Arquitectos da ‘Geração de 22’ em colóquio dia 24 de Setembro
Organizado pelo Colégio de Património Arquitectónico (CPA), o colóquio “Geração de 22”, decorrer na Escola António Damásio, em Lisboa e conta com a apresentação de Diana Roth e João Appleton, assim como de outros inúmeros arquitectos portugueses

CONSTRUIR
45M€ para criar VIVA Offices
BEI concede 1000M€ para obras de reconstrução em Marrocos
Axpo e Goldenergy ocupam perto de 550 m2 no Malhoa 27
Vila Galé inaugura hotel em Tomar
Porta da Frente Christie’s promove Oeiras Week
IST e Carnegie Mellon lançam o primeiro projecto científico da Unicorn Factory
Edifício Maia 121 em comercialização
CBRE com novo líder para Agribusiness no Sul da Europa
Prémios CONSTRUIR 2023 entregues esta 2ª feira
“A Passive House já não é futuro, é o presente”
O Colégio de Património Arquitetónico (CPA) organiza no próximo dia 24 de Setembro o colóquio “Geração de 22”, a decorrer na Escola António Damásio, em Lisboa. À conversa com dois dos membros da organização do evento, Diana Roth e João Appleton, do CPA, procuramos explicar as razões da importância dos arquitectos da Geração de 1922, responsáveis por uma abordagem à arquitectura que ainda hoje é pertinente e que temos todo o interesse em reforçar.
A ideia do CPA é que todos possam conhecer não só a obra de alguns arquitectos que marcaram a “Geração de 22”, mas também os seus muitos interesses por saberes de outras esferas do conhecimento.
Assim, cada um dos quatro arquitectos escolhidos para abordar neste colóquio, a saber: Nuno Teotónio Pereira, Manuel Tainha, Victor Palla e Francisco da Conceição Silva, terá pelo menos duas pessoas a explanar o seu legado, não só no campo da arquitectura, mas também noutros campos onde cada um deles multiplicou o seu trabalho e saber.
Desta forma, sobre Nuno Teotónio Pereira estarão os oradores Gonçalo Byrne e José Pedro Croft, sobre Manuel Tainha, Alexandre Marques Pereira e Manuel Botelho, sobre Victor Palla os convidados serão João Palla e Henrique Cayatte e sobre Francisco Conceição Silva as arquitetas Ana Tostões, Inês Marques e Suzana Barros Querubim.
Haverá igualmente espaço para um debate moderado por Fernando Sanchez Salvador, membro da Comissão Executiva do CPA, um momento dedicado à ligação entre a Arquitetura e o Cinema, proposto por Luís Urbano, estando a sessão de encerramento a cargo de Pedro Alarcão, presidente da Mesa da Assembleia do CPA.
O colóquio “Geração de 22” termina com uma visita à Escola António Damásio, projectada e requalificada por Manuel Tainha e que será guiada por Alexandre Marques Pereira.