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Fábrica 1921 arranca com conceito de regeneração urbana “Street Market”

A Fábrica 1921 é o novo projecto de regeneração urbana de Benfica. O empreendimento imobiliário é da Teixeira Duarte e tem data de conclusão prevista para o final de 2022

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O projecto de uso misto, composto por apartamentos e comércio, está focado “em elevar o significado de qualidade de vida”. “Trata-se de um processo de regeneração que converte as antigas instalações da Fábrica Simões & Cªa num novo projecto que promete criar um novo marco na cidade”, revela a Teixeira Duarte.

O projecto é marcado ainda pela criação do conceito “1921 Street Market”, um conceito de comércio pensado para a nova avenida, que atravessa o projecto Fábrica 1921 ligando a Rua Fernanda Botelho à Avenida Gomes Pereira. “Para este espaço, desde o primeiro momento, houve a vontade de desenvolver uma identidade forte e que ajudasse a cimentar o desenvolvimento desta artéria da cidade. Este espaço conta com cerca de 4.000 m2 de comércio e serviços, dividido em várias lojas, onde será também integrado um espaço que será cedido à Camara Municipal de Lisboa para a instalação de uma biblioteca municipal/ centro interpretativo da obra de Lobo Antunes onde estão previstas diversas iniciativas culturais e recreativas”, sublinha o promotor. Esta vontade de criar lugares vibrantes e dinâmicos materializa-se agora através do contrato com a Auchan Retail que irá colocar uma loja My Auchan num dos espaços do 1921 Street Market.

Este novo espaço da My Auchan, assegurado pela consultora Cushman & Wakefield, pretende dar continuidade às lojas de proximidade nas grandes áreas urbanas, contribuindo para reforçar a oferta de bairro e imprimir o carácter de conveniência, de acordo com as mais recentes tendências de retalho. Neste negócio, a Cushman & Wakefield actuou em representação do proprietário do espaço, a Teixeira Duarte.

“Acompanhar as tendências do mercado e perceber as necessidades actuais do consumidor, foi a chave para a implementação do novo conceito 1921 Street Market integrado neste projecto Fabrica 1921. Um dos principais cuidados neste projecto foi assegurar alguns serviços e comércio de conveniência à altura da exigência dos residentes e do consumidor actual. Neste sentido ancorámo-lo com uma unidade My Auchan”, explica Sandra Belo, associate do departamento de retalho da Cushman & Wakefield.

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APRUPP promove debate sobre Habitação e Alojamento Local

O debate “Habitação, Alojamento Local, Direito de Propriedade” acontece em formato online dia 21 de Março, no sentido de abordar as medidas governamentais no domínio das políticas públicas de habitação que se encontra sob consulta pública

No âmbito do processo de consulta pública do pacote de medidas governamentais no domínio das políticas públicas de habitação, designado “Mais Habitação” e que foi alargada até dia 24 de Março, a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Protecção do Património (APRUPP) vai promover o debate sobre esta temática.

Deste modo, no próximo dia 21 de Março, pelas 18 horas, convidamos todos os interessados a juntarem-se a nós na Tertúlia “Habitação, Alojamento Local, Direito de Propriedade”, em formato online (através da plataforma Zoom), que contará com intervenções de alguns convidados especializados nestas matérias.

A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória junto da APRUPP.

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CBRE responsável pela colocação da John Paul no Tivoli Fórum

A empresa francesa de serviços de concierge vai ocupar uma área de 500 metros quadrados (m2) no 4.º piso do Tivoli Fórum

A CBRE  foi responsável pela colocação da John Paul, empresa francesa de serviços de concierge, no 4.º piso do Tivoli Fórum, na Avenida da Liberdade, tendo actuado em nome do proprietário.

O novo escritório da John Paul, com uma área de 500 metros quadrados (m2), localiza-se em plena Avenida da Liberdade, uma das zonas comerciais mais prestigiadas da cidade de Lisboa o que, segundo Tachfin Kheli, director da John Paul em Portugal, “satisfaz plenamente” as exigências da identidade da marca e necessidades operacionais, “com uma localização prestigiada, espaço generoso e serviços de qualidade”.

Por sua vez, o Tivoli Fórum dispõe de uma vasta diversidade de espaços, incluindo áreas de retalho, restauração, um hotel e um parque de estacionamento público e privado, beneficiando ainda da proximidade com o Parque Eduardo VII, uma das maiores zonas verdes da cidade.

