Edição digital
Assine já
    PUB
    Empresas

    Schneider Electric apresenta TransferPacT

    A nova geração de inversores de rede automáticos que garante a continuidade de fornecimento de energia em infraestruturas críticas como hospitais, aeroportos, Data Centers, e indústria

    CONSTRUIR
    Empresas

    Schneider Electric apresenta TransferPacT

    A nova geração de inversores de rede automáticos que garante a continuidade de fornecimento de energia em infraestruturas críticas como hospitais, aeroportos, Data Centers, e indústria

    CONSTRUIR
    Sobre o autor
    CONSTRUIR
    Artigos relacionados
    ERSE aprova Cleanwatts Living Lab
    Empresas
    CBRE e VdA lançam 8ª edição do ‘The Property Handbook’
    Imobiliário
    UCI Portugal tem nova sede
    Imobiliário
    Nhood Portugal finalista dos Iberian Property Awards
    Imobiliário
    Vila Galé investe 15 M€ no primeiro hotel nos Açores
    Imobiliário
    NTT DATA reforça investimento em Braga
    Imobiliário
    MDS Finance e iad estabelecem parceria
    Empresas
    Construção e eléctricos ‘dominam’ certificação
    Empresas
    Construção: Crescimento menos acentuado do PIB no segundo trimestre
    Construção
    a importância de mão-de-obra qualificada na construção civil
    ISQ com contrato de 16M€ no projecto internacional que quer replicar a energia do Sol
    Engenharia

    A Schneider Electric, lançou a gama TransferPacT™ a última geração de inversores de rede automáticos, inteligentes, de alta velocidade, compactos e modulares, que asseguram um fornecimento de energia fiável, escalável e robusto através da fonte de reserva.

    Num momento em que as nossas vidas são cada vez mais digitais e eléctricas, os edifícios, as instalações críticas e a infraestrutura dependem mais do que nunca de energia fiável e contínua, que suporte e possibilite a conectividade e a gestão de alto desempenho das fontes de energia de reserva. Com a nova geração TransferPacT, a Schneider Electric reforça ainda mais o seu compromisso de maximizar o tempo de actividade e melhorar a segurança, a fiabilidade e a conectividade para os profissionais do sector.

    PUB

    “A electricidade é o combustível da actividade económica. Poucas operações conseguem suportar o custo social e o impacto financeiro de um apagão,” comentou Rohan Kelkar, executive vice president, Power Products Global Business da Schneider Electric. “Os Data Centers perdem um milhão de dólares por hora sempre que há um corte de energia. Para os hospitais, o acesso a uma fonte de energia de reserva fiável é algo simplesmente não negociável. É por isto que estamos empenhados em capacitar os nossos parceiros com as estratégias, soluções e serviços necessários para que consigam sustentabilidade e eficiência energética à escala, dando-lhes ao mesmo tempo o controlo total sobre a segurança e fiabilidade das operações críticas, com a capacidade de detectar e resolver falhas instantaneamente”.

    A família de produtos TransferPacT conta com duas gamas diferentes: TransferPacT Automatic, que permite uma configuração rápida e apresenta uma interface de fácil visualização; e o TransferPacT Active Automatic, que oferece uma funcionalidade mais completa e a opção de expansão para um HMI externo. Desta forma, os utilizadores dispõem da escalabilidade e flexibilidade necessárias para ampliar a operação do inversor de rede, simplesmente adicionando módulos à medida que necessitam de mais funções. As actualizações podem ser programadas sem interrupção do abastecimento, graças a um conjunto único de vantagens e características.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Artigos relacionados
    PUB
    Empresas

    ERSE aprova Cleanwatts Living Lab

    O Cleanwatts Living Lab consiste num laboratório vivo de inovação, que conecta pessoas e tecnologia, e que será desenvolvido em todo o território nacional e agregará cinco CER, em Coimbra, Condeixa-a-Nova e Anadia

    CONSTRUIR

    A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) atribuiu a classificação de projecto-piloto, no âmbito de projectos de autoconsumo e de comunidades de energia renovável (CER), ao Cleanwatts Living Lab, que passa a ser um dos seis aprovados por esta entidade e em curso em Portugal.

