Fogos licenciados em construções novas aumentam 5,4% até Outubro
De acordo com a AICCOPN, o número de fogos licenciados em construções novas até Outubro cresceu 5,4% para um total de 25.334 alojamentos

CONSTRUIR
Aprovados apoios de 31,4 M€ a start-ups e incubadoras
Cosentino City inaugura em Lisboa
Agribusiness: Fundo de pensões dos EUA e Canadá são os principais investidores
Concurso para projecto e EIA da barragem da Foupana em preparação
Metro de Lisboa: Lote 4 da linha circular com ‘luz verde’ do TdC
Primeiro cinco estrelas no centro de Aveiro abre portas
Os desafios das renováveis em conferência nos dias 29 e 30 de Novembro
Ciclo de Tertúlias regressa ao Palácio Sinel de Cordes
Lisboa avança com projecto de reabilitação da Quinta do Ferro
Design nacional ruma a Espanha
O número de fogos licenciados em Portugal em construções novas até Outubro teve um aumento de 5,4%, para 25.334 alojamentos, face a idêntico período do ano anterior, anunciou esta quarta-feira a Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas (AICCOPN).
De acordo com a associação do sector, “o número de fogos licenciados em construções novas, neste período, observa um crescimento homólogo de 5,4% para um total de 25.334 alojamentos”. No caso do licenciamento municipal de obras para construção nova ou de reabilitação de edifícios residenciais, registou-se uma “subida homóloga de 1,3% até Outubro”, acrescenta.
Além disso, sobre o consumo de cimento em Portugal, a associação dá nota de que houve um crescimento de 1,6% até Outubro deste ano, para 3.235 mil toneladas, face a igual período do ano anterior. Já até ao mês de Setembro, o consumo de cimento no país teve um aumento homólogo de 1,9% para 2.922 milhares de toneladas, enquanto até Agosto o acréscimo foi de 2,1% para 2.603 milhares de toneladas.
Quanto ao montante de novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras verificou-se uma subida homóloga de 7,6%, para um total de 13.473 milhões de euros, lê-se no comunicado.
A associação dá também nota de que no mês de Outubro, o valor mediano da avaliação de habitação para efeitos de concessão de crédito subiu 13,5%, em face de taxas de crescimento de 14,2% nos apartamentos e de 13,1% nas moradias, em termos homólogos.
Em termos de regiões, a AICCOPN destaca o Algarve, onde o número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em Outubro deste ano foi de 1.808, valor que traduz um aumento de 5,2% face aos 1.719 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores. Destes, 18 são de tipologia T0 ou T1, 36 são de tipologia T2, 34 de tipologia T3 e 12 de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor da avaliação bancária na habitação, nesta região observou-se uma subida homóloga de 18,8% em Outubro, salienta a associação do sector.