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Weber renova gama de colagem de cerâmica

Sob o claim “Mais colado ao futuro”, a nova gama de colagem da Weber integra os produtos webercol flex XS+, webercol flex S+, webercol flex M+, webercol flex L+, webercol flex XL+ e o webercol flex lev,reconhecidos pelo mercado profissional, tendo sido repensados e melhorados para suportar mais formatos, mais aplicações e serem mais sustentáveis

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Weber renova gama de colagem de cerâmica

Sob o claim “Mais colado ao futuro”, a nova gama de colagem da Weber integra os produtos webercol flex XS+, webercol flex S+, webercol flex M+, webercol flex L+, webercol flex XL+ e o webercol flex lev,reconhecidos pelo mercado profissional, tendo sido repensados e melhorados para suportar mais formatos, mais aplicações e serem mais sustentáveis

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A Weber acaba de apresentar a renovação da sua gama de colagem para cerâmica assim como novos produtos de impermeabilização.

A marca gerida pela Saint-Gobain aposta num conjunto de soluções “inovadoras, sustentáveis e seguras para o setor, auxiliando a facilidade dos processos e a tomada de decisão nos diferentes projetos, a profissionais e DIY (Do It Yourself)”. Sob o claim “Mais colado ao futuro”, a nova gama de colagem da Weber integra os produtos webercol flex XS+, webercol flex S+, webercol flex M+, webercol flex L+, webercol flex XL+ e o webercol flex lev,reconhecidos pelo mercado profissional, tendo sido repensados e melhorados para suportar mais formatos, mais aplicações e serem mais sustentáveis. Esta nova gama especializada está ajustada às diversas necessidades de colagem e utiliza matérias-primas com menor impacto ambiental, reforçando a liderança da insígnia no mercado da construção sustentável.

Os produtos webercol duorapid, para intervenções em obra rápidas e fáceis, o weberfix pro, adesivo pronto a aplicar DIY, o webercol XXL, cola pronta a aplicar para situações em construção que requerem elevadas exigências e o webercol epoxy e webercol aquaplus, destinados essencialmente à colagem e betumação em piscinas, continuam a fazer parte da gama.

Segundo a empresa, destacam-se ainda os novos produtos da gama de impermeabilização, como o weberdry feel, solução DIY para uma impermeabilização flexível e pronta a aplicar. Destinado a casas de banho, zonas húmidas, varandas e terraços, é revestível com cerâmica ou pedra, requerendo um menor esforço na aplicação e manuseamento.

Para complementar a oferta, a Weber apresenta o weberdry fibrolastic, produto composto por uma membrana líquida de impermeabilização elástica com fibras, pronta a aplicar. A solução detém uma elevada capacidade de reflexão solar e reduz a temperatura superficial, sendo ainda possível revestir com cerâmica. O produto está disponível nas cores branco refletor, cinza e telha. As embalagens destes dois produtos, de 15 kg e 20 kg, respetivamente, são em plástico reciclado.

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“Os Dias da Madeira” em análise no 7º congresso da AIMMP

Encontro acontece nos dias 14 e 15 de Julho, em Braga e irá permitir debater assuntos como perspectivas de crescimento e apoios, o marketing e as novas tendências de mercado, o financiamento, entre outros

A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) anuncia o 7º congresso da indústria da Madeira e Mobiliário para os dias 14 e 15 de Julho, em Braga.

Sob o tema “Os dias da madeira”, o encontro irá permitir ao sector debater assuntos tão relevantes como: As perspectivas de Crescimento e Apoios para Portugal: a Indústria 4.0 e seu desenvolvimento; O Marketing ao serviço das novas tendências de mercado; O financiamento às empresas do sector; A gestão do talento e a atractividade do sector; e o Desenvolvimento e Protecção da Floresta e combate à escassez de matéria-prima.

“A fileira da madeira e mobiliário reforçou as exportações em 1,6 milhões de euros face a 2019 e tem como objectivo reforçar a presença no Médio Oriente, nos próximos cinco anos”, garante o Presidente da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP). Recorde-se que este sector registou vendas recorde ao exterior de 2587 milhões de euros.

