Edição digital
Assine já

Volcalis distinguida como Empresa que Promove a Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens

Volcalis distinguida como Empresa que Promove a Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens

Brand SHARE

Volcalis distinguida como Empresa que Promove a Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens

Volcalis distinguida como Empresa que Promove a Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens

Brand SHARE
Sobre o autor
Brand SHARE
Grupo Preceram

Grupo Preceram

Veja mais
Artigos relacionados
Zome debate Habitação & Mediação
Imobiliário
Coimbra é a próxima paragem da iad Open Session Tour
Imobiliário
Quadrante cria Centro de Excelência BIM
Engenharia
Grupo ACO marca presença na Smagua 2023
Empresas
Domes Lake Algarve reabre em Abril depois de renovação total
Imobiliário
Casais abre 103 vagas para reforçar equipas em Angola
Construção
Manitou Group e Kiloutou assinam parceria com impacto na sustentabilidade
Empresas
Serris REIM reforça portefólio com aquisição de 1,7M€ em Oeiras
Imobiliário
Xylem marca presença na ISH 2023
Empresas
Bebedouro inclusivo da Larus entre o melhor design ibero-americano
Empresas

A VOLCALIS – ISOLAMENTOS MINERAIS, SA foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego – CITE, pelas suas boas práticas na promoção da Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens por trabalho igual ou de igual valor, como EMPRESA QUE PROMOVE A IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS 2022(1), de acordo com o Despacho nº 13972/2022, de 5 de dezembro.

A igualdade e a não discriminação constituem direitos humanos fundamentais. A igualdade de oportunidades, o reconhecimento e a valorização de homens e de mulheres, em todos os seus domínios, constituem pilares fundamentais numa sociedade justa e com confiança no futuro.

Volcalis remunera mulheres e homens em função das suas competências, valoriza de igual modo a contribuição das pessoas, garantindo salário igual para trabalho igual ou de igual valor, e contribui para uma sociedade mais coesa e solidária, reduzindo os níveis de pobreza.

(1) dados do Relatório Único 2021, extraídos em 13 de novembro de 2022.

 

Artigos relacionados

Consiga uma colocação correta da cerâmica com o Grupo Puma

Com os adesivos da Linha Profissional obterá uma excelente colocação de todos os tipos de peças cerâmicas em diferentes suportes

Brand SHARE

Ao selecionar um adesivo para a correta colocação de peças cerâmicas, deve-se levar em consideração: o local da obra, o suporte a ser utilizado, a utilização prevista, o tamanho da peça e se a mesma possui reforço de malha e resinas. Com estas características será mais fácil encontrar um bom adesivo que proporcione o desempenho necessário para uma colocação correta e duradoura.

Dentro da linha profissional do Grupo Puma podemos encontrar 4 produtos:

  • Pegoland® Profissional Elite C2 TE S2
  • Pegoland® Profissional Flex C2 TE S1
  • Pegoland® Profissional C1 TE
  • Pegoland® Profissional Porcelânico C2 TE

Trata-se de adesivos cimentícios com tecnologia TecnoAdapt que abrangem todas as necessidades atuais do mercado em termos de soluções para o assentamento e colagem de revestimentos cerâmicos e pedras naturais, conseguindo-se sempre a correta colocação final.

Exigências do mercado atual

A peça cerâmica de grandes dimensões e espessuras mínimas são tendência no mercado atual, pavimentos e revestimentos que criam ambientes infinitos. Estas peças cada vez mais procuradas no mercado precisam ser colocadas com um produto de elevado desempenho, como o Pegoland Profissional Elite C2 TE S2 do Grupo Puma, um adesivo cimentício de excelentes prestações.

Estamos a falar de um produto recomendado para os trabalhos mais exigentes, com garantia de qualidade e durabilidade, garantindo tanto o desempenho técnico como estético graças à sua tecnologia “Tecno Adapt”, assim como o melhor conforto para o profissional.

As suas principais características são a sua aderência melhorada, sem deslizamento, com mais tempo aberto, elevada tixotropia e súper deformável, baseando-se numa nova tecnologia, a “Tecno Adapt” cujas vantagens se resumem em:

– Mais brancura

– Mais finura

– Mais trabalhabilidade

– Mais cremosidade

– Espessuras de aplicação até 15mm

– Estabilidade num amplo intervalo de mistura

– Mais tempo aberto

– Melhor Tixotropia

– Novo formato de 20 Kg.

