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    Epiroc apresenta primeiro camião feito com aço livre de combustíveis fósseis

    O protótipo do camião mineiro subterrâneo eléctrico a bateria feito de aço livre de combustíveis fósseis surge na sequência da parceria com siderúrgica sueca SSAB

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    Em parceria com a fabricante de aço SSAB, a Epiroc conclui a construção de um protótipo de um camião mineiro subterrâneo com uma caixa basculante feita de aço livre de combustíveis fósseis, um Minetruck MT42 eléctrico a bateria. O resultado é uma redução de 10 toneladas nas emissões de CO2 por caixa basculante fabricada, o equivalente a retirar de circulação cinco carros a gasolina durante um ano inteiro.

    A parceria ajudará a Epiroc a acelerar sua jornada para criar um futuro mais sustentável, fornecer as máquinas mais ecológicas do mundo e apoiar os nossos clientes. “A nossa agenda de inovação está de mãos dadas com a agenda de sustentabilidade dos nossos clientes”, diz Sami Niiranen, presidente da divisão Underground da Epiroc. “Na mudança para uma nova economia de baixo carbono, os nossos produtos e serviços terão uma contribuição fundamental para que os nossos clientes alcancem suas metas climáticas.”

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    A SSAB pretende fornecer aço livre de combustíveis fósseis ao mercado em escala comercial durante 2026 e entregou o primeiro aço feito de ferro com redução de hidrogénio em 2021. A SSAB trabalha com o produtor de minério de ferro LKAB e a empresa de energia Vattenfall na Suécia como parte da iniciativa HYBRIT desenvolver uma cadeia de valor para a produção de ferro e aço livres de combustíveis fósseis, substituindo o carvão tradicionalmente necessário para a produção de aço à base de minério de ferro, por eletricidade e hidrogénio livres de combustíveis fósseis. Este processo praticamente elimina as emissões de dióxido de carbono na produção de aço.

    “O desenvolvimento de novas tecnologias é essencial para possibilitar a transição para uma economia de baixo carbono”, diz Johnny Sjöström, presidente da SSAB Special Steels. “O nosso aço livre de combustíveis fósseis reduz imediatamente a pegada de carbono para quase zero sem comprometer a alta qualidade e as propriedades que se espera dos aços da SSAB. É o mesmo aço, só que sem o impacto ambiental negativo.”

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    Design da gama Neva da Brico Depôt distinguido no Red Dot Awards

    A linha de decks e acessórios Neva faz parte da Blooma, uma das marcas próprias da Brico Depôt, direcionada para espaços exteriores

    Todos os anos, o Red Dot Award: Product Design procura os melhores produtos do ano, seleccionados pelo júri, e que sejam “esteticamente apelativos, funcionais, inteligentes ou inovadores e com um design extraordinário”. Neste âmbito, a iniciativa distinguiu a gama de decks e acessórios Neva, da marca Blooma, da Brico Depôt.

    O desenvolvimento de marcas próprias é uma das estratégias-chave da Brico Depôt, tendo registado um crescimento na ordem dos 9% nesta área em 2022, comparativamente a 2021. Desta forma, a empresa procura “diferenciar-se da concorrência” em termos de design, funcionalidade, sustentabilidade e relação qualidade/preço.

    Neva é uma linha para exteriores, com decks e acessórios, ideal para todo o tipo de terraços e jardins, que oferece soluções estéticas e funcionais para criar espaços ao ar livre mais cómodos e atractivos. Os produtos desta gama são resistentes às intempéries, manchas, raios UV e bolor; requerem menos manutenção que a madeira e os decks são feitos de fibras naturais e polietileno de alta densidade.

    Esta gama dispõe, também, de tipos de acabamento com os quais, graças aos seus sistemas de fixação por encaixe, os parafusos deixam de ser visíveis. Outro produto desta gama são as vigas de alumínio Neva, que se adaptam à maioria dos pavimentos e podem ser instaladas em colunas ou fixadas directamente no cimento. Por último, a gama dispõe de um kit de fixação composto por clips de fixação fácil, ideal para uma instalação rápida e simples.

