Edição digital
Assine já
Empresas

Roca vence prémios internacionais de design

Duas das mais recentes criações da Roca, a colecção Ona e as smart toilets In-Wash, foram reconhecidas com três prémios de design internacionais — iF Design Award, Red Dot Design Award e “Best in Show”, na Expo Revestir

CONSTRUIR
Empresas

Roca vence prémios internacionais de design

Duas das mais recentes criações da Roca, a colecção Ona e as smart toilets In-Wash, foram reconhecidas com três prémios de design internacionais — iF Design Award, Red Dot Design Award e “Best in Show”, na Expo Revestir

CONSTRUIR
Sobre o autor
CONSTRUIR
Artigos relacionados
Análise: Escritórios, hotéis e retalho serão as áreas com maior investimento em 2023
Imobiliário
Operadores do Mercado Residencial revelam confiança
Imobiliário
PRR reserva 40 M€ para Habitação das Forças de Segurança
Construção
Eurofred apresenta nova gama de máquinas de ligação a condutas a pensar “em projectos mais complexos”
Empresas
A APICER ruma aos EUA com Portugal Ceramics
Empresas
IHRU e DGAE assinam protocolo para garantir habitação a professores
Construção
Vilnius recebe arranque da Open House Europe
Arquitectura
UCI lança Livro Branco da Diversidade
Imobiliário
Primeiro hotel da cadeia Mercure na Galiza com soluções Vicaima
Empresas
Grupo Gresmanc distinguido pelas suas soluções para fachadas ventiladas
Empresas

A coleção Ona recebeu três prémios internacionais — um iF Design Award e dois prémios “Best in Show”, na Expo Revestir. O design do novo lavatório da coleção Ona da Roca foi galardoado com um iF Design Award 2022 e dois prémios “Best in Show”, na Expo Revestir, nas categorias de “melhor lavatório” e “melhor produto fabricado em porcelana vitrificada”.

Criado em 1969, o prémio iF Design Award é reconhecido pelo sector como um dos mais prestigiados prémios de design a nível mundial. Este ano, o júri foi composto por 132 especialistas em design independentes, provenientes de mais de 20 países. O lavatório da colecção Ona foi considerado o design que mais se destacou entre um total de 3518 candidaturas. Já a Expo Revestir é uma das feiras mais prestigiadas na América Latina que reúne arquitectura, design de interiores e o sector da construção.

Desenvolvida pela equipa do Roca Design Center em colaboração com os estúdios internacionais de design Noa Design e Benedito Design, a colecção define-se por um design de inspiração mediterrânica, com formas suaves e linhas geométricas. Os lavatórios Ona, destacam-se pelas diversas possibilidades apresentadas pelo Fineceramic, o material cerâmico exclusivo desenvolvido pela Roca, que permite a produção de peças mais finas, leves e resistentes, que se adaptam a qualquer tamanho. Além disso o Fineceramic permite um processo de produção mais sustentável, sem desperdício, uma vez que todos os componentes têm origem natural.

As smart toilets da Roca receberam um iF Design Award 2022 e dois Red Dot Awards 2022

As smart toilets da Roca continuam a evoluir e a incluir novas funções e tecnologia integrada num design minimalista. Estas caraterísticas contribuíram para que a smart toilet Insignia In-Wash da marca conquistasse o prémio internacional iF Design Award 2022, bem como o Red Dot Award 2022 na categoria de melhor design de produto do ano. Este último prémio foi igualmente atribuído à smart toilet Khroma In-Wash da marca.

Insignia In-Wash, a smart toilet mais recente e sofisticada da Roca, inclui uma tecnologia avançada desenvolvida pela equipa de investigação, desenvolvimento e inovação da empresa. Equipada com soluções concebidas para assegurar uma higiene e desinfecção exigente, a smart toilet Insignia In-Wash é a mais completa desta linha de produtos: o tratamento Supraglaze torna a sanita numa superfície antibacteriana mais resistente e segura, enquanto a luz ultravioleta integrada e o sistema de eletrólise da água assegura uma elevada capacidade de desinfeção. Além do sistema de poupança de água, estas caraterísticas juntam-se a outras funções inteligentes como a luz noturna, o sistema de autodescarga com detecção de movimento, controlo por voz e controlo remoto.