– Não retrai

Um produto que se adapta às exigências do mercado e garante a correta colocação e durabilidade do acabamento.

 

Para mais informações sobre qualquer um dos nossos sistemas ou produtos, o GRUPO PUMA
dispõe da Oficina Técnica:
Email: [email protected]
Web: www.grupopuma.com

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos

Volcalis regista 5 Declarações Ambientais de Produto

Toda a gama de isolamento em lã mineral, produzida pela Volcalis está abrangida pelas cinco
DAP/EPD recentemente registadas no Sistema DAPHabitat de acordo com as normas ISO 14025,
EN 15804 e EN 15942 e na lista europeia ECO PLATFORM

Brand SHARE

Toda a gama de isolamento em lã mineral, produzida pela Volcalis está abrangida pelas cinco DAP/EPD recentemente registadas no Sistema DAPHabitat de acordo com as normas ISO 14025, EN 15804 e EN 15942 e na lista europeia ECO PLATFORM.

A Volcalis é atualmente a empresa com mais Declarações Ambientais de Produto registadas no DAP Habitat. A Volcalis conta neste momento com o registo da DAP para os produtos: “Lã Mineral Revestida com Véu Branco Reforçado”, “Lã Mineral Revestida com Véu Negro”, “Lã Mineral Revestida com Alumínio e Papel Kraft”, “Lã Mineral Revestida com Papel Kraft” e “Lã Mineral Não Revestida”.

Estas são o resultado de um longo trabalho de investigação e desenvolvimento, ao longo dos últimos quatro anos, nas instalações em Oliveira do Bairro da mais recente empresa do Grupo Preceram.

As DAP, Declarações Ambientais de Produto ou EPD na sua sigla em inglês, resultam de um processo de otimização do processo produtivo, baseado nas avaliações de ciclo de vida que foram executadas pelos investigadores do CERIS – Centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade – do Instituto Superior Técnico.

Embora de carácter voluntário, as DAP são fundamentais quando se pretende aceder a mercados mais exigentes, tanto a nível nacional como internacional. Por outro lado, para a elaboração destas declarações é necessário efetuar uma ACV, avaliação do ciclo de vida, ferramenta essencial para num processo de ECO-design, identificando oportunidades de melhoria ao longo de toda a cadeia produtiva, utilização e fim de vida dos produtos.

Os cinco documentos agora registados no programa português DAPHabitat e também na plataforma europeia ECO PLATFORM, abrangem toda as gamas e referências de lã mineral produzidas pela Volcalis.

As DAP podem ser consultadas e descarregadas em: https://daphabitat.pt/pt_PT/dap/dap- registadas/

Estando também disponíveis no portal europeu ECO Platform, em: https://www.eco- platform.org/epd-data.html

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos

GRUPO PUMA e a SUSTENTABILIDADE

Soluções inovadoras que melhoraram o impacto ambiental

Brand SHARE

A inovação sustentável há muito se tornou o vetor transversal da ação do Grupo Puma. A busca contínua por soluções inovadoras que permitam gerir e melhorar o impacto ambiental e social, e influenciar diretamente na melhoria dos espaços habitados e no bem estar das pessoas.

Nesse caminho, o Grupo Puma associou-se no final de 2021 ao Pacto Mundial Red Espanhola e durante o ano de 2022 publicou o seu Primeiro Relatório Sustentável. Este marco representa um importante foco estratégico, pois nos desafia anualmente a estabelecer metas mensuráveis ​​para melhorar em todas as áreas da empresa. Trata-se de mostrar de forma pública e transparente a importância que o meio ambiente e a sustentabilidade têm para o Grupo Puma desde há muito tempo. Ser pioneiro no setor na ISO 9001, no desenvolvimento de DAPS para os produtos e em políticas de consumo de energia 100% renovável é reflexo do que falamos. Fomos os primeiros do setor a apresentar as DAPS de todos os produtos que fazem parte do nosso portfólio em 2016. As DAPS são declarações ambientais feitas voluntariamente, onde é apresentado o perfil ambiental do produto. É um documento que descreve o produto, o seu ciclo de vida e dados quantitativos e verificados de diferentes parâmetros ambientais estabelecidos.

O compromisso com o Pacto Mundial é trabalhar os ODS e as metas que mais impactam o dia a dia da empresa. Medir e planificar melhorias ano após ano, como o projeto de redução da pegada de carbono da empresa, é a resposta que o Grupo Puma oferece a um setor imerso em importantes desafios e mudanças. Os resultados mais significativos podem ser lidos no Relatório de Sustentabilidade 2021 encontrado em www.grupopuma.com.

