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Grohe inaugura Parque Fotovoltaico na fábrica de Albergaria

Estima-se que este parque de produção de energia solar para autoconsumo produza cerca de 8% das necessidades energéticas da unidade industrial (cerca de 1,5 MWh/ano)

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A multinacional Grohe, especialista no fabrico de torneiras e misturadoras de casa de banho e cozinha, sistemas de duche, chuveiros, termostáticas e sistemas sanitários, inaugura esta quarta-feira, na sua unidade de Albergaria a Velha, um parque fotovoltaico que vai permitir uma potência total de 997.9 kWp.

O evento, que contará com a presença do ministro do Ambiente e da Acção Climática, José Duarte Cordeiro, marca simbolicamente a entrada em funcionamento de 2.268 painéis fotovoltaicos que serão usados para auto-consumo.

Estima-se que este parque de produção de energia solar para autoconsumo produza cerca de 8% das necessidades energéticas da unidade industrial (cerca de 1,5 MWh/ano).

A sustentabilidade é um elemento essencial na estratégia corporativa da Grohe, líder global em soluções para casas de banho e acessórios para cozinha, que já alcançou a meta de descarbonização em Julho de 2019 e continua a trabalhar para a redução da sua pegada ambiental.

A fábrica da Grohe em Albergaria-a-Velha nasceu há 24 anos. Actualmente emprega 900 colaboradores e produz 2 milhões de produtos de cozinha, 1,6 milhão de cartuchos para termostáticas e 1,4 milhão de termostáticas todos os anos.

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Vortal lança nova plataforma de compras dedicada ao sector da construção

VBuild é o novo mercado eletrónico totalmente dedicado à construção, lançado pela Vortal. O novo market place promete “trazer simplicidade, confiança, rapidez e inteligência às compras e vendas neste sector”

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Lançado pela plataforma de eSourcing e eProcurement, este novo portal vai permitir responder às dificuldades de empresas de todas as dimensões em receber propostas adequadas para os seus projectos ou obras, facilitando o processo de encontrar novos parceiros de negócios.

Numa altura em que o sector da construção enfrenta desafios relacionados com a sustentabilidade, a digitalização, a escassez de mão de obra e a pressão inflacionista, as empresas têm sentido a necessidade de rever e adaptar as suas estratégias para se enquadrarem num sector em constante mudança. O novo VBuild assenta em quatro pilares essenciais que permitem fazer face às dificuldades da realidade actual: uma rede alargada de fornecedores, qualificação dos mesmos, inteligência de mercado para conhecimento profundo da paisagem competitiva e a identificação de projectos em fase inicial, particularmente útil para os vendedores.

“Através da plataforma VBuild, 90% dos contratos são adjudicados a novos fornecedores, permitindo cobrir possíveis carências do mercado através do acesso a propostas mais competitivas e aos vendedores mais indicados para um determinado projeto. Por outro lado, os vendedores aumentam as suas oportunidades de potenciar os seus negócios”, assegura a plataforma.

Por ser totalmente dedicado ao sector, o VBuild permite a construção de uma rede alargada de fornecedores qualificados em diversas categorias. Por ser um processo de compra totalmente digitalizado, resulta ainda em poupanças significativas para as empresas – em média poupam 22% por ano –, redução do risco e gestão de todo o processo de forma eficiente, transparente, inovadora e sustentável.

“O VBuild permite às empresas melhorar o seu desempenho, diminuir os riscos e inovar nos seus processos e organizações. Compradores e fornecedores têm agora à sua disposição uma plataforma inteligente com oportunidades de negócio e de acesso simples e fácil”, afirmou Para Miguel Sobral, CEO da Vortal.

A Vortal integra o grupo Byggfakta, que tem a sua sede na Suécia e uma presença global, com cerca de 47 mil clientes listados, fornecendo informação a mais de um milhão de projectos no mundo. A plataforma Vortal tem uma presença em Portugal, Espanha e América Latina.