    O Cleanwatts Living Lab consiste num laboratório vivo de inovação, que conecta pessoas e tecnologia, em concreto os colaboradores e as soluções tecnológicas da empresa e dos seus parceiros estratégicos. O objectivo passa por “estimular a criatividade e participação activa dos colaboradores na validação e desenvolvimento de novas soluções e serviços no âmbito das CER tendo a perspectiva do utilizador final”. Por outro lado, pretende-se, também, contribuir para a “inovação do quadro regulatório e regulamentar nacional no âmbito da transição energética descentralizada, digitalizada e democratizada, com o utilizador final no centro da acção”.

    O Cleanwatts Living Lab será desenvolvido em todo o território nacional e agregará cinco CER, em Coimbra, Condeixa-a-Nova e Anadia. As CER serão compostas por sistemas de produção (fotovoltaica), soluções de armazenamento, com baterias estáticas e móveis (neste caso, recorrendo ao uso de veículos eléctricos), equipamentos de consumo flexíveis, sistemas de controlo de carga (como o uso de carregadores inteligentes de veículos eléctricos com bidireccionalidade, em que os diversos activos energéticos serão geridos pelo Cleanwatts Operationg System para a optimização energética.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    MDS Finance e iad estabelecem parceria

    Com esta parceria os clientes da iad poderão beneficiar da oferta dos serviços da MDS Finance na gestão das suas carteiras de seguros e sinistros

    CONSTRUIR

    A MDS Finance, especializada em consultoria de seguros para os mercados imobiliário e financeiro, e a iad, rede multinacional de consultores imobiliários independentes, estabeleceram uma parceria com o objectivo de disponibilizar soluções de seguros a consultores e clientes da iad. 

    No âmbito desta parceria, a MDS Finance irá disponibilizar aos clientes e consultores da iad o acesso a soluções de seguros no âmbito de acidentes de trabalho, vida, automóvel e multirriscos.

    “Os clientes da iad que venham a optar pelas nossas soluções integradas de consultoria de seguros irão beneficiar da oferta dos serviços da MDS Finance na gestão das suas carteiras de seguros e sinistros, bem como de uma equipa de especialistas dedicados ao aconselhamento das soluções que melhor se adequam às necessidades de cada um”, refere Rui Esclapes dos Santos, responsável da MDS Finance.

    Por sua vez, Alfredo Valente, ce da iad Portugal, afirma que “aumentar, em quantidade e qualidade, as soluções que proporcionamos aos nossos clientes, complementares com a mediação imobiliária, o nosso core business, é uma prioridade para a iad. Nesse sentido, contar com um parceiro com a credibilidade da MDS Finance é uma mais-valia significativa e que, seguramente, contribuirá para a nossa afirmação como um player incontornável no panorama da mediação imobiliária em Portugal”.

    Com o estabelecimento desta parceria, a rede de perto de 1000 consultores da iad em Portugal irá beneficiar do know-how e do suporte da MDS Finance no desenho de soluções de protecção direccionadas ao perfil dos seus clientes, proporcionando aos seus parceiros novas oportunidades de negócio com a oferta de produtos complementares à sua actividade.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Construção e eléctricos ‘dominam’ certificação

    Sectores da construção e eléctrico continuam a destacar-se na certificação com Marcação CE, registando, também, um maior número no âmbito do CB – Scheme destinados à exportação, num semestre em que o impacto da guerra na Ucrânia e a crise energética teve impacto na actividade da associação

    CONSTRUIR

    A certificação de produtos, conjugada com a Marcação CE, continua a representar mais de 70% do volume de facturação, sendo que, destes, cerca de 90% referem-se aos produtos de construção e eléctricos, totalizando, este ano, 200 e 70 produtos certificados, respectivamente.

    Embora não tenha havido lugar a certificação de novos tipos de produtos há a salientar a extensão de âmbitos para clientes actuais, com relevo para o sector eléctrico com a emissão e novos certificados no âmbito do CB – Scheme destinados à exportação. Neste caso, também os sectores da construção e eléctrico estão em destaque, com 43 e 10 certificações, respectivamente. Sendo de salientar, ainda, que a Associação Para a Certificação (CERTIF) registou um crescimento na opção dos esquemas de certificação nos sectores já referidos. Entre 2021 e 2023, verificaram-se mais cinco certificações no sector da construção.

