77 M€ dão “nova vida” ao complexo onde se encontra o Convento do Beato
Localizado numa das zonas da cidade com maior potencial cultural e artístico, e desenvolvido a pensar numa população jovem e cosmopolita, o projecto Beato Quarter tem como objectivo “aumentar a oferta habitacional nesta área emergente da capital”

CONSTRUIR
Certificação BREEAM e LEED influência crescimento de escritórios no Porto
Desafios 5.0 organiza webinar sobre transportes inteligentes, ecológicos e integrados
ANI junta empresas e academia em mostra tecnológica
Deceuninck inaugura showroom imersivo
Forster by Reynaers Group apresenta-se ao mercado português
Discovery Hotel Management lança Crowne Plaza Caparica Lisbon
“Mais Habitação” compromete investimentos da Mercan Properties em Portugal
ProWein 2023 juntou Madeira e Vinho
Tektónica antecipa aumento de presenças na 25ª edição
Pollen Street chega a acordo para entrada no capital da Finsolutia
O Grupo Larfa Properties, empresa imobiliária privada especializada em aquisição, desenvolvimento e propriedade de longo prazo, está a investir 77 milhões de euros para dar uma nova vida ao complexo do Convento do Beato, em Lisboa. Deste investimento, 20 milhões de euros englobam a aquisição do antigo Convento e centro de eventos, a sua reabilitação, que rondou os seis milhões de euros, e a construção de um novo parque de estacionamento. Foi ainda recuperada a igreja localizada na Alameda do Beato, também por seis milhões de euros, e que integrará o complexo. Os restantes 51 milhões de euros serão aplicados na requalificação dos edifícios adjacentes, com vista ao desenvolvimento do futuro projecto residencial Beato Quarter.
Localizado numa das zonas da cidade com maior potencial cultural e artístico, e desenvolvido a pensar numa população jovem e cosmopolita, o projecto Beato Quarter tem como objectivo “aumentar a oferta habitacional nesta área emergente da capital”. Numa primeira fase, serão reabilitados cinco edifícios residenciais, e na segunda fase, mais três, “desenhados para as diferentes necessidades e exigências de cada morador”.
Na primeira fase, serão no total 61 apartamentos distribuídos pelas tipologias T1 a T5 duplex, com dimensões que variam entre os 67 m2 e os 348 m2. Os apartamentos já se encontram à venda, prevendo-se que estejam concluídos em 2024.
O Beato Quarter destaca-se por reunir um conjunto de edifícios de diferentes épocas, com estilos arquitectónicos diversos, maioritariamente construídos para indústria. Esta diversidade arquitectónica foi tida em conta e por isso cada edifício foi tratado como único, para tirar partido das respectivas características singulares. Da responsabilidade do arquitecto Tomás Salgado e do atelier Risco, “todo o projecto homenageia a tradição do estilo industrial da zona, com fachadas de tijolo elegantes e sofisticadas”.
O Beato Quarter integra, ainda, dois jardins de uso privado, ginásio, e estacionamento equipado para veículos eléctricos. Os espaços verdes foram concebidos para ajudar no conforto, na sustentabilidade e na eficiência energética, pois as suas extensas áreas permeáveis permitem contrariar o efeito de “bolha de calor”, contribuindo para que os moradores abram as janelas, aumentando a ventilação natural das residências.
“O nosso interesse na requalificação deste bairro tão emblemático surgiu porque a Larfa Properties procurava projectos para desenvolver nesta zona da capital, por considerar que teria um forte potencial de desenvolvimento. Quando visitamos este local, imediatamente percebemos que se enquadrava na perfeição nos objectivos e na estratégia do Grupo”, destaca Stéphane Delplancq, CEO do Grupo Atrya e Larfa Properties.
O novo ‘centro de eventos’ da cidade
Já concluída a empreitada que possibilitou a reabilitação total do Convento do Beato, assim como a sua modernização, e beneficiando de um histórico de 33 anos de experiência no sector dos eventos, este encontra-se preparado para ser “um dos locais mais emblemáticos de Lisboa”.
Sempre com “a preocupação máxima de manter as suas características próprias que fazem dele uma referência nessa área”, a intervenção no Convento teve como objectivo dotá-lo de todas as condições e infraestruturas.
Em termos gerais, o projecto de renovação do Convento do Beato incluiu, por um lado, uma intervenção mais técnica, relacionada com a substituição das instalações de telecomunicações, energia e segurança, a reabilitação da cozinha, a alteração de vãos e guardas, entre outros. Por outro lado, foi possível atribuir uma componente mais criativa, relacionada com o desenho do edifício administrativo, dos pátios, das novas instalações sanitárias e de determinados elementos especiais, como os passadiços para as saídas de emergência da biblioteca.
No exterior, esta remodelação contemplou ainda a construção de uma nova área de estacionamento, com cerca de 80 lugares, a poente da igreja, numa zona anteriormente ocupada por armazéns devolutos.
“O nosso objectivo é posicionar o Convento do Beato como um local moderno e atractivo para receber qualquer tipo de evento. Para isso, instalamos novos equipamentos e implementámos os melhoramentos necessários para o seu funcionamento, sem, contudo, descaracterizar espaços absolutamente notáveis do ponto de vista patrimonial e arquitectónico. E estamos muito satisfeitos por ter conseguido atingir esse objectivo”, refere Stéphane Delplancq, ceo do Grupo Atrya e Larfa Properties.
“A transformação mais importante ocorreu no claustro cuja cobertura foi totalmente substituída, apresentando-se agora com características mais contemporâneas que valorizam o espaço, o que nos permitiu também melhorar o sistema de climatização”, acrescenta o responsável.
De relembrar que toda esta área pertencia à Cerealis, dona da Milaneza e Nacional, tendo sido vendida à Larfa Properties, em 2018. Além da promoção, o Grupo será, também, responsável pela gestão do espaço.