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Aleluia Cerâmicas lança bibliotecas BIM das suas colecções

A companhia de Esgueira, em Aveiro, coloca no seu website bibliotecas BIM das suas principais colecções, ficheiros digitais com características técnicas associadas a cada referência, texturas, links para documentação relevante, amostras gratuitas que passam assim a estar disponíveis para clientes profissionais e finais

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A Aleluia Cerâmicas acaba de introduzir um conjunto de soluções digitais com vista a “ajudar os seus clientes profissionais na criação dos seus projetos”.

A companhia de Esgueira, em Aveiro, coloca no seu website bibliotecas BIM das suas principais colecções, ficheiros digitais com características técnicas associadas a cada referência, texturas, links para documentação relevante, amostras gratuitas que passam assim a estar disponíveis para clientes profissionais e finais. Segundo os responsáveis da empresa, “no simulador de aplicação de cerâmica para paredes e chão, muitos clientes têm conseguido encontrar a cerâmica perfeita para o seu espaço, conseguindo ter uma melhor perceção dos
detalhes das peças e do aspeto da sua aplicação antes de completar a compra”.

Nos últimos anos, a Aleluia Cerâmicas tem apostado no lançamento de diversas ferramentas digitais com o objetivo de ajudar os seus clientes profissionais na criação dos seus projetos. De momento, a Biblioteca BIM inclui 11 coleções distintas, estando planeado para breve o
alargamento para mais referências.

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OTIS divulga primeiro relatório ESG

O grupo internacional de fabrico, instalação e manutenção de elevadores e escadas rolantes, com presença no mercado português, apresentou o seu primeiro relatório Ambiente, Social e de Governação Corporativa

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A OTIS apresentou mundialmente o seu primeiro relatório Ambiente, Social e de Governação Corporativa (ESG) enquanto empresa independente. O relatório fornece informações actualizadas sobre as suas 13 metas ESG – cada uma delas alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – e onde se inclui divulgações de acordo com os padrões da Global Reporting Initiative (GRI) e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD).

Para identificar os tópicos ESG mais importantes para a OTIS e os seus stakeholders, a empresa estabeleceu metas mensuráveis e acções estratégicas ao redor das suas quatro áreas de actuação ESG: Saúde & Segurança; Ambiente & Impactos; Pessoas & Comunidades; e Governação & Responsabilização.

Nesse sentido até ao final do ano passado todas as fábricas globais concluíram a certificação ISO 14001. Uma meta que antecipa em quatro anos o objectivo estabelecido. Em 2021, o grupo registou uma redução de 7% nas emissões de Scope 1 e Scope 2 em relação aos parâmetros de 2019. Mas a meta da OTIS é reduzir as suas emissões de Scope 1 e Scope 2, em 50% até 2030. O grupo alcançou a sua meta anual de dar formação a 100% dos profissionais da OTIS no terreno e de empresas subcontratadas. 78% dos colaboradores da OTIS em todo o mundo têm acesso a um Programa de Assistência ao Funcionário. A OTIS espera que este programa possa abranger todos os seus funcionários até ao final de 2022, antecipando em 1 ano antes o seu objectivo original.

Cerca de 36% dos executivos OTIS no conjunto de países onde opera são mulheres e o grupo foi o “primeiro do seu sector a assinar o compromisso de paridade de género Paradigm for Parity” que visa atingir a paridade de género nos seus cargos executivos até 2030.
Além destes marcos ESG de 2021, a OTIS tornou-se ainda signatária do U.N. Global Compact, concluiu a sua primeira divulgação do CDP e lançou o segundo ano do Made to Move Communities.

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Vortal apresenta nova plataforma e promove debate sobre desafios e oportunidades na construção

VBuild é o nome da nova plataforma da especialista em contratação electrónica que será apresentada num encontro onde estarão presentes os vários players do sector e que visa responder às dificuldades das empresas em receber propostas para os seus projectos

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A Vortal lança uma nova plataforma, a VBuild, para responder às dificuldades das empresas em receber propostas para os seus projectos e/ou obras. Para apresentar a nova plataforma, a especialista em contratação electrónica vai organizar um encontro para abordar a “Nova Era na Construção”, que se realiza amanhã, dia 17 de Maio.