“O Tivoli Fórum é um espaço  atractivo para a maioria das empresas devido às excelentes condições que apresenta e à sua localização de excelência, bem no centro de Lisboa. Neste caso, mostrou-se o espaço ideal para acomodar uma empresa como a John Paul, pois consegue responder às necessidades e exigências das suas equipas. Esta colocação demonstra, uma vez mais, o dinamismo do sector de escritórios que se tem mantido nos primeiros meses de 2023”, destaca André Almada, senior director Offices Advisory & Transaction da CBRE Portugal.

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Zome inaugura hub no metaverso

“Sabemos que o metaverso fará parte do futuro, e é lá que queremos estar, sempre em conjunto com todos os nossos parceiros, para proporcionarmos mais conveniência aos clientes e um serviço único a quem nos procura”, justifica Patrícia Santos, CEO da Zome

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A Zome, anunciou a abertura do primeiro hub no metaverso, tornando-se na primeira mediadora imobiliária portuguesa a ter uma unidade de negócio nesta plataforma de realidade virtual. Para visitar o novo hub, os clientes poderão utilizar um browser à disposição nas Experience Zone, zonas criadas para este efeito, e assim visitar um imóvel no mundo virtual sem precisarem de sair da loja.

O anúncio foi feito no primeiro dia do evento anual Zome Summit 2023, no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, em Albufeira, que todos os anos reúne os colaboradores da empresa para partilha de resultados, conquistas e objectivos.

“A chegada ao metaverso vem reforçar a nossa vontade de estar na vanguarda das tendências do sector, e como é sempre nossa prática, ter a honra de poder anunciá-lo a todos os colaboradores da Zome em Portugal e Espanha, pois são as nossas equipas que nos motivam a continuarmos a evoluir. Sabemos que o metaverso fará parte do futuro, e é lá que queremos estar, sempre em conjunto com todos os nossos parceiros, para proporcionarmos mais conveniência aos clientes e um serviço único a quem nos procura”, sublinha Patrícia Santos, CEO da Zome.

Desde a sua fundação em 2019, a Zome tem tirado partido da tecnologia para acompanhar as tendências do sector. Em Maio de 2022, lançou o Cryptohouses, o primeiro portal de uma rede imobiliária a listar imóveis integralmente em criptomoeda.

A construção do hub da Zome no metaverso arrancou em 2022 e contará com novas fases de aperfeiçoamento. Com o desenvolvimento desta funcionalidade, a Zome pretende que seja possível a entrada de multiutilizadores com recurso a avatares e, através de um novo site que será lançado ainda em 2023, os clientes poderão visitar o hub da Zome a partir de qualquer lugar, desde que disponham de uns óculos de Realidade Virtual (VR).

“Queremos estar na vanguarda e proporcionar novas experiências aos nossos clientes, dando-lhes a oportunidade de explorar este novo mundo de realidade virtual que é o metaverso, num formato altamente conveniente. No futuro, queremos conectar-nos com outros parceiros nesta plataforma, nomeadamente da área da banca, criando uma experiência que se possa assemelhar a uma ida ao shopping, onde os clientes poderão entrar e sair de umas lojas para as outras de forma ininterrupta e fluída”, detalha Carlos Santos, Chief Technology Officer da Zome.

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Cascais abre consulta pública para comprar imóveis no mercado imobiliário

A Câmara Municipal de Cascais aprovou na última reunião de Câmara a abertura de consulta pública ao mercado imobiliário para aquisição de imóveis para habitação no âmbito da Estratégia Local de Habitação do município de Cascais e do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do PRR

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Estas habitações já edificadas que a autarquia pretende adquirir devem reunir condições de habitabilidade adequadas independentemente de se encontrarem prontas a habitar ou careçam de realização prévia de obras de reabilitação.

Podem apresentar proposta qualquer pessoa singular ou colectiva de direito público ou privado, nacionais ou estrangeiras. Todos terão de ter a situação tributária regularizada. Incluem-se as heranças indivisas, desde que todos os herdeiros manifestem o seu acordo. Os imóveis terão de ter autorização de utilização para habitação.

O município procederá à análise dos imóveis apresentados, aferindo do cumprimento dos requisitos gerais, das normas construtivas, do estado de conservação e da análise de mercado do preço de venda proposto.

O prazo de apresentação de propostas está aberto até dia 30 de Abril de 2023, podendo ser prorrogado.

Uma vez adquiridos pela autarquia, os imóveis destinam-se a beneficiários que cumpram os requisitos definidos na Estratégia Local de Habitação de Cascais e no Programa “1º Direito” – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do PRR.

