Ferrovia: Fergrupo e Comsa vão modernizar Linha de Cascais
Segundo as autoridades envolvidas, trata-se de uma intervenção muito importante para a população de Cascais ter, finalmente, uma linha modernizada e, a seguir, poder receber novos comboios,” salientou Pedro Nuno Santos, acrescentando que os mesmos deverão chegar até ao fim de 2026

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O Fergrupo e a Comsa formam o agrupamento escolhido pela Infraestruturas de Portugal para a execução dos trabalhos de modernização da via e catenárias da Linha de Cascais, um investimento em ferrovia avaliado em 31,5 milhões de euros que contempla a migração do actual sistema de eletrificação de 1,5 kV em corrente contínua para 25 kV em corrente alternada, com a substituição integral da catenária existente entre as Estações de Cais do Sodré (inclusive) e Cascais (exclusive).
Nesta fase vão ser realizadas obras de modernização da via e catenária que vão permitir a melhoria do sistema de eletrificação, o reforço das condições de exploração, segurança e fiabilidade da infraestrutura, a instalação de um novo sistema de sinalização e de controlo de velocidade e a integração na restante rede. As estações e apeadeiros também vão ser requalificados, passando a estar dotados de novos sistemas de videovigilância e de informação ao público, melhores condições de acesso às plataformas e a supressão de passagens de nível, como a de São João do Estoril.
Segundo os responsáveis das Infraestruturas de Portugal a intervenção na linha vai decorrer durante a noite, o que vai causar alguns constrangimentos seja de transportes ou ruído entre as 23h00 e as 05h00. “A obra está consignada, entregue ao privado e vai ser feita. É muito importante para a população de Cascais ter, finalmente, uma linha modernizada e, a seguir, poder receber novos comboios,” salientou Pedro Nuno Santos, acrescentando que os mesmos deverão chegar até ao fim de 2026.
Assim que a renovação estiver concluída, a linha já estará apta para receber os novos comboios que a CP está a comprar. O presidente da CP, Pedro Moreira, presente no evento, referiu que os primeiros 34 comboios que vão chegar do lote de 117 que está a ser comprado irão para a linha de Cascais, que neste momento tem os comboios mais antigos do país, alguns dos quais com 70 anos.