra.

    O concurso, lançado pela Junta de Freguesia de Benfica, foi ganho pela Edivisa, do Grupo Visabeira, tendo o contrato de empreitada sido assinado no final de Maio. Actualmente, estão a decorrer os trabalhos preparatórios de instalação de estaleiro.

    O sistema construtivo SIMBA é produzido e comercializado pela empresa Global Engineering (GE). Já a DDN é responsável pela gestão de projecto em obra, cuja solução foi desenvolvida em conjunto com o Instituto Superior Técnico, cuja parceria permitiu assegurar a colocação no mercado de “um produto diferenciador que dita um novo estado-da-arte”. A aplicação é variada, em particular, para projectos habitacionais, residências de estudantes ou seniores, hospitais ou hotelaria.

    O concurso, lançado pela Junta de Freguesia de Benfica, foi ganho pela Edivisa, do Grupo Visabeira, tendo o contrato de empreitada sido assinado no final de Maio. Actualmente, estão a decorrer os trabalhos preparatórios de instalação de estaleiro

     

    Tendo como base a construção através de módulos de betão, num sistema “altamente industrializado”, suportado em cinco ligações inovadoras, 80% da sua construção ocorre em fábrica e não na obra. No estaleiro apenas a preparação para receber os módulos, ou seja, as fundações através do método tradicional de construção.

    Já em fábrica os módulos são preparados com toda a componente eléctrica, de saneamento, de acabamentos e até as portas e janelas vêm já colocadas.

    A preparação dos módulos acontece em fábrica e só depois são levados para o estaleiro apenas para a fase de montagem, o que permite, também, criar menos impacto e resolver um dos problemas do sector: a falta de mão de obra.

    “Esta é uma nova forma de pensar a construção”, explica ao Construir Liam O’Donnell. Com a fábrica localizada no Montijo, todo o processo deste novo sistema construtivo é feito em Portugal.

    “No local da obra, apenas são feitos de forma tradicional as fundações e garagens, e mesmo durante esse processo, conseguimos ganhar tempo, porque estamos na fábrica a proceder à preparação dos módulos para os preparar para a montagem, acrescenta Liam O’Donnell.

    Desta forma, o SiMBA propõe-se a dar resposta aos actuais problemas de falta de habitação, na medida em que permite construir de forma “mais rápida e com menos custos”.

    A redução de 50% nos prazos e de 20% nos custos são as principais vantagens. Mas não só, já que a produção em fábrica permite uma maior qualidade e com menos erros. Com um comportamento é igual à construção convencional no que diz respeito ao isolamento térmico, já quanto ao isolamento acústico verifica-se uma melhoria em 20%, uma redução em 90% de desperdícios e menos 67% em consumo de energia.

    Com o SiMBA, surgem, ainda, novas abordagens ao processo criativo e à incorporação de tecnologias 4G/5G deixando-se de produzir “in situ” para produzir em fábrica, permitindo a exportação de módulos alargando horizontes no sector da construção inexistentes até ao momento.

    Mais 120 camas em 2024
    A nova residência de estudantes terá um total de 2.480 metros quadrados de área de construção coberta, composto por 12 quartos individuais, 15 quartos duplos,12 apartamentos e seis quartos de mobilidade reduzida, num total de 120 camas.

    O espaço disponibilizará, ainda, salas de estudos e de reuniões, sala de refeições e cozinha comum, lavandaria, arrecadações, instalações sanitárias comuns, ginásio, um gabinete de gestão e segurança, um auditório e ainda uma área de convívio exterior.

    Em termos de eficiência energética e sustentabilidade ambiental, o edifício será dotado duma instalação de produção de energia fotovoltaica integrada. Além de assegurar as necessidades de energia primária do edifício, este tipo de produção de energia permite, ainda, que o edifício possa ter um desempenho 20% superior ao nível NZEB.

