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    Vicaima equipa Hotel Catalonia Santa Justa

    Além das múltiplas soluções Portaro, que integram porta, aro e acessórios numa peça única, também os revestimentos são da marca. O lcacado verde mate, customizado para o projecto, inspira “um cenário chic ao longo de toda a unidade hoteleira”

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    A unidade hoteleira de Sevilha, Hotel Catalonia Santa Justa, escolheu as soluções da Vicaima para “complementar a recente reforma e ampliação” do Hotel.

    Introduzindo nesta unidade múltiplas soluções Portaro, que integram porta, aro e acessórios numa peça única e possibilitam a selecção de designs e revestimentos compatíveis com todos os restantes detalhes. Em relevo nas diferentes áreas, a aplicação dos produtos visa o reforço dos atributos de conforto e de segurança oferecidos aos hóspedes e, em simultâneo, a apresentação de um estilo estético adequado à concepção do projecto, que foi idealizado para reproduzir e homenagear o estilo pitoresco dos característicos pátios de interior da cidade.

    A solução Portaro corta-fogo e acústica EI30 AC44dB contribui para o ambiente de “requinte, privacidade e proteção”, constituindo “um elemento essencial” para o conceito dos novos quartos. As opções Portaro EI30 AC42dB e Portaro EI60 complementam as zonas comuns do hotel.

    Ao nível dos revestimentos, invocando apuradas sensações estéticas, o lcacado verde mate, customizado para o projecto, inspira “um cenário chic ao longo de toda a unidade hoteleira”, aumentando a luminosidade e a amplitude nos diversos enquadramentos através de uma imagem integrada com os locais ajardinados.

    Além de certificadas por entidades internacionais acreditadas, todas as opções do portefólio da Vicaima estão disponíveis com certificação FSC (Forest Stewardship Council) e desempenham um papel crucial no plano de segurança contra incêndios.

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    Nova colecção da Simon procura “equilíbrio entre estilo e funcionalidade”

    Disponível com acabamentos em preto ou branco, a colecção Simon 640, “conjuga-se com qualquer estilo”, acrescentando um “toque moderno e sofisticado”

    A iluminação desempenha um papel fundamental na criação de ambientes acolhedores e na funcionalidade de cada espaço. A disposição cuidadosa das luzes permite transformar o ambiente, criando desde recantos íntimos a espaços de trabalho luminosos. O design estratégico da iluminação visa a eficiência e a melhoria do bem-estar do cliente, proporcionando ambientes que ampliam a sua satisfação.

    Neste contexto, a Simon, empresa de material elétrico e de design de iluminação, apresenta a colecção Simon 640. Com uma abordagem vanguardista e características adaptáveis, responde às exigências de quem procura um equilíbrio entre o estilo e a funcionalidade da iluminação. A colecção, disponível com acabamentos em preto ou branco, conjuga-se com qualquer estilo, acrescentando um toque moderno e sofisticado.

    O modelo suspenso ou de superfície da Simon 640, permite realçar objetos e áreas específicas, como mesas, balcões, ilhas, pontos de destaque de um restaurante ou zonas de trabalho. Com várias opções de tamanhos e sistemas, estas luminárias adaptam-se a qualquer tipo de tecto em ambientes residenciais ou de hotelaria, restauração e retalho.

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    Felipe Kops é o novo CEO para Espanha, Portugal e Andorra da Schindler

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    Felipe Kops assume direcção da Schindler Ibéria

    Felipe Kops é o novo CEO para Espanha, Portugal e Andorra da Schindler. Com um percurso de mais de 12 anos na multinacional, ocupou diversos cargos de responsabilidade

    Felipe Kops, de nacionalidade brasileira, é formado em Administração e Gestão de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e possui um MBA pelo International Institute for Management Development. Ingressou no Grupo Schindler em 2012, actuando inicialmente na gestão de projectos estratégicos corporativos na sede do grupo em Ebikon (Suíça). Posteriormente, ocupou cargos de elevada responsabilidade, incluindo a direcção geral da Schindler Perú, a direcção de operações da Atlas Schindler Brasil e, desde Junho de 2020, a Direcção Geral do México, cargo que desempenha até o momento.