O outro design galardoado com o prémio Red Dot Design é o Khroma In-Wash, uma sanita que combina tecnologia inteligente e uma larga variedade de cores e texturas, podendo assim adaptar-se a qualquer estilo. Disponível em alguns mercados em vermelho, branco brilhante, preto e bege.

Para a Roca, os prémios iF Design Award e Red Dot Design representam o reconhecimento do seu forte compromisso para com a investigação e o desenvolvimento em nova tecnologia que torna a experiência no espaço de banho em algo confortável, seguro e higiénico.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Artigos relacionados
Análise: Escritórios, hotéis e retalho serão as áreas com maior investimento em 2023
Imobiliário
Operadores do Mercado Residencial revelam confiança
Imobiliário
PRR reserva 40 M€ para Habitação das Forças de Segurança
Construção
Eurofred apresenta nova gama de máquinas de ligação a condutas a pensar “em projectos mais complexos”
Empresas
A APICER ruma aos EUA com Portugal Ceramics
Empresas
IHRU e DGAE assinam protocolo para garantir habitação a professores
Construção
Vilnius recebe arranque da Open House Europe
Arquitectura
UCI lança Livro Branco da Diversidade
Imobiliário
Primeiro hotel da cadeia Mercure na Galiza com soluções Vicaima
Empresas
Grupo Gresmanc distinguido pelas suas soluções para fachadas ventiladas
Empresas
Empresas

Eurofred apresenta nova gama de máquinas de ligação a condutas a pensar “em projectos mais complexos”

Os equipamentos de ar condicionado General é construída com “componentes de alta qualidade”, que permitem um “óptimo desempenho” mesmo a temperaturas até – 15ºC e uma pressão até 250 Pa

CONSTRUIR

Para responder ao desafio de um mercado cada vez mais competitivo no âmbito de qualquer projecto de climatização, a Eurofred, empresa parceira para os profissionais que procuram soluções abrangentes para responder às necessidades de climatização, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais, e qualidade do ar interior, apresenta a gama de ligação a condutas General, desenvolvidas com componentes de alta qualidade, tais como compressores e ventiladores DC de alto desempenho.

A maior parte dos modelos, da gama de ligação condutas General, usa fluido frigorígeno R32, cujo impacto, no aquecimento global, é 75% mais baixo, sendo também mais eficiente ao nível energético. Além disso, por ser amigo do ambiente e ter aceitação em toda a comunidade europeia, em caso de fuga, é até três vezes mais barato. A gama também inclui funções que facilitam a poupança de energia, tais como o modo económico, a limitação no ponto de ajuste para a temperatura ambiente e um regresso automático à temperatura ambiente, permitindo assim um controlo otimizado do consumo de energia.

Esta gama oferece um desempenho óptimo a temperaturas ambientes mais baixas, até -15C, e adapta-se às necessidades dos mais diversos utilizadores. Neste sentido, o motor CC da série Conduta KL Slim permite, através de um comando, regular a pressão disponível de 0 a 90 Pa, até 10 níveis de seleção. Da mesma forma, as unidades da série KR High Capacity foram especialmente concebidas para fornecer uma pressão disponível até 250 Pa.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

A APICER ruma aos EUA com Portugal Ceramics

De 4 a 7 de Março, a marca vai estar presente na “The Inspired Home Show”, em Chicago, uma feira com relevância crescente para o subsector da cerâmica utilitária e decorativa. Bordallo Pinheiro, Byfly, Ceramirupe, Costa Nova, Jomazé, Loucicentro, Matcerâmica, Mesa Ceramics, Nosse Ceramics, Porcel, Pro Cerâmica e Vista Alegre são as empresas que vão representar a cerâmica portuguesa

CONSTRUIR

A Portugal Ceramics, marca promocional desenvolvida pela Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER) para promover o sector, vai estar presente na “The Inspired Home Show”, em Chicago, a maior feira de artigos da fileira casa, na América do Norte.