    Guerra e crise energética impacta actividade

    A CERTIF viu a sua actividade impactada, no primeiro semestre de 2023, pelo quadro decorrente da guerra na Ucrânia e da crise energética, fortemente influenciado pela inflação. “A CERTIF sofreu, naturalmente, vários ajustes por parte de fornecedores, mas tentou fazer reflectir o mínimo possível esse efeito nos seus clientes”, afirmou Francisco Barroca, director-geral da associação.

    A actividade manteve-se dentro do planeado, com a fidelização total dos clientes e, suprindo a dificuldade em trazer clientes de novas áreas, com a extensão de âmbitos de clientes actuais. No entanto, “foram estabelecidos contactos com Cabo Verde e Angola onde existe a possibilidade de novos clientes”, ressalva.

    A actividade manteve-se dentro do planeado, com a fidelização total dos clientes e, suprindo a dificuldade em trazer clientes de novas áreas, com a extensão de âmbitos de clientes actuais. No entanto, foram estabelecidos contactos com Cabo Verde e Angola onde existe a possibilidade de novos clientes

    Certificação de serviços

    Houve lugar à emissão de 224 certificados para empresas que trabalham com gases e fluorados, sendo 93 relativos a novos clientes e 131 de renovação, elevando para mais de 1660 o número de certificados válidos.

    No esquema FER – Fim do Estatuto de Resíduo estão válidos 18 certificados, permitindo a valorização dos respectivos produtos.

    Certificação de sistemas de gestão

    Não sendo o core business da CERTIF esta certificação é interessante para os clientes que certificam conjuntamente os seus produtos ou serviços, pela redução e custos que envolve. Estão em vigor 150 certificações.

    Certificação de pessoas

    A certificação de pessoas resulta de uma parceria com a ADENE, na área das energias renováveis e eficiência energética, e outra com o CTCV, para auditores de sistemas de gestão da qualidade e ambiente.

    No final do semestre estavam certificados 69 técnicos em áreas como auditoria, instalação e projectista.

    Marcação CE

    Enquanto Organismo Notificado (ON) para o Regulamento dos Produtos de Construção (RPC), e tendo em conta o âmbito da sua notificação, a CERTIF é o único organismo nacional com condições para oferecer, em muitas normas, esse serviço aos seus clientes que, de outra forma, teriam de recorrer a organismos noutros países europeus.

    Tendo em conta a divergência entre a Comissão Europeia e o CEN não foram, nos últimos anos, publicadas normas harmonizadas para os produtos de construção, pelo que só foram emitidos novos certificados para as normas existentes, num total de 42.

    O número de clientes estrangeiros na Marcação CE tem vindo a crescer, existindo clientes na Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Chipre, Dinamarca, Espanha, EUA, Grécia, Itália, Irão, Iraque, Reino Unido, República Checa e Suíça.

    A CERTIF manteve a Coordenação do Grupo de Organismos Notificados Nacionais no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção e é o representante de Portugal no Advisory Group Europeu dos ON para o CPR.

    A CERTIF é, também, a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação que, com a sua bolsa de verificadores, actua no âmbito do Sistema DAP Habitat. Actualmente, estão em fase de verificação 14 novas DAP para vários produtos, estando esta procura muito ligada a novas exigências de mercado.

    No final do semestre o Instituto Português de Qualidade (IPQ), em colaboração com o IPAC, organizou uma sessão comemorativa dos 40 anos do SPQ, tendo sido atribuída à CERTIF uma distinção pelo seu papel na manutenção da certificação regulamentar de produtos.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos

    IDEA Spaces – São Sebastião

    Empresas

    IDEA Spaces celebra o Dia Internacional do Cowork

    Para o efeito, cada uma das quatro localizações IDEA Spaces – Parque das Nações, Palácio Sotto Mayor, Saldanha e São Sebastião – terá 15 lugares gratuitos disponíveis para acolher novos coworkers durante o seu dia de trabalho

    CONSTRUIR

    Em celebração do Dia Internacional do Cowork, a rede de espaços de cowork IDEA Spaces, com o apoio da 351 Associação Portuguesa de Startups e da Lisbon Unicorn Capital, estão a oferecer passes diários para coworking gratuito nas localizações IDEA Spaces. As inscrições abrem esta segunda-feira, dia 7 de Agosto, na plataforma “Coworking Thurdays”.