    A partir de 12 Fevereiro de 2024, Felipe assume o desafio de ser o responsável pela empresa em Espanha, Portugal e Andorra, e reportará a Julio Arce, presidente da Schindler para a Europa do Sul, Médio Oriente e África.

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    Porcelanosa junta arquitectos e designers de interiores para conversa sobre sustentabilidade e tendências

    Esta acção no showroom da Porcelanosa no Porto continua o ciclo de debates para profissionais que a marca iniciou em 2023 em Lisboa e que já realiza noutras lojas em Espanha

    A loja da Porcelanosa no Porto reuniu recentemente, em dias diferentes, dois grupos de profissionais reconhecidos na área da arquitectura e do design de interiores para debater temas como a sustentabilidade na arquitectura e as novas tendências nos interiores.

    Studioworkers, Carlos Pais Arquiteto, Big Arquitetos, Dash – architecture and design, FCC Arquitectura, Floret, Ai4, Nutt Project, Garbo, BLAR Arquitectos, Grupo FM, C3plus e Verónica Vilma Arquitectura foram os ateliers representados para um espaço de conversa que versou a sustentabilidade e as acessibilidades, a cidade e a periferia e a importância de construções sustentáveis e duradouras.

    Estudio 3Decor, IAMInteriores, BS Interiores, Villarch, Liseta Abreu, Vitta, Lemon Variance, Amazing Draft, Studio Wer, Miguel Costa Cabral & Associados, AMS Barros Interiores, DaCosta Arquitetura e Interiores e CADAInteriores, foram os ateliers de design de interiores que aceitaram o convite da Porcelanosa para debater o sector em Portugal e as tendências para os próximos tempos.

    Unânimes em considerar que a área está a crescer no nosso País e que cada vez mais os clientes procuram ajuda dos seus ateliers, os profissionais dos interiores reconhecem que a pandemia abriu oportunidades no mercado e reforçou a ligação das pessoas às casas e aos espaços.

    Esta acção no showroom da Porcelanosa no Porto continua o ciclo de debates para profissionais que a marca iniciou em 2023 em Lisboa e que já realiza noutras lojas em Espanha.

    Tendo em conta, o crescimento que o mercado nacional tem verificado, “reforçando a importância de Portugal para a Porcelanosa”, a marca tem em vista a abertura de novas lojas.

    Recorde-se que a Porcelanosa é um dos fabricantes mais importantes do mundo da cerâmica, mobiliário de cozinha, equipamento de casa de banho e de soluções construtivas para a arquitectura contemporânea, que comercializa os seus produtos directamente, desde o cliente particular, que representa 15% do total da facturação, ao sector profissional, como o construtor ou promotor imobiliário.

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    Miele encerra 2023 com uma facturação de 21 M€

    A área de venda a retalho em electrodomésticos fechou 2023 com um crescimento de 6% em relação a 2022, uma evolução que se tem mantido constante nos últimos cinco anos. Também o canal Kitchen Retail cresceu 9% no mesmo período

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    tagsmiele

    A marca de fabrico e comercialização de electrodomésticos de luxo, facturou 21 milhões de euros em 2023, no total das diferentes áreas de negócio, em Portugal. Este crescimento é representado principalmente pelas áreas de electrodomésticos e profissional, nesta última com especial destaque para os equipamentos de lavandaria.

    A área de venda a retalho em electrodomésticos da Miele fechou 2023 com um crescimento de 6% em relação a 2022, uma evolução que se tem mantido constante nos últimos cinco anos. Também fruto do trabalho da empresa alemã em Portugal, o canal Kitchen Retail cresceu 9% no mesmo período, tornando a Miele na marca referência no canal da especialidade.

    A nível estratégico, a confiança mantém-se no desenvolvimento dos canais de retalho e na consolidação do posicionamento da Miele no mercado premium de electrodomésticos.