A presença neste evento integra um conjunto de acções de activação e de comunicação planeadas no âmbito do projecto INTERCER – Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa, com o objectivo de promover o sector nos mercados internacionais e contribuir para que os mercados estrangeiros tenham uma percepção condicente com a qualidade dos produtos desenvolvidos e fabricados em Portugal. De assinalar que a marca PORTUGAL CERAMICS, foi distinguida recentemente nos German Design Awards, com uma menção honrosa na categoria ‘Excellent Communication’.

Sob o mote “The Art of Possibility”, “o objectivo é representar o que de melhor se faz no nosso país, apresentando um conjunto de peças de marcas portuguesas, inovadoras e autênticas, e que traduzam o conceito da Arte da Possibilidade, ou seja, a capacidade que os profissionais da cerâmica portugueses têm de encontrar soluções e fazer com que as coisas aconteçam”, refere José Cruz Pratas, presidente da direcção da APICER.

Com um stand minimalista e contemporâneo, onde o branco foi a base escolhida para que as peças de cerâmica se destaquem, a Portugal Ceramics vai marcar presença na área de “Tabletop, Kitchen Essencials & Home Décor” e apresentar peças de empresas como Bordallo Pinheiro, Byfly, Ceramirupe, Costa Nova, Jomazé, Loucicentro, Matcerâmica, Mesa Ceramics, Nosse Ceramics, Porcel, Pro Cerâmica e Vista Alegre. “São peças que combinam design contemporâneo e arte, legado e tecnologia. São no fundo, uma manifestação das dicotomias que estão no centro da nossa capacidade de criar objectos únicos, distintivos e bem feitos. São artigos que se destacam pela sua a simplicidade, emoção e criatividade, numa mistura única de herança, cultura e imaginação, enfatizada pela vontade e pela paixão”, avança o responsável da APICER. O espaço vai contar ainda com o apoio de materiais gráficos, audiovisuais e multimédia onde se inclui o vídeo promocional que transmite o posicionamento e o manifesto da Portugal Ceramics.

Depois da presença na “The Inspired Home Show”, seguem-se outras iniciativas de promoção da cerâmica portuguesa nos mercados internacionais para ambos os subsectores, cerâmica utilitária e decorativa e da cerâmica de revestimentos e pavimentos, onde se inclui a realização de exposições e a presença em feiras em articulação com a AICEP, nomeadamente com as fileiras casa e construção. Itália, França e Alemanha são os países visados nestas acções, para além dos Estados Unidos da América.

Para o subsetor da cerâmica de pavimentos e revestimentos está, ainda, contemplada a realização de duas missões inversas durante o mês de Março, destinadas à imprensa internacional e a influenciadores digitais. Em cada um destes eventos, realizados em Portugal, os convidados irão visitar algumas das maiores empresas do país e obras de arquitectura de relevância onde o pavimento e revestimento cerâmico marcam a diferença.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Primeiro hotel da cadeia Mercure na Galiza com soluções Vicaima

O Hotel Mercure Lugo Centro conta com diferentes soluções construtivas, performances e revestimentos da Vicaima, tanto nos 89 quartos como nas zonas comuns do empreendimento

CONSTRUIR

O Hotel Mercure Lugo Centro, o primeiro da cadeia na região da Galiza, seleccionou diferentes soluções construtivas, performances e revestimentos com a assinatura da Vicaima para aplicação nos quartos e zonas comuns do empreendimento. Os produtos da empresa integram os 89 quartos que totalizam a unidade, a par dos espaços partilhados.

Partindo da preocupação de garantir o conforto e segurança dos espaços, as performances integradas neste projecto hoteleiro estenderam-se à solução Portaro EI30 AC41dB para as entradas dos quartos, bem como à solução Portaro Ei60 para as zonas comuns. Foram, ainda, aplicadas nestas mesmas zonas comuns, múltiplas unidades de Block.

Pensado para conferir um estilo elegante e distinto, o revestimento Dekordor HD Negro, customizado ao projecto, alia-se ao décor dos quartos e zonas comuns como um laminado de elevada resistência e durabilidade, sendo a escolha ideal para combinar com um design contemporâneo e conferir um toque vibrante a cada interior. Igualmente presentes nas zonas comuns do empreendimento, o Naturdor Carvalho e Nogueira, dois revestimentos em folha de madeira natural, foram os escolhidos para apurar a simbiose entre as linhas sofisticadas do hotel e o realce dos restantes elementos decorativos.