A abertura e boas-vindas será realizada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e caberá a João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza, o encerramento da iniciativa. O programa inclui, ainda, uma visita técnica para os participantes ao novo projecto de construção off-site do Grupo Casais “BLUFAB”, no dia 15 de Julho.

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Eaton introduz “Building as a Grid” para potenciar a transição energética

A abordagem ” Buildings as a Grid” baseia-se no conceito conhecido como acoplamento sectorial, Num edifício comercial, por exemplo, esta abordagem exigiria a combinação de um sistema de armazenamento de energia com a produção no local e serviços de carregamento de veículos eléctricos

Numa altura em que as tensões geopolíticas estão a ter um grande impacto nos mercados energéticos em todo o mundo, muitos países estão a mudar dos combustíveis fósseis para fontes de energia menos intensivas em carbono, em conformidade com o Acordo de Paris.

De acordo com o relatório da McKinsey, Climate risk and the opportunity for Real Estate, o imobiliário gera aproximadamente 39% das emissões totais do mundo. Destes, 11% são produzidos durante o fabrico dos materiais utilizados, enquanto os restantes são emitidos pelos próprios edifícios e pela geração da energia que estes necessitam.

A Eaton, especialista em gestão de energia, apresenta a sua abordagem “Buildings as a Grid” que, na sua essência, permite que os edifícios comerciais actuem como hubs de energia, ao satisfazer as suas próprias necessidades energéticas ao mesmo tempo que apoiam as das cidades nas mesmas redes, avançando para a descentralização da indústria energética.

“Nos próximos anos veremos uma tendência para a descentralização energética, o que significará um maior envolvimento dos utilizadores na produção e gestão da energia. A grande diferença em relação ao passado é que será energia com baixo teor de carbono, na sua maioria proveniente de fontes renováveis. Por ser um recurso volátil, a sua gestão torna-se essencial e tanto o utilizador como a rede necessitarão de flexibilidade. Neste contexto, os veículos eléctricos desempenharão um papel fundamental na gestão energética dos edifícios, uma vez que, além de consumirem energia, as suas baterias poderão armazená-la e devolvê-la à rede”, explica José Antonio Afonso, chefe do segmento Commercial Building da Eaton Iberia.

A abordagem ” Buildings as a Grid” baseia-se no conceito conhecido como acoplamento sectorial, que procura uma utilização mais eficiente da energia, especialmente das energias renováveis, através do acoplamento do consumo com a produção. Num edifício comercial, esta abordagem exigiria a combinação de um sistema de armazenamento de energia com a produção no local e serviços de carregamento de veículos eléctricos.

“Com esta abordagem estaríamos a caminhar para a descarbonização de uma forma significativa, uma vez que se consome menos energia da rede e se utiliza mais energia de carbono zero da geração no local, o que também significa uma maior resiliência à escassez de energia e às flutuações de preços”, esclarece José Antonio Afonso.

Este caminho, definido por “Buildings as a Grid”, permite transformar um edifício num centro energético seguindo os requisitos do novo paradigma energético, gerir melhor a infraestrutura elétrica existente e prepará-la para as necessidades energéticas futuras.  Em suma, uma abordagem concebida para desenvolver sistemas energéticos flexíveis, acelerar a descarbonização, reduzir os custos energéticos e criar novas fontes de receitas.

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ADENE marca presença no Africa Energy Forum 2022

“É urgente unir esforços e tornar a União Europeia e o continente africano zonas livres da dependência dos combustíveis fósseis da Rússia, e esse objectivo só pode ser alcançado trabalhando em conjunto”, afirmou Nelson Lage, Nelson Lage, presidente da ADENE e da EnR

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A importância da colaboração entre a União Europeia e o continente africano, as potencialidades destes países e aspectos-chave fundamentais para a descarbonização foram os temas abordados na mesa-redonda no African Energy Forum 2022 e na qual a ADENE esteve presente.