Outra área de pesquisa que afeta diretamente a melhoria ambiental do planeta é o desenvolvimento de produtos comprometidos com a economia circular.

Avanços em sistemas como o ETICS, focados na poupança de energia, que vão mais longe tanto em isolamentos mais sustentáveis ​​e circulares, como a cortiça ou a lã de rocha. E nos acabamentos, trabalhando produtos com rendimentos e desempenhos melhorados.

Sistemas para pavimentos que permitem não demolir e ainda reabilitar pavimentos antigos.

A linha Pegoland Profissional de assentamento e rejuntamento cerâmico com tecnologia Tecno-Adapt focada em facilitar o assentamento para profissionais e com melhorias como 0 emissão de pó para não contaminar o ambiente.

Produtos de reparação e impermeabilização que prolongam a vida útil dos edifícios, reparando e protegendo estruturas e armaduras.

Um desafio baseado na promoção da construção saudável para as pessoas e para o planeta.

 

Para mais informações sobre qualquer um dos nossos sistemas ou produtos, o GRUPO PUMA
dispõe da Oficina Técnica:
Email: [email protected]
Web: www.grupopuma.com

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos

Grupo Preceram presente na Concreta 2022

Argex, Gyptec, Preceram e Volcalis participam na Concreta 2022, que decorre de 13 a 16 de outubro, na Exponor – Porto

Brand SHARE

Nesta edição o Grupo Preceram irá promover o que considera fundamental, a eficiência energética dos edifícios, através de uma aposta em sistemas e soluções de isolamento que evitem a perda de energia. “A melhor energia é a que não se gasta!”

As empresas do Grupo Preceram terão em exposição (pavilhão 4 stand B30) soluções sustentáveis de flora e paisagismo, e diversas soluções construtivas direcionadas para o conforto e bem-estar das pessoas, que contribuem para a redução dos consumos de energia, seja para aquecimento como para arrefecimento.

O preço crescente da energia, e os fenómenos climatéricos extremos que todos temos vindo a experienciar, “abrem-nos os olhos” para a urgência da intervenção nos edifícios.

Atento às necessidades do setor, o grupo apresenta ao público da Concreta a sua nova biblioteca de paredes exteriores.

Esta biblioteca foi elaborada em parceria com o Itecons, e contempla soluções desenhadas para edifícios nZEB, compostas por materiais produzidos em Portugal, como sejam os tijolos térmicos Preceram, as placas de gesso Gyptec e a lã mineral Volcalis, mas também incorporando argamassas térmicas e soluções de isolamento com cortiça, produzidas por empresas parceiras.

As soluções construtivas foram definidas no sentido de dar resposta aos requisitos legais de comportamento térmico dos edifícios, ou seja, são soluções que servem para auxiliar os projetistas a melhorar o desempenho energético das suas construções.

Outra das grandes novidades da presença do Grupo Preceram nesta edição da Concreta será a nova Placa Gyptec GoldLançada no mercado recentemente, a nova placa da Gyptec é uma placa de gesso multifunções resistente a tudo.

A placa Gold, é um produto de excelência da gama de soluções Gyptec, que combina múltiplas vantagens dos vários tipos de placas, permitindo resolver todas as necessidades de um projeto usando apenas uma placa.

O Grupo Preceram irá ainda divulgar e promover algumas das suas ferramentas digitais de apoio ao projeto, destacando-se os novos sistemas e soluções para construção e reabilitação de paredes e tetos da biblioteca BIM da Gyptec.

Presença no stand OASRN/Praça arquitectos

O stand da Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte irá ter na sua construção dois produtos do grupo, a lã mineral Volcalis e os tijolos térmicos e acústicos da Preceram. Como é já apanágio destes projetos da Ordem dos Arquitectos, os produtos irão estar expostos de uma forma invulgar e desconstruída.

Praça Sustainable Recovery

As empresas parceiras (Argex, Gyptec, Preceram e Volcalis) do Portal da Construção Sustentável irão estar presentes no espaço denominado Praça Sustainable Recovery. O PCS irá promover as novas soluções construtivas na área da sustentabilidade, e em colaboração com os seus parceiros presentes nesta edição, apresentará as novidades técnicas e tecnológicas, novas soluções e novos materiais, sempre a pensar no ambiente e num futuro mais sustentável.

