
CONSTRUIR
CML cria comissão para simplificar e acelerar licenciamento urbanístico
Cidade BI4ALL integra roteiro do Open House Lisboa 2022
AM|48 conclui Promenade [com galeria de imagens]
Yotel chega ao World Trade Center Lisboa
A estratégia da Vanguard para a Comporta, dst, Norman Foster e o suplemento ReCONSTRUIR na edição 457
Cushman & Wakefield reforça estrutura directiva
Laskasas na ICFF em Nova Iorque
Zona prime de Lisboa mantém-se como primeira opção das empresas para sediar operações
Cooperativas ou como a arquitectura pode ser uma ferramenta “para intervir de maneira crítica em ambientes locais”
Portugal Railway Summit 2022
A Sonae Sierra é a primeira empresa do sector imobiliário em Portugal a emitir obrigações com critérios de sustentabilidade.
A empresa refinanciou parte da sua dívida corporativa, no valor de cerca de 50 milhões de euros, através da emissão de obrigações ligadas a sustentabilidade (Sustainability-Linked Bonds), nomeadamente às emissões de CO2 e às taxas de reciclagem dos Centros Comerciais geridos e detidos pela Empresa. E a intenção da empresa é a de continuar a ligar a sua dívida corporativa a critérios de sustentabilidade.
“Esta operação enquadra-se na evolução da estratégia de sustentabilidade da Sonae Sierra e é uma conquista que resulta do esforço do trabalho das nossas equipas. É uma forma de reforçar o nosso compromisso com a neutralidade carbónica até 2040 e o nosso alinhamento com um modelo de economia circular, em linha com as melhores práticas internacionais.”, justifica Luís Mota Duarte, chief financial officer e executive director de Investment Management da Sonae Sierra. A operação foi fechada com a Caixa Geral de Depósitos e teve o Caixa – Banco de Investimento como organizador e coordenador geral.
Há mais de duas décadas que a Sonae Sierra integrou a sustentabilidade na sua estratégia de negócio e desde então sempre a manteve como pilar do posicionamento em todos os eixos e áreas de negócio, para continuar a entregar soluções com valor partilhado para o negócio, o ambiente e a sociedade. Há 13 anos consecutivos a empresa é reconhecida no GRESB Real Estate Assessment enquanto Green Star, o que atesta a sua reputação enquanto líder na gestão de veículos sustentáveis, adaptados às necessidades dos investidores.
Por força disso, a empresa tem melhorado os indicadores de desempenho ambiental. Só em 2020, a implementação de medidas de gestão de energia, água e resíduos nos seus activos tornou possível evitar 15 milhões de euros em custos operacionais. Face a 2002, a Sonae Sierra reduziu o seu consumo de electricidade em 66% e aumentou a percentagem de reciclagem de resíduos em 223%. Desde 2003, o consumo de água diminuiu 32% e, desde 2005, as suas emissões de CO2 tiveram uma redução de 84%.