“No caminho do crescimento energético sustentável, que permitirá atingir a meta de zero emissões até 2050, não podemos deixar ninguém para trás, e temos a responsabilidade e a obrigação de manter viva a ambição do Acordo de Paris e de olhar para a COP27 com maior interesse e compromisso em agir”, referiu Nelson Lage, presidente da ADENE e da EnR para o ano de 2022, por ocasião da sessão de abertura, sobre o relacionamento da UE e África.

“Mais do que nunca, é urgente unir esforços e tornar a União Europeia e o continente africano zonas livres da dependência dos combustíveis fósseis da Rússia, e esse objectivo só pode ser alcançado trabalhando em conjunto em defesa de energias limpas, fiáveis e mais baratas”, acrescentou.

Também Carlos Zorrinho, presidente da Delegação do Parlamento Europeu para a Assembleia Parlamentar Paritária ACP-EU, presente na cerimónia de encerramento, focou a sua intervenção no papel de África nos desafios a transição energética, resumindo o posicionamento do continente africano na mudança de paradigma no sector energético, considerou que, “no futuro, África poderá ser um dos maiores beneficiários da transição para as energias limpas”.

Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia destacou que “o investimento em energias renováveis é a forma mais sustentável e barata de assegurar o acesso à energia por todos os que têm as tecnologias necessárias”.  No entanto, importa acelerar a passagem da assinatura de acordos de colaboração para a assinatura de contratos de investimento e passar de projectos piloto para projectos transformativos.

Desenvolver as energias renováveis no continente africano é não só importante para África, como para a Europa e, como tal, é preciso assegurar a ligação entre as prioridades da União Europeia e de África, pois “necessitamos uns dos outros” para a transição energética. “Precisamos de ser mais concretos e pragmáticos pois os investimentos nos países africanos devem corresponder a oportunidades e interesses específicos de cada país. No entanto se, por exemplo, não abraçarmos as oportunidades que o hidrogénio ou as renováveis permitem, isto é, se não investirmos já, perdemos o momento pois outros países do mundo estão já a avançar muito rapidamente”, ressalva.

Entre as intervenções dos representantes dos treze países africanos presentes, referindo as estratégias, as políticas e investimentos em curso ou planeadas, destacam-se São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo e Mauritânia. Por um lado, São Tomé e Príncipe, um país de emissões zero, apelou à solidariedade europeia, dada a vulnerabilidade dos pequenos estados insulares, os desafios que enfrentam no combate às alterações climáticas e as dificuldades na atracção de investimento em economias de pequena dimensão.

Por parte dos representantes das instituições financeiras, foi destacada a responsabilidade colectiva e a necessidade de abordar toda a cadeia de valor do abastecimento energético e a importância das redes para o escoamento da energia produzida a partir de fontes renováveis de energia. Para criar condições para a transição energética, o capital público permitirá o investimento em redes ou novas tecnologias energéticas, bem como o alavancar do capital privado. Apenas uma transição justa, sem vencedores ou vencidos, permitirá atingir os objectivos, explorando todo o tipo de fornecedores e fomentando a resiliência e a autonomia dos investimentos. A Comissão Europeia deu nota dos fundos disponíveis para melhorar a concepção dos projectos de investimento, num total de 3.5 biliões euros dos próximos cinco anos.

Vários intervenientes referiram, ainda, a importância de um esforço colaborativo para não considerar África como um continente pobre do ponto de vista da sustentabilidade. Não existe correlacção entre a pobreza energética que caracteriza a África actualmente e qualquer tipo de actuação pobre.

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Hikvision transforma coworking em Barcelona em smart building

O projecto, liderado pelo integrador Onsecur, inclui quatro áreas: controlo de acesso, videovigilância, detecção de intrusos e contagem de pessoas

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A Hikvision, fornecedora líder de soluções AIoT e serviços de Big Data focados em segurança, forneceu a tecnologia para equipar o L’Illa & Co. Business Coworking, tornando-o um do smais avançados da Espanha. O equipamento de vídeo inteligente da Hikvision permitiu desenvolver quatro novos sistemas perfeitamente integrados: controlo de acesso, videovigilância, sistema anti-intrusão e contagem de pessoas. Os projectos de desenvolvimento foram dirigidos pela integradora Onsecur.

