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Diet Academy chega ao Porto

A nova clínica de nutrição, com 470 m2, está instalada na Avenida da Boavista. Um negócio mediado pela consultora Savills

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A consultora imobiliária internacional Savills foi mandatada pela Diet Academy, marca portuguesa que criou um conceito de saúde e emagrecimento multidisciplinar 360º, para encontrar uma localização para as suas novas instalações na zona central da cidade do Porto, mais precisamente na Avenida da Boavista, no segundo piso do edifício onde está instalada a Malo Clinic.

Depois de ter aberto o primeiro espaço em Lisboa, perto da Avenida da Liberdade, a Diet Academy chega agora ao Porto, com uma loja com 470 m2.

“Tendo em conta o actual contexto em que vivemos, compreendemos a resposta que a sua abordagem holística proporciona em termos de promoção da Saúde, numa óptica proativa, em vez do seu tratamento reactivo, pelo que logo abraçámos este desafio. Foi um aturado processo negocial, que agarrámos com a determinação e perseverança, conseguindo a concretização nesta localização tão desejada pela Diet Academy: a emblemática Avenida da Boavista”, refere Vera Barata consultant retail, industrial & logistics, Porto division da Savills Portugal
Sobre a nova localização, Renata Miguéis, directora de nutrição da Diet Academy, sublinha que, “além de ser um dos pontos mais nobres da cidade, a localização possui fácil acesso para os clientes, e o edifício está preparado e conta com uma excelente estrutura para a instalação de serviços ligados à área de Saúde. Ter uma clínica que proporcione conforto e bem-estar aos nossos clientes foi, e sempre será, uma prioridade”.

A Diet Academy desenvolve uma solução eficaz de combate ao excesso de peso e obesidade, através de uma abordagem de proximidade ao cliente em todas as vertentes do processo para uma perda de peso com sucesso: Medicina, Nutrição, Psicologia, Actividade física, Tratamentos estéticos com tecnologias de ponta, Massagens e Fisioterapia.

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Cushman & Wakefield alerta para o impacto do ESG no custo dos imóveis

Os investidores procuram imóveis “à prova do futuro”, e isso será fortemente determinado pela adesão estrita a critérios ESG – não só na questão ambiental, mas também nos âmbitos social e de governança”, indica Paulo Sarmento, da Cushman & Wakefield Portugal

Em Portugal, à medida que são implementados requisitos regulamentares para o aumento das normas de eficiência na energia, qualidade do ar ou emissões de carbono, a sustentabilidade torna-se um tema imprescindível.

Segundo a Cushman & Wakefield, existem vários factores que levam a um maior investimento em políticas ESG. Desde logo, a mudança de paradigma regulatório quanto às emissões de dióxido de carbono e às mudanças climáticas. A chegada dos millennials – sobretudo das mulheres – a posições de topo é também uma mudança geracional importante.  As iniciativas ESG ajudam a mitigar o risco de obsolescência dos imóveis, melhoram as relações das empresas com a comunidade e, consequentemente, o impacte social do imobiliário. Tudo isto ajuda a atrair e reter talento, e também capital – já que este tema é hoje a primeira prioridade dos grandes investidores. O próprio financiamento bancário ao imobiliário estará, também ele, cada vez mais condicionado ao cumprimento de critérios ESG.

Para Paulo Sarmento, international partner & head of Transactional Services da Cushman & Wakefield Portugal, “os edifícios que não cumpram os requisitos ESG terão maior dificuldade em obter investidores e ocupantes, num mercado em que a sustentabilidade é uma aposta essencial. Com efeito, o valor dos imóveis será muito condicionado pela sua resiliência a longo prazo. Os investidores procuram imóveis “à prova do futuro”, e isso será fortemente determinado pela adesão estrita a critérios ESG – não só na questão ambiental, mas também nos âmbitos social e de governança”.

Esta é uma das principais conclusões do estudo sobre ESG (Environmental, Social and Governance), o seu impacto na economia e a influência no sector imobiliário, que consultora publicou recentemente.