Workshop teórico e prático

Enquanto parceiro estratégico o Grupo Preceram irá participar no workshop organizado pela Associação Passivhaus Portugal. Sábado, dia 15 às 16 horas irá decorrer no stand do Grupo Preceram uma demonstração prática de aplicação de tijolo térmico e acústico Preceram, posteriormente às 17 horas terá lugar no stand da Passivhaus a apresentação da Nova Biblioteca de Paredes nZEB do Grupo Preceram. INSCREVA-SE GRATUITAMENTE EM: https://solucoesparaconstrucao.com/grupo-preceram-concreta-2022/#workshop

 

CONVITE

Para visitar a Concreta, que decorrerá em simultâneo com a Eletrica – Exposição de Material Elétrico e Eletrónica, solicite aqui o seu convite profissional, gratuito até dia 12 de outubro. https://concreta.exponor.pt/visitante/pedido-convite/

DATA

13 a 16 de outubro de 2022

LOCAL

Exponor – Feira Internacional do Porto (https://goo.gl/maps/FtvcQYdqzkwvNceh6)

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos

Uma Reabilitação cómoda e sustentável com Grupo Puma

A renovação da cerâmica tornou-se uma das usuais grandes mudanças na hora de dar um novo ar à sua casa

Carmen Noronha

 

Atualmente, os revestimentos cerâmicos podem ser renovados sem a necessidade de remoção dos anteriores, utilizando a linha Profissional do Grupo Puma. Além disso, você ajuda a minimizar o desperdício e reduzir o custo da mão-de-obra, assim como as demolições incómodas. Mas para isso, devem ser levadas em conta as seguintes considerações:

  • Avaliação do suporte: o suporte cerâmico antigo deve estar perfeitamente aderido à sua base, ser forte e resistente, que ao bater não soe a oco e avaliar a sua capacidade de suportar o peso do novo sistema cerâmico.
  • Limpeza do suporte: é sempre aconselhável efetuar uma lavagem prévia ou decapagem com água ligeiramente acidificada para que todos os resíduos que possam ficar na superfície (detergentes, gorduras, etc…) sejam removidos do suporte. Uma vez lavado com água acidificada, deve ser lavado com água limpa para remover quaisquer vestígios de ácido que possam ter permanecido.
  • O adesivo a ser utilizado deve ser um adesivo adequado para sobreposição de revestimentos cerâmicos, como é a Linha Profissional do Grupo Puma, que aceita uma cerâmica existente como base de assentamento. São adesivos de alta prestação, com alto teor em resina. (link: https://www.grupopuma.com/pt-PT/produtos/familia/linha-pegoland-profissional-pt )
  • Colocar a nova cerâmica escolhida respeitando sempre as juntas de colocação (mínimo 1,5 mm no interior e 5 mm no exterior) entre as cerâmicas.
  • Preencha a nova junta com argamassa de rejuntamento, como Pegoland Profissional Junta. A escolha de uma boa argamassa de rejuntamento é fundamental: a junta é o que dará ou não o devido destaque à cerâmica escolhida, e a sua qualidade e durabilidade são fatores muito importantes. Algo que devemos prestar atenção ao escolher um material de rejuntamento é:
    1. A sua alta impermeabilidade: quanto menos poroso for, mais durável será, menos se sujará e mais protege da entrada de água no sistema cerâmico.
    2. A homogeneidade da cor: para que as juntas sejam o mais discretas possível e alcancemos a uniformidade de cor que tanto procuramos entre cerâmica e junta, devem ser escolhidas argamassas cuja homogeneidade de presa torne a sua cor uniforme e estável ao longo do tempo. Quer conseguir esse efeito camaleão?
    3. Alta resistência mecânica: para que não fissure ou quebre com o tempo.
    4. Efeito protetor da saúde: argamassas bacteriostáticas, antifúngicas e antialgas, para que os microrganismos não proliferem na sua superfície. Este aspeto é ainda mais importante se a cerâmica for colocada em zonas húmidas (casas de banho, cozinhas ou piscinas).
  • Com o Grupo Puma ajudamos a alcançar a mudança que procura de forma confortável, duradoura e sustentável.

    Para mais informações sobre qualquer um dos nossos sistemas ou produtos, o GRUPO PUMA dispõe da Oficina Técnica:

    Email: [email protected]

    Web: www.grupopuma.com

     

     

    Sobre o autorCarmen Noronha

    Carmen Noronha

    cnoronha2020
    Mais artigos

    Nova Biblioteca de Paredes nZEB do Grupo Preceram

    Para além das exigências legais, existe uma pressão crescente para que os edifícios sejam energeticamente mais eficientes. As características da envolvente são fundamentais e tem que estar descritas logo no projeto de Arquitetura.

