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    SunEnergy regista crescimento de 50% em 2022

    Em 2022 o volume de negócios da SunEnergy somou 12 milhões de euros. Valor que representa um aumento de 50% face ao período homólogo

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    A SunEnergy manteve a tendência de crescimento dos últimos anos e instalou, em 2022, 17.000 painéis solares fotovoltaicos para a produção de energia eléctrica a partir do sol em modelo de autoconsumo, o que correspondeu a 7 MW de potência instalada, num total de energia produzida de 10 MWh, que daria para alimentar mais de 3 mil casas. Estes projectos vão permitir uma poupança anual acumulada de 1.400.000€ e uma redução de 3.000 toneladas de emissões de CO2 por ano.

    No ano transacto, a SunEnergy iniciou também uma nova área de negócio, que passa pela instalação e operação de Postos de Carregamento de Viaturas Eléctricas, a qual deu um forte contributo para o crescimento do seu volume de negócios. Ainda durante este ano, foram inauguradas novas delegações, num total de 20, que vão contribuir decisivamente para o crescimento futuro da marca.

    O ano de 2022 ficou igualmente marcado pela entrada de um novo accionista de referência, o Grupo Sorigué, o qual permitirá à empresa portuguesa aproveitar as sinergias e oportunidades associadas a um Grupo que factura cerca de 700 milhões de euros por ano.

    “Em 2022 reforçámos o nosso posicionamento enquanto marca de referência da energia solar em Portugal. As nossas perspectivas para 2023 continuam a ser positivas, apesar das incertezas que poderão impactar negativamente a Economia Mundial”, afirma Raul Santos, CEO da Sunenergy. “Em termos de projectos, em breve pretendemos abrir uma nova delegação na área metropolitana do Porto e também uma sucursal na Galiza. Temos também como objectivo relançar a campanha “Vem Ligar Portugal ao Sol” e, dessa forma, expandir a nossa presença no território nacional, o que nos permitirá crescer a um bom ritmo nos próximos anos”, avança o responsável.

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    Alojamento Local: GuestReady regista recorde de reservas e ocupação de 90% no Verão

    A empresa líder de gestão de alojamento local registou quase 35 mil reservas entre os meses de Junho a Setembro de 2023. A taxa de ocupação média foi de quase 90% no período em análise

    A GuestReady, anuncia que registou quase 35 mil reservas entre os meses de Junho a Setembro deste ano, numa época alta de Verão que se viu longa, o que representa um número recorde e que equivale a mais 10 mil reservas do que o verificado em igual período do ano passado.

    Nestes quatro meses considerados de época alta, este crescente número de reservas foi impulsionado pelo crescimento do portfólio de propriedades de Alojamento Local (AL) da GuestReady, tendo a empresa alcançado uma taxa média de ocupação de 1 de Junho a 30 de Setembro de quase 90% nos mais de 1.300 AL geridos pelo país.

    Segundo a GuestReady, em média, o turista em Portugal ficou hospedado em AL de três a quatro noites, com as cidades de Lisboa, Porto e Madeira a registar a maior procura, e com Setembro a tornar-se cada vez mais num outro período de grande preferência dos visitantes.

    O perfil do turista mais comum foi um casal que viaja sem crianças, o que está relacionado com a tipologia da maioria das propriedades em AL (apartamentos T0 e T1), e a nacionalidade mais recorrente foi a espanhola (17%). Os restantes turistas que mais reservaram em AL foram franceses (14%), portugueses (13%), alemães (8%), ingleses (7%) e norte-americanos (6%).

    “O mercado do turismo em Portugal continuou a recuperar e a crescer este ano, e registamos um número recorde de reservas e uma ocupação de quase 90% nos meses do Verão, que parece não estar a abrandar mesmo agora em Outubro,” explica Rui Silva, managing director da GuestReady em Portugal. “Apesar de toda a discussão recente em torno do Alojamento Local, é indiscutível que não só é um sector em crescimento, como traz inegáveis benefícios para todos, desde os proprietários, que também sofrem com a inflação e o aumento do custo de vida, como para as cidades e a economia em geral. O reaproveitamento e requalificação do património imóvel, a criação de postos de trabalho, o contributo para o crescimento da actividade económica, factores que impulsionam a qualidade de vida de toda a população, são muito fáceis de observar.”, sublinha o responsável.

