‘Greater Porto’ une municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia
Projecto pioneiro em Portugal, tem como objectivo desenvolver oportunidades de crescimento em toda a “cadeia de valor” das actividades de promoção territorial e atracção de investimento, nacional e estrangeiro, para o Norte/Noroeste de Portugal”

CONSTRUIR
Habitação: “Não há soluções imediatas, mas há medidas fundamentais”
Mercado imobiliário português acelera mas fecha 1º semestre com diminuição de 8% face 2022
Hipoges conclui venda de complexo residencial sénior no Fundão
Segunda edição dos Schneider Electric Sustainability Impact Awards já recebe inscrições
Jungheinrich regista 1º semestre com crescimento de receita “positivo”
Porto lança concurso para Campo Municipal da Campanhã
PRR: Reabilitação de património cultural com obra feita até 2025
Vulcano apresenta novo curso de electrificação de sistemas de climatização
AICCOPN celebra 131º aniversário
“Sustentabilidade” na Casa da Arquitectura
Os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, apresentam o Greater Porto, entidade que pretende agregar interesses e empresas, dinamizar a economia, impulsionando a região para um novo patamar de competitividade e atractividade na captação de investimento de elevado valor acrescentado.
Projecto pioneiro em Portugal, o Greater Porto “nasce do diálogo e cooperação entre estes três municípios e tem como objectivo desenvolver oportunidades de crescimento em toda a “cadeia de valor” das actividades de promoção territorial e atracção de investimento, nacional e estrangeiro, para o Norte/Noroeste de Portugal”.
Para marcar o arranque deste projecto, este será apresentado na Expo Real, que se encontra a decorrer em Munique, até dia 6 de Outubro, com um espaço de 154 metros quadrados, que revela o projecto globalmente, mas que simultaneamente, comunica a linguagem da marca de cada cidade. Será um espaço preparado para acolher diversas iniciativas, no qual se irá promover a interacção entre participantes. Quinze empresas participam na exposição, contribuindo para o posicionamento internacional do Greater Porto.
Ricardo Valente, vereador do pelouro da Economia, Empreendedorismo e Emprego da Câmara Municipal do Porto afirma que “o Greater Porto é uma entidade orientada para a promoção e atraccão de investimento para a região, com especial foco nos mercados internacionais e para a criação de uma marca territorial forte, através de um modelo de cooperação e articulação regional que reconheça as potencialidades e obstáculos, actuando numa lógica em que a multipolaridade é uma condição essencial”.
“Se queremos ganhar massa critica, dinamizar a economia da região e os seus fatores competitivos na atração e desenvolvimento de investimento, temos de romper com a matriz atual, desenvolver estratégicas económicas concertadas, e atuar numa ótica de articulação, numa participação conjunta, como Greater Porto”, afirma Marta Pontes, vereadora da Economia, Comércio e Turismo da Câmara Municipal de Matosinhos.
“O objectivo é criar um ambiente favorável para potenciar ao máximo os valores dos factores competitivos da região, tornando-a um destino atractivo a uma escala global, numa intersecção de sinergias. Desenvolver uma estratégia regional concertada, através do estabelecimento de uma rede de agentes internacionais com presença física em países/regiões com centros de decisão de investidores de grande dimensão em sectores considerados estratégicos para a região é uma das muitas formas de promoção do Greater Porto”, afirma António Castro, administrador da Gaiurb.