    “A conjuntura actual da Miele é o resultado do constante esforço em oferecer produtos de qualidade, durabilidade e de alto desempenho, bem como uma experiência de excelência a todos os nossos consumidores. Estes atributos fazem parte do nosso ADN e é graças a eles e à dedicação de todos os nossos colaboradores que a Miele é um caso de sucesso”, sublinha Antonio Salgado, director-geral da Miele em Espanha e Portugal.

    Também em 2023, seguindo a estratégia de Own Retail, que visa estar mais próxima enquanto marca através das lojas próprias, a Miele inaugurou o seu segundo Miele Experience Center (MEC), desta vez no Porto.

    Atento aos novos paradigmas e desafios apresentados pelo cenário económico, o Grupo, a partir da sua sede na Alemanha, lançou o Miele Performance Program, que pretende “garantir e reforçar” a competitividade a longo prazo, por exemplo, maximizando o potencial empresarial, reduzindo a complexidade e, em geral, os custos. O programa garante um crescimento sustentável no futuro, contribuindo com 500 milhões de euros, especialmente através da poupança em custos de materiais e da melhoria do volume de negócios.  

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    Boavista Windows fecha ronda de investimento de 1,5 M€

    A ronda de investimento, liderada pela Insight Venture, tendo sido co-investidor o Banco Português de Fomento, tem como objectivo duplicar a área de produção e reforçar presença no mercado europeu

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    BOAVISTA Windows fecha ronda de investimento de 1,5 milhões de euros para duplicar área de produção e reforçar presença no mercado Europeu

     

    A Boavista Windows, empresa portuguesa especializada em janelas em fibra de vidro, levantou um investimento de 1,5 milhões de euros para “escalar a produção e consolidar a vertente exportadora do negócio”.

    Para Francisco Pereira Branco, CEO da Boavista, “este investimento vai permitir acelerar o nosso crescimento e aumentar a presença em mercados que consideramos estratégicos para o nosso crescimento internacional. É essencial diminuirmos a pegada de carbono dos edifícios durante todas as suas fases de vida. E torna-se fundamental conciliar a performance ambiental dos sistemas com um design que vá de encontro às solicitações dos projectos, cada vez mais focados na sustentabilidade dos edifícios”.

    A ronda de investimento foi liderada pela Insight Venture, tendo sido co-investidor o Banco Português de Fomento. Para Mónica Mendonça, CEO da Insight Venture, “a Boavista é uma empresa que nos atraiu desde a primeira apresentação. Desenvolvem produtos com reduzida pegada ecológica, promovendo a diminuição das emissões de carbono dos edifícios, uma das maiores fontes de CO2 para a atmosfera”.

    Quanto ao futuro, acrescenta que “para completar esta ronda de investimento a Boavista atingiu vários milestones de performance e tem já tem vendas em quatro mercados para além do mercado nacional, o que acreditamos que é possível consolidar e aumentar”.

    Com a aposta na duplicação da área de produção e no crescimento da equipa técnico-comercial, o investimento permitirá escalar as vendas da Infinnito, a primeira janela minimalista totalmente fabricada em fibra de vidro, que alia a componente ambiental à durabilidade e funcionalidade e a um design vanguardista.

    A estratégia passa por aumentar significativamente a presença em Portugal, mas também nos mercados-alvo na europa que, segundo o CEO da Boavista, são “os países com grandes zonas costeiras e os mercados do Norte da Europa onde, além das exigências térmicas elevadas, a pegada ecológica dos produtos mais influencia as decisões dos promotores e projetistas”.

    Os objectivos da empresa passam por, até 2027, ultrapassar os 50 mil metros quadrados (m2) de janelas instaladas, com uma redução superior a cinco mil toneladas de CO2 emitidos para a atmosfera.

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    Transfor Interiores realizou fit-out do novo escritório na LeYa no Porto.

