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Em 2021, o produtor de autoclismos OLI cresceu 17% face ao ano anterior e atingiu um volume de negócios de 70,4 milhões de euros. Um aumento impulsionado pela expansão internacional da empresa, com as exportações a crescerem 16% e a representarem 75,6% do total de vendas, avançou a empresa em comunicado.
A Europa do Sul (França e Itália) recuperou a liderança das vendas da OLI. Porém, os maiores crescimentos foram registados na Europa Central e de Leste (+42%) com a Bulgária, a Polónia e a Rússia a destacaram-se, no Norte de África (+62%) com Marrocos e Egipto a liderarem as vendas, e no Médio Oriente (+51%) com a Jordânia e a Israel a impulsionarem a subida naquela geografia do globo.
A expansão internacional da OLI tem sido alavancada pelas soluções com tecnologia incorporada, nomeadamente os autoclismos interiores, que vão ao encontro das necessidades de sustentabilidade hídrica e energética, e pela criação de filiais (Alemanha, Espanha, Itália e Rússia) que têm intensificado a estratégia de comercialização da marca.
Em Portugal, as vendas cresceram 21%. Os autoclismos e as soluções de climatização foram os produtos mais procurados no mercado nacional.
O ano de 2021 ficou também marcado pelo investimento da OLI em Portugal. Na sua sede e complexo industrial, localizados em Aveiro, foram aplicados 5,9 milhões de euros em obras de ampliação e renovação, moldes e industrialização. Já em 2022, a OLI estima investir 7 milhões de euros.
“Para a OLI, 2021 foi um ano peculiar de crescimento. Por um lado, congratulamo-nos com o aumento significativo do volume de faturação e o exemplar desempenho comercial na exportação, mercado nacional e filiais, por outro, vivenciámos uma disfunção nunca antes vista nos preços das matérias primas, da energia e da logística que tiveram um forte impacto nos resultados da empresa. Em 2021, a OLI consolidou a sua posição no mercado global, através da sua capacidade de abastecer os clientes de forma consistente e contínua, apesar das adversidades conjunturais, e da sua afirmação internacional, através da conquista de três grandes prémios internacionais de Design [Red Dot Design, IF Design e Archiproducts Award] com a placa de comando LESS is MORE. A visibilidade alcançada e a reputação conquistada conferem à marca uma grande atratividade, que se traduz na sua prescrição para projetos de referência de arquitetura, de imobiliário e de decoração hoteleira internacionais”, afirma António Ricardo Oliveira, administrador da OLI.
“O nosso compromisso com o crescimento marcou também 2021, ao avançarmos com a ampliação do complexo industrial em Aveiro e a criação de um armazém inteligente, cuja automatização logística permitirá armazenar 6200 paletes e perto de 500 mil produtos embalados. Seja pelo aumento de capacidade instalada, seja pela agilidade logística que irá promover, este investimento reforçará, já a partir do final de 2022, a capacidade de resposta aos clientes. Ao conjugarmos esta expansão com os investimentos em curso nas filiais, acreditamos estar perante um salto significativo na dimensão industrial e comercial da OLI”, conclui.