CBRE GWS renova contrato para gestão dos edifícios do BBVA em Espanha e Portugal
A CBRE GWS será, uma vez mais, responsável pela optimização do funcionamento dos edifícios e sucursais do BBVA no centro e sul de Espanha e em todo o território português, num total de 745.163 m2 de escritórios e sucursais
CONSTRUIR
RE Capital anuncia joint venture para investimento de 66 M€ no Algarve
Seguradora AXA adquire participação maioritária de novos escritórios junto ao Colombo
ERA Portugal regista crescimento no 1º trimestre de 2024
Soluções ‘agrivoltaicas’ para um futuro sustentável
Imovendo: A proptech portuguesa que é uma imobiliária
Kimpton Lisbon inaugura em 2026
A Tor Holding e a ELIE SAAB anunciam uma parceria para a estreia do sector imobiliário duplo na Turquia
Arquitecto britânico John Pawson assina projecto de 110M€ na Herdade da Palheta
Empreendimento ‘Parque Atlântico’ vendido na totalidade
Vanguard formaliza parceria com Vhils para transformar Muda num “espaço artístico único”
A CBRE Global Workplace Solutions (GWS) renovou parte do contrato de serviços de manutenção técnica e Facility Management (FM) com a multinacional de serviços financeiros. O acordo abrange os edifícios corporativos e sucursais BBVA em Espanha (zona central, zona sul e Ilhas Canárias) e Portugal. A renovação deste contrato significa que a CBRE GWS continuará a ser responsável por assegurar o óptimo estado e funcionamento de um total de 745.163 metros quadrados de escritórios e sucursais do BBVA em toda a Península Ibérica.
O BBVA ampliou o catálogo de serviços solicitados à empresa de FM, acrescentando elementos como a gestão do seu património histórico, serviços logísticos em escritórios e edifícios, serviços de apoio em edifícios, assistência e manutenção de locais fechados, serviços de central telefónica, recepção e acompanhamento, gestão de eventos e serviços de mailroom. Todos estes serviços são adicionais aos já cobertos pela CBRE GWS nos últimos dez anos (primeiro como Johnson Controls e depois como CBRE GWS), tais como serviços de manutenção, limpeza, jardinagem, controlo de pragas, destruição de documentação confidencial, gestão planeada de resíduos, gestão de energia e consultoria ambiental.
Em Portugal, a empresa de manutenção técnica e FM será responsável pela manutenção, limpeza e higiene, jardinagem, controlo de pragas, destruição de documentação confidencial, gestão de resíduos planeada e serviços de Help Desk para todos os espaços de escritórios e sucursais da entidade no país.
“A relação com o BBVA ao longo dos últimos dez anos tem sido muito frutuosa. É uma empresa empenhada na digitalização e sustentabilidade em todas as áreas e que nos permite explorar plenamente o potencial da FM. Estamos muito orgulhosos por terem decidido continuar a trabalhar connosco e empenharem-se na inovação como uma marca distintiva na manutenção das suas instalações”, afirma Vicente Redondo, CEO da CBRE GWS Espanha e Portugal.
“Nos últimos anos, adquirimos uma profunda compreensão de como o BBVA funciona, pelo que estamos satisfeitos por terem, mais uma vez, depositado a sua confiança na experiência dos nossos funcionários para a manutenção técnica e Gestão de Instalações dos seus espaços de trabalho. O nosso objectivo é continuar a ajudá-los a maximizar os seus resultados e a inovar para levar a eficiência económica, energética e hídrica da gestão ao próximo nível”, comenta Iván Gómez, director da conta do BBVA na CBRE GWS.
O FM – a ferramenta para aumentar a sustentabilidade
Ao longo dos anos em que a CBRE GWS tem prestado serviços ao BBVA, aumentou a exigência com a poupança de energia nos seus edifícios. Para o efeito, a empresa de manutenção técnica e FM implementou várias estratégias já consolidadas no mercado, tais como a utilização de iluminação LED, painéis fotovoltaicos para autoconsumo ou gestão remota de sistemas climáticos. Mas mais importante ainda, contribuiu para a optimização das instalações através da aplicação da IoT e da análise de edifícios. A utilização da tecnologia e da inovação, juntamente com a sensorização das instalações, proporciona a dupla vantagem de detectar ineficiências no consumo energético dos equipamentos, bem como, o mau funcionamento das instalações. Quando tudo isto é identificado numa fase inicial, proporciona, não só, economias de energia, mas também, um aumento da vida útil das instalações.
Esta é uma área em crescimento no mundo inteiro, a CBRE GWS aumentou em aproximadamente 30% a carteira de clientes que exigem a implementação de estratégias nos seus activos para a optimização da eficiência energética, poupança de água, gestão de resíduos ou a certificação dos activos das empresas, entre outros.