O encontro irá contar também com a presença das principais associações do sector para um debate sobre “Desafios e Oportunidades na Nova Era”. No actual contexto de recuperação pós-pandémico e de instabilidade pelo impacto da guerra na Europa, o sector da construção tem sido fortemente impactado pelos desafios da actualidade. Em discussão estarão as diferentes perspectivas: desde o ponto de vista das construtoras, à regulação e transição digital.

O painel de debate contará com a participação de Fernando Batista, presidente do IMPIC – Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção; José de Matos, secretário-geral da APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção; Ricardo Gomes, vice-presidente da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas e Presidente da AECOPS – Associação de Empresas de Construção e Obras Publicas e Serviços; e António Aguiar Costa, director de inovação do Built CoLAB (PTPC – Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção).

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Remax Portugal reforça presença no SIL 2022

Ocupando mais 20% de espaço face à edição de 2021, a representação da rede materializa-se numa área total superior a 1.200 m2, onde irá receber as iniciativas das 18 agências

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Na 25ª edição do SIL, a representação da Remax Portugal é a maior de sempre, ocupando mais 20% de espaço face à edição de 2021. A representação da rede materializa-se numa área total superior a 1.200 m2, que irá receber as iniciativas das 18 agências da rede a participar no evento, assim como de sete agências RE/MAX Collection, que representam o segmento de luxo, uma área de negócio na qual a mediadora atua e que tem vindo a registar um acentuado incremento.

Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal, acredita que “esta nova edição do SIL será sinónimo de sucesso”, na medida em que “este certame possibilita concretizar bons negócios”. “As nossas expectativas são bastante positivas, uma vez que este ano garantimos uma presença com um número recorde de agências presentes, que trarão uma grande panóplia de produto imobiliário de todas as zonas do país e uma amplitude de serviços para todo o tipo de clientes que nos procurem”, acrescenta.

Sendo este o salão um ponto de encontro de investidores portugueses e estrangeiros, empresários, players, organismos públicos e público em geral, a Remax preparou um amplo stand no espaço, com as agências da rede a terem preparadas inúmeras promoções de imóveis e empreendimentos. Acrescentar ainda que no certame estarão também presentes outras empresas do Grupo Everybody Wins, a que a Remax pertence (LeaseCapital, MaxFinance, MELOM e MDS Finance).

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Keller Williams aumenta volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

O crescimento em relação ao ano anterior traduziu-se em cerca de 620 milhões de euros de volume de negócios

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A mediadora imobiliária Keller Williams Portugal manteve o forte ritmo de crescimento registado no ano anterior e viu o volume de negócios dos seus consultores crescer 62% em relação ao ano anterior perfazendo cerca de 620 milhões de euros, segundo a empresa que acaba de anunciar os resultados do primeiro trimestre de 2022.

“Esta evolução revela que o facto da KW se manter a crescer significativamente acima do ritmo de mercado, deve-se em grande parte, à competitividade do nosso modelo de negócio; os números demonstram que a superior proposta de valor proporcionada aos nossos consultores, através nomeadamente da formação e do coaching, prepara os consultores para alcançarem o sucesso qualquer que seja o ciclo de mercado que enfrentam, traduzindo-se em primeiro lugar no aumento da sua produtividade”, indica Eduardo Garcia e Costa, regional owner da Keller Williams Portugal, .

Neste momento, a Keller Williams em Portugal conta com um total de 31 Market Centers e mais de 2.600 associados e tem como visão alcançar 50 Market Centers, com uma média de 200 consultores cada.

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Ferca marca presença na Tektónica

Sistema Ferca CBX, produzido a partir de plástico 100% reciclado, assim como o produto Cupolex, estarão em destaque na feira

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A Ferca volta a marca presença na edição de 2022 da feira da construção Tektónica de 12 a 15 de Maio, onde será exibido o sistema Ferca CBX, valorizado pelo seu carácter ecológico, uma vez que é produzido a partir de plástico 100% reciclado, assim como o produto Cupolex, que terá especial destaque.