Deste forma, os terminais de controlo de acesso permitem o acesso de usuários autorizados, tanto ao coworking quanto a cada uma das salas. Estes dispositivos possuem reconhecimento facial, com tecnologia própria da Hikvision, leitor de cartão e leitor de QR code. E, além disso, possuem intercomunicadores para falar com a recepção.
O sistema de Videovigilânciaé é usado no interior de uma área. Para respeitar a privacidade dos inquilinos, está focado nas áreas comuns como os corredores e a recepção, mas não invadem os espaços privados dos clientes do coworking.

O recinto tem um sistema de detecção de intrusão, que reforça a segurança quando os escritórios estão fechados, mas sem limitar a possibilidade de acesso por um utilizador autorizado. Para além disso, o sistema oferece dados e análises sobre ocupação, horários e dias de maior afluência, salas com maior utilização, etc. Esta informação permite aos gestores de coworking optimizar pessoal e recursos.

Todos os sistemas são controlados pela plataforma HikCentral, que oferece uma convergência real entre todos eles, pois permite gerir todos os sistemas a partir de uma única plataforma.

O espaço L’Illa & Co. Business Coworking é um recinto de mais de 1000 metros quadrados, no centro financeiro de Barcelona (Avenida Diagonal). Abriu no início de 2022 e é um dos espaços de coworking mais avançados e inovadores daquele país. “A filosofia deste espaço —explica Óscar González, gerente de coworking— obedece a dois pilares básicos: um é a flexibilidade e o outro é a comunidade.” “O desafio era criar um espaço seguro, mas ao mesmo tempo flexível e confortável. E, para isso, era uma garantia ter a Hikvision, o fabricante número um do mundo”, explicou Casilda Díaz de Bustamante, directora de comunicação da Onsecur, empresa responsável pela instalação de todos os dispositivos de segurança. Por sua vez, Ada Fernández, Area Sales Manager da Hikvision, destacou o trabalho realizado pela Onsecur apostando no vídeo inteligente no coworking: “Este projecto responde ao conceito de smart building, algo que veremos cada vez mais em todos os tipos de instalações”, reforça.

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Soudal apresenta nova gama T-REX Flex

A Soudal lança uma nova gama completa de T-Rex Flex, um selante e vedante extremamente flexível e resistente aos fungos, que pode ser aplicado a todo o tipo de materiais e superfícies húmidas, passível de ser pintado

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A Soudal lança uma nova gama completa de T-Rex Flex. A marca T-Rex reconhecida pelos produtos com desempenho superior e pela confiança nos resultados obtidos têm agora uma nova gama, a gama T-Rex Flex, uma gama de selantes que garante a mais elevada qualidade e segurança em aplicações sanitárias, cozinhas, juntas de revestimento ou pavimentos cerâmicos.

A Gama T-Rex Flex está disponível em sete cores – branco, preto, cinza, cinza betão, castanho, bege e transparente -, e três formatos, cartucho, tubo e press pack, sendo que nos dois últimos formatos não precisa de ferramentas adicionais para aplicação.

O T-Rex Flex é um selante e vedante extremamente flexível e resistente aos fungos, sendo apresentado pela empresa como “ideal para utilizar como selante em zonas húmidas susceptíveis de formação de manchas provocadas pelo ataque de bolores ou fungos. Ideal para a selagem elástica em todos os tipos de materiais, incluindo materiais sensíveis ao contacto com outros selantes como espelhos, pedras naturais e materiais sintéticos”, destaca.