Com mais de 30 anos de história em Portugal, a Cushman & Wakefield foi considerada pelos Euromoney Awards, a melhor consultora imobiliária em 2015, 2018, 2020 e 2021 e no mundo em 2018, 2019, 2020 e 2021.

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Jamestown altera nome do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building

Edifício de escritórios com 48 mil m2, conhecido como antigo Entreposto, será reposicionado como polo de inovação e centro para a comunidade local

A empresa de investimento e gestão imobiliária Jamestown que ingressou no mercado português em 2021, anunciou o rebranding do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building Lisbon. O novo nome “reflecte a visão da empresa” para o edifício de escritórios com 48 mil metros quadrados, anteriormente conhecido como Entreposto, e que “agora passará a ser um hub para empresas inovadoras e com um forte foco em design”, explica a empresa.

“A nossa visão para o IDB Lisbon passa por tornar este espaço num ecossistema de interconexão de negócios, onde um ambiente colaborativo e inclusivo permitirá gerar inovação e criatividade”, explica Michael Phillips, presidente da Jamestown. “Além dos espaços de trabalho revolucionários, o IDB Lisbon será também um ponto de encontro para a comunidade local, onde serão proporcionadas experiências de arte e cultura. Contamos com um histórico de desenvolvimento de ambientes criativos e dinâmicos nos Estados Unidos, e estamos ansiosos por trazer este conceito para Lisboa”.

Nos Estados Unidos, a Jamestown é conhecida pelos seus projectos de reabilitação de edifícios, tais como o Industry City em Brooklyn, o Ponce City Market em Atlanta, e o The Innovation and Design Building (The IDB) em Boston. Na sequência das iniciativas de curadoria de espaços da Jamestown, o The IDB em Boston tornou-se uma âncora da economia de inovação da cidade e o lar de centenas de inquilinos de diversos sectores de actividade, incluindo design, biotecnologia, investigação e engenharia. A Jamestown pretende recriar esse sucesso com o IDB Lisbon, que consiste no primeiro investimento da empresa no mercado ibérico.

O novo nome é o primeiro passo de uma série de mudanças que a Jamestown planeia para o edifício, quer ao nível das suas funcionalidades, quer da sua imagem global. A empresa pretende melhorar a experiência global do edifício através da oferta de melhores instalações e áreas comuns mais envolventes, para além de utilizações adicionais em toda a propriedade, como forma de criar um melhor ambiente para inquilinos e visitantes.

As mudanças incluem, também, uma nova utilização do rooftop do edifício, que incluirá um restaurante, actividades desportivas e culturais. A abertura ao público deste novo rooftop está prevista para Julho. O IDB Lisbon será, também, palco de uma exposição do MUDE FORA DE PORTAS intitulada “O mundo vai continuar a não ser como era! – 100 anos de design de publicidade na Colecção Carlos Rocha”. Organizada pela Câmara Municipal de Lisboa/MUDE – Museu do Design e da Moda, a mostra gráfica irá estar disponível ao público, de 21 de Julho a 27 de Novembro reunindo uma selecção de obras que evidenciam as grandes mudanças na vida quotidiana em Portugal e os seus diferentes contextos políticos e socioeconómicos, desde 1930 até ao início do século XXI.

A aposta da Jamestown nesta colaboração com o MUDE – Museu do Design e da Moda realça a estratégia definida pela empresa em tornar o IDB Lisbon num espaço promotor da arte nacional, evidenciado também pelo conjunto de instalações artísticas presentes no edifício que fazem parte do Collision Project. utilização do espaço construído como tela, tornando a arte numa experiência.

