Lisboa dá início a mais 50 casas no Bairro da Boavista
Enquadradas no projecto Eco-Bairro e ao abrigo do PRR, a obra tem um valor de adjudicação superior a 6,5 M€. O número actual de famílias a realojar é de 153, estando prevista a construção de 316 fogos, número em que se incluem os 40 fogos cuja construção se encontra em curso desde Maio de 2021

CONSTRUIR
JLL celebra 25 anos no imobiliário em Portugal
Colt reforça investimento em Portugal e espera chegar aos 140 colaboradores no final do ano
Interesse de estrangeiros na compra de casa aumenta 29% no 2º trimestre
Empresas Sonae criam compromisso para evitar desflorestação até 2030
Mineiro Aires vai presidir ao Conselho Superior de Obras Públicas
Schneider Electric vence diversos prémios de design
Cushman & Wakefield alerta para o impacto do ESG no custo dos imóveis
Exportação: Cimenteira do Louro com 2M€ de mercadoria afectada por problemas logísticos
Geberit actualiza sistema de tubagens multicamada Mepla
Jamestown altera nome do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building
A Câmara Municipal de Lisboa lança amanhã a primeira pedra da construção de mais 50 fogos integrados na operação de realojamento em curso na zona de alvenarias no Bairro da Boavista. A operação terá lugar pelas 10 horas e conta com a presença de Carlos Moedas, presidente da autarquia.
A intervenção, com um prazo de execução de 22 meses, insere-se no desenvolvimento do plano de urbanização para o Bairro da Boavista que pretende reabilitar o bairro na totalidade, em especial as alvenarias, ao nível das construções precárias que estiveram na génese do bairro e que apresentam reduzidas condições de salubridade e habitabilidade, assim como permitir o realojamento dos habitantes no bairro. Da mesma forma, o projecto visa melhorar, ainda, o espaço público e equipamentos. A obra, candidata a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem um valor de adjudicação da empreitada de 6.560.340 euros.
A obra contempla um total de 50 habitações distribuídas por cinco blocos (10 lotes) com tipologias evolutivas de T1 a T4. Neste sentido, cada habitação está preparada para a construção de uma nova divisória sem aumento da área construída. Tal é conseguido com um sobredimensionamento da sala original deixando implementados circuitos eléctricos independentes entre zonas (tomadas e iluminação), duplicação de portas de acesso e existência previa de vão.
As habitações enquadram-se no projecto Eco-Bairro, que inclui pequenos espaços verdes, o reaproveitamento da água das chuvas para rega, eficiência energética com recurso a soluções de isolamento passivo e aquecimento de águas com recurso a energia solar.
O processo de realojamentos do bairro da Boavista prevê que todas as famílias inicialmente residentes na zona das alvenarias passem a habitar em novas casas no mesmo bairro. O número actual de famílias a realojar é de 153, estando prevista a construção de 316 fogos, número em que se incluem os 40 fogos cuja construção se encontra em curso desde Maio de 2021, já em fase de conclusão, e os 50 novos fogos a construir.