    Ainda do ponto de vista da sustentabilidade o edifício será dotado dum sistema de recolha, tratamento e reutilização de águas cinzentas destinado ao uso em vazos sanitários, bem como dum sistema de recolha de águas da chuva destinados ao uso na rede de rega tornando-o num dos edifícios mais avançados em Portugal no que concerne ao uso criterioso da água.

    O edifício é ainda composto de outras infraestruturas como o controlo de acessos, de cacifos com sistema de abertura e controlo remoto, de gestão centralizada de energia, de carregamentos elétricos, uma horta urbana, jardim vertical.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Fecho da Circular Urbana de Barcelos vai avançar por 8,8M€

    De acordo com o procedimento, ao qual o CONSTRUIR teve acesso, o projecto, concebido pela Geestrada contempla a construção da ligação à variante da E.N. 103, em Rio Côvo Santa Eugénia, da qual faz parte uma rotunda desnivelada que se articula com aquela via através de quatro ramos de ligação, sendo o atravessamento da EN 103 através de passagem superior à rotunda

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    Está formalmente lançado o concurso público com vista à execução do fecho da Circular Urbana de Barcelos, que vai ligar Rio Covo Santa Eugénia à Estrada Nacional 103, um investimento estimado em 8,8 milhões de euros e promovido pelo Município de Barcelos.

    A intervenção, cujo procedimento foi já publicado em Diário da República, é encarada como um passo determinante para concretizar uma obra muito importante para as acessibilidades à cidade de Barcelos.
    De acordo com o procedimento, ao qual o CONSTRUIR teve acesso, o projecto, concebido pela Geestrada contempla a construção da ligação à variante da E.N. 103, em Rio Côvo Santa Eugénia, da qual faz parte uma rotunda desnivelada que se articula com aquela via através de quatro ramos de ligação, sendo o atravessamento da EN 103 através de passagem superior à rotunda. A rotunda onde convergem os Ramos A, B, C e D, e a Ligação a Barcelos situa-se em nível inferior ao da EN 103, praticamente à cota do terreno natural, visto aquela estrada nacional se encontrar em aterro neste local. A Ligação a Barcelos desenvolve-se com uma geometria em planta adaptada ao espaço disponível e uma inclinação suave, apresentando um perfil transversal com duas vias. Os Ramos A, B, C e D têm inclinações acentuadas, mas dentro dos limites admissíveis, inserindo-se na EN 103 com vias de abrandamento ou de aceleração com extensões normais do lado poente e adaptadas, do lado Nascente, aos condicionantes locais, nomeadamente, os acessos às propriedades existentes nas margens da estrada nacional. A ligação à EN 103 (Antiga) fica também assegurada através do Ramo A e do Prolongamento da Rua do Pinheiro cujo traçado, desenvolvendo-se entre aquela estrada e a futura Ligação a Barcelos, assume a função de complementar o conjunto dos movimentos assegurados por este Nó. O acesso aos edifícios existentes do lado norte da antiga EN 103 intersectado pela nova Ligação a Barcelos será restabelecido através dos arruamentos existentes, permitindo-se também uma saída para rotunda.

    A intervenção, cujo procedimento foi já publicado em Diário da República, é encarada como um passo determinante para concretizar uma obra muito importante para as acessibilidades à cidade de Barcelos

    Acessos

    O acesso à Quinta do Desterro manter-se-á apenas por uma das entradas existentes encerrando-se a que se situa mais a Poente por ficar intersectada pelo Ramo D. Com o esquema de circulação proposto, para além de se estabelecer uma ligação desnivelada com a nova Ligação a Barcelos, melhoram-se significativamente as condições de segurança na EN 103 onde apenas se permitem saídas e entradas na mão.  O perfil transversal previsto para a Estrada Nacional é constituído por duas faixas de rodagem com quatro metros de largura cada, um separador de 60 centímetros de largura materializado coo uma guarda de segurança rígida do tipo ‘New Jersey’ e bermas interiores e exteriores com 1 e 2,5 metros respectivamente. O perfil transversal tupo da rotunda é constituído por uma faixa de rodagem de duas vias e 9,6 metros de largura. As bermas exteriores e interiores têm a largura de um metro.