    Brand SHARE

    A nova biblioteca de paredes exteriores, foi desenvolvida em parceria com o ITeCons que aceitou o desafio do Grupo Preceram para levar a cabo a caracterização técnica de um conjunto de soluções construtivas que combinassem materiais das várias empresas do grupo, mas também de outras empresas parceiras.

    As soluções construtivas foram definidas no sentido de dar resposta aos requisitos legais de comportamento térmico dos edifícios. Ou seja, o objetivo foi o de encontrar e caracterizar soluções para auxiliar os projetistas a melhorar o desempenho energético das suas construções. Todas as soluções apresentadas são adequadas a edifícios com necessidades energéticas quase nulas, os chamados nZEB.

    A ideia surgiu para apoiar os técnicos projetistas na definição de soluções para a envolvente opaca vertical, caracterizadas e identificadas, de forma a cumprir os critérios da nova legislação de certificação energética dos edifícios.

    O desenvolvimento deste conceito, que foi apresentado ao publico na Tektónica, em Lisboa, trouxe mais e melhores funcionalidades e integração com outras ferramentas que o ITeCons já disponibiliza, como seja o Catálogo de Soluções Construtivas Eficientes. Será também possível identificar que soluções poderão ser adequadas, e mais eficientes, para um determinado projeto ou obra, a partir da localização geográfica.

    Temos assim paredes em tijolo térmico e acústico Preceram, com isolamento pelo interior em sistemas de placas de gesso Gyptec e lã mineral Volcalis, mas também soluções com isolamento pelo exterior em sistema ETICS com cortiça da Amorim ou argamassas térmicas da SECILTEK.

     

     

    Partindo desta base de trabalho, foram elaborados um conjunto de fichas de paredes que, para além da caracterização do sistema, apresenta a indicação das zonas climáticas onde se recomenda a sua utilização.

     

     

    O relatório resumo da nova Biblioteca de Paredes, disponível nos sites do Grupo Preceram, agrupa as fichas técnicas em famílias de soluções, de acordo com os sistemas de isolamento e os valores de U alcançados. Mantendo sempre espessuras de isolamento economicamente competitivas, foi possível obter soluções com valores de coeficientes de transmissão térmica superficial adequados também para edifícios Passive House, para todas as zonas climáticas do país.

     

    Sobre o autorBrand SHARE

    Brand SHARE

    Mais artigos

    Linha Profissional do Grupo Puma

    Uma linha com a qual se consegue uma excelente colocação de todos os tipos de peças cerâmicas em diferentes suportes

    Brand SHARE

    A Linha Profissional, como bandeira do Grupo Puma, está em constante evolução. Após um grande sucesso no mercado e um posicionamento claro, o Grupo Puma decidiu aprimorar ainda mais esta linha, se possível, dotando-a da tecnologia mais avançada do mercado, tanto com melhorias no produto quanto na embalagem:

    • Tecnologia “TECNO ADAPT” ao serviço do profissional na colocação de cerâmica.
    • Adesivos de elevada aderência incorporam tempo aberto alargado e deslizamento reduzido, características essenciais para colocação em fachadas e peças de grande formato.
    • Adesivos de alta tixotropia, permitindo aplicação de espessuras de até 15 mm sem reduzir sua espessura durante o processo de endurecimento, o que evita o temido problema de “saliências” no piso.
    • Adesivos multisuportes, uso indistinto tanto em bases cimentícias, como gesso ou anidrita.
    • Produtos estáveis ​​num amplo período de tempo depois da mistura com água, o que facilita a sua adaptabilidade às diferentes situações que podem surgir na colocação de cerâmica.
    • Com Tecnologia STOP PÓ: minimiza a emissão de partículas no meio ambiente, cuidando tanto da saúde do aplicador quanto do meio ambiente
    • Com Certificado de baixas emissões de COV´s
    • Embalagens sustentáveis: recicláveis ​​e com papel selado FSC (papel certificado proveniente de florestas com gestão ambiental correta, socialmente benéfico e economicamente viável).

    E claro, a grande novidade desta linha é a incorporação da nova PEGOLAND PROFESSIONAL JUNTA: uma junta de alto desempenho que cobre 100% das aplicações do mercado:

    • Para juntas de até 20 mm.
    • Junta de secagem e presa rápida.
    • Com EFEITO CAMALEÃO: uma junta composta por 32 cores, incluindo 5 tendências, para cobrir 100% das aplicações e fazer com que a junta passe despercebida e se misture com a cerâmica, conseguindo espaços diáfanos onde a junta é pouco visível. Além disso, com esta junta minimiza-se o aparecimento de eflorescências, conseguindo assim cores uniformes, estáveis, homogéneas e resistentes aos raios UV.
    • EFEITO AQUASTOP: junta hidrorrepelente, com baixíssima absorção de água, que produz um efeito gota e, portanto, a junta fica limpa mais tempo.
    • EFEITO PROTETOR DA SAÚDE: junta bacteriostática, que impede a proliferação de bactérias na sua superfície. É também uma junta antifúngica e antialgas devido à sua TECNOLOGIA BIOATIVA
    • Com a Tecnologia “TECNO ADAPT” ao serviço do profissional da colocação da cerâmica. Fácil aplicação e fácil limpeza
    • Com Tecnologia STOP PÓ: minimiza a emissão de partículas no meio ambiente, cuidando tanto da saúde do aplicador quanto do meio ambiente
    • Com Certificado de baixas emissões de COV´s
    • Embalagem de 3kg sustentável e reciclável. Com papel selado FSC (papel certificado proveniente de florestas com gestão ambiental correta, socialmente benéfico e economicamente viável).
    • ÓTIMA carta de cores: 32 cores (5 delas TRENDÊNCIA) que cobrem 100% das aplicações.

    Resumindo, com Pegoland Professional poderá colocar qualquer sistema cerâmico na sua totalidade. Dê um salto de qualidade e mude para a Linha Profissional do Grupo Puma

    Para mais informações sobre qualquer um dos nossos sistemas ou produtos, o GRUPO PUMA dispõe da Oficina Técnica:

    Email: [email protected]

    Web: www.grupopuma.com

    Sobre o autorBrand SHARE

    Brand SHARE

    Mais artigos

    Impermeabilização de piscinas com sistema DRYPOOL do GRUPO PUMA

    O Sistema DRYPOOL é um sistema completo de impermeabilização e revestimento de piscinas, composto por uma argamassa impermeável, um adesivo cimentício e uma argamassa de rejuntamento.

    Carmen Noronha

    Os vazamentos são uma das principais razões pelas quais as piscinas precisam ser reparadas ao longo do tempo. A correta impermeabilização do vaso de contenção da piscina é essencial e não deve ser descurada se pretender obter um ótimo desempenho ao longo da sua vida útil.

    Se uma piscina não se encontra em boas condições, será difícil poder usufruir da sua utilização nos tempos livres. Dado que, cheias ou vazias, as piscinas estão sujeitas a tensões constantes (pressão do solo ou pressão hidrostática da água), é muito importante garantir a sua impermeabilidade com argamassas de elevada aderência e flexíbilidade que possam suportar estas pressões e também os movimentos produzidos pelas mudanças térmicas.

    O Sistema DryPool do GRUPO PUMA é composto por uma argamassa impermeável, um adesivo cimentício especialmente formulado para aplicação em piscinas e uma argamassa de rejuntamento. Com este sistema garantiremos um acabamento impermeável e duradouro à nossa piscina:

    • Evita vazamentos de água que nos obrigam a encher continuamente a piscina e finalmente levantar o revestimento e impermeabilizá-lo novamente.
    • Facilita a manutenção da piscina graças à boa impermeabilização e à utilização de materiais adequados ao contacto contínuo com a água e os agentes químicos nela utilizados.
    • Acabamento durável com tratamento anti-bolor e adesivos de altas prestações.

    O método de aplicação também é muito simples e rápido, por isso garante a impermeabilização correta:

  • A correta preparação do suporte é fundamental. Deve estar limpo e com os danos e fissuras reparados com argamassas de reparação. As meias cana devem ser feitas nas uniões dos elementos estruturais com Morcemrest RF35.
  • Impermeabilize toda a superfície com Morcem Dry SF plus ou Morcem Dry F (dependendo do grau de flexibilidade que necessite em cada caso).
  • Aplicar o revestimento cerâmico com o adesivo adequado em função da argamassa de impermeabilização escolhida:
    • Pegoland Profissional Porcelânico C2TE se utilizado o Mocem Dry SF Plus (Sistema DryPool Semiflexível).
    • Pegoland Profissional Flex C2TES1 se utilizado o Morcem Dry F (Sistema DryPool Flexível).
  • Preencher as juntas com a argamassa de rejuntamento Pegoland Profesional Junta CG2WA para casos mais comuns, ou Morcemcolor Epoxi R2T em piscinas que vão ter cloração salina.
  • Todas as juntas estruturais e de partição e pontos críticos, devem ser respeitados e preenchidos com massa Pumalastic PU ou Pumalastic MS.
  • Para mais informações sobre qualquer um dos nossos sistemas ou produtos, o GRUPO PUMA dispõe da Oficina Técnica:

    Email: [email protected]

    Web: www.grupopuma.com

     

    Sobre o autorCarmen Noronha

    Carmen Noronha

    cnoronha2020
    Mais artigos

    Grupo Preceram participa no Archi Summit 2022

    De regresso à cidade do Porto, a edição de 2022 do Archi Summit conta com o apoio e presença das empresas do Grupo Preceram, (Argex, Gyptec, Preceram e Volcalis).

    Brand SHARE

    Recuperando o espírito original, o evento realiza-se de 13 a 15 de julho num espaço singular de um conjunto de antigos edifícios industriais, no centro do Porto: o Palácio Ford.

    O Grupo Preceram leva a exposição, soluções para a construção direcionadas para o conforto, eficiência energética, sustentabilidade dos edifícios, flora e paisagismo.

    Lançada no mercado recentemente, a nova Placa Gyptec Gold, será uma das estrelas do evento.

    Sendo uma placa multifunções resistente a tudo, a Gyptec Gold, combina as vantagens dos vários tipos de placas, permitindo resolver todas as necessidades de um projeto usando apenas uma placa.

    Estará também disponível a nova biblioteca de soluções para paredes exteriores adequadas a edifícios nZEB, desenvolvida pelo ITeCons que combina materiais das várias empresas do Grupo Preceram, mas também de outras empresas parceiras.

    As soluções construtivas foram definidas no sentido de dar resposta aos requisitos legais de comportamento térmico dos edifícios. A ideia surgiu para apoiar os técnicos projetistas na definição de soluções para a envolvente opaca vertical, caracterizadas e identificadas, de forma a cumprir os critérios da nova legislação de certificação energética dos edifícios.

    Será também possível identificar que soluções poderão ser adequadas, e mais eficientes, para um determinado projeto ou obra, a partir da localização geográfica.

    Temos assim paredes em tijolo térmico e acústico Preceram, com isolamento pelo interior em sistemas de placas de gesso Gyptec e lã mineral Volcalis, mas também soluções com isolamento pelo exterior em sistema ETICS com cortiça da Amorim ou argamassas térmicas da SECILTEK.

    Partindo desta base de trabalho, foram elaborados um conjunto de fichas de paredes que, para além da caracterização do sistema, apresenta a indicação das zonas climáticas onde se recomenda a sua utilização.

    Ainda, relativamente a ferramentas de apoio ao projeto, destaque para a adição de mais objetos à biblioteca BIM da Gyptec. Nesta área de trabalho é possível encontrar agora ainda mais sistemas e soluções para construção e reabilitação de paredes e tetos.

    Visitas guiadas a obras de referência

    No dia 13 de julho às 10h a Argex, em conjunto com a Neoturf, promove uma visita à cobertura verde do Forum da Maia.

    Integrado no Baze – Living Lab Maia, o laboratório vivo para a descarbonização, o projeto da cobertura verde do Fórum da Maia pretende apresentar à comunidade concelhia uma solução de cobertura de edifícios com base na Natureza, demonstrando na prática os inúmeros benefícios ambientais, financeiros e sociais.

    No dia 14 de julho às 10h30 será realizada uma visita guiada ao Neya Porto Hotel, promovida pela Gyptec.

    Com localização privilegiada mesmo em frente ao Rio Douro, o NEYA Porto Hotel nasceu da recuperação de parte das ruínas do Convento Madre Deus de Monchique e é o primeiro com certificação LEED Gold em Portugal.

    Os lugares disponíveis para as visitas são limitados.

    Faça já a sua inscrição ou peça-nos o seu convite gratuito, indicando o dia em que pretende ir ao evento para [email protected]

    Programa e inscrições: https://www.archisummit.pt/

    Visite-nos de 13 a 15 de julho das 14h às 20h30.