    Os dados da GuestReady confirmam a recuperação e os valores recorde do turismo em Portugal em 2023. No entanto, a empresa também confirma que, a par do aumento da inflação, os preços de gestão e consequentemente de hospedagem este ano também estiveram ligeiramente acima de 2022, o que levou a que as férias em Portugal estivessem mais caras.

     

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    ALF E PwC analisam impactos do ESG no Leasing, Factoring e Renting

    No próximo dia 20, no Palácio Sottomayor, em Lisboa, a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF), com apoio da PwC, realiza uma sessão de trabalho que junta pela primeira vez os associados dos três sectores representados pela Associação, dedicada aos impactos do ESG no Leasing, Factoring e Renting

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    tagsALFPwC

    É essencial delinear uma estratégia para enfrentar os riscos e potenciar as oportunidades relacionadas com os critérios ESG (Environment, Social and Governance). É inadiável a preparação do financiamento especializado para as exigências das empresas e dos consumidores. Os alertas servem de mote ao encontro de trabalho que a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) e a PwC promovem na próxima sexta-feira, que reunirá pela primeira vez os associados dos 3 sectores de forma conjunta.

    Com as alterações climáticas como pano de fundo e as exigências da União Europeia para adopção de novos critérios técnicos ESG a subirem ao palco já em 2024, as instituições do financiamento especializado têm vindo a preparar as suas operações para os custos significativos associados à transição das regras ambientais. Com os clientes crescentemente conscientes das suas responsabilidades nas alterações climáticas, e a valorização de práticas respeitadoras dos critérios de ESG, os associados da ALF contarão com o apoio dos especialistas da PwC para debater o novo paradigma. Entre as alterações em curso estão a legislação e as tendências de mercado, designadamente o financiamento “verde”. O principal enfoque da reunião será o apoio a dar aos clientes, e as melhores formas que o Leasing, o Factoring e o Renting podem ser empregues para não deixar nenhuma empresa nacional para trás.

     

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    Factory Lisbon atinge os 75% de ocupação

    O campus de inovação e empreendedorismo, localizado no Hub Criativo do Beato, conta agora com 10 empresas no edifício. São elas: Web Summit, Unicorn Factory Lisboa, Interactive Technologies Institute (do Instituto Superior Técnico), Sixt, Midwich Portugal, Inetum, Microharvest, GWEC – Global Wind Energy Council, Duro de Matar by Foodriders e The Royal Rawness

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    A Factory Lisbon, o campus de inovação e empreendedorismo localizado no Hub Criativo do Beato, conta agora com 10 empresas com escritórios no edifício, que ocupam mais de 75% da área total. Desta lista fazem parte a Web Summit, a Unicorn Factory Lisboa, o Interactive Technologies Institute (do Instituto Superior Técnico), a Sixt, a Midwich Portugal, a Inetum, a Microharvest, a GWEC – Global Wind Energy Council, o Duro de Matar by Foodriders e o The Royal Rawness.

    Com gestão da Jamestown, o empreendimento tem uma área total de mais de oito mil metros quadrados (m2) dedicada ao segmento de escritórios e restauração, que inclui 10 unidades de escritório modernas e flexíveis, com capacidade para albergar 700 colaboradores em simultâneo no edifício, bem como um café e um restaurante.

    A Jamestown gere as operações diárias na Factory Lisbon, incluindo a gestão estratégica, comercialização dos espaços, e o contínuo desenvolvimento e construção do edifício, tudo em parceria com a Factory International, responsável pela fundação, reconstrução e investimento da Factory Lisbon, assim como pelo marketing e relação com a comunidade do edifício.

    A Factory Lisbon surge integrada no Hub Criativo do Beato, um centro de inovação para a promoção do empreendedorismo e da criatividade gerido pela Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Lisboa.

    Desde a sua fundação em 1983, a Jamestown já efectivou transacções superiores a mais de 37 mil milhões de euros (40 mil milhões de dólares). A 30 de Junho de 2023, a Jamestown tem mais de 11,6 mil milhões de euros (12,3 mil milhões de dólares) de activos sob gestão e um portefólio nos principais mercados dos Estados Unidos, América Latina e Europa. Entre os projectos mais icónicos que fazem parte da sua carteira de activos estão o One Times Square e o Chelsea Market, em Nova Iorque, o Industry City, em Brooklyn, o Ponce City Market, em Atlanta, o Ghirardelli Square, em São Francisco, o The Innovation and Design Building em Boston e em Lisboa, e o Groot Handelsgebouw, em Roterdão.

