Sonae Sierra lança campanha “Energia Positiva
Depois de ter reduzido em 22% o consumo de energia nos centros comerciais que gere em Portugal, o que lhe permitiu uma poupança de 12,3M€ só em 2021, a empresa lança agora a campanha “Energia Positiva” para reforçar as medidas de eficiência energética

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Com um histórico de mais de duas décadas na implementação de medidas de eficiência energética em todo o seu portefólio, a Sierra lança agora a campanha “Energia Positiva”, com o mote “Nós pouco notamos, mas o planeta sim.”
Com a ambição de ir mais longe no seu desempenho ambiental, a nova campanha da Sierra tem como objectivo reforçar a redução do consumo de energia, que face a 2019 já conta com uma redução de 22% nos activos geridos em Portugal.
Assim, durante a época natalícia, a Sonae Sierra irá reduzir a quantidade de luzes decorativas, a totalidade de iluminação será de alta eficiência (LED) e as luzes serão apagadas durante o horário diurno até às 18:00.
“Na Sierra, a optimização contínua da gestão de recursos sempre foi uma prioridade. A crise energética que a Europa enfrenta neste momento, leva-nos a implementar medidas que permitam reforçar ainda mais a redução dos consumos energéticos dos centros que gerimos. Deste modo, mitigamos o impacto da escassez de recursos e o aumento dos preços, seguindo em linha com as recomendações dos governos e agências reguladoras do sector energético. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados até hoje, e com a compreensão e contribuição dos nossos lojistas e visitantes mantemos a ambição de fazer mais e melhor”, justifica Cristina Santos, Directora Executiva da área de Property Management da Sierra
A campanha lançada pela Sierra explica de forma simples as medidas adoptadas, sendo elas a redução do consumo energético do ar condicionado, a redução da iluminação no centro após o horário de funcionamento ou em períodos de menor tráfego, bem como a redução da iluminação decorativa.
A sustentabilidade enquanto visão de longo prazo – e com apoio de inteligência artificial
Há mais de duas décadas que a Sierra implementou a sustentabilidade como parte integrante da sua estratégia de negócio. A empresa tem apresentado resultados muito positivos na sua gestão eficiente de recursos, assim como na evolução das condições de segurança e saúde, mantendo sempre a ambição de melhoria.
Em todos os centros geridos pela Sierra, a otimização contínua de recursos é feita com o apoio de um sistema centralizado de gestão do edifício (BMS – Building Management System). Recorrendo a inteligência artificial, este sistema permite a operação automatizada e contínua dos sistemas e equipamentos – como iluminação, ar condicionado, ventilação, elevadores ou escada rolantes –, de acordo com os fatores e parâmetros previamente especificados pelas equipas.
Esta é uma das ferramentas que permitiram que, só em 2021, a Sierra tenha evitado 12,3 milhões de euros em custos com energia devido à aplicação de medidas de ecoeficiência.
Desde 2002, o consumo de eletricidade dos centros geridos pela Sierra reduziu 66%. O consumo de água diminuiu 41% desde 2003 e a percentagem de água reciclada e reutilizada situa-se nos 6%. A empresa reduziu as suas emissões de CO2 em 84% desde 2005.
A Sierra desenvolveu também o programa de eficiência energética Bright, que possibilitou identificar mais de 700 oportunidades de melhoria desde 2012 e gerar uma poupança potencial de mais de €7 milhões ao ano.