MatosinhosHabit dá os primeiros passos para ser Positive Energy District
No âmbito do Projecto Atelier a MatosinhosHabit definiu as duas primeiras zonas a transformar Positive Energy District, num investimento de cerca 542 mil euros, sendo 372 mil suportados pelo município e 170 mil pela AdEPorto

CONSTRUIR
Quadrante cria Centro de Excelência BIM
Grupo ACO marca presença na Smagua 2023
Domes Lake Algarve reabre em Abril depois de renovação total
Casais abre 103 vagas para reforçar equipas em Angola
Manitou Group e Kiloutou assinam parceria com impacto na sustentabilidade
Serris REIM reforça portefólio com aquisição de 1,7M€ em Oeiras
Xylem marca presença na ISH 2023
Bebedouro inclusivo da Larus entre o melhor design ibero-americano
Riportico vendida aos espanhóis da Applus+
Cushman&Wakefield assessora venda de unidade industrial na Marinha Grande
MatosinhosHabit integra o Projecto Atelier, uma parceria entre várias cidades europeias que tem como objectivo fazer a ligação das cidades inteligentes, rumo a um desenvolvimento urbano mais sustentável.
A empresa municipal esteve presente no encontro que reuniu os representantes das cidades que integram o projecto, Amesterdão e Bilbao (líderes), Budapeste, Riga, Copenhaga, Bratislava e Cracóvia (parceiras), e onde foi feita a apresentação PED (Positive Energy Districts) das cidades parceiras, possibilitando a troca de experiências com vista à implementação de medidas inovadoras que promovam a eficiência energética nas cidades e bairros, mobilidade e integração de renováveis nas cidades inteligentes.
O Projecto Atelier é financiado pela Comissão Europeia através do Horizon 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação. Este projecto tem uma duração de 60 meses. Pretende-se, com a sua implementação definir um plano de acção para a descarbonizarão do município até 2050. Esta primeira fase compreende a elaboração de estudos, que têm por base toda a informação que venha a ser partilhada pelo próprio projecto.
A AdEPorto apoia o município no acompanhamento dos estudos técnicos e na elaboração dos planos de replicação das iniciativas levadas a cabo pelas cidades líder, dando também apoio na gestão administrativa e financeira do projecto, incluindo na preparação dos relatórios intercalares.
Conjunto Habitacional da Custió é zona “Positive Energy District”
Foram, entretanto já definidas e caraterizadas duas zonas piloto PED (Positive Energy District) em Matosinhos, uma no Conjunto Habitacional de Custió, e outra no troço do Rio Leça, entre a Ponte da Pedra e a Ponte do Carro, que correspondem às duas primeiras fases da obra do “Corredor Verde do Leça”. No troço da primeira fase da obra, localiza-se o centro Empresarial da Lionesa e, na segunda fase, as ligações às estações de metro de Esposende, Araújo e Custió.
O financiamento do projecto em Matosinhos é de cerca de 542 mil euros, sendo 372 mil suportados pelo município e 170 mil pela AdEPorto.