Focada na responsabilidade ambiental que permite o desenvolvimento de projetos de modo sustentável, a Vicaima disponibiliza todos os seus produtos com certificação FSC® (Forest Stewardship Council).

Localizado a uma curta distância do centro de Lugo, o hotel encontra-se a breves passos da Muralha Romana, Catedral de Santa Maria e dos Caminhos de Santiago, três monumentos declarados Património da Humanidade pela UNESCO, a unidade une tradição e modernidade. Além disso, os espaços exteriores configuram ainda um dos destaques deste projecto, na medida em que o próprio estabelecimento conta com um bosque de 1800 m², numa proposta imersiva que homenageia as raízes da cidade em jardins e zonas comuns versáteis.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Grupo Gresmanc distinguido pelas suas soluções para fachadas ventiladas

A “inovação e criatividade” das suas soluções arquitectónicas para fachadas ventiladas valeram ao Grupo a distinção do ‘Alfa de Oro 2023’ um prémio atribuído pela Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro (SECV)

CONSTRUIR

O júri da 47ª edição dos prémios Alfa de Oro decidiu premiar a inovação e criatividade do Grupo Gresmanc no desenvolvimento de soluções arquitectónicas para fachadas ventiladas com o Alfa de Oro 2023. Trata-se de um reconhecimento atribuído pela Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro (SECV) desde 1977 aos projectos mais inovadores em tecnologia e design.

A mais recente tecnologia utilizada pelo Grupo Gresmanc no fabrico de cerâmica por extrusão permitiu criar soluções únicas no mundo da arquitectura e construção. “A multiplicidade de possibilidades de design oferecidas pela cerâmica faz dela um dos principais materiais no sector da construção, graças ao seu alto desempenho e qualidades físicas em linha com a arquitectura sustentável”, destacou o júri do concurso.

Os sistemas de fachada ventilada do Grupo Gresmanc também têm a vantagem de serem fotocatalíticos, ou seja, incorporam um princípio activo que actua na presença de luz UV-A natural e artificial e produz uma reacção fotocatalítica em escala nanométrica que resulta em descontaminação, auto – benefícios de limpeza e contribuir para a eliminação do efeito ilha de calor nos centros urbanos.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Leroy Merlin investe 3.5M€ na nova loja do Barreiro

A nova Loja resulta da transformação da loja AKI, situada no mesmo local, e assinala mais um marco no processo de convergência das duas insígnias

CONSTRUIR

A Leroy Merlin abre, esta quinta-feira, 2 de Março, uma nova loja no Barreiro. A nova Leroy Merlin é fruto da transformação da loja AKI, situada no mesmo local, e assinala a conclusão, na margem Sul do Tejo, do processo de convergência das duas insígnias pertencentes ao grupo ADEO, anunciado em Junho de 2018, e do qual nasceu, em Janeiro de 2019, uma Empresa única que une as duas marcas.

A insígnia investe 3,5 milhões de euros na nova loja do Barreiro, que vem trazer aos habitantes da região uma oferta mais diversificada de produtos, serviços e soluções de bricolage, decoração, cozinha, casa de banho e jardim, e o aconselhamento de uma equipa próxima e especializada.

Situada na entrada do Retail Park do B Planet, na Estrada Nacional n.º 10, o novo espaço conta com 3.400 m2 de área de venda. Na nova loja, o consumidor passa a ter disponível uma oferta mais diversificada de produtos e serviços, complementada pelo canal online em leroymerlin.pt, onde podem ser encontrados mais de 120.000 produtos.
O cliente encontra também novos espaços com ambientes de inspiração para decorar a casa, e um Espaço Projecto onde pode dar vida aos seus projectos de Cozinha, Casa de Banho, Roupeiros e Cerâmica. Nesta loja, o cliente pode contar com o apoio especializado de 83 Colaboradores, nos quais se incluem a equipa da antiga loja AKI e 12 novas contratações.