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    Geberit Cleanline50 e Sigma70 premiadas no Red Dot Design Award 2023

    O júri internacional do Red Dot Design Award 2023, composto por 43 especialistas em qualidade de design, premiou Cleanline50 e a Sigma70, na categoria de “Design de produto”. O objectivo do prémio é reconhecer a qualidade e inovação de designers e fabricantes na criação de novos produtos domésticos e profissionais

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    (na imagem: Sigma70 matt black)

    O novo canal de duche Geberit CleanLine50 convence pelo seu design minimalista. Com apenas três centímetros de largura e uma calha de drenagem assimétrica, proporciona uma variedade visual adicional. O canal de duche é fabricado com materiais de alta qualidade e pode ajustar-se à largura da zona do duche. Estas características convenceram tanto os júris do Red Dot Award como o prémio à inovação Design Plus impulsionado pelo ISH. O Prémio à Inovação ISH apresentou-se por motivo da feira comercial internacional líder deste ano para a indústria dos sanitários ISH em Frankfurt A.M.

    CleanLine50 stainless steel brushed

    Além do aspecto visual, o júri do Prémio Red Dot também premiou as duas variantes de cor do canal de duche, aço inoxidável escovado e preto cromado. O júri sublinhou ainda as características técnicas do canal de duche. O Geberit CleanLine50 tem uma inclinação integrada que drena de forma ótima a água duche para o ralo. Além disso, inclui um prático filtro anti-cabelo no ralo, que se pode retirar facilmente para enxaguar e limpar de forma rápida.

    Já a nova placa de descarga Geberit Sigma70 recebeu o prémio Red Dot Award 2023 pelo seu elegante design da placa de descarga, que se destaca pelo uso de materiais de alta qualidade como vidro ou aço inoxidável.. O carácter flutuante é marcado pelo design ligeiramente curvo e convexo. Isto é possível graças ao mecanismo comprovado dos dois botões precisamente coordenados para a descarga dupla economizadora de água. Apesar da separação de ambos, criam uma superfície homogénea que parece ser feita de uma única peça.

    A marca Geberit opera a nível mundial e é líder do mercado europeu no sector da casa de banho. Tem uma forte presença local na maioria dos países europeus e é especialista em louças sanitárias e tecnologia para a casa de banho.

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    Rodi renova escritórios com iluminação Indelague

    A Indelague foi a escolhida pela Rodi, fabricante de aros e rodas de bicicleta e lava-louças e acessórios em aço inoxidável, para equipar os seus renovados escritórios e showroom

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    Neste projecto a iluminação foi pensada e estudada para cada espaço de forma a dar maior rendimento, produtividade e bem-estar aos colaboradores levando em conta as necessidades e preferências dos seus utilizadores. “Nada foi deixado ao acaso. Para além da funcionalidade, a estética acompanha todo o projecto. O objectivo era criar um ambiente mais agradável, funcional e acolhedor para todos. As luminárias da Indelague são modernas, elegantes e eficientes, criando uma atmosfera de conforto e harmonia”, explica a empresa em nota enviada às redacções.

    O projecto incluiu a iluminação do showroom da Rodi, dando protagonismo aos produtos da marca e destacando as suas qualidades e características.

    “A iluminação é um factor essencial para criar ambientes confortáveis, funcionais e atractivos, que valorizam os produtos e serviços das empresas e contribuem para a satisfação dos seus clientes e colaboradores. A Indelague é uma empresa que sabe disso e que oferece soluções de iluminação inovadoras e personalizadas para cada projecto”, refere a empresa.

    Entre os projectos de iluminação da empresa portuguesa especializada em soluções de iluminação contam-se, entre outros, a cidade desportiva do SC Braga, os escritórios do Banco BPI em Lisboa e da Rodi em Eixo, a nova linha de produção da Bosch em Aveiro.

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    Portugal leva 36 marcas à Maison&Objet

    Decorre até 11 de Setembro, em Paris, mais uma edição da Maison&Objet, um dos mais relevantes certames mundiais para os sectores do mobiliário e design de interiores, que irá contar com a presença de 36 marcas nacionais

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    Até ao dia 11 de Setembro, todos os visitantes e profissionais poderão conhecer as últimas novidades do design “Made in Portugal” na capital do principal mercado de exportação das empresas portuguesas.