    Local: Palácio Ford (mapa: ht https://goo.gl/maps/zDtyji9Pbe6uViaL9 )

    Sobre o autorBrand SHARE

    Brand SHARE

    Mais artigos

    Porquê utilizar TRADITERM – ETICS, sistemas de isolamento térmico pelo exterior, em obras de construção nova?

    TRADITERM – ETICS

    Brand SHARE

    As alterações regulamentares ocorridas a nível nacional nos últimos anos tal como as constantes necessidades de melhoria das condições de habitabilidade, segurança e impacto no meio ambiente, têm vindo a aumentar os requisitos de qualidade e desempenho das envolventes das fachadas dos nossos edifícios, especialmente a partir do ponto de vista do isolamento térmico, resolução de pontes térmicas, proteção contra humidade, isolamento acústico e resistência a incêndios.

    O SISTEMA TRADITERM – ETICS do Grupo Puma constitui uma solução das envolventes de fachada ideal para técnicos, promotores e clientes finais, pois facilita o cumprimento dos vários requisitos atuais na conceção destes revestimentos de edifícios, em especial:

    REH: Poupança Energética

    O combate às alterações climáticas pressupõe a redução do impacto ambiental da atividade humana, com o compromisso dos governos de limitar gradualmente o consumo energético dos edifícios e sendo um ponto fundamental o aumento contínuo das exigências em matéria de isolamento térmico nos nossos edifícios.

    As revisões contínuas sobre o tema, optam por reduzir os limites de transmissão térmica dos acabamentos de fachada em todas as zonas climáticas do país, traduzindo-se esta tendência na necessidade de aumentar progressivamente a espessura do isolamento térmico na envolvente da fachada.

    Os sistemas ETICS (External Thermal Insulation Composite System) são soluções construtivas ideais para atender aos requisitos do REH (Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação), pois adaptam-se facilmente às espessuras de isolamento térmico exigidas e praticamente eliminam 100% das pontes térmicas da envolvente da fachada com elementos de construção, como pilares e bordos de laje.

    A combinação do ETICS com carpintaria, caixilharia e instalações térmicas adequadas permite obter edifícios com classificação energética A e B de uma forma relativamente simples.

    SCIE: Segurança em caso de incêndio

    Na revisão do documento sobre a propagação de incendio em fachadas, realizada em Junho de 2020 (portaria 135/2020), consta a classe de reação ao fogo exigida aos sistemas construtivos de fachadas, em que os materiais são classificados quanto à sua contribuição para o desenvolvimento e propagação de incêndios, e devido à evolução que vêm apresentando, inclui-se o sistema ETICS pois é um recurso cada vez mais comum.

    Para limitar o risco de propagação exterior do incêndio na fachada, a regulamentação não permite aos materiais a formação de gotas ou partículas inflamáveis ​​na envolvente durante um incêndio, aumentando significativamente a segurança dos edifícios. Para edifícios, no que respeita à altura, também se requer uma contribuição ao fogo muito limitada da envolvente da fachada, requisitos que os sistemas ETICS atendem nas suas respetivas homologações.

    Higiene e Saúde

    Os sistemas ETICS justificam facilmente o cumprimento dos requisitos de proteção contra a humidade, proporcionando um excelente grau de impermeabilidade e permitindo a sua aplicação em toda a geografia portuguesa. Possuem um revestimento externo de altíssima resistência à infiltração, adaptável aos movimentos do suporte e que garante aderência ao mesmo, proporcionando também alta permeabilidade ao vapor de água.

    Proteção contra o ruído

    Embora o papel principal no cumprimento dos valores mínimos exigidos para o isolamento acústico a sons aéreos de uma envolvente de fachada assente sobretudo na conceção base, resulta que os sistemas ETICS são especialmente interessantes para melhorar o isolamento acústico a sons aéreos da fachada, sobretudo o isolamento de lã mineral, devido às excelentes propriedades acústicas proporcionadas por este tipo de material.

    Por tudo isso e por características como: desempenho, durabilidade ao longo do tempo e custo-benefício, os sistemas TRADITERM – ETICS do Grupo Puma estão claramente em ascensão e constituem uma ferramenta ideal para atender a todos os requisitos, principalmente a nível térmico, sendo soluções construtivas cada vez mais comuns em edifícios para consumo energético quase nulo.

    Fonte: Grupo Puma

    Sobre o autorBrand SHARE

    Brand SHARE

    Mais artigos

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se conectado

    ©2021 CONSTRUIR. Todos os direitos reservados.