Prospectiva com projecto nas Ilhas Comores no montante de 1M€
Em Abril de 2019, as Ilhas Comores foram devastadas pelo ciclone tropical Kenneth, tendo a estrada que liga Mtsangadjou a Ouroveni sido uma das infraestruturas afectadas

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Com financiamento do Banco Mundial, o Ministério do Planeamento Regional e Urbanismo das Ilhas Comores, responsável pelos Transportes Terrestres, adjudicou à Prospectiva uma prestação de serviços para os Estudos Técnicos, Económicos, Ambientais e Sociais, assim como para a Gestão, Controlo e Supervisão das Obras de Reabilitação da RN2 e RN3, troço Mtsangadjou-Mohoro-Foumbouni-Ouroveni, numa extensão de 26 km.
Tendo iniciado em Março de 2022, a prestação de serviços da Prospectiva tem uma duração prevista de seis meses para a fase de projecto e de 12 meses para a fase de fiscalização, com um montante total de cerca de um milhão de euros.
No que diz respeito à fase de projecto, a Prospectiva será responsável por diferentes estudos, nomeadamente o correspondente ao traçado entre Mtsangajou e Foumbouni e o projecto de execução do troço entre Mtsangajou e Foumbouni, incluindo elaboração do caderno de encargos para o concurso da empreitada.
A prestação de serviços inclui, também a realização de Estudos Económicos e Medidas e Instrumentos de Gestão Ambiental e Social entre Mtsangajou e Ouroveni, assim como a actualização do projecto de execução disponível (estudo financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento) para este mesmo percurso. Será, ainda, dada assistência ao lançamento do concurso da empreitada e avaliação das propostas dos empreiteiros.
Relativamente à fase de fiscalização da obra, a adjudicação comporta a Gestão, o Controlo e a Fiscalização das obras dos primeiros 14 quilómetros do troço entre Mtsangajou e Mohoro, que são prioritários, e parte do troço entre Mohoro e Ouroveni dentro dos limites do orçamento disponível seguindo a recomendação do estudo da fase de projecto, indica a empresa.
A reabilitação de troços críticos da estrada principal que liga Mtsangadjou a Ouroveni, e que passa por Foumbouni, tem uma extensão aproximada de 26 km e estende-se pelas duas estradas nacionais RN2 e RN3. Os danos mais graves ocorreram na secção da RN2 entre Mtsangajou e Mohoro (cerca de 13 km), que está completamente deteriorada desde a passagem do ciclone. O projecto financiará prioritariamente as obras de reabilitação completas deste troço, incluindo os estudos técnicos da totalidade dos 26 km. Estes poderão recomendar e priorizar as zonas críticas mais afectadas no restante do trecho (Mohoro e Ouroveni) para financiar as obras associadas dentro dos limites do orçamento que possa estar disponível.
Em Abril de 2019, a União das Comores foi atingida pela passagem do ciclone tropical Kenneth, um dos mais devastadores da história do País. O Governo declarou Estado de Calamidade Natural a nível nacional e realizou uma avaliação do impacto do ciclone com o desenvolvimento de um Plano de Recuperação e Reconstrução (PRR) em Junho de 2019.
O Projecto de Recuperação e Resiliência Pós-Kenneth faz parte de uma resposta mais ampla e abrangente do Banco Mundial para ajudar o Governo das Comores a lidar com os impactos do ciclone. O objectivo do desenvolvimento deste projecto é apoiar a recuperação de infraestrutura pública e privada direccionada em áreas afectadas e aumentar a sua resiliência a desastres naturais e climáticos.