O financiamento para esta medida está devidamente enquadrado no Acordo de Colaboração entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e o Município de Cascais.

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Jaime Navarro é o novo Manager Global de Comunicação & Marketing para Portugal e Espanha da Hipoges

É a mais recente contratação do servicer de Asset Management tem mais de 10 anos de experiência profissional, uma visão estratégica de negócio e é especializado em Marketing Automation

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É “com grande expectativa” que Jaime Navarro, o novo Manager Global de Communication & Marketing da Hipoges, abraça a sua entrada no Departamento de Marketing do servicer. O responsável, encarregue de tudo o que envolve comunicação da marca em Portugal e Espanha, interna e externa, employer branding e Marketing conta que se identificou, desde logo, com a sua actual equipa: “Tem sido uma alegria fazer parte de um conjunto de pessoas que está verdadeiramente comprometido com a empresa, que trabalha como um relógio suíço, e acima de tudo, acredita no que faz”.

O novo Manager Global de Communication & Marketing da Hipoges conta com mais de 10 anos de experiência e “inicia esta etapa com muita vontade de acrescentar valor com a sua visão estratégica e criativa de negócio”. Ao longo do seu percurso, Jaime Navarro marcou o caminho de diferentes empresas com o desenvolvimento e preparação de todas as ferramentas de marketing de raiz, tanto para captação de clientes como para investimento de capital, chegando mesmo a criar todo um Departamento de Marketing para dar apoio a todas as áreas dentro de uma empresa.

Entre outras formações, o novo Manager Global de Comunicação & Marketing é formado em business administration, marketing and public relations pela Universidade Camilo José Cela, tendo ainda uma licenciatura pela Staffordshire University, no Reino Unido. É também mestre em marketing digital pela EAE Business School. O seu interesse por marketing e a área de tecnologia levou a que se especializasse em Marketing Automation através de um programa avançado oferecido pela Universidade espanhola UNIR.

Actualmente, a Hipoges conta com mais de 47.000 milhões de euros de activos sob gestão e em tempo de pandemia conseguiu ganhar carteiras de peso em Portugal e Espanha e abrir novos escritórios. No caso particular de Portugal, o servicer soma 24 clientes, 32 portfólios e conta com mais de 300 colaboradores. “Não podemos esquecer o trabalho de um servicer para a sociedade: trata-se de uma apólice de seguro para que não ocorram situações como a crise de 2008”, termina Jaime Navarro.

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Crédito habitação concedido pela UCI a clientes não residentes duplicou em 2022

O aumento foi de 68% face a 2021 e traduziu-se num maior peso desses clientes face à totalidade da carteira de clientes da UCI, representando 21% das operações em 2022, valor que se ficava pelos 12% no ano transacto

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Em 2022, o número de clientes não residentes financiados pela Unión de Créditos Inmobiliarios (UCI) aumentou 68% face a 2021. Um crescimento que é, ainda, mais notório quando se analisa o valor do crédito à habitação concedido a esses clientes, que aumentou 102% no mesmo período.

Esse aumento traduziu-se num maior peso desses clientes face à totalidade da carteira de clientes da UCI, representando em 21% das operações em 2022, valor que se ficava pelos 12% em 2021.

“Temos apostado muito no segmento de mercado dos não residentes, que apresentam especificidades que sabemos trabalhar bem e rapidamente, o que explica o aumento considerável deste tipo de clientes”, afirma Pedro Megre, ceo da UCI Portugal.

A maioria dos novos proprietários não residentes em 2022 comprou casa em Lisboa (25,4%), que é também a localização que mais se destaca em termos de valor de crédito à habitação concedido (26,4%), seguida de Cascais (21.3%). Destaque, ainda, para outras localidades procuradas por não residentes, tais como Albufeira, Almada, Lagoa, Lagos, Loulé, Oeiras, Portimão, Sintra, Braga, Porto e Vila Nova de Gaia.

Analisando os clientes não residentes da UCI em 2022, a maioria é originária do Brasil, Reino Unido e Suíça. No que toca aos compradores brasileiros, o número de processos mais do que duplicou.

Os compradores não residentes são tendencialmente mais velhos, tendo 37.6% uma idade superior ou igual a 50 anos, valor que desce para os 24,5% quando se trata de residentes. Apenas 15.8% dos não residentes têm idade inferior a 35 anos, uma faixa etária que nos residentes representa 22.6%.

