Cabo Verde: Construção do novo Hospital Nacional arranca este ano
O processo para a construção do Hospital Nacional de Cabo Verde (HNCV) começou há cerca de dois anos, com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo de Cabo Verde e a Santa Casa da Misericórdia do Porto (Portugal)

CONSTRUIR
JLL celebra 25 anos no imobiliário em Portugal
Colt reforça investimento em Portugal e espera chegar aos 140 colaboradores no final do ano
Interesse de estrangeiros na compra de casa aumenta 29% no 2º trimestre
Empresas Sonae criam compromisso para evitar desflorestação até 2030
Mineiro Aires vai presidir ao Conselho Superior de Obras Públicas
Schneider Electric vence diversos prémios de design
Cushman & Wakefield alerta para o impacto do ESG no custo dos imóveis
Exportação: Cimenteira do Louro com 2M€ de mercadoria afectada por problemas logísticos
Geberit actualiza sistema de tubagens multicamada Mepla
Jamestown altera nome do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building
O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou o lançamento, ainda para este ano, da construção do Hospital Nacional de Cabo Verde, na cidade da Praia, uma das maiores obras públicas do país.
“Vamos ter uma reunião para podermos começar a fechar o dossiê técnico, o mecanismo de financiamento, para que ainda este ano possamos dar corpo a esta ambição que é dotar o país, a partir da Praia, de um hospital de referência”, anunciou Correia e Silva.
O chefe do Governo falava durante a inauguração da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Doutor Agostinho Neto, na capital, atualmente o maior do país.
“Claro que o Hospital Agostinho Neto irá continuar, com as suas funções, as suas valências, mas iremos acrescentar mais um hospital, construído, pensado e concebido de raiz, ao nível tecnológico mais avançado que pudermos trazer aqui para Cabo Verde e ao nível de competências mais elevadas que possamos assumir relativamente aos nossos profissionais de saúde”, acrescentou.
O processo para a construção do Hospital Nacional de Cabo Verde (HNCV) começou há cerca de dois anos, com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo de Cabo Verde e a Santa Casa da Misericórdia do Porto (Portugal).
Depois disso foi criada uma equipa técnica interministerial para preparar os atos formais, conceptuais e técnicos para mobilização de financiamento, finalização do projeto e definição do modelo de gestão e de acesso aos serviços a prestar.
Conforme projeto apresentado hoje pelo diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, o hospital nacional deverá ser construído na zona de Achada Limpo, no concelho da Praia, com capacidade máxima de 134 camas, sendo 12 para os cuidados intensivos.
Ainda segundo o diretor nacional de Saúde, a futura infraestrutura de saúde não vai substituir os dois hospitais centrais públicos do país — Agostinho Neto, na Praia, e Batista de Sousa, em São Vicente — mais sim complementar a oferta disponível e maximizar os recursos.