    No dia 10 de Agosto, esta quinta-feira, cada uma das quatro localizações IDEA Spaces – Parque das Nações, Palácio Sotto Mayor, Saldanha e São Sebastião – terá 15 lugares gratuitos disponíveis para acolher novos coworkers durante o seu dia de trabalho.

    A iniciativa reserva, ainda, um ponto de encontro no rooftop exclusivo do IDEA São Sebastião para um momento de networking e celebração com todos os inscritos, que conta com o apoio da Bridge In.

    “Para os maiores entusiastas do coworking e para os que ainda não conhecem os espaços IDEA ou o funcionamento de um cowork, o objectivo é celebrar e dar a conhecer os valores base da colaboração e empatia do cowork, da única forma possível: experienciando na primeira pessoa”, comenta Vanessa Nunes, marketing manager do IDEA Spaces.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    STET Florestal marca presença na Agroglobal

    O evento acontece no CNEMA, em Santarém, nos dias 5 a 7 de Setembro, no qual a empresa dará a conhecer a sua solução mais avançadas, com recurso às novas tecnologias, direccionadas para a floresta

    CONSTRUIR
    tagsSTET

    A STET Florestal assume o compromisso de desenvolver e disponibilizar soluções únicas e inovadoras, personalizadas e adaptadas especificamente às necessidades dos clientes, para equipamentos novos ou unidades já em operação. Neste sentido, a marca pretende marcar presença na feira agrícola Agroglobal, a acontecer no CNEMA, em Santarém, nos dias 5 a 7 de Setembro.

    Durante três dias, a marca terá a oportunidade de dar a “explorar e conhecer os equipamentos” da STET,  em resultado da estratégia da STET em oferecer as mais avançadas soluções, com recurso às novas tecnologias, direccionadas para a floresta, nomeadamente a miniescavadora hidráulica de rastos CAT 309, escavadora hidráulica CAT 323, retroescavadora CAT 432, miniescavadora CAT 305, Pronar MRW 85g, o gerador DE33EO e o destroçador STET Florestal.

    Além da exposição de equipamentos, é possível participar num concurso que permite aos participantes habilitarem-se a ganhar umas botas Caterpillar e também existirão várias dinâmicas com oferta de diversos brindes.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Dornbracht aposta em modelos “intemporais, duradouros e sustentáveis”

    “A longa vida útil das torneiras clássica da Dornbracht são a chave para um mundo mais ecologicamente sensível. Por isso, a nossa exigência passa por criar produtos de alta qualidade com o máximo tempo de vida possível que aliem a funcionalidade sofisticada a um design intemporal”, afirma Stefan Gesing, CEO da Dornbracht

    CONSTRUIR

    Designs que precedem o seu tempo, mas que, ainda assim, são intemporais. É desta forma que a Dornbracht se posiciona no mercado das torneiras. Mesmo décadas após o seu lançamento no mercado, a vida longa das suas torneiras tem por base uma estética que resiste às tendências efémeras, como explica Stefan Gesing, CEO da Dornbracht: “Os produtos com longa vida útil são a chave para um mundo mais ecologicamente sensível. Por isso, a nossa exigência passa por criar produtos de alta qualidade com o máximo tempo de vida possível que aliem a funcionalidade sofisticada a um design intemporal”.

    Para tal contribui, significativamente, o seu design, que mantém o apelo duradouro, transcendendo as tendências efémeras. “Ao invés do que se costuma pensar – os produtos de design não estão na moda no sentido propriamente dito. Para nós é importante conceber uma torneira de modo a torná-la duradoura graças à sua forma, características e qualidade. Muitos dos nossos designs continuam a ser produzidos na forma original ou com aperfeiçoamentos subtis há 20,30 anos. Esta durabilidade estética é o epítome da sustentabilidade”, afirma Michael Sieger, designer da Sieger Design e responsável pela criação de muitos dos modelos da Dornbracht.