    O município disponibiliza a título gratuito os terrenos que forem necessários para a obra, na parte em que esta interfira com o domínio rodoviário nacional (EN103). Também fica estabelecido que o Município de Barcelos se assume como dono da obra, competindo-lhe lançá-la, geri-la, executá-la e fiscalizá-la desde o procedimento pré-contratual até ao seu encerramento contabilístico. Cabe igualmente ao município a responsabilidade pela execução material, financeira e contabilística da obra. Por seu lado, cabe à IP autorizar o início dos trabalhos, procedendo ao acompanhamento dos trabalhos da empreitada.

    Durante a execução da empreitada, quaisquer alterações efectuadas ao plano de trabalhos devem ser comunicadas à IP, com a indicação das razões que determinaram essa alteração. No âmbito do acordo de gestão, fica também estabelecido que a IP se reserva o direito de efectuar ensaios em obra, com vista ao cumprimento integral dos requisitos constantes no caderno de encargos. A IP procederá também ao acompanhamento dos trabalhos, sendo da responsabilidade do município fazer cumprir pelo empreiteiro todas as orientações que a IP lhe venha a transmitir, designadamente no que respeita ao planeamento da obra, cumprimento do projecto de execução e da qualidade dos materiais.

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    Blocotelha avança para a última fase de construção do ITER

    O projecto, que teve início em 2020 para a empresa de Porto de Mós, foi adjudicado por um valor superior a 15 milhões de euros e tem previsto o fornecimento e montagem de mais de 2.000 toneladas de estruturas metálicas, 11.000 m2 de coberturas e 17.000m2 de revestimentos

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    A Blocotelha anuncia a entrada na que será a última fase da sua participação no projecto de construção do ITER, que consiste na finalização dos edifícios pelos quais a empresa está responsável (B71, B75, B34 e B37) e das pontes Cryoline, Busbar M1 e Busbar M2, estando prevista a sua conclusão antes do final do ano. O projecto, que teve início em 2020 para a empresa de Porto de Mós, foi adjudicado por um valor superior a 15 milhões de euros e tem previsto o fornecimento e montagem de mais de 2.000 toneladas de estruturas metálicas, 11.000 m2 de coberturas e 17.000m2 de revestimentos.

    O ITER está a ser construído no sul de França, concretamente em Saint-Paul-lès-Durance, com a colaboração de 35 países. O projeto visa a construção do maior Tokamak do mundo, um dispositivo de fusão magnética criado para provar a viabilidade da fusão como uma fonte de energia em grande escala e livre de carbono, com base no mesmo princípio que alimenta as estrelas e o Sol.

    Enquanto parceira do consórcio europeu, a empresa tem 20 profissionais alocados ao projecto com a responsabilidade de fornecimento e montagem das estruturas metálicas, revestimentos e coberturas dos quatro edifícios (B71, B75, B34 e B37) e das três pontes (Cryoline, Busbar M1 e Busbar M2). Depois de praticamente concluída a montagem da estrutura metálica dos edifícios, e com mais de 70% dos revestimentos colocados, serão iniciados os trabalhos de elevação da última ponte (Busbar M2) ao mesmo tempo que são finalizadas as restantes, já elevadas.

    Sofia Filipe, Responsável de Qualidade e Coordenadora de Soldadura na BLOCOTELHA, comenta: “A construção do ITER apresenta diversos desafios técnicos significativos, inerentes à complexidade do projecto e aos requisitos envolvidos na criação de uma instalação de fusão nuclear. A construção de uma instalação tão complexa requer planeamento detalhado, coordenação eficiente entre equipas multidisciplinares e resolução de problemas em tempo real. O ITER é um projecto de grande escala, uma obra que se distingue pela grande exigência ao nível da qualidade e da segurança”.