    Após o cluster do mobiliário e afins ter superado em 2022 o seu melhor ano de sempre desde o início da pandemia, com um aumento de 8% face ao valor recorde de 2019, as exportações da fileira continuam numa trajectória crescente e, no 1º semestre deste ano, subiram 15% em termos homólogos, com um total de vendas que já supera os mil milhões de euros.

    O crescimento estende-se aos principais mercados do cluster, com França a crescer 11,90% nos primeiros seis meses do ano, em relação ao mesmo período de 2022, consolidando a posição de principal comprador dos produtos desta fileira, com uma quota de 33%.
    Na visão de Joaquim Carneiro, presidente Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, APIMA, que coordena a participação do contingente português, “as empresas nacionais são uma presença constante na Maison&Objet e estas sucessivas participações marcam a evolução positiva que o design e mobiliário português têm traçado, em especial na última década. Mais do que um país, Portugal é, hoje, uma marca no cenário internacional e o notável esforço das empresas nacionais resulta no actual reconhecimento pleno de valores como a qualidade, inovação e excelência que corporizam a nossa indústria”.

    Em Janeiro, o certame parisiense contou com mais de 60 mil visitantes e Portugal esteve entre os dez países mais bem representados, entre 144 nações que levaram até à capital de França acima de 2300 marcas.

    A segunda edição de 2023 da Maison&Objet promete levar a Paris cores, extravagância e audácia, com a soma de dois novos espaços e 750 marcas a fazer a sua estreia, e marca o retomar da actividade intensa das empresas portuguesas nos principais palcos internacionais.

    Após rumarem a França e, ainda no mês de Setembro, será possível conhecer o melhor do design oriundo de Portugal nas feiras espanholas Intergift e Habitat València.

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    PPG Dyrup participa na iniciativa “Conversas na Rua”

    Inserida na programação do “Amadora em Festa”, a iniciativa abrange diversas disciplinas artísticas, incluindo pintura, muralismo, ilustração e graffit, com o objectivo de “fomentar a actividade cultural, artística e social da Amadora”

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    A PPG Dyrup vai dar cor ao projecto “Conversas na Rua”, uma iniciativa inserida na programação do “Amadora em Festa” que promove a arte urbana no concelho da Amadora que acontece entre os dias 5 e 26 de Setembro.

    O projecto, que abrange diversas disciplinas artísticas, incluindo pintura, muralismo, ilustração e graffiti, tem como objectivo central “fomentar a actividade cultural, artística e social da Amadora, transformando o município num polo atractivo e reconhecido no cenário da arte urbana”, refere a PPG Dyrup em comunicado.

    Com esta colaboração “reiteramos o nosso compromisso com a comunidade e o estímulo à expressão cultural no município da Amadora” e que, ao disponibilizarmos os nossos produtos, estamos a “contribuir para enriquecer ainda mais o cenário vibrante desta cidade, com cores e criatividade”, ressalva Bruno Toscano, brand manager da PPG Dyrup.

    Anualmente, o projecto procura desafiar artistas a envolver-se com a cidade e respectivos habitantes, democratizar o acesso à arte, melhorar a paisagem urbana e sensibilizar a comunidade local sobre a importância da prática artística e do espaço público. Os artistas seleccionados para participar nesta edição são C’Marie (Constança), artista visual, Odeith (Sérgio ‘Odeith’), artista internacionalmente reconhecido pela técnica da anamorfose, Patrícia Mariano, pintora e artista mural com uma arte surreal e enigmática, Ricardo Romero, artista com influência nas linguagens artísticas urbanas, incluindo pintura, escultura, fotografia e vídeo, Theic (Camilo Nuñez), artista ativo em várias áreas da arte e Vasco Maio, artista visual, com foco em pintura e desenho.

