As obras na linha de comboio de Cascais vão arrancar
O sinal de partida está a ser dado esta terça-feira, com a apresentação do Projecto de Modernização da Via e Catenária e a consignação da obra aos espanhóis da Comsa e aos portugueses da Fergrupo, por 31,59 milhões de euros. A obra deverá ficar concluída em 2024
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O sinal de partida está a ser dado esta terça-feira, com a apresentação do Projecto de Modernização da Via e Catenária e a consignação da obra aos espanhóis da Comsa e aos portugueses da Fergrupo, por 31,59 milhões de euros. A obra deverá ficar concluída em 2024.
A intervenção estruturante nos 25,45 km que ligam Cascais a Lisboa, vai permitir a modernização da linha que passará a ter melhores condições e capacidade para receber novos comboios. A intervenção integra o projecto de modernização e requalificação integral da Linha de Cascais, cofinanciado pelo POSEUR no âmbito do Portugal 2020, e pretende aumentar a sustentabilidade económica e ambiental, bem como a eficiência do serviço ferroviário, de modo a incentivar a utilização do transporte público por parte dos milhares de pessoas que diariamente se deslocam para Lisboa.
No âmbito da empreitada denominada “Linha de Cascais – Via e Catenária” está prevista a migração do actual sistema de electrificação – de 1500 V para 25 kV -, o que permite harmonizar as condições de exploração desta linha com o resto da Rede Ferroviária Nacional e reduzir anualmente em mais de 1 milhão de euros os custos de energia suportados pela CP – Comboios de Portugal com a operação do serviço.
Os trabalhos prevêem ainda o fim da passagem de nível rodoviária de São João do Estoril, a renovação da estação de Cascais, a instalação de sistemas de sinalização electrónica e de informação ao público, entre outros. A cerimónia contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e de Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas.