A ampliação do molhe da Pontinha no Funchal irá custar 150 M€
Está em fase final de conclusão o projecto que irá permitir a ampliação do molhe da Pontinha, no Funchal, que irá permitir a utilização do Cais 8 na sua extensão. A empreitada deverá ser lançada antes do final da 2024

CONSTRUIR
JLL celebra 25 anos no imobiliário em Portugal
Colt reforça investimento em Portugal e espera chegar aos 140 colaboradores no final do ano
Interesse de estrangeiros na compra de casa aumenta 29% no 2º trimestre
Empresas Sonae criam compromisso para evitar desflorestação até 2030
Mineiro Aires vai presidir ao Conselho Superior de Obras Públicas
Schneider Electric vence diversos prémios de design
Cushman & Wakefield alerta para o impacto do ESG no custo dos imóveis
Exportação: Cimenteira do Louro com 2M€ de mercadoria afectada por problemas logísticos
Geberit actualiza sistema de tubagens multicamada Mepla
Jamestown altera nome do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building
Os portos de cruzeiros recuperam escalas e a Madeira é, cada vez mais, um destino turístico privilegiado. Aliás, os números deste ano superam já os resultados de 2019. Entre Janeiro a Abril os portos da região tiveram 157 escalas, o que corresponde a um aumento de 14% face a 2019.
À medida que a Madeira se afirma no mercado internacional, revela-se a incapacidade das infraestruturas actuais, designadamente portuárias, de responderem ao incremento daquela que é a sua actividade económica principal. Este ano já vários cruzeiros às Canárias não incluíram visita à Madeira por falta de disponibilidade de espaço em cais, enquanto em que em outras ocasiões os navios têm que esperar pela saída de outros para poderem atracar.
Para resolver o problema, a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, quer acelerar o projecto de ampliação do molhe da Pontinha. O projecto está já em fase final de conclusão, faltando a realização dos estudos geológicos do cais, em causa está a utilização do Cais 8, numa extensão de 400 metros. A notícia foi avançada por Paula Cabaço, presidente da APRAM em entrevista à Antena 1.
“Estamos a fazer o estudo de impacto ambiental e vamos ter de fazer ensaios de navegabilidade, ou seja, em simuladores. O nosso objectivo é, antes do final de 2024, ter o projecto final para lançar a empreitada”, sublinhou a presidente da APRAM.
Em termos de custos, esta obra irá custar cerca de 150 milhões de euros. E tendo em conta o custo, a APRAM está a estudar fontes de financiamento europeias para suportar o investimento.
Este ano, já houve cruzeiros às Canárias que não incluíram visita à Madeira. Deve-se à falta de disponibilidade de espaço em cais, que fez com que a Administração de Portos tivesse de recusar escalas. Aliás, alguns navios até tiveram de esperar que outros navios saíssem do local para poderem atracar.