“Esta abertura assinala mais um passo no processo de expansão da Leroy Merlin na Margem Sul e reforça o nosso posicionamento enquanto marca. Abrimos as portas no Barreiro com um espaço renovado e uma área de venda maior. Esta nova loja vai permitir uma experiência de compra mais completa, com espaços de inspiração, uma maior diversidade de soluções e um Espaço Projecto que permite um apoio técnico especializado nos projectos para a casa”, refere Hugo Almeida, Líder Coach Operacional da Leroy Merlin Portugal.

O cliente tem ainda à sua disposição diversos produtos das Marcas da Casa com a melhor relação qualidade-preço e caixas de self-checkout onde pode terminar as suas compras com toda a conveniência e segurança. Além disso, esta loja disponibiliza ainda diversos serviços como cacifos, Click&Drive, recolha de mercadorias, aluguer de carrinha, entregas ao domicílio e instalação.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Saint-Gobain e FEUP desenvolvem projecto de impressão 3D na construção

Impressora 3D de argamassa tem capacidade para imprimir modelos construtivos à escala real e apoia estudo para modernizar a indústria da construção

CONSTRUIR

A Saint-Gobain Portugal em colaboração com o Instituto da Construção da FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto está a participar num projecto inovador de impressão 3D para a indústria da construção, relacionado com esta tecnologia de fabricação

O estudo, resultado desta parceria, visa o desenvolvimento de argamassas para impressão 3D com foco na sustentabilidade, no comportamento térmico e na reabilitação dos edifícios. Está a ser realizada uma análise de sistemas estruturais de argamassas cimentícias impressas em 3D, das ligações entre elementos 3D e da sua compatibilidade com os restantes componentes do sistema construtivo.

Para este estudo estão a ser realizados casos práticos numa impressora 3D de argamassa, apta para imprimir modelos construtivos à escala real. A aquisição de uma impressora, com capacidade para elementos com um volume 3x3x6m3, assegura que soluções construtivas em 3D possam ser testadas no âmbito da utilização da tecnologia de fabrico aditivado na construção, alinhado com o objectivo de modernizar a indústria. Todos os testes estão a ser realizados com argamassas Weber 3D 160-1, como referência para desenvolvimentos futuros.

“A impressão 3D está a revolucionar diversos campos, como o da construção, ao garantir empreendimentos mais rápidos, competitivos economicamente, sem desperdício de materiais e com menores emissões de carbono. Acima de tudo, simboliza o avanço na industrialização do sector e não podíamos estar mais satisfeitos por contribuir para este progresso a nível global”, assegura Jose Martos, CEO da Saint-Gobain em Portugal.

Associadas a este projecto de impressão 3D estão a concurso duas teses que serão premiadas pela Saint-Gobain enquanto “melhor tese de mestrado” e “melhor tese de doutoramento”.

O estudo está a ser desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil da FEUP que tem contribuído directamente para o desenvolvimento do sector da construção, por via de uma estreita colaboração com a Indústria. Para este projecto contribuem também a Universidade Técnica de Eindhoven TUe e do MIT Portugal, através de uma candidatura para o desenvolvimento de argamassas 3D com resíduos de mármore e de um projecto no âmbito da impressão 3D de blocos térmicos.

Alinhada com esta estreita parceria da FEUP com a Saint-Gobain Portugal surge a distinção da empresa que integra agora o programa “FEUP PRIME – Corporate Membership Programme” que

visa reconhecer a contribuição das empresas para a missão da FEUP, com o objectivo de as aproximar da universidade e facilitar a realização de projectos conjuntos.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

ANIET lança plataforma inovadora de gestão de pedreiras

A ANIETSoftGeo permite controlar produções, vendas, despesas, investimentos e visitas inerentes a esta actividade

CONSTRUIR

A Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora (ANIET) acaba de lançar a ANIETSoftGeo, uma plataforma que reúne toda a informação de gestão de uma exploração, como dados de projectos, notificações das autoridades, consumos e visitas técnicas.

