Savills coloca ANACOM no edifício Ramalho Ortigão 51
Este é o primeiro arrendamento do edifício depois de ter sido adquirido pela Incus Capital em Janeiro deste ano. A ANACOM vai ocupar quatro pisos do edifício

CONSTRUIR
Bondstone apoia primeira Cátedra em “Sustentabilidade de Ecossistemas Subterrâneos – Loulé”
Grupo Pestana reforça aposta no Algarve com projecto premium
Universidade da Beira Interior faz parceria na China para formar 1.200 engenheiros
Corum reforça oferta com fundo direccionado para activos ESG
Panasonic lança Aquarea Home para “controlo total” da casa
Município do Porto lança concurso para requalificar Praça Pedro Nunes por 2,5M€
Setúbal adquire 24 imóveis à Hipoges para arrendamento municipal
Micro-rede resiliente salva FCTUC do apagão ibérico
Geberit lança nova sanita bidé ao “alcance de todos”
Garcia Garcia relança programa de estágios de Verão para estudantes universitários
A consultora Savills foi responsável pelo primeiro arrendamento do exclusivo edifício de escritórios Ramalho Ortigão 51 – RO51, em Lisboa. O novo tenant é a Autoridade Nacional de Comunicações, ANACOM, que irá ocupar quatro pisos, o que corresponde a metade do edifício, ficando apenas disponíveis os últimos quatro pisos.
Localizado na zona da Praça de Espanha, o RO51 conta com mais de 24 mil m2 e com 296 lugares de estacionamento. O edifício foi totalmente remodelado em 2019 e está, actualmente, a ser alvo de uma intervenção de modernização das áreas comuns com o objectivo de atingir o nível de Certificação BREEAM Excellent.
Quanto aos requisitos, a ANACOM procurava um edifício com uma localização central, próxima da actual, que lhe permitisse centralizar num único espaço as instalações até agora dispersas em dois edifícios na Avenida José Malhoa (edifícios n.º 12 e alguns pisos do nº 14). A oferta de infraestruturas comuns a ser utilizada exclusivamente pelos inquilinos e que inclui uma sala de conferências, balneários, estacionamento com carregadores eléctricos e com lugares para bicicletas, pesou na escolha.
A Incus Capital, proprietária do imóvel, considera o arrendamento do RO51 valida a estratégia de investimento do grupo no sentido de melhorar a oferta de escritórios em Lisboa e Porto.
“Estamos muito entusiasmados em ter a ANACOM como inquilina e também com o desenvolvimento do projecto que irá dotar o RO51 de várias infraestruturas de uso comum importantes para as novas formas de trabalho e também com a certificação de Sustentabilidade BREEAM. Adicionalmente, contamos em valorizar as zonas exteriores para uso exclusivo dos utilizadores do RO51 promovendo uma forte relação com as zonas verdes envolventes”.
Frederico Leitão de Sousa, head of Corporate Solutions, Savills Portugal sublinha, ainda, que “com a aquisição do RO51 por parte da Incus Capital em Janeiro de 2022, a Savills teve um papel preponderante na representação do proprietário ao concluir uma das mais relevantes transacções do ano. O prestígio inegável de ter um tenant como a ANACOM num edifício que pertence ao portfólio da Incus Capital há menos de um ano, oferece solidez e preservação ao proprietário de um dos edifícios mais icónicos da cidade de Lisboa.”