Queijos Santiago instala painéis fotovoltaicos em todas as suas instalações
A queijaria centenária nacional investe 1 milhão de euros para uma transição energética mais ‘verde’, com a instalação de painéis fotovoltaicos nas suas instalações, incluindo unidades de produção e centro logístico

CONSTRUIR
Engenheiros e Economistas defendem “aprofundada reflexão” sobre ligação a Madrid por alta-velocidade
UHU lança nova gama para profissionais
Dupla Rafael Montes e Miguel Acosta assinam ‘novo’ Quarteirão da Oficina do Ferro
Famalicão lança Oferta Pública de Aquisição de 79 imóveis
Jungheinrich em processo de aquisição do grupo Storage Solutions
Intervenções de conservação e restauro no Mosteiro da Batalha vão continuar agora via PRR
Concurso de concepção-construção para a Linha Vermelha já arrancou
Proptech reforçam em 2023
A estratégia da AFAVIAS, a nova vida de Coimbra B e o investimento do Grupo Ferreira Martins para os antigos estaleiros da SdC na edição 475 do CONSTRUIR
82M€ para reabilitar 700 imóveis na Comunidade das Beiras e Serra da Estrela
O investimento global de um milhão de euros, terá início na unidade fabril de Montemuro com uma área de cobertura de 2.785 m2 e painéis de 580 KWp, que vai possibilitar uma produção de energia limpa e renovável a partir da luz solar e a redução da pegada ecológica. Uma vez concluída a empreitada seguem-se as montagens de painéis fotovoltaicos nas restantes unidades fabris da marca, bem como no seu centro logístico.
“A sustentabilidade é prioridade na gestão e funcionamento da Queijos Santiago, tanto a nível de produtos como de procedimentos internos, tendo como preocupação a diminuição do desperdício e conservação do nosso planeta. Neste sentido e no âmbito dos compromissos e metas ambientais que temos vindo a estabelecer, surge o programa “Saber Proteger – Cuidamos hoje para saborear amanhã”, onde se insere esta aposta”, justifica João Santiago, CEO do grupo.
Só com este primeiro projecto em Montemuro, a Queijos Santiago vai conseguir reduzir as emissões de CO2 em 300 toneladas/ano, o que equivale ao consumo de energia de 250 famílias. O que a coloca entre as empresas mais sustentáveis do seu sector, reforçando a preocupação com o bem-estar dos consumidores e a qualidade dos seus produtos, quer a nível de matérias-primas e sabor, como a nível económico, sustentável e global.
A definição e implementação do projecto ficou a cargo da Átomo Capital Partners. “Este compromisso com a sustentabilidade de empresas como a Queijos Santiago será fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Este é o tipo de projectos que vale a pena apoiar e ajudar a tornar realidade”, refere Miguel Subtil managing director da Átomo Capital Partners.