Cleanwatts cria nova CER em casa de repouso em Miranda do Douro
Com 241 painéis solares, esta CER vai conseguir uma poupança média de 56% face à tarifa estimada para a energia da rede. Além disso, a casa de repouso vai passar a ser climate positive, gerando mais 364% de energia verde do que a totalidade do seu consumo

CONSTRUIR
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
A Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia Renovável (CER) na casa de repouso Livro de Memórias, em Miranda do Douro, não tendo qualquer custo para o cliente. A Central Fotovoltaica com 110,9 kW terá como principais objectivos “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia desta instituição e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.
Com 241 painéis solares nos telhados da casa de repouso, esta CER vai conseguir uma poupança média de 56% face à tarifa estimada para a energia da rede. Além disso, a casa de repouso vai passar a ser climate positive, gerando mais 364% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e evitando 45 toneladas equivalentes de CO2.
Esta CER vai assegurar, ainda, a independência energética da instituição: 49% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Outra das grandes vantagens deste projecto é o apoio às famílias carenciadas da região, permitindo à Livro de Memórias apoiar cerca de uma centena de famílias da região.
Apesar de o projecto estar ainda a nascer, já há planos para o futuro próximo: “a Comunidade Energética da Livro de Memórias irá arrancar com a instalação dos painéis nos telhados do produtor-âncora, após o que a Cleanwatts angariará consumidores nesta região, de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explica Maria João Benquerença, directora de Comunidades de Energia da Cleanwatts.
“A Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros-produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada. O impacto da Comunidade poderá ainda crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica, por exemplo”, frisa a responsável.
Este projecto vem no seguimento do trabalho que a Cleanwatts tem desenvolvido na região. Recorde-se que a primeira CER em Portugal foi criada pela Cleanwatts, em Miranda do Douro, com a Santa Casa da Misericórdia.