    “O projecto ITER apresenta-se, e é na realidade, um grande desafio. Mas, ao mesmo tempo, é muito gratificante podermos contribuir e colaborar com peritos de todo o mundo, num projecto com impacto tão significativo no futuro da energia e no mundo”, acrescenta Erico Ferraria, Chief Commercial Officer, BLOCOTELHA.

    Desenvolvido pela primeira vez no final dos anos 1950, o Tokamak foi adoptado em todo o mundo como a configuração mais promissora do dispositivo de fusão magnética. O ITER será o maior tokamak do mundo, com o dobro do tamanho da maior máquina atualmente em operação, com um volume da câmara de plasma dez vezes maior. A Europa é responsável pela maior parcela dos custos de construção do ITER (45,6%), estando o restante dividido igualmente por China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Rússia e Estados Unidos.

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    IP entrega Telemática da Modernização da Linha do Oeste à Efacec por 3,35M€

    A nova empreitada de concepção e construção vem reforçar a capacidade e eficiência do serviço de transporte ferroviário através da melhoria dos níveis de disponibilidade e da redução dos tempos de percurso

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    A Efacec foi seleccionada pela Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP) para conceber e implementar as soluções de Telemática a aplicar na Modernização da Linha do Oeste, no Troço que liga Meleças às Caldas da Rainha, que vão contribuir para uma maior fiabilidade e segurança do sistema ferroviário, assim como para uma maior qualidade do serviço prestado às populações.

    No valor de 3,35M€, a nova empreitada de concepção e construção vem reforçar a capacidade e eficiência do serviço de transporte ferroviário através da melhoria dos níveis de disponibilidade e da redução dos tempos de percurso.

    O empreendimento, já em curso, considera duas empreitadas de electrificação para o troço Meleças – Caldas da Rainha, numa extensão de cerca de 85km, o desenvolvimento e implementação dos sistemas de sinalização e a construção de uma subestação de tracção eléctrica em Runa, já adjudicada também à Efacec.

    Os sistemas de Telemática, objecto da empreitada, incluem, entre outros, os sistemas de alimentação, a rede de dados de suporte à exploração, a rede telefónica de exploração, o sincronismo horário, o sistema de supervisão técnica das infraestruturas e a rede física de transmissão.

    “A Efacec congratula-se por voltar a merecer a preferência da Infraestruturas de Portugal (IP), reforçando a sua participação na modernização da linha do Oeste. Um projecto que reforça um portfólio desenvolvido para a Infraestruturas de Portugal, que se estende ao longo de mais de 50 anos e que traduz a confiança depositada na tecnologia Efacec e na capacidade de execução das suas equipas”, refere Ângelo Ramalho, Chairman e CEO da Efacec.

    O sector da mobilidade é uma das principais áreas de actividade da Efacec e o fornecimento de soluções tecnológicas para projectos metro-ferroviários tem sido desenvolvido em conjunto com importantes players internacionais e em diversos mercados, com especial foco na Europa do Norte.

    Actualmente, a empresa está a participar na construção da Linha Sydavnen do Metro de Copenhaga (Dinamarca), na renovação do Centro de Comando do Metro de Dublin (Irlanda), na extensão da Linha Amarela e nova Linha Circular do Metro do Porto (Portugal), bem como na concepção, construção e manutenção do Sistema de Mobilidade do Mondego (Portugal).

     

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    Engexpor gere obras do recinto Parque Tejo

    A intervenção no espaço que agora acolhe as principais cerimónias do evento mundial requalifica a área urbana junto à foz do rio Trancão com o Tejo e dá origem a um parque verde e de lazer para usufruto futuro, com uma extensão de 100 hectares

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    A escassos dias do início oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa 2023) o recinto do Parque Tejo está pronto a receber as cerimónias que a organização deste evento mundial planeou para este espaço e que decorrem na capital de 1 a 6 de Agosto.

    Grande parte dos trabalhos no recinto foram acompanhados pela Engexpor, que teve a cargo a gestão de projecto e de construção das obras executadas no lado do concelho de Lisboa, numa empreitada adjudicada pela Sociedade de Reabilitação Urbana, SRU.