O IDB Lisbon faz parte da estratégia de expansão da Jamestown na Europa, que agora inclui mais de 1,1 mil milhões de euros em activos sob a sua gestão desde 31 de Março de 2022. No ano passado, a empresa garantiu um mandato para administrar um portefólio de propriedades em toda a Europa em nome de um de seus parceiros de investimento institucionais e co-investidores, o E.ON Pension Trust, fundo de pensões de uma das maiores empresas de energia alemãs. Já em 2020, a Jamestown havia comprado dois edifícios em Amesterdão e um activo de escritórios composto por três edifícios em Colónia, na Alemanha e, em 2019, adquiriu o icónico Groot Handelsgebouw em Roterdão, um dos maiores edifícios de uso misto na Holanda, que actualmente acolhe mais de 450 empresas.

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ESAI lança segunda fase de candidaturas para as licenciaturas de Gestão Imobiliária

A ESAI tem vindo todos os anos a conquistar maior reputação e procura pela sua oferta formativa, tendo no binómio 2021/2022 apresentado um crescimento de 27% no que diz respeito às inscrições em licenciaturas, quando comparado com o período homólogo anterior

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A Escola Superior de Atividades Imobiliárias (ESAI) está já a promover uma nova fase de candidaturas para as licenciaturas de Gestão Imobiliária e Gestão de Edificação e Obras bem como, para o Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários. As candidaturas nesta 2ª fase vigoram até ao final do mês de Julho.

Segundo Julie Lefebvre, presidente da ESAI, “a taxa de crescimento de inscrições no anterior binómio revela que a ESAI tem vindo a responder às exigências do mercado e sobretudo à exigência dos nossos alunos. A resposta formativa da ESAI garante que este crescimento aconteça. Somos sem dúvida uma Instituição que promove o debate e a troca de opinião, em que se discute vivamente e com muita tolerância tudo aquilo que está a acontecer, sobretudo no setor do Imobiliário. Dotamos os nossos alunos de ferramentas e conhecimentos que fazem com que tenham carreiras de sucesso num mercado altamente competitivo.”

A Licenciatura em Gestão Imobiliária visa dotar os discentes de uma visão do futuro do imobiliário permitindo aprofundar conhecimentos sobre a teoria e prática da gestão imobiliária, bem como um entendimento mais profundo de temas económicos, sociais, políticos e financeiros. Destina-se a todos os que pretendem integrar empresas e instituições que necessitam de quadros altamente especializados na área do imobiliário.

Já a Licenciatura em Gestão da Edificação e Obras une o conhecimento técnico da construção com a gestão, num peso equitativo entre os conhecimentos de Engenharia e Gestão. Esta Licenciatura conta com uma estreita parceria entre a ESAI e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), garantindo uma formação altamente especializada.

No que diz respeito ao Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários tem como objetivo formar profissionais orientados para avaliação imobiliária e gestão do património edificado, capacitando com métodos de investigação e de trabalho que garantam desempenhos de excelência, sustentados por competências inovadoras, desenvolvidas num ambiente académico vocacionado para a realidade imobiliária e os seus intervenientes.

Os alunos que pretendam ingressar no Mestrado têm de ser detentores de grau académico superior nacional ou estrangeiro equivalente ao 1º ciclo nas áreas das finanças, da gestão imobiliária, gestão, economia, contabilidade, matemática aplicada à economia e à gestão, engenharia, direito e arquitetura, com experiência profissional mínima de cinco anos e/ou formação anterior nas áreas científicas de Gestão e Avaliação Imobiliária.

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MatosinhosHabit no debate europeu sobre habitação social

A empresa municipal marcou presença na 3ª edição do Internacional Social Housing Festival (Festival Internacional de Habitação Social), uma iniciativa organizada pela Federação Europeia de Habitação, Housing Europe

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A MatosinhosHabit marcou presença na 3ª edição do Internacional Social Housing Festival (Festival Internacional de Habitação Social), uma iniciativa organizada pela Federação Europeia de Habitação – Housing Europe, que decorreu em Helsínquia, com o objectivo de promover o debate sobre a habitação social e pública, abordando as políticas locais e internacionais, tendo em conta 3 eixos fundamentais: Qualidade da habitação como qualidade de vida, Sustentabilidade na habitação, Direito à habitação.

