
CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Em parceria com a fabricante de aço SSAB, a Epiroc conclui a construção de um protótipo de um camião mineiro subterrâneo com uma caixa basculante feita de aço livre de combustíveis fósseis, um Minetruck MT42 eléctrico a bateria. O resultado é uma redução de 10 toneladas nas emissões de CO2 por caixa basculante fabricada, o equivalente a retirar de circulação cinco carros a gasolina durante um ano inteiro.
A parceria ajudará a Epiroc a acelerar sua jornada para criar um futuro mais sustentável, fornecer as máquinas mais ecológicas do mundo e apoiar os nossos clientes. “A nossa agenda de inovação está de mãos dadas com a agenda de sustentabilidade dos nossos clientes”, diz Sami Niiranen, presidente da divisão Underground da Epiroc. “Na mudança para uma nova economia de baixo carbono, os nossos produtos e serviços terão uma contribuição fundamental para que os nossos clientes alcancem suas metas climáticas.”
A SSAB pretende fornecer aço livre de combustíveis fósseis ao mercado em escala comercial durante 2026 e entregou o primeiro aço feito de ferro com redução de hidrogénio em 2021. A SSAB trabalha com o produtor de minério de ferro LKAB e a empresa de energia Vattenfall na Suécia como parte da iniciativa HYBRIT desenvolver uma cadeia de valor para a produção de ferro e aço livres de combustíveis fósseis, substituindo o carvão tradicionalmente necessário para a produção de aço à base de minério de ferro, por eletricidade e hidrogénio livres de combustíveis fósseis. Este processo praticamente elimina as emissões de dióxido de carbono na produção de aço.
“O desenvolvimento de novas tecnologias é essencial para possibilitar a transição para uma economia de baixo carbono”, diz Johnny Sjöström, presidente da SSAB Special Steels. “O nosso aço livre de combustíveis fósseis reduz imediatamente a pegada de carbono para quase zero sem comprometer a alta qualidade e as propriedades que se espera dos aços da SSAB. É o mesmo aço, só que sem o impacto ambiental negativo.”