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    Cleanwatts e AIDA CCI vão desenvolver Comunidades de Energia 

    A Cleanwatts e a Câmara do Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, AIDA CCI, assinaram um protocolo para desenvolver Comunidades de Energia Renovável (CER) com o tecido industrial do distrito de Aveiro

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    As Comunidades de Energia Renovável (CER) são uma resposta à transição energética e têm como principal objectivo a produção de energia local, limpa e descarbonizada, através da instalação de centrais de produção de energia fotovoltaica e integrando diversos membros como entidades locais, empresas, juntas de freguesia, IPSS, municípios, colectividades e cidadãos, incluindo famílias economicamente vulneráveis, que usufruem de energia mais barata.

    Cientes de que a eficiência energética e a integração de renováveis são “importantes estratégias para optimizar os recursos energéticos disponíveis e aumentar a independência energética das empresas e que, na sua combinação, impactam fortemente a descarbonização e diminuição de custos energéticos impulsionando a transformação competitiva e sustentável das empresas”, a AIDA CCI entende que a celebração do protocolo com a Cleanwatts é “bastante pertinente pois permitirá desenvolver e potenciar o acesso a energia limpa e a redução de custos energéticos para as empresas e indústrias do distrito”.

    Para Elisabete Rita, Vice-presidente Executiva da AIDA CCI, “as Comunidades de Energia Renovável são cruciais para a transição energética e para o alcance das metas Net Zero. As alterações climáticas são a questão mais urgente, em que as entidades governamentais, autoridades e empresas têm um papel determinante, razão pela qual a AIDA CCI também decidiu celebrar este protocolo”.

    Com a celebração do protocolo a Cleanwatts e a AIDA CCI passam a ter uma parceria exclusiva no distrito de Aveiro, na criação e desenvolvimento de Comunidades de Energia Renovável. Segundo Elisabete Rita, com a celebração deste protocolo “a AIDA pretende apoiar as empresas também na redução dos seus custos fixos. Este possibilitará aos associados usufruírem de condições especiais para criação ou adesão, como membros da Comunidade de Energia”.

    Basílio Simões, vice-chairman e cofundador da Cleanwatts, considera que “a assinatura deste protocolo é uma grande satisfação para a Cleanwatts, porque nos permite potenciar o trabalho que temos vindo a desenvolver com empresas e indústria, no âmbito do programa Business Park A++, um subprograma do projecto Comunidades A++, criado pela Cleanwatts para desenvolver Comunidades de Energia Renovável, em diferentes contextos: urbano, rural, residencial, industrial, etc.”, recordando ainda que “a primeira Comunidade de Energia criada em Portugal, pela Cleanwatts, já fez dois anos em Agosto e estamos agora na fase de expandir o modelo a diversas áreas, para além da fase de angariação de membros para as comunidades já existentes”.

    “Temos as melhores espectativas relativamente a este protocolo, pois estamos certos de que a AIDA CCI está totalmente alinhada com a missão da Cleanwatts e com aquilo que são os nossos objectivos de sustentabilidade, redução de custos relacionados com a energia das organizações e diminuição da pegada ecológica, um tema muito urgente, especialmente quando nos referimos à indústria, para além do combate à pobreza energética entre famílias carenciadas da zona de Aveiro”, frisa Basílio Simões. “Os custos com a energia e as preocupações de sustentabilidade são duas questões fundamentais para o tecido empresarial e industrial actual e a Cleanwatts vai continuar a desenvolver o trabalho que temos vindo a fazer neste campo, agora, com o apoio, colaboração e parceira da AIDA CCI”, conclui.

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    8M€ para acelerar a digitalização a Norte

    CCP, AEP, AHRESP e ACEPI apresentam projecto de 8 milhões de euros para apoiar os empresários do Norte de Portugal na transição digital

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    A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, CCP, a Associação Empresarial de Portugal, AEP, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, AHRESP, e a Associação da Economia Digital, ACEPI apresentam amanhã, 18 de Outubro, na Exponor, em Leça da Palmeira, o projecto Acelerar o Norte, que representa um investimento de 8 milhões de euros, para apoiar os empresários do Norte de Portugal.

    O Acelerar o Norte, que surge de um consórcio criado pelas quatro associações, tem como objectivo facilitar a adopção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas estar mais perto e atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.

    A apresentação do programa, que acontecerá durante o Portugal Digital Summit 2023, será feita pelos responsáveis das quatro associações empresariais: João Vieira Lopes, presidente da direcção da CCP, Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP, Carlos Moura, presidente da AHRESP e Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, e contará ainda com a participação de Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho.