Desenvolvido pela ANIET, o novo sistema já se encontra disponível de forma completamente gratuita e acessível para todas as empresas do sector. A ANIETSoftGeo vem dar resposta à necessidade de agrupar toda a informação relevante desta actividade, permitindo assim controlar produções, vendas, despesas, investimentos e visitas. 

“Com a evolução das tecnologias, era fundamental desenvolvermos uma plataforma que ajudasse as empresas na gestão das suas pedreiras e dos seus processos. A ANIETSoftGeo foi idealizada para facilitar bastante todos os procedimentos, uma vez que permite reunir e acompanhar toda a informação e desenvolvimentos de projetos; verificar limites e zonas de segurança das explorações; confirmar o cumprimento das obrigações legais e gerir a comunicação com as entidades reguladoras”, afirma Francelina Pinto, directora geral da ANIET.

O projecto, cofinanciado pelo Compete 2020, está inserido na iniciativa Pedra + Sustentável, que visa capacitar as PME do sector da Pedra Natural para a modernização e transformação digital e tecnológica, adaptação à economia circular e criação de valor e competitividade nos mercados internacionais

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Os ‘Dias Porcelanosa’ estão de regresso para “estreitar relação com o consumidor português”

Entre os dias 3 e 18 de Março, a multinacional espanhola marca presença nas suas lojas portuguesas, Porto, Lisboa, Viseu e Loulé, onde irá apresentar, em primeira mão e em exclusivo, produtos das gamas de pavimentos, revestimentos, cozinhas, casas de banho e outros

CONSTRUIR

Depois de inaugurar no final de Fevereiro a fábrica de produção de grandes formatos e de um final de ano extremamente positivo em Portugal, o Grupo volta a apostar nos “Dias Porcelanosa”. Durante 16 dias apresenta, em primeira mão e em exclusivo, as diversas gamas de produtos que ostenta, com destaque para pavimentos, revestimentos, cozinhas, casas de banho e outros interiores. 

“Os ‘Dias Porcelanosa’ são um convite aos vários clientes da multinacional, desde o cliente particular às grandes empresas ligadas à construção residencial, hoteleira e comercial, para apostarem numa remodelação integral da casa ou negócio a um preço muito mais acessível, uma vez que têm a oportunidade de usufruir de descontos que podem chegar aos 25%”, adianta Hugo Teixeira, responsável pela loja de Lisboa.

“Com esta iniciativa, além de procurar responder às necessidades dos clientes e potenciais clientes, queremos promover um aconselhamento profissional ainda mais eficaz e personalizado e aumentar a fidelização de clientes. Estimamos que esta acção volte a ter uma grande procura por parte dos clientes portugueses”, refere Pedro Neiva, da loja do Porto.

Neste sentido, entre os dias 3 e 18 de Março, a multinacional espanhola marca presença nas suas lojas portuguesas, Porto, Lisboa, Viseu e Loulé.

Antes desta campanha, a multinacional promoveu, em Espanha, entre os dias 20 e 24 de Fevereiro, a 29ª edição da Mostra Internacional da Porcelanosa. Prevê-se que este ano continue a ser de crescimento para a marca, com vários projectos em carteira, como a possibilidade de abertura de novas lojas e um forte investimento em marketing para garantir o posicionamento da Porcelanosa no mundo.

A Porcelanosa dispõe, actualmente, de mais de 970 lojas em 150 países, sendo que todas reúnem as principais colecções das oito empresas do Grupo.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Porto Business School e CIP debatem futuro empresarial nacional

Conferência “Futuro do Crescimento” reúne oradores, como António Saraiva (CIP), Isabel Barros (SONAE MC) ou Manuela Vaz Soares (Accenture), entre outros, no dia 13 de Março, nas instalações da Porto Business School.

CONSTRUIR

A Porto Business School recebe, no próximo dia 13 de Março, a conferência “Futuro do Crescimento”, em parceria com a CIP – Confederação Empresarial de Portugal. Nesta edição da conferência, serão debatidas, em conjunto, as três dimensões que contribuem para suportar o crescimento das empresas nacionais: as Pessoas, a Tecnologia e a Economia.

O crescimento é um dos principais desafios que Portugal enfrenta há décadas, pelo que a conferência irá contar com a visão de alguns dos principais executivos nacionais, como por exemplo, António Saraiva (CIP), Isabel Barros (SONAE MC) ou Manuela Vaz Soares (Accenture).