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Schneider Electric lança Programa Global de Reconhecimento de Parceiros

O Schneider Electric Sustainability Impact Awards visa “reconhecer o papel fundamental que os parceiros da empresa desempenham na criação de um mundo eléctrico mais resiliente e sustentável”. As candidaturas serão oficialmente aceites a partir de sexta-feira, dia 1 de Julho e terminam a 25 de Novembro de 2022

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A Schneider Electric lançou a primeira iniciativa do programa Partnering for Sustainability. O Schneider Electric Sustainability Impact Awards visa “reconhecer o papel fundamental que os parceiros da empresa desempenham na criação de um mundo eléctrico mais resiliente e sustentável”. As candidaturas serão oficialmente aceites a partir de sexta-feira, dia 1 de Julho e terminam a 25 de Novembro de 2022. Todas as nomeações e candidaturas serão pré-seleccionadas para os Prémios Regionais, antes de se avançar para o Prémio Global. O vencedor final será anunciado em Janeiro de 2023.

“Estamos todos na mesma missão – acelerar o caminho para as emissões líquidas zero. Na Schneider Electric queremos reconhecer quem está a implementar mudanças positivas nas suas operações corporativas. Os parceiros que se distinguem neste aspecto estabelecem um precedente para outros seguirem,” comentou Rohan Kelkar, Executive vice president of Power Products da Schneider Electric.

O programa Partnering for Sustainability é uma extensão das iniciativas da Schneider Electric para capacitar o seu vasto ecossistema de parceiros a avançar em direcção a um futuro mais sustentável. O projecto inclui educação e formação abrangentes, um portefólio de produtos simplificado, um ecossistema de suporte aberto e colaborativo e acesso a conhecimentos e recursos sobre transformação digital. Concebido para ajudar os parceiros a tornar-se mais sustentáveis nas suas próprias práticas e a apoiarem os seus clientes no caminho para as emissões líquidas zero, o programa oferece quatro passos fáceis que os parceiros podem seguir para preparar as suas empresas para o futuro.

O Programa vai distinguir os parceiros em duas categorias, nomeadamente, Sustainability: Impact for my company (Sustentabilidade: Impacto para a minha empresa), para parceiros que demonstram liderança em sustentabilidade na descarbonização das suas operações e Sustainability and Efficiency: Impact for customers (Sustentabilidade e Eficiência: Impacto para os clientes), para parceiros que demonstram liderança em sustentabilidade ao ajudar os clientes a atingir os seus objetivos de descarbonização.

As inscrições serão avaliadas, considerando como os parceiros estão a tirar partido de soluções digitais de energia e de automação para electrificar as operações, reduzir o abastecimento de energia, aumentar a eficiência operacional e incorporar a circularidade ao longo da cadeia de valor.

Os prémios estão abertos a todas as organizações em todo o Mundo que trabalham com a Schneider Electric para possibilitar a eficiência e a sustentabilidade.

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Architect Your Home dá masterclass em Inglaterra

O Architect Your Home (AYH), marcou presença no Homebuilding and Renovating Show em Surrey (Inglaterra), com um stand próprio e como orador nas masterclasses do evento

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O Home Building and Renovation Show é um evento de destaque para arquitectos, decoradores e fornecedores da área da construção, que visa dar a conhecer as boas práticas do sector, ideias inovadoras e tendências da arquitectura, decoração e reabilitação.

Mariana Morgado Pedroso, Diretora Geral do AYH em Portugal e “Expert Advisor” do evento, conduziu a Masterclass: Interior Design Inspiration for the Ultimate Master Bedroom. “É um prazer voltar a este evento, após este intervalo devido à pandemia. Demos o nosso contributo para apresentar as tendências na área dos interiores em 2022, focando na questão da master suite. E é também muito interessante ver a dinâmica do mercado britânico, tão activo na área da reabilitação residencial e com um público interessado e participativo nestes eventos”, sublinhou Maria Morgado Pedroso.

Em cada edição o evento recebe milhares de participantes, de todo o mundo, entre marcas e profissionais, todos sob o mesmo tecto, disponíveis para aconselhamento personalizado e individualizado, que pode ir desde os materiais a usar até à gestão de orçamentos. Durante os dois dias do evento, foram promovidos múltiplos seminários, todos dirigidos por profissionais experientes, que têm sempre sala cheia e muita interacção com o público.