A MatosinhosHabit que esteve representada através da sua administradora Executiva, Helena Vaz, faz oficialmente parte da Housing Europe – Federação Europeia de Habitação Pública, Cooperativa e Social, uma associação que reúne mais de 40 federações nacionais e regionais, a nível europeu.

A Associação Housing Europe implementada em 1988, agrega 44 federações nacionais e regionais, reunindo perto de 43 mil parceiros no domínio da habitação pública, social bem como cooperativas de habitação, oriundos de 23 países. No total, a Housing Europe abrange mais de 26 milhões de habitações, representando assim cerca de 11% dos domicílios públicos existentes na União Europeia.

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RE/MAX Collection promove oito novos empreendimentos

Para a CEO da RE/MAX Collection, Beatriz Rubio, “ao nosso portefólio, que dispõe de uma vasta carteira de empreendimentos de luxo, entre os quais novas construções exclusivas, juntam-se agora mais oito projetos imobiliários verdadeiramente diferenciadores”

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A RE/MAX Collection, imobiliária especializada no segmento de luxo, apresenta oito novos empreendimentos residenciais premium, localizados na região da Grande Lisboa. São eles o Edifício Heritage 52, Linea Residences, NooBa, Gestilar Residences Miraflores, Villas do Carmo, empreendimento Aurya, Montisnávia e Bom Sucesso.

A mediadora imobiliária, que dispõe atualmente de 979 consultores certificados neste segmento, junta assim ao seu portefólio oito empreendimentos de caraterísticas únicas como o Edifício Heritage 52, em Lisboa, na Avenida Miguel Bombarda, com sete frações T2, T4 e T5, uma por piso entre 260m2 a 300m2 e jardim privativo comum a todas as frações. Outro dos destaques é o Linea Residences, edifício focado na sustentabilidade e eficiência energética, localizado nas Avenidas Novas, em Lisboa, que conta com 36 apartamentos de tipologias T1 a T4 duplex, duas Urban Villas com piscina e terraço exclusivos e ainda duas lojas.

Já no Barreiro, na margem sul do Tejo, destaca-se o NooBa, um novo e moderno empreendimento habitacional com apartamentos à beira-rio, com tipologias que variam de T1 a T5 duplex e uma piscina no topo do edifício. Um outro edifício que se junta ao portefólio da RE/MAX Collection é o edifício residencial Gestilar Residences Miraflores, situado em Oeiras, próximo do Parque Urbano de Miraflores e do Parque Florestal de Monsanto, composto por 111 apartamentos, de tipologias T2, T3 e T4.

Em destaque outro empreendimento, Villas do Carmo, um condomínio privado de luxo, que contará com quatro imóveis denominados de “Villas” e que se situa nas Avenidas Novas, em Lisboa. Villa Pombal é um desses quatro imóveis, sendo composto por 46 apartamentos, com áreas privativas de 53 a 118m2 no caso dos T1, de 89 a 122m2 no caso dos T2 e de 167 a 196m2 no caso dos T3, e ainda quatro espaços de comércio de 37m2 a 57m2. Em evidência também o Aurya, um novo empreendimento que irá nascer na Quinta do Conventinho em Loures e que irá dispor de apartamentos com duas tipologias de apartamentos, T2 e T3.

Foram ainda apresentados outros dois empreendimentos, um deles o edifício Montisnávia, situado na zona de Alcântara, em Lisboa, e que nasce da união e restauro de uma casa e uma antiga fábrica, dispondo de apartamentos T1 a T4, todos com terraço ou jardim privativo. O outro imóvel designa-se por Bom Sucesso, localiza-se também em Lisboa, concretamente em Belém, agrega um conjunto de quatro edifícios e contempla apartamentos T1 a T5.

Para a CEO da RE/MAX Collection, Beatriz Rubio, “ao nosso portefólio, que dispõe de uma vasta carteira de empreendimentos de luxo, entre os quais novas construções exclusivas, juntam-se agora mais oito projetos imobiliários verdadeiramente diferenciadores. A relação entre a qualidade do nosso portefólio e a formação especializada dos agentes da RE/MAX Collection tem justificado a confiança de quem nos procura, sejam eles investidores nacionais ou internacionais, pelo que acreditamos que estes novos ativos imobiliários representam um investimento seguro, e que, por certo, serão sinónimo de grande procura.”

