
CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
No contexto actual, marcado pela alta de preços dos serviços básicos a Roca sugere algumas pequenas alterações que podem ser feitas no espaço de banho e que podem levar a uma considerável poupança de energia e de recursos, ao mesmo tempo que permitem manter ou até mesmo melhorar a sua funcionalidade.
Perlatores
Os perlatores são uma forma simples de minimizar as despesas, uma vez que são muito fáceis de instalar e podem ser adquiridos a preços baixos na maioria das lojas de materiais de construção. São colocados na torneira e separam o caudal de água em vários pequenos caudais misturados com ar.
Torneiras termostáticas para chuveiro
As torneiras termostáticas permitem-lhe escolher com precisão a temperatura desejada, evitando choques térmicos ao rodar o manípulo para encontrar o equilíbrio ideal entre água quente e fria. Embora seja possível habituar-se a esta sensação sempre que toma banho, deve ter em consideração que é um desperdício desnecessário de água, energia e recursos para o planeta.
Torneiras cold start
Outra forma de economizar é instalar uma torneira Cold Start. Ao abrir a maioria das torneiras, o normal é obter um caudal, que activa o sistema de aquecimento de água, mesmo para uma breve utilização. No caso da torneira Cold Start, a abertura frontal é reservada apenas para a água fria. Esta pequena mudança no design da torneira pode significar uma grande poupança de energia ao longo de um ano.
Sanitas dois em um
As sanitas dois em um economizam água usando-a mais de uma vez. Este modelo revolucionário recupera água do lavatório (usada, por exemplo, para lavar as mãos ou enxaguar a escova de dentes), filtra-a e usa-a na descarga da sanita. Não só é uma opção amiga do ambiente que permitirá reduzir o consumo de água, como também liberta espaço
onde podem caber móveis, objectos decorativos ou outros elementos.
“Há a percepção errónea de que tudo o que não envolve uma despesa significativa acaba por implicar uma instalação complexa e prejudicial ao planeta. Nada poderia estar mais longe da verdade: muitas das propostas mais ecológicas para a nossa casa são extremamente simples e muito rentáveis para os consumidores. Esta pode ser a melhor altura para investir em soluções que economizem recursos, reduzindo drasticamente a factura no final do mês”, sublinha a marca.