Sonae Sierra lança campanha “Energia Positiva
Depois de ter reduzido em 22% o consumo de energia nos centros comerciais que gere em Portugal, o que lhe permitiu uma poupança de 12,3M€ só em 2021, a empresa lança agora a campanha “Energia Positiva” para reforçar as medidas de eficiência energética
CONSTRUIR
Ordem dos Engenheiros lança ‘Prémios Nacionais’
“Redução de custos ambientais e operacionais” justifica importância do Aqua+ Escritórios
ACEMEL atinge os 20 associados com entrada da Nabalia e EZU Energia
Casa da Arquitectura abre concurso para bolsas de doutoramento
Fundão recebe o New European Bauhaus Festival
Segurança de trabalhos em altura no sector da construção
Câmara de Setúbal vai reabilitar Palácio do Quebedo por valor superior a 2 M€
Preços de escritórios e lojas aumentaram em média +20% durante a pandemia
TdC dá luz verde ao prolongamento da Linha Vermelha
Century 21 Portugal espera “crescimento” nos próximos anos
Com um histórico de mais de duas décadas na implementação de medidas de eficiência energética em todo o seu portefólio, a Sierra lança agora a campanha “Energia Positiva”, com o mote “Nós pouco notamos, mas o planeta sim.”
Com a ambição de ir mais longe no seu desempenho ambiental, a nova campanha da Sierra tem como objectivo reforçar a redução do consumo de energia, que face a 2019 já conta com uma redução de 22% nos activos geridos em Portugal.
Assim, durante a época natalícia, a Sonae Sierra irá reduzir a quantidade de luzes decorativas, a totalidade de iluminação será de alta eficiência (LED) e as luzes serão apagadas durante o horário diurno até às 18:00.
“Na Sierra, a optimização contínua da gestão de recursos sempre foi uma prioridade. A crise energética que a Europa enfrenta neste momento, leva-nos a implementar medidas que permitam reforçar ainda mais a redução dos consumos energéticos dos centros que gerimos. Deste modo, mitigamos o impacto da escassez de recursos e o aumento dos preços, seguindo em linha com as recomendações dos governos e agências reguladoras do sector energético. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados até hoje, e com a compreensão e contribuição dos nossos lojistas e visitantes mantemos a ambição de fazer mais e melhor”, justifica Cristina Santos, Directora Executiva da área de Property Management da Sierra
A campanha lançada pela Sierra explica de forma simples as medidas adoptadas, sendo elas a redução do consumo energético do ar condicionado, a redução da iluminação no centro após o horário de funcionamento ou em períodos de menor tráfego, bem como a redução da iluminação decorativa.
A sustentabilidade enquanto visão de longo prazo – e com apoio de inteligência artificial
Há mais de duas décadas que a Sierra implementou a sustentabilidade como parte integrante da sua estratégia de negócio. A empresa tem apresentado resultados muito positivos na sua gestão eficiente de recursos, assim como na evolução das condições de segurança e saúde, mantendo sempre a ambição de melhoria.
Em todos os centros geridos pela Sierra, a otimização contínua de recursos é feita com o apoio de um sistema centralizado de gestão do edifício (BMS – Building Management System). Recorrendo a inteligência artificial, este sistema permite a operação automatizada e contínua dos sistemas e equipamentos – como iluminação, ar condicionado, ventilação, elevadores ou escada rolantes –, de acordo com os fatores e parâmetros previamente especificados pelas equipas.
Esta é uma das ferramentas que permitiram que, só em 2021, a Sierra tenha evitado 12,3 milhões de euros em custos com energia devido à aplicação de medidas de ecoeficiência.
Desde 2002, o consumo de eletricidade dos centros geridos pela Sierra reduziu 66%. O consumo de água diminuiu 41% desde 2003 e a percentagem de água reciclada e reutilizada situa-se nos 6%. A empresa reduziu as suas emissões de CO2 em 84% desde 2005.
A Sierra desenvolveu também o programa de eficiência energética Bright, que possibilitou identificar mais de 700 oportunidades de melhoria desde 2012 e gerar uma poupança potencial de mais de €7 milhões ao ano.