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Bonjardim comercializa espaços comerciais

São 16 os espaços comerciais inseridos no condomínio residencial, que já se encontra em fase de construção. Com promoção da Avenue, a comercialização está a cargo da Predibisa e da JLL

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Localizado no centro da cidade do Porto, entre a Avenida dos Aliados e a Rua Sá da Bandeira, o Bonjardim – City Center Living prossegue este mês com a comercialização da área desenvolvida para o sector do retalho, composta por 16 espaços comerciais inseridos no condomínio residencial, já em fase de construção.

Com 93 apartamentos, onde se inclui também um hotel, um coworking, um supermercado e um parque de estacionamento, o Bonjardim – City Center Living, é um projecto da autoria da Promontório. A promoção está a cargo da Avenue e a comercialização é da Predibisa e da JLL.

“Pensamos na concepção de espaços amplos e luminosos, facilmente adaptáveis à realidade de cada negócio na área da restauração, comércio ou até mesmo serviços pelas facilidades de acesso, através das ruas circundantes e da praça central do empreendimento, que convidará certamente a muitos momentos de lazer, compras ou a simplesmente tomar um café e a aproveitar a descontracção das esplanadas. No piso térreo, o jardim será aberto à comunidade”, explica Aniceto Viegas, CEO da Avenue.

Também segundo João leite Castro, director corporate da Predibisa, “este é um novo ponto de destaque no centro da cidade do Porto, pela localização singular e diferenciada, especialmente para marcas de referência, novas ou já consagradas, que se querem reafirmar e/ou lançar, até porque as diferentes frentes de rua, a praça central e a permeabilidade permitida pelo conceito desenvolvido encontram-se muito próximas dos mais importantes espaços culturais da cidade”.

De salientar, ainda, que o projecto Bonjardim é representativo de um “encontro único entre a inspiração clássica e a arquitetura contemporânea”, através da reabilitação das fachadas do século XIX, existentes na Rua Sá da Bandeira, onde os pormenores arquitectónicos de época se fundem com o “tawny” das novas fachadas em construção para uma harmonia de contrastes, que aspiram a uma nova existência desta nova zona comercial, que já começa a ganhar vida no centro da cidade.

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Smartfrius é o novo inquilino do Parque Verde

Empreendimento, localizado no Parque das Nações, é gerido pela Norfin e contou com a comercialização da Worx Real Estate Consultants e da JLL

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A Smartfrius, empresa especializada em soluções de refrigeração, presente em Portugal e Angola, é o novo inquilino do empreendimento Verde Parque, gerido pela Norfin, e localizado na zona norte do Parque das Nações. A comercialização foi atribuída à Worx Real Estate Consultants e à JLL.

O Verde Parque é um empreendimento de escritórios novo, com excelentes condições e infraestruturas, estacionamento e muita luz natural. Com preços de renda muito competitivos, junto ao Parque das Nações e com rápidos acessos ao IC2, razões pelas quais esta acabou por ser uma opção que se destacou na procura de um novo espaço pela Smartfrius. Também a zona envolvente é uma mais-valia neste activo, pelos seus amplos espaços verdes e ajardinados, diversos restaurantes e pela existência de um Pingo Doce. Além disso, existe também um parque de bicicletas Gira mesmo em frente ao edifício, em linha com as novas tendências de estilos de vida.

“O edifício Verde Parque é uma excelente opção para empresas que procurem um edifício moderno e de elevada qualidade, pelo que foi uma escolha natural a SmartFrius ter optado por este edifício”, refere Bernardo Zammit e Vasconcelos, head of Agency da Worx Real Estate Consultants, que colaborou na promoção deste empreendimento gerido pela Norfin.