    Com o objectivo de alcançar esta “durabilidade estética”, a Dornbracht e a Sieger Design recorrem a princípios de design definidos especificamente. Aqui as proporções equilibradas revelam-se tão substanciais quanto a elevada precisão. “Linhas claras e raios exactos caracterizam a forma dos produtos e os acabamentos de primeira classe e a máxima qualidade de produção no seu processamento. Além disso, distinguem-se pela individualidade e presença marcante que lhes conferem personalidade”, refere Michael Sieger.

    “Por exemplo, modelos como a Tara, Meta ou MEM mantêm a actualidade até hoje. A Tara marcou o design de torneiras continuamente com o reduzido formato arquetípico. E também a Meta, de concepção minimalista, que entra em cena de forma sempre diferente nos mais variados contextos, apresenta todas as características de um clássico do design”, reforça.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Mercado hoteleiro já representa 40% do negócio B2B da La Redoute

    “A crescente procura dos artigos La Redoute Intérieurs e AM.PM (as nossas marcas dedicadas ao mercado da casa) pelo mercado profissional é reflexo do nosso compromisso em estabelecer relações de confiança com os nossos clientes, através de uma oferta de produto esteticamente atractiva, original e com elevados padrões de qualidade”, afirma Paulo Pinto, ceo da La Redoute em Portugal

    CONSTRUIR

    O segmento B2B da La Redoute tem vindo a apresentar um crescimento elevado nos últimos anos com o mercado hoteleiro a representar 40%. Tal como em Portugal, também na casa mãe, em França, e outras filiais internacionais, regista-se igualmente um crescimento notório neste segmento “apesar de menos expressivo”. Também os gabinetes de arquitectura e de decoração, que desenvolvem projectos com artigos La Redoute para o sector hoteleiro, têm contribuído para este resultado.

    “A crescente procura dos artigos La Redoute Intérieurs e AM.PM (as nossas marcas dedicadas ao mercado da casa) pelo mercado profissional é reflexo do nosso compromisso em estabelecer relações de confiança com os nossos clientes, através de uma oferta de produto esteticamente atractiva, original e com elevados padrões de qualidade tanto pelas matérias seleccionadas como pelos procedimentos de produção utilizados, com o tema da sustentabilidade a ocupar um lugar central em todo o processo”, ressalva Paulo Pinto, ceo da La Redoute em Portugal.

    Mas afinal, quais são as tipologias de artigo que o cliente hoteleiro mais procura? A La Redoute caracteriza-se enquanto marca com uma abrangência de oferta de artigos elevada, sendo que o cliente hoteleiro não procura apenas a categoria dos têxteis. Muito pelo contrário, este segmento de cliente procura cadeirões, mesas-de-cabeceira, secretárias, cómodas, tapetes, mesas de apoio, iluminação, camas, mesas de refeição e cadeiras. Este é um cliente que procura design e qualidade sim, mas que não descura o factor sustentabilidade.

    Outro grande objectivo da marca é reforçar o seu posicionamento no campo da sustentabilidade. Actualmente, 94% dos artigos têxteis para a ‘Casa’ possuem o certificado OEKO-TEX Standard 100, uma etiqueta independente e internacional que controla o uso de substâncias nocivas nos produtos têxteis. Neste sentido, a marca pretende que, até ao final do ano, todo o algodão usado na La Redoute seja 100% biológico e certificado.

    A par destas metas, também os móveis serão fabricados com madeiras 100% provenientes de florestas com gestão sustentável, até 2025.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Nova massa de base acrílica da Placo entra no mercado

    A nova solução Placostic Airless Multiusos para renovação de superfícies (pintadas, gotas finas, pedra natural e artificial, gessos ou escaiolas, cimentos, tijolos) ou para acabamento do tipo Q4 em placas de gesso laminado, está, também, apta para o enchimento e acabamento de juntas

    CONSTRUIR

    Colocando o foco na oferta de soluções inovadoras, a Placo apresenta ao mercado português a nova solução Placostic Airless Multiusos. A nova massa pronta a aplicar, de forma manual ou projectada de forma airless, apresenta um “elevado poder de fixação para multissuperfícies interiores”.