A UCI (Unión de Créditos Inmobiliarios) é uma instituição financeira com cerca de 30 anos, presente em Portugal, Espanha, Grécia e Brasil e que resulta de uma joint-venture participada em 50% pelo grupo BNP Paribas e Banco Santander.

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Tarkett vai ocupar novo escritório de 490 m2 no Lagoas Park

A operação foi assessorada pela Cushman & Wakefield e CBRE, que actuaram em nome do proprietário, a Henderson Park

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A especialista em pavimentos e superfícies desportivas vai ocupar um novo escritório no Lagoas Park. A operação foi assessorada pela Cushman & Wakefield e CBRE, que actuaram em nome do proprietário do parque empresarial, a Henderson Park.

Com um espaço de 490 metros quadrados (m2), a Tarkett passará, assim, a ocupar parte do 3º piso do edifício 7 do Lagoas Park, edifício também ocupado pela empresa internacional de cuidados de saúde, Sanofi. Inserida no parque empresarial mais proeminente de Portugal, a Tarkett junta-se assim às 90 empresas residentes.

O proprietário, Henderson Park, o fundo pan-europeu de gestão de propriedade privada, iniciou um programa de investimento de capital de 25 milhões de euros, concebido para modernizar o Lagoas Park e reforçar as suas credenciais de sustentabilidade. Este investimento inclui a renovação de lobbies, áreas comuns e equipamentos externos, todos os quais estão a ser aprimorados para melhorar a experiência dos inquilinos e criar o melhor ambiente de trabalho e social aos seus utilizadores.

De acordo com Cristina Cadima, consultora do departamento de escritórios da Cushman & Wakefield Portugal “O Lagoas Park continua a ser uma referência enquanto Parque de escritórios em Portugal e a Tarkett, líder mundial em soluções sustentáveis e inovadoras para pavimentos e superfícies desportivas, com 140 anos de história, procurava naquela localização um produto com a qualidade que o Lagoas Park consegue oferecer.”

Para Luciano Teixeira, country manager da Tarkett em Portugal, “a sustentabilidade e o bem-estar dos colaboradores foram os dois principais pilares na procura pelo novo espaço e pelo qual escolhemos o Lagoas Park”.

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Subida dos preços das Casas volta a acelerar em Fevereiro

Em Fevereiro o preço de venda das casas em Portugal (Continental) aumentou 1,5% face ao mês anterior. Esta é a variação mensal mais robusta desde Agosto, invertendo a tendência de suavização das subidas em cadeia dos últimos meses

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Em Fevereiro o preço de venda das casas em Portugal (Continental) aumentou 1,5% face ao mês anterior, de acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário. Esta é a variação mensal mais robusta desde Agosto, invertendo a tendência de suavização das subidas em cadeia dos últimos meses.

Contudo, “é, para já, precoce afirmar que o mercado vai retomar o anterior ritmo de valorização, quando os aumentos em cadeia se fixaram quase sempre em torno dos 2,0%”, sublinha Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário. “É necessário vermos o comportamento dos preços nos próximos meses, até porque este resultado de Fevereiro provavelmente ainda não reflecte o impacto das medidas anunciadas pelo Governo para a habitação. Nesta altura, o que sabemos é que continua a haver uma falta estrutural de oferta e que a procura, mesmo que em possível abrandamento, se mantém superior à capacidade de reposição de produto, num desequilíbrio que sustenta a continuidade de subida dos preços”, sublinha.

Em termos homólogos, os preços das casas aumentaram 17,1% em Fevereiro, estabilizando o ritmo de valorização depois de cinco meses a perder fôlego. Recorde-se que a valorização homóloga atingiu um pico inédito de 21,1% em Agosto passado, perdendo, desde então, intensidade, em reflexo do abrandamento nas variações em cadeia.

De acordo com o SIR – Sistema de Informação Residencial, o preço médio de venda das casas no país em fevereiro (considerando um período acumulado de 3 meses), ficou em 2.106€/m2, apurando-se um valor médio por imóvel vendido de 222.704€.

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Portfólio Land Bank à venda por 400M€

As consultoras JLL e CBRE, em co-exclusivo, vão liderar a comercialização da carteira de activos para promoção imobiliária nas regiões de Lisboa e Algarve O objectivo do Novobanco, o vendedor, é concluir este processo de comercialização no decorrer de 2023

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A JLL e a CBRE irão trazer para o mercado o portfólio de Land Bank, composto por cinco activos para promoção imobiliária localizados nas regiões de Lisboa e do Algarve. Com um valor comercial aproximado de 400 milhões de euros, o portfólio agrega uma área potencial de construção de perto de 490.000 m². O objectivo do vendedor, o Novobanco, é concluir este processo de comercialização no decorrer de 2023.

