Ponte 25 de Abril é um dos casos de estudo do projecto UE FORESEE
Financiado pelo H2020, o Projecto EU FORESEE foi implementado com o objectivo de melhorar a resiliência da infraestrutura de transporte críticos contra desastres climáticos causados por alterações climáticas ou ciberataques
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Os resultados do projecto UE Foresee são apresentados a 22 de Fevereiro. O projecto reúne 18 parceiros e é apoiado por um grupo de referência de mais de 200 especialistas do sector público e privado. Em análise estarão seis casos de estudo.
Financiado pelo H2020, o Projecto EU FORESEE foi implementado com o objectivo de melhorar a resiliência da infraestrutura de transporte críticos contra desastres climáticos causados por alterações climáticas ou ciberataques ligados a uma economia cada vez mais digital, os quais são considerados os principais desafios que se colocam hoje aos gestores de infraestruturas, operadores, autoridades e utilizadores finais.
A conferência, que decorre online, irá debruçar-se sobre seis casos práticos, um deles é português. A Infraestruturas de Portugal participa no projecto através do estudo de caso centrado no aumento da resiliência de mobilidade na Ponte 25 de Abril face a eventos extremos, com avaliação multirriscos e suporte à tomada de decisão. Em análise estarão também os túneis e pontes da rodovia Carsoli-Torano, em Itália. Uma infraestrutura afectada por terremotos frequentes, condições climáticas extremas (tempestades de neve fortes) e congestionamentos de tráfego. Também localizada em Itália, a Auto-estrada A16, que integra o Corredor TEM -T5, com as suas 20 pontes, estará em destaque já que as sofrem de um problema de deterioração difusa, apresentando os mesmos padrões de deterioração devido às técnicas construtivas e às condições climáticas adversas e à sismicidade.
O 4º caso de estudo que será apresentado é o viaduto Montabliz, o viaduto mais alto da Espanha e o sexto maior da Europa com 198mts de altura. Está localizado na auto-estrada A67 que liga Cantábria ao centro de Espanha. Pela singularidade do traçado curvo da estrutura e seu fluxo de tráfego de 22.700 veículos/dia, o viaduto é considerado um activo crítico na rede de transportes. As abordagens de resiliência superarão os riscos naturais (terremotos e ventos) e os perigos causados pelo homem (acidentes – incêndios).
Ainda em Espanha, será discutido a rodovia M30 Madrid Ring, a infraestrutura rodoviária mais movimentada da Espanha, com um tráfego médio diário de mais de 200.000 veículos circulando por um ambiente urbano complexo de 220 kms, incluindo 48 kms de túneis. A infraestrutura é o activo de transporte mais crítico para Madrid, ligando aeroportos, ferrovias e terminais logísticos. O estudo de caso se concentrará em eventos extremos e inundações derivadas do vale próximo ao rio Manzanares no lado leste do anel. Ciberataques que afectam o ITS dos túneis também farão parte da pesquisa.
Por último, destaque para a ferrovia de alta velocidade e pontes na Alemanha. A demonstração FORESEE será implantada na linha de alta velocidade para conectar Hannover e Berlim e, concretamente, no trecho entre Oebisfelde e Berlim-Spandau. Esta via férrea é composta por várias pontes que atravessam o rio Elba e vários rios menores que já foram danificados por inundações em 2013.