Qual o papel das empresas neste cenário de enorme imprevisibilidade com que todos estamos a trabalhar? Como chegar a uma dimensão relevante, inovar ou internacionalizar? Que reformas na Administração Pública, ao nível Fiscal e da Justiça, são necessárias para que o crescimento aconteça? E das pessoas, o que esperamos? E o papel das entidades associativas, qual será? são algumas das questões abordadas.

Segundo Patrícia Teixeira Lopes, associate dean da Porto Business School, “dado o momento de transformação e constantes incertezas que atravessamos em termos económicos, políticos e sociais, o debate sobre o futuro do crescimento de Portugal ganha uma dimensão crucial. Este ano, esperamos partilhar as melhores ferramentas, através da conceituada visão de alguns dos principais executivos nacionais, de modo a apoiar a nossa comunidade e antecipar um futuro melhor nos mais diversos sectores de actividade”.

“Mais do que nunca, na enorme imprevisibilidade que enfrentamos, é fundamental desenvolver e fomentar competências. Empresas e universidades devem juntar-se neste desígnio. Esta Conferência visa contribuir para essa reflexão,” acrescenta Antonio Saraiva, Presidente.

A conferência “Futuro do Crescimento” irá decorrer no formato presencial e gratuito, com inscrição obrigatória até dia 10 de Março.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

StoColor oferece mais de 1.000 tons adicionais para superfícies de fachada

A Sto lança um sistema inteligente de criação e combinação de cores baseado em coordenadas, e adaptável a qualquer tipo de projecto arquitectónico ou material. Este novo sistema identifica 72 áreas de cor no espaço tridimensional, usando tom, brilho e croma como parâmetros principais

CONSTRUIR

A Sto, multinacional especializada no desenvolvimento de soluções de construção sustentável, acaba de lançar o seu novo sistema StoColor, uma gama de cores para superfícies exteriores e interiores que, a partir de agora, incluirá mais de 1.000 tons adicionais, 225 deles pensados especificamente para interiores.

Este sistema inteligente de criação e combinação de cores é baseado em coordenadas, sendo adaptável a qualquer tipo de projecto arquitectónico ou aos mais diferentes materiais seleccionados para revestir uma fachada de um edifício ou casa. Para isso, a empresa identifica, num espaço tridimensional, 72 áreas de cor, com base nas três cores primárias – amarelo, vermelho e azul –, e utiliza como parâmetros o tom, o brilho e o croma. Tudo isto sob a premissa de permitir que o designer ou arquitecto crie múltiplas composições, sem limite de criatividade.

Na arquitectura, como na natureza, a cor é um elemento essencial. É capaz de dar volume e provocar todo o tipo de efeitos visuais. Além disso, psicologicamente, as cores são algo a ter em conta na hora de projectar um edifício, uma vez que afectam directamente o humor. Esta série de vantagens fez com que, juntamente com a evolução dos materiais de construção, a inovação se tornasse também essencial no sector das tintas e superfícies de fachadas, através da criação de novas tonalidades que optimizam a sua função estética e praticidade.

“Planear e gerir o impacto de um esquema de cores é fundamental para criar um conceito sólido, sendo que a textura, as sombras e os diferentes níveis de brilho mudam o impacto estético e a forma como o tom em si é percebido. Através deste inovador sistema podemos desenvolver uma metodologia inteligente, aplicável aos sistemas de cores existentes, que permitisse aos nossos clientes criar receitas próprias e acrescentar novas nuances às tonalidades já conhecidas”, afirma José Neves, responsável pela Sto Ibérica Portugal.

A multinacional oferece ainda um novo serviço complementar, o serviço de consultoria StoDesign. Através deste recurso, uma equipa de arquitectos e especialistas em design da Sto disponibiliza-se a oferecer suporte e aconselhamento sobre todos os aspectos estéticos do projecto, desde a identificação do conceito, até a visualização dos projectos com detalhes específicos sobre materiais, texturas e tons de cor.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 CONSTRUIR. Todos os direitos reservados.