Manitou Group e Kiloutou assinam parceria com impacto na sustentabilidade
A Manitou Group e a Kiloutou, que em Portugal controla a Vendap, fizeram uma parceria exclusiva. Durante os próximos 12 meses, os dois operadores franceses vão juntar esforços para criar kits de electrificação para os seus empilhadores telescópicos térmicos

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
(Imagem da esquerda para a direita: Da esquerda para a direita Michel Denis, Director Geral do Grupo Manitou e François Renault, Director de Equipamentos e Desenvolvimento Sustentável, Grupo Kiloutou)
A Manitou Group e a Kiloutou, que em Portugal controla a Vendap, fizeram uma parceria exclusiva. Durante os próximos 12 meses, os dois operadores franceses vão juntar esforços para criar kits de electrificação para os seus empilhadores telescópicos térmicos O reequipamento prolongará a vida útil dos equipamentos, reduzindo o seu impacto ambiental e, em particular, as suas emissões de carbono, conforme os compromissos assumidos por ambos os grupos nos seus respectivos roteiros de RSA.
Este projecto, implementado por dois anos, visa testar a viabilidade técnica e económica da electrificação de empilhadores telescópicos inicialmente concebidos e comercializados com motores térmicos. A primeira fase de testes é feita num demonstrador de empilhador telescópico de grande altura da frota de aluguer da Kiloutou. Durante 2023, um empilhador telescópico térmico será desmontado e depois remontado com o seu kit de electrificação no local de produção da Manitou Group em Ancenis, antes de ser testado em condições reais no Centro de Ensaios da Kiloutou, situado perto de Lille. Uma vez validada esta fase de teste, a Manitou Group poderá oferecer kits completos de electrificação para máquinas recondicionadas utilizando peças sobressalentes novas ou usadas, exclusivamente ao Grupo Kiloutou. Esta distribuição terá lugar durante um período de 12 meses a partir do início de 2024, em várias máquinas da frota de Kiloutou. Compostos por vários componentes, incluindo uma bateria de iões de lítio, estes kits permitirão passar de um motor térmico para uma máquina 100% elétrica, com um impacto de carbono muito baixo.
, explica os benefícios desta colaboração: “Estamos a implantar as nossas gamas de baixas emissões rotuladas Oxygen. Procurámos uma solução alternativa para os nossos equipamentos térmicos já no terreno para reforçar este processo. A Kiloutou está particularmente interessada nestas soluções, por isso vamos trabalhar juntos para criar kits de reequipamento. O objectivo é, acima de tudo, prolongar a vida útil dos nossos produtos, reduzindo, simultaneamente, a nossa pegada de carbon”, explica Michel Denis, director-geral da Manitou Group.
O reequipamento, tal como desenvolvido com esta parceria, destina-se particularmente aos equipamentos integrados à frota de aluguer da Kiloutou desde cerca de 5 anos. Esta solução responde à necessidade de acelerar a transição para equipamentos que emitam menos carbono. Ao prolongar a vida útil de equipamentos perfeitamente operacionais, o reequipamento constitui uma solução de transição simultaneamente sustentável e circular. Uma vez equipados com o seu kit de electrificação, os equipamentos convertidos serão integrados na oferta Impakt, dedicada a motores alternativos, mais amigos do ambiente e disponíveis nas agências Kiloutou em França.
“Na Kiloutou, estamos convictos de que a descarbonização do sector da construção civil e obras públicas é um esforço de equipa. Este projceto com a Manitou Group é a encarnação concreta desta convicção e a demonstração da convergência dos nossos compromissos. A possibilidade de oferecer uma segunda vida útil, com emissões mais baixas, à nossa frota de equipamentos é uma alavanca importante para a redução das nossas emissões indirectas. Estamos hoje particularmente mobilizados para acelerar esta solução de economia circular”, reforça François Renault, director Equipamentos & Desenvolvimento Sustentável do grupo Kiloutou,