Porto de Aveiro vai ter novo terminal
O Porto de Aveiro vai construir um novo terminal intermodal e expandir o feixe de linhas para a recepção e expedição de mercadorias em comboios de 750 metros, um projecto avaliado em 16 milhões de euros

CONSTRUIR
Aeroporto: Montijo passa a solução complementar e Alcochete avança
Remax Collection comercializa Belas Clube de Campo
Schneider Electric lança Programa Global de Reconhecimento de Parceiros
Arranque da empreitada de Modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha
Architect Your Home dá masterclass em Inglaterra
Laskasas decora Praia do Canal Nature Resort
Simon 270 obtém a certificação Cradle to Cradle e ganha um Product Design IF Award
Vanguard Properties investe mais de 25 M€ em unidade industrial de construção sustentável
Designer Outlet Algarve classificado como melhor Outlet em Portugal
Os custos energéticos e a descarbonização da indústria em destaque no Ceramic Tech Days
Segundo notícia da Lusa, que refere fonte portuária, o projecto, que visa permitir a circulação de comboios até 750 metros, tem já garantido financiamento comunitário e a obra deverá iniciar-se em Janeiro de 2023, prevendo-se a sua conclusão até ao final do ano seguinte.
De acordo com o ‘site’ da Administração do Porto de Aveiro (APA SA), o projecto encontra-se em fase de avaliação ambiental, processo que aquela entidade espera ver concluído até Setembro.
O projecto de construção do Terminal Intermodal e melhoria dos feixes ferroviários na Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro (ZALI) foi submetido a financiamento comunitário pela administração portuária, destinando-se à expansão da capacidade e melhoria das infra-estruturas ferroviárias do porto.
Segundo é anunciado pela administração do porto, o projecto “consiste na construção de terminal intermodal com 9,4 hectares de área e na expansão do feixe de linhas de recepção/expedição de composições ferroviárias de modo a permitir a operação de comboios até 750 metros de comprimento e um aumento da eficiência dos serviços ferroviários prestados”.
“Preconiza-se com a execução do presente investimento o reforço da conectividade do Porto de Aveiro no corredor Aveiro-Salamanca-Valladolid/Madrid, de modo a proporcionar a captação de novos negócios para o porto e o aumento da sustentabilidade ambiental dos fluxos logísticos”, justifica.
A área de implantação do novo Terminal Intermodal tem um investimento previsto de cerca de 16 milhões de euros e possui financiamento aprovado de cerca de 47,3%, através do mecanismo Connecting Europe Facility (CEF 2).
O objectivo da administração do porto em criar condições para passar a receber comboios de 750 metros está alinhado com a estratégia definida pela Infraestruturas de Portugal (IP) de “dotar os principais corredores ferroviários de mercadorias, designadamente as ligações fronteiriças”, de condições para a circulação de comboios desse comprimento.