    Realizada em tempo recorde, com a Engexport a iniciar  os seus serviços em Agosto do ano passado, a intervenção no lado de Lisboa estende-se por 38 hectares e dela resulta um espaço com todas as condições e equipamentos para receber algumas das principais cerimónias do evento.

    Além do altar-palco, o recinto conta uma rede de caminhos e infraestruturas de apoio aos peregrinos, nomeadamente áreas dedicadas a primeiros socorros e de posto médico, tendas de controlo de acessos, estruturas para comunhão e de auxílio aos bispos, media centre, hospital de campanha, instalações sanitárias, entre outros equipamentos.

    Os trabalhos contemplaram ainda os arranjos paisagísticos de todo o recinto e a reabilitação do antigo aterro sanitário de Beirolas, numa intervenção que foi planeada com o objetivo de regenerar toda a área urbana junto à foz do rio Trancão com o Tejo.

    De acordo com Tiago Barros, managing director da Engexpor, “para nós é um motivo de orgulho termos acompanhado a execução desta obra, que não só transforma e prepara o espaço para receber em Lisboa um evento tão relevante, como tem o mérito de dar continuidade à requalificação da zona ribeirinha oriental. Depois da Engexpor ter estado fortemente envolvida na construção do recinto que acolheu a Expo’98 é com muito agrado que passadas quase três décadas regressámos a esta zona com o mesmo propósito: ajudar a construir o espaço de um evento mundial, regenerando uma área abandonada”, sublinha o responsável.

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    Arranque do projecto europeu de investigação RAIL4CITIES

    Um dos objectivos deste projecto é tornar as estações ferroviárias novos centros urbanos vitais para estimular cidades sustentáveis. O projecto arrancou no início de Julho e estará concluído em 2025

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    O projecto Railway stations for green and socially-inclusive cities (RAIL4CITIES) arrancou no dia 1 de Julho de 2023 e terá uma duração de 24 meses. O consórcio integra perto de duas dezenas de empresas europeias ligadas ao sector ferroviário, entre elas a Infraestruturas de Portugal (IP).

    O projecto RAIL4CITIES tem tês objectivos principais: tornar as estações ferroviárias como novos centros urbanos vitais para estimular cidades sustentáveis; desenvolver e publicar uma metodologia e ferramenta com aplicação ao nível europeu; e focar na activação do ecossistema para replicação e sustentabilidade após o término do projecto. O projecto compreende cinco grandes grupos de trabalho, integrando a empresa portuguesa o grupo responsável pela criação de living labs nas estações ferroviárias. Neste âmbito serão realizados três estudos de caso em Portugal, testando especificamente como as estações ferroviárias da futura Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa podem desempenhar um papel relevante no desenvolvimento urbano sustentável.

    Do ponto de vista Científico, o projecto pretende desenvolver o modelo SCP, a ferramenta de análise de impacto e o modelo europeu para a transformação efectiva e sustentável de estações ferroviárias. A nível económico/tecnológico a intenção é que os living labs demonstrem o potencial das estações para se desenvolverem como novos centros urbanos reunindo múltiplos serviços para utilizadores e cidadãos e levando à concepção de serviços e soluções inovadoras com impacto nas vertentes económica, ambiental e social.

    O RAIL4CITIES é financiado pela Europe’s Rail Joint Undertaking Call Proposals 2022-02 (HORIZON-ER-JU-2022-02).

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    Central Fotovoltaica Bolama. Créditos: iandaguine.org

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    Prospectiva presente na construção da nova Central Solar Fotovoltaica de Bolama

    Para esta empreitada, a Prospectiva foi responsável pela elaboração do caderno de encargos e pela supervisão e fiscalização da obra e dos fornecimentos

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    A obra de construção da Central Solar Fotovoltaica e de uma mini-rede eléctrica em Bolama, na Guiné-Bissau, já está a decorrer e conta com o contributo da Prospectiva não só para a elaboração do caderno de encargos e para a supervisão e fiscalização da obra e dos fornecimentos, como para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental Simplificado prévio.

