Câmara de Gaia lança concurso para reconstrução da Piscina de Maravedi
A Câmara Municipal de Gaia solicitou um estudo para a construção de uma nova piscina, para corresponder de forma mais assertiva às expectativas dos munícipes, numa área habitacional por excelência, e para criar no concelho um equipamento inovador e economicamente sustentável

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Estão avaliados em oito milhões de euros os trabalhos de reconstrução da Piscina de Maravedi, intervenção a cargo da Câmara de Gaia pela qual os responsáveis autárquicos esperam colmatar as diversas patologias que, ao longo dos últimos anos, têm afectado o regular funcionamento do equipamento.
Depois de todos os esforços desenvolvidos pelo Município de Gaia, as fragilidades impostas pela utilização intensiva deste equipamento ao longo dos anos não permitiu que fosse possível colmatar as inerentes patologias, quer do ponto de vista da manutenção do edificado, como da vulnerabilidade do equipamento eletromecânico obsoleto, que originava custos de exploração avultados.
Perante este cenário, a Câmara Municipal de Gaia solicitou um estudo para a construção de uma nova piscina, para corresponder de forma mais assertiva às expectativas dos munícipes, numa área habitacional por excelência, e para criar no concelho um equipamento inovador e economicamente sustentável, tendo capacidade para dar resposta transversal a todas as faixas etárias e a um maior número de pessoas.
Assim, o novo projeto inclui três tanques, balneários e uma área ‘fitness’. O tanque principal, com 25 metros de extensão e 17,50 metros de largura, terá oito pistas de natação semiolímpicas com uma profundidade variável de 1,60m a 1,80m. Os outros dois tanques, com as dimensões de 15 por 8m, destinam-se a crianças (aprendizagem) com uma profundidade variável de 1,10m a 1,20m e ao público sénior com uma profundidade variável de 1,4m a 1,5m. A área da piscina terá capacidade para receber 338 pessoas. Por sua vez, a zona ‘fitness’ foi estruturada para uma utilização simultânea de 69 utilizadores. Estas duas valências terão balneários e zonas de apoio, que terão uma exploração autónoma, permitindo uma maior diversidade de gestão.
O novo equipamento terá, ainda, uma zona de estacionamento com uma área de 1.000m², dividido por dois pisos, um deles coberto.
A nova piscina de Maravedi pretende, assim, contribuir para o desenvolvimento de atividades de caráter lúdico, recreativo e desportivo, como a realização de exposições, conferências e diferentes acontecimentos culturais e sociais.