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Laskasas decora Praia do Canal Nature Resort

A Laskasas foi responsável pela decoração do Praia do Canal Nature Resort, uma nova unidade hoteleira localizada na Costa Vicentina

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Localizado no coração da Costa Vicentina, o Praia do Canal Nature Resort disponibiliza mais de 50 quartos e espaços comuns, que reflectem a natureza no seu estado mais puro, com cores quentes que atravessam todo o ano. O minimal design marca cada um dos recantos do hotel, onde cada peça foi pensada, ao pormenor, para o local onde se encontra, marcando a diferente não só pelo seu desenho, mas pelos diferentes materiais utilizados como as madeiras e as suas diferentes texturas.

“A principal preocupação foi a criação de um espaço onde a natureza serve de inspiração e é, simultaneamente, parte integrante de toda a decoração. Era importante que o hotel integrasse todos os elementos. Todo o projecto foi pensado para que o conforto e a elegância estivessem presentes, não apenas nos meses mais quentes, mas durante todo o ano”, refere Constança de Castro Fernandes, arquitecta responsável do projecto.

Celso Lascasas, CEO do grupo Laskasas, afirma que “sermos convidados para fazer parte de um projecto português é, para nós, enquanto empresa totalmente nacional, um orgulho. Trata-se não só de impulsionar outros negócios, mas sobretudo projectos que têm em si um conjunto de características incontornáveis para vingar no mercado. O Praia do Canal Nature Resort é um cartão de boas-vindas para uma das zonas mais bonitas de Portugal, permitindo a todos aqueles que o visitem descobrir um novo recanto a cada dia, seja através do nosso mobiliário e do seu conforto, como dos diferentes espaços do hotel”.

O Praia do Canal Nature Resort integra 25 quartos deluxe, 25 junior suites, 1 junior suite com rooftop, 2 suites familiares e uma grand suite – todas elas equipadas com varandas, terraços ou até áreas de jardim privadas. Há ainda dois restaurantes – o Azeitona e Zimbro – onde se podem degustar algumas das iguarias tradicionais da cozinha alentejana reinventadas, e um bar – Medronho – perfeito para um cocktail ao final da tarde acompanhado de um pôr-do-sol inesquecível.

O Esteva Spa & Fitness Room oferece ainda um conjunto de tratamentos corporais e faciais, com produtos naturais da região. Um conjunto de experiências, como picnics, lições de cozinha com o Chef do restaurante ou até aulas de surf nas eternas praias da Costa Alentejana podem ser igualmente solicitadas pelos hóspedes.

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Simon 270 obtém a certificação Cradle to Cradle e ganha um Product Design IF Award

O lançamento mais recente da Simon, tanto a série quanto a sua respectiva embalagem, ambas recebem o certificado Cradle to Cradle no nível bronze. A sua simplicidade, acessibilidade e sensibilidade, valeram-lhe um IF Award na categoria Building Technology

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A certificação Cradle to Cradle concedida pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute, representa a verificação independente da sustentabilidade da série Simon 270 em 5 categorias críticas: a Saúde dos materiais utilizados, a Circularidade da série, Ar limpo e protecção do clima, Utilização da água e do solo, bem como Justiça social.

Este certificado reconhece as opções a branco e preto da série, incluindo os espelhos, o mecanismo e a tomada disponíveis de 1 a 5 módulos, e também se estende à nova proposta de embalagem sustentável da Simon, que se baseia na oferta de uma solução realista, que destaque o material e, em última análise, uma embalagem mais honesta com o produto e a sustentabilidade.

O Cradle to Cradle pretende ser um guia para transformar o compromisso com a sustentabilidade em ‘acção’, pois oferece um quadro de referência das melhores práticas a seguir na concepção e fabrico de produtos, para além de fomentar a colaboração e a inovação em toda a cadeia de valor. Tudo isto, para que os produtos criados possibilitem um amanhã saudável, igualitário e sustentável.

