
CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
O local escolhido para o encontro foi o nordeste da Espanha, onde fica a seda da HIMESA, parceiro de Assistência Técnica Oficial da Epiroc e principal colaborador na realização da conversão. A Epiroc e a HIMESA trabalham em colaboração há vários anos e, fruto do deste percurso, da experiência adquirida e da sincronia entre ambas as empresas, foi possível concretizar este importante projecto que dará origem a futuras colaborações para realizar mais conversões de diesel para equipamentos movidos a bateria.
O encontro incluiu uma visita às instalações da HIMESA, onde os participantes puderam conhecer a organização da oficina e os benefícios que eles têm ao realizar as conversões. Um enclave privilegiado localizado entre a natureza que serviu de cenário para a demonstração do equipamento.
Este encontro incluiu uma apresentação por parte das deferentes partes envolvidas no projecto que tornou possível a conversão de equipamentos diesel para eléctricos. Jaime Huidobro, gerente geral da Epiroc Iberia, falou sobre as metas de emissão zero da empresa e, por sua vez, Cemre Akalin, product and sales support lead electrified solutions na Epiroc Underground and Parts and Service, explicou a magnitude do projecto do ponto de vista internacional e os benefícios que a conversão de equipamentos subterrâneos para eléctricos trará. Claudia Hortelano, especialista de produto na Epiroc Iberia e Jose Antonio Ciudad, vice-presidente regional de operações da Epiroc para a Europa, África e Oriente Médio, encerraram a palestra, partilhando mais informação sobre a conversão da ST1030 fornecendo detalhes técnicos e discutindo os objectivos futuros para a Divisão de Parts and Service da Epiroc, que incluirá a conversões de novos modelos.
“Após um ano de trabalho, estamos muito orgulhosos de apresentar a pá convertida. O projecto foi realizado por profissionais de diferentes países espalhados por três continentes, com tudo o que isso implica. Durante a reconversão, modificamos o chassi da máquina para abrigar a bateria e a transmissão, e vários componentes do equipamento diesel foram substituídos. Além disso, obtivemos a certificação CE para o equipamento, garantindo assim este primeiro protótipo de uma ST1030 convertida de diesel para eléctrico”, detalhou Claudia Hortelano.
O evento permitiu aos presentes partilharem a sua opinião sobre este projecto de conversão, que marcam o um momento de mudança na indústria mineira em que a aposta em equipamentos sustentáveis será uma realidade cada vez mais maior.