Porto: Alberto Couto Alves e Alves Ribeiro lideram corrida a troço do metrobus
Recorde-se que, aquando do lançamento do concurso público, em Julho de 2021, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, sublinhou a importância desta infraestrutura de mobilidade que “representará ganhos muito significativos de atractividade metropolitana, já que promoverá a expansão da rede de metro num espaço territorial muito denso, abrangendo uma população que poderá ir aos 600 mil habitantes”
CONSTRUIR
DS Private reforça rede
Salto Studio ganha concurso para antiga Colónia Balnear da Areia Branca
Município de Esposende investe 3,6M€ na construção de residência de estudantes
Weber lança novo acabamento para fachadas
Prospectiva e H3P supervisionam construção da Barragem do Calucuve, em Angola
Grupo Eurofred formaliza venda da sua filial Horeca Global Solutions
KEO inaugura escritório em Lisboa e duplica número de colaboradores
Twinkloo olha para o futuro do imobiliário em Portugal através de novo podcast
Geberit volta a juntar-se a Miguel Muñoz para espaço na Casa Decor 2024
Iad lança iniciativa que permite ter “estimativa realista e actualizada” dos imóveis
O consórcio formado pela Alberto Couto Alves e pela Alves Ribeiro estão em primeiro lugar segundo o relatório preliminar do júri no âmbito do concurso público para concepção e construção da Linha BRT (Bus Rapid Transport) Boavista – Império. A proposta vencedora tem o preço de cerca de 25 milhões de euros e um prazo de execução global de 20 meses. O anúncio foi feito pela Metro do Porto na sua página oficial.
A empresa refere, também, que “após a notificação dos seis concorrentes que apresentaram propostas válidas, decorre o prazo legal de audiência prévia, após a qual o conselho de administração da Metro do Porto estará em condições de proceder à adjudicação”. O consórcio Alberto Couto Alves/Alves Ribeiro começará por apresentar o projecto de execução, avançando depois para a construção da linha de BRT.
O projecto integra a nova fase de expansão da rede (depois da construção da Linha Rosa e da extensão da Linha Amarela) e deverá estar concluído no final de 2023. Trata-se de um investimento global de 66 milhões de euros, provenientes do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), incluindo material circulando e um posto de abastecimento de hidrogénio, que servirá não apenas o BRT como toda a comunidade.
Recorde-se que, aquando do lançamento do concurso público, em Julho de 2021, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, sublinhou a importância desta infraestrutura de mobilidade que “representará ganhos muito significativos de atractividade metropolitana, já que promoverá a expansão da rede de metro num espaço territorial muito denso, abrangendo uma população que poderá ir aos 600 mil habitantes”.
A nova linha BRT será parte do sistema de transportes da Área Metropolitana, integrada no sistema de bilhética intermodal Andante, constituindo parte fundamental na estratégia de descarbonização e de combate às alterações climáticas.
O Bus Rapid Transit destaca-se pelo desempenho ambiental neutro (os veículos serão movidos a hidrogénio) e pela facilidade de integração em meio urbano. As composições BRT são idênticas a um metro de superfície, mas que circulam sobre pneus, dispensando a instalação de carris ou o uso de catenárias para alimentação energética. Este tipo de sistema garante serviços de alto rendimento, com uma procura de média a alta intensidade, funcionando frequentemente enquanto elemento complementar e de interface com o Metro.
A Linha Boavista – Império terá uma frequência de cinco minutos em hora de ponta e a ligação entre os seus dois extremos demorará apenas 15 minutos. Desenvolver-se-á ao longo das avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa, perfazendo um traçado de exploração de oito quilómetros (quatro em cada sentido). O serviço vai contar com oito novas estações de superfície: Casa da Música, Bom Sucesso, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império.