Por outro lado, a série Simon 270 foi premiada na categoria Building Technology com um IF Award pelo IF International Forum Design. Esta série, que foi concebida com o lema “Para melhorar, simplifica” traz consigo todo um conceito em relação à importância de chegar ao essencial, retirando o acessório e preservando apenas o essencial, permitindo a simplificação das instalações para “democratizar” a tecnologia.
Simplificar também significa minimizar o impacto sobre o ambiente. É por isso que o plástico foi eliminado de todas as embalagens da colecção Simon 270. Pela primeira vez, são impressas com menos tintas, uma vez que apresenta pequenos detalhes em azul, evitando, assim, uma impressão monocromática total. Além disso, são fabricadas com materiais 100% reciclados. Um novo conceito, mais simplificado e que respeita o planeta que mereceu já, na edição anterior, um IF Design Award na categoria de embalagens.

O design desta série apresenta duas estéticas: a Mínima, com uma tecla estreita e essência minimalista; e a Icon, com uma tecla larga tradicional. Os interruptores desta série, com um design neutro e discreto, são 100% accionáveis, o que significa que voltam sempre à sua posição original, garantindo, assim, uma total harmonia. Contam com uma tecla elegante de superfície lisa, que procura a mínima intrusão e a máxima funcionalidade, e que se integra perfeitamente com o espelho da parede. Além disso, as suas tomadas Clean Schuko foram completamente reinventadas, incorporando uma superfície plana nivelada com a parede que permite a sua total integração e que se mantém sempre limpa.

O reconhecimento do design desta série também se deve à gama cromática que oferece e à selecção de 8 acabamentos, concebidos para se adequarem a qualquer estilo. Integra-se perfeitamente com todos os tipos de materiais, mobiliário e complementos decorativos. O design da série Simon 270 não se presta apenas a oferecer soluções estéticas, mas trata-se também de uma série de conectores em que os mecanismos incorporam tecnologia Wi-Fi para digitalizar qualquer casa sem instalação adicional.

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Os custos energéticos e a descarbonização da indústria em destaque no Ceramic Tech Days

Evento promovido pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) acontece nos próximos dias 6 e 7 de julho, no Your Hotel & Spa, em Alcobaça

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O Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) promove, nos próximos dias 6 e 7 de Julho, no Your Hotel & Spa, em Alcobaça, a primeira edição do Ceramic Tech Days. Um evento que terá como foco temas que condicionam a recuperação e crescimento da indústria do sector, tais como “o aumento dos custos energéticos em contexto de descarbonização e a escassez de matérias-primas e recursos humanos”.

Entre os oradores destaca-se a presença de Isabel Apolinário, directora de Tarifas e Preços de Energia da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que apresentará o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, que promove pela primeira vez, além das medidas de eficiência no consumo de electricidade, também medidas de gás natural, num contexto de um sistema energético integrado, que contribuirá para as metas definidas no Plano Nacional de Energia e Clima 2020-2030 (PNEC 2030), o principal instrumento de política energética e climática para a década 2021-2030.

O Ceramic Tech Days integra ainda durante os dois dias, uma Mostra de Tecnologia que pretende apresentar e dar a conhecer as inovações tecnológicas e as tendências de novos modelos de fabrico, automação, decoração de peças cerâmicas ou caracterização de materiais. Haverá também um espaço dedicado a projectos de I&D em produtos ou processos cerâmicos e a promoção de ecossistemas empreendedores na inovação e criação de valor na indústria.

Jorge Marques dos Santos, presidente do Conselho de Administração do CTCV, destaca a importância do evento “num período marcado por uma profunda crise económica e pela aceleração de tendências que irá determinar aquilo que será a retoma económica, as empresas do sector da cerâmica continuam a mostrar a sua resiliência, capacidade de adaptação e reinvenção”, refere.

O Ceramic Tech Days conta com o apoio da APICER, da Câmara Municipal de Alcobaça e de vários parceiros tecnológicos.

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