    A LeYa seleccionou a Transfor Interiores para realizar o fit-out da sua nova sede no norte do país

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    Localizado nas Lake Towers, foi um desafio exigente em termos especialidade e soluções que aliassem o conforto e a funcionalidade, dentro do curto prazo de execução e rigor financeiro A equipa de Design&Build da Transfor Interiores desenhou e concebeu o espaço, priorizando as cores neutras, as madeiras e os tecidos, para criar e gerar o máximo de conforto e funcionalidade nos postos de trabalho em openspace, gabinetes, salas de reunião, zona de recepção, lounge e cafetaria.

    Um novo escritório que reflecte a identidade e valores da marca LeYa em cada detalhe.

    Para Ana Rita Bessa, CEO da LeYa, “Graças ao profissionalismo da Transfor, a nova sede da LeYa no norte do país é um espaço de conforto e funcionalidade. Desde o desenho do espaço, à escolha dos materiais e equipamentos, à muito relevante entrega atempada da obra, a LeYa encontrou na Transfor mais do que um fornecedor: um verdadeiro parceiro, conhecedor do seu métier e capaz de responder às necessidades da LeYa com as melhores soluções disponíveis. Os colaboradores da LeYa têm num espaço que reconhecem seu e do qual se orgulham da mesma forma que a Transfor se deve orgulhar de um trabalho bem feito!”

    A Transfor Interiores integra o grupo empresarial português que opera no sector da engenharia e construção e que alberga hoje várias áreas de negócio: Transfor Indústria (Carpintaria e Serralharia), a Transfor Interiores (Remodelação e Fit-out), e a por último a Transfor Sustentabilidade (Soluções Energéticas). Entre 2016 e 2022 o volume de negócios acumulado superou os 328 milhões de euros.

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    AIP leva empresa portuguesas à 9ª edição da SENCON da Dakar

    Nesta nova edição do evento, Portugal estará representado com um pavilhão, onde será dado palco a sete empresas portuguesas de pequena e média dimensão que em conjunto apresentam um volume de negócios de mais de 245 M€

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    A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai marcar presença, pelo segundo ano consecutivo, na Feira Internacional de Materiais de Construção e Equipamentos (SENCON), no Dakar, Senegal, que acontece de 8 a 10 de Fevereiro, no Centre des Expositions Diamniadio.

    Nesta nova edição do evento, Portugal estará representado com um pavilhão, organizado e dinamizado pela AIP, onde será dado palco a sete empresas portuguesas de pequena e média dimensão que em conjunto apresentam um volume de negócios de mais de 245 milhões de euros.

    A delegação portuguesa liderada pela AIP é composta por empresas que actuam em diferentes áreas, desde os equipamentos e infraestruturas, aos revestimentos, tintas, iluminação e até ao mobiliário.

    Além da presença numa feira com mais de duas centenas de expositores de 14 países em 4.800 metros quadrados, as empresas portuguesas têm agendadas mais de 40 reuniões com as empresários locais.

    “A SENCON, pela exposição que oferece, mas também pelo potencial de networking que proporciona, assume cada vez maior relevância no papel da AIP enquanto agente dinamizador do tecido empresarial português”, refere Filomena Pina Pires, directora da AIP para a Internacionalização, Empreendedorismo e Cooperação Empresarial. “Marcarmos presença neste evento pelo segundo ano consecutivo é a possibilidade para reafirmarmos a presença das empresas do setor, tanto no Senegal como nos restantes mercados da África Ocidental”.

    A AIP, a mais antiga e representativa associação empresarial de Portugal, tem como missão a defesa dos interesses das empresas portuguesas, a dinamização do tecido empresarial português, contribuir para o fortalecimento do associativismo empresarial e fornecer serviços de qualidade a empresas e associados para que estas possam crescer de forma mais sustentável, ajudando a impulsionar a economia nacional.

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    Sonae Arauco reitera compromisso com fileira florestal

    Um dos projectos de I&D florestal está a testar a sobrevivência e o crescimento famílias de pinheiro-radiata e pinheiro-bravo, de forma contribuir para uma maior disponibilidade de matéria-prima com a previsão de uma procura cada vez maior do mercado por soluções sustentáveis, como a madeira

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    A Sonae Arauco organizou esta quarta-feira, dia 7 de Fevereiro, no Hotel Vila Galé Coimbra, que reuniu cerca de 70 profissionais entre produtores florestais, prestadores de serviços, grupos de certificação e fornecedores de madeira. O objectivo foi “reflectir sobre a sustentabilidade da fileira do pinheiro-bravo e sobre o modelo de relacionamento com os seus parceiros”.