Na região de Lisboa, mais de 130.000 m² correspondem a um terreno localizado na zona das Amoreiras, para onde está previsto o desenvolvimento de habitação, escritórios e retalho. Outros 88.000 m² de potencial de construção em Lisboa correspondem a um segundo activo na zona do Parque das Nações, que permite o desenvolvimento de um projecto de escritórios, serviços e retalho. Ainda na região, o concelho de Oeiras acolhe outro dos activos, mais precisamente um terreno inserido no empreendimento Cabanas Golf, que conta com uma área bruta de construção potencial de 80.000 m² para habitação, turismo e retalho.

Na região do Algarve, o portfólio integra um terreno em Portimão que apresenta mais de 110.000 m² de área potencial de construção junto à marina, e onde poderá vir a nascer habitação, turismo e retalho. Ali perto, junto à vila do Carvoeiro (concelho de Lagoa) fica o último destes activos, que prevê mais de 68.000 m² de construção de uso turístico e residencial na afamada zona de Benagil.

“Numa altura em que constatamos uma escassez de terrenos de qualidade para promoção, sobretudo junto aos grandes centros residenciais e turísticos, a chegada deste conjunto de activos ao mercado é muito relevante e oportuna. São terrenos muito bem localizados, para a promoção de projectos de referência no panorama nacional, com uma escala significativa, em zonas onde praticamente já não existem muitas oportunidades para o desenvolvimento de projectos de construção nova e de qualidade, como é o caso das Amoreiras. Por todas estas razões, estamos confiantes de que irão despertar a atenção de grandes promotores e investidores, tanto internacionais como nacionais, que procuram novas oportunidades para investir e para quem a escala é, a par da localização, um factor crítico”, sublinha Gonçalo Santos, Head of Capital Markets da JLL Portugal.

“Esta é uma oportunidade de investimento única para promoção imobiliária em Portugal. A escala dos activos, as suas localizações e mix de usos, fazem deste um portefólio de elevadíssima qualidade e até raridade. Os usos nas diferentes localizações contemplam diversos sectores, desde residencial, turístico e escritórios. Estamos convictos que esta oportunidade irá despertar um grande interesse na comunidade de promotores e investidores nacionais e internacionais, que olham para esta operação como uma excelente oportunidade para entrar ou expandir a sua pegada imobiliária no nosso país”, acrescenta, por sua vez Nuno Nunes, Senior Director de Capital Markets da CBRE.

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Klépierre investe 15 M€ em remodelação do Maremagnum

O investimento anunciado permitirá aumentar a área comercial em mais de 5 000 m2 e albergar o Time Out Market Barcelona

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O centro comercial da Klépierre em Barcelona, o Maremagnum, inicia um novo projecto de remodelação que albergará, no terraço do edifício, o Time Out Market Barcelona. De acordo com a sua estratégia Shop.Meet.Connect, a Klépierre pretende investir 15 milhões de euros para remodelar e reposicionar o centro de referência da cidade de Barcelona. A empreitada está a cabo da Construcia.

O investimento anunciado pela Klépierre permitirá incrementar a área comercial em mais de cinco mil metros quadrados. Além disso, vão ser instaladas novas marcas que irão enriquecer a oferta comercial e a atractividade do centro. O grupo colabora de perto com o Porto de Barcelona e o município na adaptação da zona onde se encontravam as salas de cinema. Este espaço será utilizado para as equipas da Copa América, um dos acontecimentos mais importantes a ter lugar na cidade de Barcelona em 2024.

De acordo com a sua estratégia ESG, Act 4 Good, priorizando as empresas comprometidas com a sustentabilidade e que garantem 100% da reciclagem dos resíduos, a Klépierre elegeu a Construcia para levar a cabo a reforma do Centro Comercial Maremagnum. Os seus projectos baseados na economia circular foram decisivos na adjudicação.

O acordo com o Time Out Market, mediante o qual o Maremagnum albergará a partir de 2024 um grande mercado gastronómico e cultural no terraço do edifício, é um primeiro passo para o reposicionamento do centro que reunirá o melhor da oferta comercial actual de lazer e gastronomia em frente ao mar.

O espaço acolherá uma cuidada selecção de 14 chefs locais, um restaurante de serviço completo, uma sala ao ar livre e quatro bares, dois deles ao ar livre que permitirá desfrutar das vistas para o mar que são características do Maremagnum.

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