    O projecto, com um investimento global no valor de oito milhões de euros, é financiado pela União Europeia no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0.

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    Decorex International 2023
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    Decorex International com design nacional em destaque

    Cerca de duas dezenas de marcas nacionais de mobiliário e de design de interiores marcaram presença  no maior certame de design de interiores do Reino Unido, Para Vítor Poças, presidente da AIMMP, esta foi mais uma “iniciativa de sucesso” que confirma a importância deste sector para a economia portuguesa

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    A 45ª edição da Decorex International decorreu em Londres, entre 11 e 13 de Outubro mostrou as principais tendências de mercado para os próximos meses. Nela participaram os principais players internacionais do sector e entre eles cerca de duas dezenas eram portugueses

    A presença portuguesa na Decorex 2023 foi organizada pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal AIMMP no contexto do seu projecto de apoio à internacionalização do sector “MADE IN PORTUGAL Naturally by InterWood&Furniture”, um projecto de internacionalização gerido pela AIMMP para o sector das Madeiras e Mobiliário, e que apoia empresas portuguesas interessadas no desenvolvimento de estratégias de internacionalização para novos mercados em crescimento. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector que, no ano de 2022, atingiram o máximo histórico de mais de 3 mil milhões de euros e os primeiros seis meses de 2023 reforçam a tendência de crescimento. Até Junho as exportações globais do sector cresceram 8%, tendo sido exportados 1646 milhões de euros no primeiro semestre, mais 110 milhões de euros face ao período homólogo.

    Para Vítor Poças, presidente da AIMMP, esta foi mais uma iniciativa de sucesso e que confirma a importância deste sector para a economia portuguesa.

    No âmbito desta participação, foi ainda organizado o “Portuguese Design Day”, um encontro de networking B2B realizado na Embaixada de Portugal no Reino Unido, em parceria com a AICEP Portugal Global e com a Portuguese Chamber of Commerce in UK, e com o apoio do Embaixador de Portugal no Reino Unido, Nuno Brito. Este evento contou também com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz. O evento contou com a presença de representantes das empresas portuguesas participantes neste certame e com designers, arquitectos, empresários e representantes de outras instituições locais.

    Classiribalta, Cobermaster, D’Casa, ELEMENTS Collection (Le Brands Group), Formefeitos, Frato, MainGUILTY, Mamoa, MBN Group, Muranti, Ronfe, Mythica, Salma Furniture, Sentta, Serip, Wewood e X8 Solutions Group foram as marcas nacionais presentes nesta edição da Decorex International que se realizou, como habitual, no Olympia Exhibition Centre, em Londres.

     

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    Schneider Electric lança novas soluções e funcionalidades para ecossistema KNX

    O novo ecrã táctil KNX SpaceLogic de 4″ permite controlar qualquer divisão de forma simples e intuitiva, combinando a funcionalidade de um termóstato, a versatilidade de um botão de pressão e a facilidade de utilização de um smartphone

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    A Schneider Electric lançou novas soluções e funcionalidades para o seu ecossistema KNX, mais especificamente o novo ecrã tátil KNX SpaceLogic de 4″ e a atualização mais recente da aplicação Wiser KNX.

    O novo ecrã tátil KNX SpaceLogic de 4″ permite controlar qualquer divisão de forma simples e intuitiva, combinando a funcionalidade de um termóstato, a versatilidade de um botão de pressão e a facilidade de utilização de um smartphone.

    O design inovador e sem moldura adapta-se a qualquer decoração de interior e combina com qualquer design de botão de pressão. A sua estrutura cria uma aparência moderna e elegante para casas, escritórios e hotéis, e o ecrã de alta resolução permite a implementação fácil e intuitiva de várias funções e cenários personalizados.

    Graças aos seus nove ecrãs configuráveis e à possibilidade de incorporar até seis funções por ecrã, o SpaceLogic KNX de 4″ pode oferecer até 54 funções, através das quais o utilizador pode controlar a climatização, a iluminação, os estores, a qualidade do ar, reproduzir cenas e até monitorizar o consumo de energia, ocupando o mesmo espaço de um interruptor.
    Também é possível escolher entre diferentes designs de ecrã, seleccionar uma imagem de protecção de ecrã personalizável, activar o sensor de proximidade incluído ou definir uma palavra-passe para desbloquear o dispositivo.