    A nova massa de base acrílica, para renovação de superfícies (pintadas, gotas finas, pedra natural e artificial, gessos ou escaiolas, cimentos, tijolos) ou para acabamento do tipo Q4 em placas de gesso laminado, está, também, apta para o enchimento e acabamento de juntas.

    Produzido em Portugal, com embalagem em plástico reciclado, vem substituir três produtos da marca – o placostic® standard balde, o placostic® renovação balde e o placostic® airless – facilitando assim o dia-a-dia do aplicador com o recurso a apenas uma solução multiusos.

    Além desta solução, a gama da Placo disponibiliza outros produtos prontos a aplicar, como o Gypfill Pro e Gypfill Hydro.

    “A oferta de soluções de fácil aplicação está alinhada com os objectivos da Saint-Gobain em oferecer soluções integradas para a renovação de edifícios públicos e privados, para a construção leve e para a descarbonização da construção e da indústria”, refere a empresa em comunicado.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Primeiro abrigo urbano sustentável inaugurado na Maia

    O The GreenStation apresenta jardins na cobertura, painéis solares e materiais 100% sustentáveis como o vinil transparente impresso em tinta de água e o cartaz publicitário inserido no mupi impresso em papel reciclado

    CONSTRUIR

    Chama-se The GreenStation e é um conceito pioneiro em Portugal. Promovido pela empresa Dreammedia, especialista em mobiliário urbano, o abrigo pretende ser como “um oásis no centro da cidade e um símbolo entre o mundo urbano e a serenidade da natureza”.

    A ser colocado na Avenida Santos Leite, na Cidade da Maia, o projecto vai apresentar jardins na cobertura, onde se encontram várias plantas e espécies arbóreas, que embelezam a cidade e funcionam como purificadores do ar e como neutralizadores de carbono, com capacidade de emissão de oxigénio.

    Com esta ação, a Dreammedia pretende criar uma “experiência inédita” aos utilizadores dos transportes públicos, cuja inovação tem “fortes preocupações ambientais”.

    Estes abrigos, com painéis solares, juntam ao mobiliário urbano, materiais 100% sustentáveis como o vinil transparente impresso em tinta de água e o cartaz publicitário inserido no mupi impresso em papel reciclado, que contribuem para a redução da pegada carbónica.

    Desta forma, a empresa torna-se a primeira do sector out-of-home a obter o certificado Carbono Zero.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Roca recria espaço de banho que combina vintage com tendências do século XXI

    Para este efeito, a Roca destaca a banheira Newcast. Em ferro fundido, além da sofisticação dos acabamentos e das linhas que apelam à visão, a sua capacidade de isolamento térmico permite manter a temperatura da água estável durante mais tempo e o isolamento sonoro assegura um menor impacto da água

    CONSTRUIR
    tagsRoca

    Um espaço de banho vintage é, para muitos, sinónimo de charme, estilo e conforto. São os materiais e as texturas dos móveis, dos acessórios ou das paredes que dão ao espaço um estilo clássico e romântico, com a elegância e a sofisticação desejadas.

    Seja para uma casa de campo, um apartamento na cidade ou uma casa nos arredores, os espaços de banho de estilo vintage encaixam em vários estilos de design de interiores. O retro pode ser sinónimo de tradicional, mas também de modernidade e vanguardismo desde que seja assegurada a combinação ideal para obter esse estilo, adaptado aos gostos de cada um.

    Para este efeito, a Roca destaca a banheira Newcast. “Elegância” e “personalidade” são algumas características de um material como o ferro fundido, além da sofisticação dos acabamentos e das linhas que apelam à visão. A sua capacidade de isolamento térmico, permite manter a temperatura da água estável durante mais tempo e o isolamento sonoro assegura um menor impacto da água.

    Quanto aos acessórios, o cromado liso e brilhante é a melhor opção para os espaços de banho de estilo vintage, mas o titânio escovado e o preto mate são também alternativas cada vez mais utilizadas para o mesmo efeito. As silhuetas que evocam o design art déco, as linhas suaves, as formas geométricas e de inspiração industrial ajudam a recriar este estilo, em harmonia com o cromado dos toalheiros circulares, as saboneteiras ou os porta-copos de parede, que encontramos frequentemente em espaços de banho de estilo senhorial.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2021 CONSTRUIR. Todos os direitos reservados.