SaStudio distinguido nos WAF 2022 com projecto para centro comunitário na Islândia
O estúdio português venceu o primeiro prémio do World Architecture Festival (WAF), na categoria Future Project – Civic com o projecto Leidarhofdi Community Center, na Islândia

CONSTRUIR
PPG Dyrup participa na iniciativa “Conversas na Rua”
‘Le Chic’, a nova proposta de design da Cosentino
Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos que mais apostam em remodelações totais
Grupo Casais conclui 1ª fase de construção do Hassan Centenary Terraces
ADENE coordena Pacto de Autarcas para o Clima e Energia da Comissão Europeia
Edifício de escritórios WellBe espera 3.200 pessoas em 2024
Metade das casas novas lançadas este ano já foram vendidas
Savills e B. Prime comercializam activos geridos pela Bedrock Capital
Lisboa entre as semi-finalistas à Capital Europeia da Inovação 2023
OLI equipa novo hotel de luxo no porto
O Sastudio, estúdio de arquitectura incubado na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, venceu o primeiro prémio do World Architecture Festival, na categoria Future Project – Civic, com o projecto Leidarhofdi Community Center, na Islândia.
O Leidarhofdi Community Center, em Hofn, Islândia, pretende ser um novo polo social para a comunidade local e visitantes. O projecto, desenvolvido em colaboração com os estúdios locais Hjark e Landmotun, nasce da paisagem e define um novo parque sobre a orla costeira, promovendo novas actividades quer no interior, quer no exterior. A cobertura ajardinada prolonga a flora local e torna-se uma extensão do passeio pedonal que oferece um novo ponto de vista sobre a povoação e a natureza envolvente. O aterro existente será removido e a acumulação natural das águas criará um lago para os meses quentes e um ringue de patinagem nos mais frios.
Distinguida de entre mais de 770 finalistas, divididas por 43 categorias, o Sastudio arrecadou o primeiro prémio na categoria “Projectos Futuros- Cívicos”. O júri – composto por Fernando Menis, fundador da Menis arq., Nicola Carnevali, associado no atelier RSHP, e Karen Forbes, Professora na Edinburgh University – ficaram particularmente impressionados com o “aspecto lúdico” do projecto, que “amplia a ligação entre os habitantes e visitantes deste local de grande beleza natural”. O projecto ficou, assim, entre os finalistas de “Future Project of the Year”, recebendo notas de apreciação de grandes nomes da arquitectura como Sir Peter Cook ou do arq. Mario Cucinella.
“Com esta distinção, a adicionar ao bronze que ganhámos com este projecto nos WAN awards, esperamos sedimentar a nossa visão para este projecto, e reforçar a importância destes espaços públicos para as comunidades. Nós arriscámos ao desafiar o briefing e o planeamento existente para habitação privada, mas o Município também arriscou em escolher a nossa proposta, uma vez que não tinham verbas planeadas para uma infraestrutura pública. Estamos já a redesenhar o planeamento local e a trabalhar com as autoridades locais em estratégias para assegurar os fundos necessários para materializar este novo parque e centro comunitário”, garante Tiago Sá, fundador da Sastudio.
A atribuição dos prémios WAF decorreu entre os dias 30 de Novembro e 2 de Dezembro, na FIL, em Lisboa.