    Enquanto empresa que trabalha com soluções derivadas de madeira, tem vindo a dinamizar uma estratégia que visa aumentar a rentabilidade da floresta e promover a sustentabilidade da fileira do pinheiro-bravo. Para tal, tem trabalhado de forma directa e através de parcerias em áreas diversas, como a geração e transferência de conhecimento e a gestão florestal.

    “A fileira do pinho é a fileira florestal que cria mais valor para o País e abrange uma enorme diversidade de mercados, produtos e agentes, que juntos formam uma cadeia de valor extensa e com elevadas relações de interdependência, através de transacções comerciais de produtos e subprodutos, num claro exemplo de economia circular”, explicou Nuno Calado, Responsável de Sustentabilidade Sonae Arauco.

    A equipa de gestão florestal da Sonae Arauco tem levado a cabo diversas iniciativas inovadoras para as florestas, no sentido de assegurar a sustentabilidade deste activo. Um dos projectos de I&D florestal está a testar a sobrevivência e o crescimento de várias famílias de programas de melhoramento genético de pinheiro-radiata e pinheiro-bravo, em diferentes tipos de solo e de localização, e que tem demonstrado excelentes resultados em Portugal, podendo, assim, contribuir para alinhar a disponibilidade de matéria-prima com a previsão de uma procura cada vez maior do mercado por soluções sustentáveis, como a madeira.

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    sublinha José Pedro Barbosa, administrador da PPG Dyrup Ibéria

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    “Não somos uma equipa numerosa mas temos uma forte componente de visão de mercado”

    Portugal é o primeiro mercado europeu, onde o grupo está presente, a testar o “revolucionário sistema universal de afinação de cores”. “Spectron” é o nome do novo sistema tintométrico o qual utiliza já os novos corantes da PPG. A tecnologia Spectron vai entrar em todo o nosso core business, trazendo valor acrescentado aos nossos produtos”, afirma José Pedro Barbosa, administrador da PPG Dyrup

    A PPG Dyrup promete revolucionar o seu sistema tintométrico e o processo já arrancou em Portugal. São vários os benefícios introduzidos, elevada precisão e garantia de qualidade dos produtos, maior e melhor oferta de cores (+41% de cores disponíveis) e o seu software permite uma rápida reprodução de qualquer cor. O “Spectron” permite ainda a utilização dos novos corantes PPG que se distinguem pela “elevada performance” em termos de opacidade, durabilidade e resistência, para além de estarem disponíveis em embalagens “bolsa” mais sustentáveis, que usam menos 20% de plástico incorporado. “O lançamento em Portugal do novo sistema de afinação de cores ‘Spectron’ é um marco significativo na procura contínua pela excelência e inovação”, sublinha José Pedro Barbosa, administrador da PPG Dyrup

    Portugal foi pioneiro no lançamento do ‘Spectron’. Porquê?
    Não somos uma equipa tão numerosa como a que os mercados de França ou Itália têm, mas temos uma forte componente de visão de mercado e para a PPG era também fundamental fazer este lançamento num local onde houvesse uma maior concentração geográfica para conseguir realizar o mais rapidamente possível este lançamento, de forma que outros mercados possam recolher os dividendos desta implementação. Temos previsto até ao final do ano, no máximo primeiro trimestre de 2025, terminar a implementação do sistema em todo o território, o que não seria possível em mercados de maior dimensão fazê-lo num tão curto espaço de tempo.

    Quando é que o processo iniciou e qual será o valor do investimento?
    Estamos com este processo há um ano e tínhamos previsto, e conseguimos, fazer o lançamento agora durante a convenção. O investimento em Portugal só em máquinas tintométricas que serão colocadas nos clientes, substituindo o anterior equipamento, ronda os dois milhões de euros. Depois temos todos os outros custos inerentes, especialmente em I&D e no próprio desenvolvimento dos corantes que são de facto muito superiores e que é o resultado da aquisição, pela PPG, há cerca de dois anos, de uma empresa do norte da Europa que desenvolve esta tecnologia.