    Aplicação Wiser KNX
    A Schneider Electric actualizou a sua aplicação Wiser KNX, através da qual é agora possível monitorizar o consumo de energia de uma instalação, quer esteja apenas ligada à rede de energia ou quer tenha também painéis solares no local, com ou sem bateria.
    Com a nova actualização, é possível visualizar o consumo de energia de diferentes sistemas e dispositivos e analisá-lo em comparação com um período anterior. Desta forma, o consumo pode ser optimizado e a pegada de carbono pode ser reduzida.

    “Com estas inovações KNX, a Schneider Electric quer continuar a liderar o caminho na automação e monitorização de espaços. Estas soluções inovadoras não só melhoram o conforto e o controlo dos ambientes, como também reforçam o nosso compromisso para com a eficiência energética e a sustentabilidade, ajudando os nossos clientes a reduzir a sua pegada de carbono e a optimizar o seu consumo de energia” afirma Patrícia Pimenta, vp home & distribution iberia da Schneider Electric.

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    Otovo atinge os 1000 painéis fotovoltaicos no primeiro ano de operação em Portugal

    “Atingimos as 1000 vendas a uma velocidade acima do inicialmente previsto, num sector extremamente competitivo, e já estamos totalmente focados nas próximas metas. Até 2025 pretendemos multiplicar este número por 10”, afirma Manuel Pina, director-geral da Otovo em Portugal

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    tagsOtovo

    O marketplace europeu de instalações solares e baterias para o mercado residencial, Otovo, atingiu as 1000 instalações. A informação foi avançada pela empresa, por ocasião do seu primeiro aniversário em Portugal.

    Um pouco por todo o território nacional, os projectos foram realizados tanto por subscrição mensal, como a pronto pagamento, sendo que sete em cada 10 são por leasing.

    “O principal objectivo para este ano de arranque da operação foi cumprido. Atingimos as 1000 vendas a uma velocidade acima do inicialmente previsto, num sector extremamente competitivo, e já estamos totalmente focados nas próximas metas. Até 2025 pretendemos multiplicar este número por 10”, afirma Manuel Pina, director-geral da Otovo em Portugal.

    A subscrição mensal é a grande novidade trazida pela Otovo para o mercado português e, tal como os dados evidenciam, “representa uma fatia significativa do negócio da empresa”.

    “Este modelo garantiu uma poupança imediata por cliente a rondar os 20€/mês, o que significa cinco mil euros após os 20 anos de contrato e aproximadamente 3,5 milhões de euros considerando o total das 1000 vendas da Otovo apenas neste ano”, indica, ainda, Manuel Pina.

    Em relação aos projectos a pronto pagamento, os dados indicam que os consumidores começam a ter retorno financeiro, em média, a partir de cinco anos após o investimento.

    A totalidade dos projectos implementados pela Otovo ao longo deste ano representam uma potência instalada de cerca de 3 MWp.

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    IST e Carnegie Mellon lançam o primeiro projecto científico da Unicorn Factory

    O Instituto Superior Técnico e a Carnegie Mellon University juntam-se para inaugurar, amanhã 17 de Outubro, o novo laboratório de investigação em robótica na Unicorn Factory no Beato. O novo espaço acolhe agora o Interactive Tecnologies Institute (ITI), um projecto financiado pela FCT e patrocinado pela Fundação Santander e pela Feedzai

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    O ITI vai acolher cerca de 90 alunos de doutoramento e 80 de mestrado cuja missão é investigar e desenvolver sistemas de interacção entre pessoas e tecnologias digitais que sejam sustentáveis e equilibrados.

    Criado em 2010 em parceria com a Carnegie Mellon University, o projecto encontra agora uma nova casa, no centro do ecossistema empreendedor de Lisboa. “É com muito gosto que vejo o IST aliar-se ao projecto da CMLisboa de tornar a Unicorn Factory num marco da cidade na atracção de investimento, talento e inovação. O polo do IST através do Instituto de Tecnologias Interactivas pretende contribuir para o sucesso desta importante e ambiciosa iniciativa através da ligação à investigação e desenvolvimento”, diz Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico.

    “O ITI é uma unidade de investigação única no panorama português combinando tecnologia, design e as artes. Esta combinação é perfeita para dinamizar o projecto que a CMLisboa tem para a Unicorn Factory. Aumentar a pool de talento para as áreas do digital replicando em Lisboa o exemplo desta área interdisciplinar onde a nossa instituição mentora de Carnegie Mellon foi pioneira. Estamos num momento em que é cada vez mais importante questionar o que devemos fazer com a tecnologia digital que é claramente a tecnologia de escala deste século”, sublinha Nuno Jardim Nunes, responsável do ITI.