Depois do produto Cobiax CLS ter sido um dos quatro eleitos com uma Menção Honrosa, no concurso para o Prémio Inovação Tektónica 2021, foi agora a vez da Ferca ser distinguida como PME Líder’21 e receber a certificação TÜV Rheinland, que garante a conformidade com a norma ISO 9001.

Hugo Ornelas, CEO da FERCA, reforça a sua satisfação pela atribuição desta categoria e revela quais os próximos passos. “Parte da estratégia da empresa passa por desenvolver novas parcerias no âmbito de produtos e sistemas relacionados com a nossa área de actividade, que permitam incorporar sustentabilidade, racionalidade e inovação na construção. Nem sempre as inovações resultam de forma tão clara e penso que o papel dos nossos colaboradores e o know-how que reside na empresa sejam determinantes para mais um passo importante”.

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Roca vence prémios internacionais de design

Duas das mais recentes criações da Roca, a colecção Ona e as smart toilets In-Wash, foram reconhecidas com três prémios de design internacionais — iF Design Award, Red Dot Design Award e “Best in Show”, na Expo Revestir

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A coleção Ona recebeu três prémios internacionais — um iF Design Award e dois prémios “Best in Show”, na Expo Revestir. O design do novo lavatório da coleção Ona da Roca foi galardoado com um iF Design Award 2022 e dois prémios “Best in Show”, na Expo Revestir, nas categorias de “melhor lavatório” e “melhor produto fabricado em porcelana vitrificada”.

Criado em 1969, o prémio iF Design Award é reconhecido pelo sector como um dos mais prestigiados prémios de design a nível mundial. Este ano, o júri foi composto por 132 especialistas em design independentes, provenientes de mais de 20 países. O lavatório da colecção Ona foi considerado o design que mais se destacou entre um total de 3518 candidaturas. Já a Expo Revestir é uma das feiras mais prestigiadas na América Latina que reúne arquitectura, design de interiores e o sector da construção.

Desenvolvida pela equipa do Roca Design Center em colaboração com os estúdios internacionais de design Noa Design e Benedito Design, a colecção define-se por um design de inspiração mediterrânica, com formas suaves e linhas geométricas. Os lavatórios Ona, destacam-se pelas diversas possibilidades apresentadas pelo Fineceramic, o material cerâmico exclusivo desenvolvido pela Roca, que permite a produção de peças mais finas, leves e resistentes, que se adaptam a qualquer tamanho. Além disso o Fineceramic permite um processo de produção mais sustentável, sem desperdício, uma vez que todos os componentes têm origem natural.

As smart toilets da Roca receberam um iF Design Award 2022 e dois Red Dot Awards 2022

As smart toilets da Roca continuam a evoluir e a incluir novas funções e tecnologia integrada num design minimalista. Estas caraterísticas contribuíram para que a smart toilet Insignia In-Wash da marca conquistasse o prémio internacional iF Design Award 2022, bem como o Red Dot Award 2022 na categoria de melhor design de produto do ano. Este último prémio foi igualmente atribuído à smart toilet Khroma In-Wash da marca.

Insignia In-Wash, a smart toilet mais recente e sofisticada da Roca, inclui uma tecnologia avançada desenvolvida pela equipa de investigação, desenvolvimento e inovação da empresa. Equipada com soluções concebidas para assegurar uma higiene e desinfecção exigente, a smart toilet Insignia In-Wash é a mais completa desta linha de produtos: o tratamento Supraglaze torna a sanita numa superfície antibacteriana mais resistente e segura, enquanto a luz ultravioleta integrada e o sistema de eletrólise da água assegura uma elevada capacidade de desinfeção. Além do sistema de poupança de água, estas caraterísticas juntam-se a outras funções inteligentes como a luz noturna, o sistema de autodescarga com detecção de movimento, controlo por voz e controlo remoto.

O outro design galardoado com o prémio Red Dot Design é o Khroma In-Wash, uma sanita que combina tecnologia inteligente e uma larga variedade de cores e texturas, podendo assim adaptar-se a qualquer estilo. Disponível em alguns mercados em vermelho, branco brilhante, preto e bege.