    O processo irá continuar em 2024?
    2024 é o ano de lançamento. A tecnologia Spectron vai entrar em todo o nosso core business, trazendo valor acrescentado aos nossos produtos.

    A certificação ao nível dos produtos ETICS é outra das apostas para 2024.
    Em mercados como a França e Itália somos líderes de mercado neste domínio. Temos fábricas próprias de massas, que não temos cá, e estamos num processo de aprendizagem, de recolher a experiência destes mercados e temos ido a Lyon e a Milão, onde estão localizados os centros de desenvolvimento ETICS, para recolher este conhecimento para adaptá-lo ao nosso mercado. Há aqui um processo de sinergias dentro da multinacional. O processo está a decorrer com o apoio do LNEC e contamos em breve ter novidades. A certificação dos produtos irá permitir a entrada em concursos públicos, por exemplo. Este não é o nosso target o nosso target é estar ao lado dos nossos agentes revendedores, ajudar a desenvolver o negócio e ir à obra com eles para proporcionar que eles sim efectuem negócio. Esta é a nossa postura estratégica.

    Prevêem novos investimentos na estrutura em Portugal?
    Para já temos todo este investimento com o lançamento da ‘Spectron’. Estamos sempre com melhorias na fábrica, ou seja, há continuamento investimentos que visam uma melhoria contínua, mas para este ano não prevemos mais investimentos em maquinaria que não seja esse. O próximo ano será um novo ano. Vamos focar-nos no que temos que fazer bem e logo virão outros investimentos

    Como correu 2023 para a PPG Dyrup em Portugal?
    Correu bem. Portugal obteve o melhor rating entre os países da Europa da Sul. Conseguimos ultrapassar os nossos objectivos em praticamente 10%. Foi um ano muito interessante, e recebemos os parabéns de todo o board do Sul da Europa relativamente aquilo que foi a performance em Portugal e em Espanha.

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Vulcano promove curso técnico de modos de preparação de Águas Quentes Sanitárias

    Com uma duração de 6 horas, este curso proporcionará aos formandos várias aprendizagens acerca de conceitos de calor, energia e potência, conhecimento sobre os sistemas de produção de A.Q.S., sistemas instantâneos, sistemas de acumulação, bombas de calor A.Q.S, contribuição dos sistemas solares térmicos para a produção das A.Q.S., bem como a legislação aplicável

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    O Instituto de Formação Vulcano (IFV), espaço de formação e certificação dos profissionais de hoje e do futuro nas áreas de água quente, energia solar térmica e climatização, divulga o seu curso técnico online de Modos de Preparação de Águas Quentes Sanitárias.

    A formação terá lugar nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2024, em formato online, em horário pós-laboral. Destina-se a instaladores, técnicos-comercias recém-licenciados e projetistas que têm o objetivo de dar os primeiros passos na área ou aprofundar conhecimentos.

    Com uma duração de 6 horas, este curso proporcionará aos formandos várias aprendizagens acerca de conceitos de calor, energia e potência, conhecimento sobre os sistemas de produção de A.Q.S., sistemas instantâneos, sistemas de acumulação, bombas de calor A.Q.S, contribuição dos sistemas solares térmicos para a produção das A.Q.S., bem como a legislação aplicável.

    Os formandos ficarão capacitados para identificar e caracterizar os diferentes modos e preparação de A.Q.S., selecionar o sistema de produção A.Q.S. que melhor se adequa a cada instalação, através da estimativa de consumos e custos energéticos, e ainda a valorizar a integração dos sistemas solares térmicos na produção das A.Q.S.

    Atualmente, tendo em conta a crescente competitividade verificada no mercado laboral, é cada vez mais valorizada a qualificação de um profissional do setor, sobretudo vinda de um instituto de excelência.

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