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    Parisien Blue

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    ‘Le Chic’, a nova proposta de design da Cosentino

    Com seis novas cores, Parisien Blue, Eclectic Pearl, Versailles Ivory, Victorian Silver, Bohemian Flame e Romantic Ash, a ‘Le Chic’ apresenta padrões com veios “expressivos” e detalhes metálicos

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    A Cosentino recupera a “beleza” dos padrões com veios com a nova colecção Silestone ‘Le Chic’. A nova proposta de “design avançado” destaca-se pela sua “elegância e sofisticação”.

    Com seis novas cores, Parisien Blue, Eclectic Pearl, Versailles Ivory, Victorian Silver, Bohemian Flame e Romantic Ash, a ‘Le Chic’ apresenta padrões com veios “expressivos” e detalhes metálicos que se destacam contra um fundo neutro, como creme ou azuis e pretos profundos, obtendo “designs cheios de profundidade”.

    A ‘Le Chic’ representa o avanço na fabricação de superfícies da Cosentino, já que os veios detalhados exigem um sistema totalmente novo de design, possível graças ao novo sistema de moldagem da marca, dando vida a partículas e minerais de uma ampla gama de tamanhos.

    Patenteada com a tecnologia HybriQ+ da Cosentino, a Silestone ‘Le Chic’ é fabricado com 99% de água reutilizada e 100% de energia renovável, que incorpora no mínimo de 20% de matérias-primas recicladas na sua composição, que também tem menos de 40% de sílica.

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    Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos que mais apostam em remodelações totais

    Dados da Melom e Querido Mudei a Casa Obras, de Janeiro a Junho de 2023, apontam para 465 intervenções em imóveis a nível nacional, o que representou um valor total de de cerca de 11 730 mil euros em obras de remodelação

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    Lisboa, Porto e Setúbal foram os distritos que mais apostaram em obras de remodelação total de imóveis usados. Segundo os dados recolhidos pelas empresas Melom e Querido Mudei a Casa Obras, de Janeiro a Junho, o volume registado de 465 intervenções em imóveis a nível nacional, representou um valor total de de cerca de 11 730 mil euros em obras de remodelação.

    Os dados agora apresentados e relativos aos primeiros seis meses do ano mostram que, por distrito, Lisboa lidera o top 10 dos que mais apostaram em obras de remodelação total, com 323 obras adjudicadas e concluídas, com um volume de oito milhões de euros, o que representou 69% do total registado pelas marcas.

    Seguem-se os distritos de Porto (9,3%) Setúbal (6,5%), Faro (2,4%), Ilha da Madeira (2,2%), Leiria, Santarém e Viseu (1,9% cada). Nas posições seguintes, encontram-se os distritos de Aveiro (1,5%) e de Bragança (0,9%) e fecham o top Braga, Évora, Vila Real (0,7% cada) e Portalegre (0,2%).

    O aumento pela remodelação total de imóveis tem, segundo, João Carvalho, co-fundador da Melom, uma ligação com o “aumento da inflação” e pelo facto de casas que necessitam de obras têm o seu preço mais competitivo”. Outro factor, em particular sobre os dados da Melom, é o facto de trabalharem em conjunto com os clientes do Remax através do serviço de serviço de consultoria de arquitectura.

    “Tal como nos anos anteriores de intervenção, os pedidos dos clientes continuam a chegar de Norte a Sul de Portugal, dada a capilaridade da nossa rede no território nacional”, reforçou o responsável.

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    ADENE coordena Pacto de Autarcas para o Clima e Energia da Comissão Europeia

    nomeação representa “um passo significativo” na promoção de esforços para combater as alterações climáticas

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    A ADENE – Agência para a Energia foi nomeada como Coordenadora Nacional do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia da União Europeia em Portugal. Esta nomeação representa “um passo significativo” na promoção de esforços para combater as alterações climáticas e garantir um futuro mais sustentável para as comunidades locais no espaço europeu, indica em comunicado.

    Desta forma, a ADENE, compromete-se em “intensificar” a sua acção em direcção a uma Europa “mais justa” na luta contra as alterações climáticas. Por outro lado, as entidades que integram o Pacto se comprometem-se em tornar as cidades “descarbonizadas e resilientes”, onde os cidadãos tenham acesso, simultaneamente, a “energia segura, sustentável, acessível e renovável”.