“A relação e a comunicação com a equipa da Norfin tem corrido muito bem, valorizámos muito a flexibilidade e o cuidado da Norfin em ir ao encontro das nossas expectativas. O nosso escritório está excepcional e ficámos muito satisfeitos com o resultado do seu fit-out.”, afirmou José Carlos Simão, director comercial da Smartfrius.

O empreendimento Verde Parque é composto por dois edifícios. Localizado no Lote 2, o primeiro edifício, conta com três pisos e tem uma área total de 3.700m2, sendo o piso 0 ocupado por um supermercado. O segundo edifício, localizado no Lote 3, conta com cinco pisos acima do solo e oferece uma área toral de 6.300m2. Ambos os edifícios apresentam espaços para escritórios a partir de 350 m2 e até cerca de 1.200 m2, com espaços exteriores.

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ERA Arca d’Água comercializa Edifício La Lys no Porto

Promoção está a cargo da Right Two Invest, que aponta a conclusão da obra para Dezembro de 2023. Com um total de 10 apartamentos, de tipologia T1 a T2, metade das unidades “foram vendidas logo após o lançamento do empreendimento”

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A ERA Arca d’Água está a comercializar, em exclusivo, o Edifício La Lys, um novo empreendimento no distrito do Porto, localizado na Rua 9 de Abril. Com um total de 10 apartamentos, de tipologia T1 a T2, metade das unidades “foram vendidas logo após o lançamento do empreendimento”, indica a mediadora.  A construção do edifício está a cargo do promotor Right Two Invest, cuja conclusão está prevista para Dezembro de 2023.

Esta comercialização “vem reforçar a aposta da ERA no programa Obra Nova”, que pretende identificar as melhores oportunidades de construção para promotores e construtores imobiliários de todo o País, “contribuindo para um rápido crescimento dos negócios, ao mesmo tempo que oferece as melhores oportunidades do sector imobiliário ao cliente”, refere a empresa.

Situado junto ao Jardim de Arca d’Água, o novo empreendimento destaca-se por uma fachada em mármore e pelo aproveitamento da luz natural, uma vez que todos os vãos exteriores acedem às varandas privativas de cada divisão com guardas em vidro. O Edifício La Lys é uma combinação entre os conceitos de funcionalidade e modernidade.

As unidades do empreendimento oferecem ainda amplas salas com península na área da cozinha, permitindo a sua utilização como zona de refeição, sendo equipadas com electrométricos Siemens. Na área dos banhos, encontramos móveis com desenhos personalizados, louças sanitárias da Valadares, assim como colunas de hidromassagem nos duches.

Além dos estacionamentos privativos e dos fáceis acessos ao centro da cidade do Porto e às vias de acesso, este edifício habitacional localiza-se apenas a 15 minutos a pé da estação de Metro do Polo Universitário. O empreendimento torna-se na solução ideal para quem pretende viver perto de todo o tipo de comércio e serviços, centro de saúde e principais escolas da zona.

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Escritórios em Lisboa e Porto mantêm tendência de crescimento

O mercado de escritórios de Lisboa mantém o ritmo de crescimento, com Maio a apresentar terceiro melhor resultado do ano. O Porto segue trajectória de recuperação

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O mercado de escritórios de Lisboa registou um volume de absorção acumulado entre Janeiro e Maio de 2022 de 146.992 m2 , num total de 86 operações. Os negócios que exerceram maior expressividade no volume de absorção, durante o mês de Maio, disseram respeito à ocupação do Novo Banco no Corredor Oeste (zona 6), de 8.233 m2 e da SGS Portugal para o Polo Tecnológico de Lisboa (outras zonas) ocupando uma área de 4.163 m2 .

Seguindo a tendência que se tem registado durante este ano, os resultados relativos a estes cinco primeiros meses encontram-se substancialmente acima dos registados no mesmo período de 2021 e 2020, o que atesta a recuperação a bom ritmo do mercado de escritórios de Lisboa.