    Esta parceria entre a Unicorn Factory e o IST não se limita ao Hub do Beato. A intenção é expandir a outras geografias da cidade, criando espaços temáticas dedicados a tecnologias e comunidades de empreendedores que se foquem numa certa indústria. Assim, o primeiro destes espaços vai nascer no Arco do Cego e a inauguração acontece no dia seguinte, 18 Outubro, Ali vai nascer o novo Innovation District que junta dois projectos: o Técnico Innovation Center by IST e o WELLTECH Hub by Unicorn Factory. Com 700m2, o novo WELLTECH Hub vai juntar empreendedores, investidores, investigadores, grandes empresas e especialistas nas áreas do bem-estar, saúde mental, nutrição e desporto, e estará pronto no primeiro semestre de 2024. Como todas as iniciativas da Unicorn Factory, o projecto procura criar uma comunidade coesa que permita posicionar a cidade como um actor relevante dessa indústria a nível europeu.

    A política de criação destes hubs temáticos é apontada como o próximo grande passo estratégico da Unicorn Factory para criar maior especialização e capacidade competitiva na capital.

    O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, lembra que “a missão da Unicorn Factory é produzir inovação disruptiva que crie empregos e gere valor para a cidade, especialmente para os jovens. Para isso, temos de saber aproximar o empreendedorismo da actividade científica para conseguir construir negócios que possam escalar de Lisboa para o mundo. A parceria com o IST, tanto no Beato como no Arco do Cego, permite-se fazer esta ligação entre cientistas e empreendedores”.

    A edição deste ano da Web Summit marca o primeiro ano de funcionamento da Unicorn Factory. Desde o seu lançamento, o projecto já permitiu atrair 54 empresas tecnológicas para Lisboa, das quais 12 são empresas “unicórnio”. Em conjunto, anunciaram mais de 8000 postos de trabalho na cidade. Em 2023 a Unicorn Factory lançou oito grandes programas de aceleração em várias áreas, incluindo na saúde, energias renováveis, turismo e educação. O mais conhecido – Scale Up Program by UFL, vai ter a sua 3ª edição em menos de um ano, e tem actualmente o processo de candidaturas a decorrer. “O modelo de Lisboa é único. Não há nenhuma outra cidade na Europa com a capacidade de aliar tecnologia, cultura e ciência como base do seu posicionamento estratégico. Essa visão explica que Lisboa esteja nas três cidades finalistas da Capital Europeia da Inovação” afirma Carlos Moedas.

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    Maxfinance lança ferramenta online para ‘check-up’ financeiro

    Simulador de check-up financeiro permite calcular a taxa de poupança, esforço e solvabilidade para as famílias

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    A rede de intermediários de crédito MaxFinance Portugal lançou um novo site e apresentou um simulador de check-up financeiro, que permite calcular a taxa de poupança, esforço e solvabilidade para as famílias. Este lançamento vem complementar uma estratégia de proximidade da marca, presente em 130 lojas, em todos os concelhos de Portugal e Regiões Autónomas.

    Com a expansão dos serviços online, desenvolvimento de ferramentas de simulação e novas calculadoras, a MaxFinance Portugal pretende, assim, “ajudar os portugueses a entender melhor os serviços de intermediação de crédito e a tomar decisões informadas tendo em conta os seus rendimentos, despesas, compromissos financeiros e despesas variáveis”, afirma Beatriz Rubio, co-fundadora da MaxFinance Portugal.

    Todos estes simuladores são actualizados de acordo com a variação das taxas Euribor e de acordo com as directrizes do Banco de Portugal.

    As funcionalidades destas novas ferramentas do site permitem a todos os seus utilizadores fazerem simulações e calcular quanto podem poupar com os seus créditos. O novo site permite, ainda, uma experiência digital personalizada, dando a cada cliente a possibilidade de guardar as suas simulações e artigos com dicas de literacia financeira, finanças e poupança.

    Esta nova plataforma conta ainda com um mapa de todas as lojas da MaxFinance em Portugal, possibilitando escolher a localização mais próxima à distância de um intermediário de crédito MaxFinance da sua zona, para que possa ser acompanhado presencialmente e de forma personalizada.

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