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A Associação Portuguesa de Franchising (APF) premiou as melhores marcas da indústria em Portugal com os Prémios Franchising 2022. Em cerimónia realizada no Centro Cultural de Cascais, a APF distinguiu a performance das empresas em vários segmentos.
A Remax foi a grande vencedora, com a conquista da categoria Super Master de Franquiador do Ano e ainda uma Menção Honrosa em Resiliência. A mesma menção distinguiu a MaxFinance, UNU, Urban Orbas e Melom. Esta última obteve também o primeiro lugar em Marca Internacional e o segundo lugar em Franquiador do Ano (categoria Master), enquanto o terceiro lugar da mesma categoria foi alcançado pela MaxFinance.
A Fitness Factory destaca-se com dois primeiros prémios: Franquiador do Ano (categoria Jovem) e Resiliência. A House Shine venceu a categoria Pleno de Franquiador do Ano e ficou em segundo lugar na Resiliência enquanto a Best Travel foi primeira classificada na categoria Master de Franquiador do Ano e terceira em Resiliência.
O segundo lugar no prémio de Franquiador do Ano, categoria Jovem, foi entregue à UNU e o terceiro à Luzzo. Esta última foi ao mesmo tempo a vencedora do Prémio Franquiado do Ano, enquanto o Prémio Franquiado Emergente foi conquistado pela Harab’s.
”É com grande satisfação que distinguimos as marcas vencedoras dos Prémios Franchising 2022 pelo seu profissionalismo e empreendedorismo num contexto de incerteza e de adaptação a uma nova realidade”, afirma a Secretária-Geral e CEO da APF, Cristina Matos. “Os prémios valorizam o que de melhor fazem as marcas, franquiadores e franquiados e estimulam o crescimento do franchising como pilar do empreendedorismo, criação de emprego e desenvolvimento económico”, acrescenta.
Concorreram aos Prémios Franchising 2022 – que distinguem as marcas que actuam no mercado de franquias em Portugal pelas melhores práticas de gestão em franchising – dez empresas de diversos sectores de actividade.
A classificação foi alcançada depois da ponderação pontual entre um inquérito junto das redes de franquia a franquiados e colaboradores e uma avaliação de um júri independente. As categorias variam em função do número de franquiados, de unidades franquiadas e número de anos como franquiador enquanto a performance é avaliada nas suas dimensões global, económica, operacional, de relacionamento e de sensibilidade.
Facturação, unidades, diferenciação, presença internacional, apoio aos franquiados, formação e integração, diferenciação da marca, cultura organizacional e relacionamento entre franquiadores e franquiados forma alguns dos critérios avaliados nos Prémios Franchising 2022 da APF.
Este ano os prémios contaram com a categoria especial Resiliência, na qual as marcas foram avaliadas pelo impacto da Covid-19 na sua atividade e a forma como lidaram com o problema e o apoio aos franquiados e aquilo que as diferenciou durante a pandemia.
Concorreram aos Prémios de Franchsing 2022 da Associação Portuguesa de Franchising a maioria dos vencedores dos primeiros Selos de Excelência da APF, atribuídos durante a 25.ª edição da Expofranchise, em Março, e os primeiros classificados vão disputar os prémios da Federação Europeia de Franchise, numa cerimónia a ter lugar em Setembro, em Bruxelas.
O sector de franchising contabilizou, em 2020, 159 inaugurações, um valor que mesmo sendo um decréscimo comparativamente ao ano anterior revela-se surpreendente e a demonstrar uma tendência positiva. Já em 2019, o franchising representava 30 mil empresas e quase 200 mil postos de trabalho, distribuídos por 557 marcas, que geraram um volume de negócios de 11 mil milhões de euros. Neste período representou 5,8% do PIB.
“O franchising oferece aos franquiados um modelo de negócios que engloba know-how, procedimentos, propriedade intelectual, disponibiliza suporte no momento de implementação e permite um forte reconhecimento da marca. O processo associado ao sector ajuda a reduzir o risco associado a iniciar uma nova operação de negócios”, salienta Cristina Matos.