    O Pacto de Autarcas para o Clima e a Energia é uma iniciativa, lançada em 2015, pela Comissão Europeia, e que resultou da junção das iniciativas anteriores ‘Covenant of Mayors’ e ‘Mayors Adapt’ promovidas pela União Europeia e que reúne autoridades locais e regionais europeias que se comprometem voluntariamente com a implementação dos objectivos da União Europeia para o clima e energia.

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    OLI equipa novo hotel de luxo no porto

    O G.A, Palace, o novo cinco estrelas da cidade do porto, escolheu a OLI para equipar os espaços de banho. A unidade do grupo GA HOTELS conta com 65 quartos e está localizada num antigo palacete neoclássico do século XIX

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    Este novo cinco estrelas composto por 65 quartos e suites situa-se a 240 metros da Praça da Batalha e a 500 metros a pé da Rua de Santa Catarina, num antigo palacete neoclássico do século XIX que pertenceu a uma antiga família burguesa.

    Para este hotel a OLI levou o autoclismo interior sustentável “OLI 74 Plus S90 Sanitarblock” e a placa de comando “Oceania”, com um design minimalista e elegante.

    O G.A. Palace nasceu da reabilitação de um palacete do século XIX, cuja fachada foi preservada, garantindo a sua identidade histórica.

    O hotel está equipado com piscina (interior e exterior), SPA e restaurante, recriando uma “villa” italiana que convida à “dolce vita”.

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    Editora Lidel apresenta “Turismo e Hotelaria Futureland”

    Este novo livro apresenta as principais tendências do sector turístico e hoteleiro no futuro e pretende guiar os gestores e decisores na melhoria dos seus negócios. A obra será apresentada no dia 11 de Setembro, no Auditório Atlântico I e II do Turismo de Portugal

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    Para enfrentar os desafios do sector do turismo, quer seja pela sua “constante transformação”, quer seja pelo avanço das novas tecnologias, factores ambientais, económicos ou sociais, a editora Lidel apresenta o novo livro “Turismo e Hotelaria Futureland – Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”, da autoria de Luiz Moutinho, Nuno Abranja, Alfonso Vargas-Sánchez e Tiago Rodrigues. A obra será apresentada no dia 11 de Setembro, no Auditório Atlântico I e II do Turismo de Portugal, pelas 18h30.

    Futuramente, o turismo deverá afirmar-se como um motor estratégico em termos de planeamento, experimentação e incorporação de ideias e tecnologias emergentes, sustentadas em sistemas de inteligência avançados, e que aplicará múltiplas estratégias de mercado para oferecer novas opções de negócio. A pensar em todas as alterações que irão ocorrer, os autores desenvolveram este livro que procura “despertar consciências, potenciar conhecimentos e desafiar conceitos e práticas” conhecidas na actividade turística e hoteleira.

    Entre os diversos temas abordados, destacam-se áreas-chave da sociedade actual, como a era pós-COVID-19, a sustentabilidade e o turismo circular, assim como um conjunto de tendências que estão a mudar a face do turismo e da indústria de viagens. Além disso, identificam-se ainda as “megatendências” que mais influência terão no turismo e na hotelaria, como por exemplo a evolução da procura e das expectativas dos visitantes com o aparecimento de nichos, o crescimento do turismo sustentável, a habilitação nas tecnologias e a mobilidade de viagem.

    Luiz Moutinho é professor convidado de Marketing na University of Suffolk. no Reino Unido e na The Marketing School, em Portugal, sendo, também, professor adjunto de Marketing, GSB, FBE, membro da Academia Europaea, Nuno Abranja é director do Departamento de Turismo do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE), editor executivo do Tourism and Hospitality International Journal e ceo da consultora OMelhorDoTurismo, Alfonso Vargas-Sánchez é professor catedrático (jubilado), académico titular da Academia Andaluza de Ciências Regional, em Espanha e Tiago Rodrigues, mestre em Gestão Turística Europeia, Diretor de Marketing e Comunicação da Pedago.

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