Para a Roca, os prémios iF Design Award e Red Dot Design representam o reconhecimento do seu forte compromisso para com a investigação e o desenvolvimento em nova tecnologia que torna a experiência no espaço de banho em algo confortável, seguro e higiénico.

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Empresas portuguesas marcam presença na Batimatec

A AEP leva seis empresas nacionais do sector da construção, à 24ª edição da Batimatec – Salon International du Batiment des Materiaux de Construction et des Travaux Publics, que decorrerá na Argélia, entre os dias 15 e 19 Maio

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Os planos estratégicos de investimento da Argélia nas áreas da saúde, ambiente, turismo, agricultura, automóvel e energias renováveis podem abrir novas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas e o sector das obras públicas continua a ser um dos principais vectores de desenvolvimento da Argélia.

Para a AEP, esta missão, que tem como objectivo apoiar o tecido empresarial no processo de diversificação de mercados e aumento das exportações, é uma oportunidade para as empresas consolidarem presenças e estabelecerem contactos com novos parceiros locais.

Na Batimatec vão estar as empresas Carfel (máquinas para as indústrias extractivas e para a construção), Utilzàs (varões e acessórios de casa de banho), Ilmar (máquinas para a indústria de materiais de construção, cerâmica e vidro), Metalcértima (projectos para a indústria da cerâmica estrutural), Metalúrgica do Tâmega (máquinas para as indústrias extractivas e para a construção) e MF Martins (ferragens, ferramentas manuais e artigos para canalização e aquecimento).

Esta é a terceira participação da AEP na Batimatec. Depois de uma primeira missão empresarial em 2008 e a participação portuguesa na Feira Internacional de Argélia, em 2017.

Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, recorda que a “Argélia é uma importante porta de negócios e de acesso aos mercados do Magreb, África e Médio Oriente, é o segundo país mais populoso do Norte de África e, apesar da contracção em 2020, apresenta uma perspectiva de crescimento do PIB”.

A Batimatec caracteriza-se por ser o certame do sector da construção mais prestigiado da Argélia. A edição de 2021 contou com a participação de 250 mil visitantes e com a representação de 590 expositores estrangeiros de 11 países.

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Plural+udifar avança com segundo projecto de produção de energia para autoconsumo

A nova unidade de produção em autoconsumo é constituída por 370 painéis solares fotovoltaicos de 400W para produção de energia eléctrica. Com este novo projecto, com 148 kW de potência, estima-se uma poupança de 25 mil euros por ano

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A Cooperativa Farmacêutica plural+udifar avançou com o seu segundo projecto de produção de energia para autoconsumo. A nova unidade de produção em autoconsumo é constituída por 370 painéis solares fotovoltaicos de 400W para produção de energia eléctrica a partir do sol que será consumida pelo edifício. Com este novo projecto, com 148 kW de potência, estima-se uma poupança de 25 mil euros por ano, bem como a redução anual de 100 toneladas de CO2. Já em 2017, aquela que é uma das maiores distribuidoras de produtos farmacêuticos a nível nacional concretizou a instalação de 850 painéis solares fotovoltaicos na sua sede. Ambos os projectos foram executados pela SunEnergy.

“A plural+udifar está comprometida em respeitar o meio ambiente e procura contribuir para um futuro mais sustentável. É por esse motivo que voltámos a confiar na SunEnergy para um novo projecto em modelo de autoconsumo, de forma a reforçar também as boas práticas para minimizar o impacto ambiental, além de promover a consciencialização ambiental dos colaboradores”, afirma Miguel Silvestre, Presidente do Conselho de Administração da plural+udifar.

“As instituições portuguesas mostram cada vez mais preocupação com a sustentabilidade e a plural+udifar é um excelente exemplo disso mesmo. É com orgulho que voltamos a executar mais um projecto para a plural+udifar, após um primeiro projecto executado há cinco anos, demonstrando que os resultados obtidos com o investimento realizado provavelmente superaram as expectativas”, assinala Raul Santos, CEO da SunEnergy.

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