    Esta nova Central, a maior em termos de potência daquele País, terá uma potência total de 600 KWp distribuída por diversas redes de Baixa Tensão, Média Tensão e de iluminação pública para toda a cidade. Até ao final do mês de Maio, haviam sido instalados mais de 50% dos painéis solares e fixados todos os postes da rede de distribuição.

     A Central Solar Fotovoltaica de Bolama faz parte do Programa Ianda Guiné! Acção IG! Lus ku Iagu, levado a cabo por entidades como a Associação para o Desenvolvimento (TESE), a ADPP-GB – Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo, e a Associação de Saneamento Básico, Protecção da Água e Ambiente de Bafatá (ASPAAB) que tem como objectivo melhorar o acesso aos serviços de água potável, energia e saneamento básico das populações rurais e semiurbanas da Guiné-Bissau.

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    Ordem dos Engenheiros assina protocolo com ASAVAL

    A colaboração visa a “promoção conjunta de acções de formação e conferências, com vista à partilha de conhecimento e boas práticas no âmbito da avaliação”

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    Tendo como objectivo a “promoção conjunta de acções de formação e conferências, com vista à partilha de conhecimento e boas práticas no âmbito da avaliação”, a Ordem dos Engenheiros (OE) acaba de assinar um Protocolo de Cooperação com a Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal (ASAVAL). Desta forma os membros da Região Sul poderão usufruir das mesmas condições em vigor para os membros da ASAVAL.

    “Na sequência da estratégia de estreitar relações com as entidades transversalmente relacionadas com a actividade da avaliação imobiliária, a ASAVAL assinou um protocolo de colaboração com a Ordem dos Engenheiros – Região Sul que visa aumentar a colaboração ao nível da formação dos avaliadores, em especial, aqueles que têm formação de base em Engenharia, bem como desenvolver actividades de promoção da actividade e colaboração em eventos de relevância para o mercado imobiliário”, afirma Paulo Barros Trindade, presidente da Direcção da ASAVAL.

    Na cerimónia, que teve lugar na sede da Região Sul da OE, em Lisboa, estiveram presentes António Carias de Sousa, presidente do Conselho Directivo Região Sul, Paulo Barros Trindade, presidente da direcção da ASAVAL, assim como Luís do Carmo Benedito e José Morgado Silva, vice-presidente e vogal da Direcção da associação, respectivamente. 

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    Resultados do projecto Ferrovia 4.0 apresentados a 20 de Julho

    Ao fim de três anos, está a terminar o Projecto Mobilizador Ferrovia 4.0. O evento Final do Projecto Ferrovia 4.0IP está agendado para o próximo dia 20 de Julho, no Instituto Superior de Engenharia do Porto

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    O Projecto Mobilizador Ferrovia 4.0 é composto por um consórcio de 22 entidades nacionais pertencentes ao Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa, liderado pela EFACEC.

    O projecto teve como objectivo o desenvolvimentos de componentes, ferramentas e sistemas, a serem testados em veículos e infraestruturas reais, visando aumentar a competitividade e qualidade do serviço de transporte ferroviário e orientados para: a sustentabilidade do sistema ferroviário, eficiência energética, economia circular, redução da pegada ambiental e atracção de mais passageiros; a redução de custos operacionais e de manutenção, monitorização do sistema ferroviário, de modo a evitar falhas e períodos de inactividade e a optimizar o ciclo de vida dos equipamentos: a potenciação de sistemas de informação fiáveis de apoio à tomada de decisão na gestão de activos, com integração de diferentes fontes de dados do material circulante e da infraestrutura; e a segurança da circulação, monitorização das condições de segurança das infraestruturas e do material circulante, através de sistemas de alerta para desencadear medidas de protecção/intervenção.

    Este evento final marca o culminar do trabalho realizado no âmbito do projecto, onde serão partilhados os resultados e conquistas obtidas no caminho trilhado em direcção a uma ferrovia mais inteligente, sustentável e tecnologicamente avançada.

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