“O mercado de escritórios de Lisboa mantém o sentido de crescimento. O mês de Maio foi o terceiro melhor de 2022 em termos de absorção, estando 44% acima do resultado de 2019 e consideravelmente acima de 2020 e 2021. Considerando o período acumulado entre Janeiro e Maio dos últimos 3 anos, facilmente percebemos que a recuperação veio mesmo para ficar, muito alicerçada em operações de relocalização de empresas” aponta Alexandra Portugal Gomes, head of research & communications da Savills Portugal.

Até ao final de Maio concluíram-se 86 operações, mais 40 em comparação ao mesmo período de 2021. O Corredor Oeste (Zona 6) registou 22% das operações, seguida pela Prime CBD (zona 1) com 20 % e CBD (zona 2) com 17%. A mudança de instalações foi responsável por 72% dos negócios, seguida pela expansão de área (19%) e o estabelecimento de novas empresas na cidade de Lisboa (9%).

Analisando o volume de absorção por zona de mercado, confirma-se que o Parque das Nações e Novas Zonas de Escritórios lideram, com 33% e 26%, respectivamente. Quanto à absorção por sector de actividade, os sectores dos Serviços Financeiros e dos Serviços a Empresas foram responsáveis por 74% (53% e 20%, respectivamente).
No que se refere à ocupação por intervalo de área, o intervalo mais representativo é o acima dos 5.000 m2, (62% do total), apesar de, no mês de Maio, não se ter registado qualquer operação relativa a este intervalo.

No que se refere ao mercado de escritórios do Porto, até ao final de Maio de 2022, registou um volume de absorção total de 23.524 m2, resultante da conclusão de 32 negócios, reforçando o desempenho em comparação com mesmo período de 2021.

Após um mês de Abril que obteve um volume de absorção 52% acima do registado no primeiro trimestre do ano, o mês de maio ultrapassou ligeiramente (1%) o resultado de Abril, apesar de ter registado um menor número de operações. As zonas Out of Town e CBD Baixa foram as mais activas em termos de volume de absorção, correspondendo a cerca de 43% e 30%, respectivamente, do total do mercado.

Neste período, os negócios de maior relevo, foram a mudança de instalações de duas empresas, nomeadamente a Saltpay, correspondendo a 3.750 m2 e a Sodecia, ocupando mais de 1.324 m2.

“O mês de Maio obteve um comportamento muito semelhante ao mês de Abril, estando ainda sensivelmente acima, o que na generalidade concede um resultado muito positivo ao mercado de escritórios do Porto, reforçando o seu crescimento”, explica Alexandra Portugal Gomes.

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Casas: Preços de venda crescem 2,5% em Maio

Em resultado do ritmo intenso de aumentos mensais verificado nos últimos meses, o preço das casas evidencia já um crescimento de cerca de 10% no acumulado de 2022, até Maio

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O preço de venda das casas em Portugal (Continental) aumentou 2,5% em Maio face ao mês anterior, de acordo com o Índice de Preços da Confidencial Imobiliário. A variação mensal registada em Maio dá continuidade à trajectória de forte crescimento dos últimos meses e é uma das mais robustas dos últimos quatro anos. Ao longo desse período, apenas precisamente há um ano e no final de 2018 se observaram variações mensais idênticas.

Em resultado do ritmo intenso de aumentos mensais verificado nos últimos meses, o preço das casas evidencia já um crescimento de cerca de 10% no acumulado de 2022, até Maio. Em termos homólogos (Maio 2022 vs Maio 2021), o incremento é de 17,6%, uma valorização que iguala a marca máxima alcançada por este indicador no pré-Covid.

As vendas de habitação alcançaram, assim, um preço médio de 2.007€/m 2 no país em Maio, considerando um acumulado de três meses, de acordo com os dados mais recentes do SIR-Sistema de Informação Residencial. Este é já o terceiro trimestre em que as transacções se realizam por valores superiores a 2.000€/m 2 , algo que aconteceu, pela primeira vez, no período final de 2021, confirmando-se nos primeiros três meses de 2022 e agora novamente.

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