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A APICER ruma aos EUA com Portugal Ceramics

De 4 a 7 de Março, a marca vai estar presente na “The Inspired Home Show”, em Chicago, uma feira com relevância crescente para o subsector da cerâmica utilitária e decorativa. Bordallo Pinheiro, Byfly, Ceramirupe, Costa Nova, Jomazé, Loucicentro, Matcerâmica, Mesa Ceramics, Nosse Ceramics, Porcel, Pro Cerâmica e Vista Alegre são as empresas que vão representar a cerâmica portuguesa

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A APICER ruma aos EUA com Portugal Ceramics

De 4 a 7 de Março, a marca vai estar presente na “The Inspired Home Show”, em Chicago, uma feira com relevância crescente para o subsector da cerâmica utilitária e decorativa. Bordallo Pinheiro, Byfly, Ceramirupe, Costa Nova, Jomazé, Loucicentro, Matcerâmica, Mesa Ceramics, Nosse Ceramics, Porcel, Pro Cerâmica e Vista Alegre são as empresas que vão representar a cerâmica portuguesa

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A Portugal Ceramics, marca promocional desenvolvida pela Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER) para promover o sector, vai estar presente na “The Inspired Home Show”, em Chicago, a maior feira de artigos da fileira casa, na América do Norte.

A presença neste evento integra um conjunto de acções de activação e de comunicação planeadas no âmbito do projecto INTERCER – Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa, com o objectivo de promover o sector nos mercados internacionais e contribuir para que os mercados estrangeiros tenham uma percepção condicente com a qualidade dos produtos desenvolvidos e fabricados em Portugal. De assinalar que a marca PORTUGAL CERAMICS, foi distinguida recentemente nos German Design Awards, com uma menção honrosa na categoria ‘Excellent Communication’.

Sob o mote “The Art of Possibility”, “o objectivo é representar o que de melhor se faz no nosso país, apresentando um conjunto de peças de marcas portuguesas, inovadoras e autênticas, e que traduzam o conceito da Arte da Possibilidade, ou seja, a capacidade que os profissionais da cerâmica portugueses têm de encontrar soluções e fazer com que as coisas aconteçam”, refere José Cruz Pratas, presidente da direcção da APICER.

Com um stand minimalista e contemporâneo, onde o branco foi a base escolhida para que as peças de cerâmica se destaquem, a Portugal Ceramics vai marcar presença na área de “Tabletop, Kitchen Essencials & Home Décor” e apresentar peças de empresas como Bordallo Pinheiro, Byfly, Ceramirupe, Costa Nova, Jomazé, Loucicentro, Matcerâmica, Mesa Ceramics, Nosse Ceramics, Porcel, Pro Cerâmica e Vista Alegre. “São peças que combinam design contemporâneo e arte, legado e tecnologia. São no fundo, uma manifestação das dicotomias que estão no centro da nossa capacidade de criar objectos únicos, distintivos e bem feitos. São artigos que se destacam pela sua a simplicidade, emoção e criatividade, numa mistura única de herança, cultura e imaginação, enfatizada pela vontade e pela paixão”, avança o responsável da APICER. O espaço vai contar ainda com o apoio de materiais gráficos, audiovisuais e multimédia onde se inclui o vídeo promocional que transmite o posicionamento e o manifesto da Portugal Ceramics.

Depois da presença na “The Inspired Home Show”, seguem-se outras iniciativas de promoção da cerâmica portuguesa nos mercados internacionais para ambos os subsectores, cerâmica utilitária e decorativa e da cerâmica de revestimentos e pavimentos, onde se inclui a realização de exposições e a presença em feiras em articulação com a AICEP, nomeadamente com as fileiras casa e construção. Itália, França e Alemanha são os países visados nestas acções, para além dos Estados Unidos da América.

Para o subsetor da cerâmica de pavimentos e revestimentos está, ainda, contemplada a realização de duas missões inversas durante o mês de Março, destinadas à imprensa internacional e a influenciadores digitais. Em cada um destes eventos, realizados em Portugal, os convidados irão visitar algumas das maiores empresas do país e obras de arquitectura de relevância onde o pavimento e revestimento cerâmico marcam a diferença.

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Portugal Ceramics apresenta-se em São Francisco

Uma talk intitulada de “Portugal Ceramics Buildings Today” e um stand da autoria do arquitecto Luís Pedro Silva, dão a conhecer as potencialidades da cerâmica portuguesa na conferência de arquitectura e design ‘AIA Conference on Architecture’. O evento arranca a 7 e termina a 10 de Junho

A Portugal Ceramics, marca promocional desenvolvida pela Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER) para promover o sector, vai estar presente na ‘AIA Conference on Architecture’, um evento mundial de arquitectura e design, que decorre de 7 a 10 de Junho em São Francisco, nos EUA.

A par com um stand da autoria do arquitecto Luís Pedro Silva, que representa o subsetor de pavimentos e revestimentos cerâmicos, a Portugal Ceramics vai organizar também uma talk intitulada de “Portugal Ceramics Buildings Today”, que tem como orador o também autor do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Luís Pedro Silva. O objectivo da presença neste evento é dar a conhecer a cerâmica portuguesa, as suas soluções, as suas potencialidades e as suas mais-valias a arquitectos internacionais.

“As empresas portuguesas exportam para mais de 123 países em todo o mundo, sendo a França, os EUA e a Alemanha os países que possuem a maior taxa de importação”, afirma José Cruz Pratas, presidente da direcção da APICER. “Num mundo onde a optimização e a padronização imperam, os clientes debatem-se para encontrar parceiros confiáveis, que tenham o conjunto certo de competências, que estejam dispostos a ir mais longe por eles e a entregar exactamente o que desejam, e é isto que é possível encontrar na cerâmica portuguesa e que queremos reforçar na ‘AIA Conference on Architecture’: alguém que vai satisfazer os seus pedidos especiais e conceber e fabricar os seus produtos de acordo com especificações únicas”, reforça o responsável da APICER.

Projectado pelo arquitecto Luís Pedro Silva, o stand da Portugal Ceramics apresenta-se num mural de 10x3m de revestimento, de azulejos 15×15, e reúne uma colectânea de vários produtos, que se encontram disponíveis comercialmente. Conta com a colaboração de 12 empresas que participam neste mural e que colaboraram com a marca na concepção do stand, nomeadamente a Aleluia, a Cerigani, a Cinca, a Cliper, a Dominó, a Gresco, a Recer, a Primus Vitoria, a LoveTiles, a Margrés, a Pavigres e a Revigres.

“Valorizamos novas abordagens enraizadas na expressão e possibilidade, à medida que alimentamos um mundo de possibilidades infinitas. Na cerâmica portuguesa é possível encontrar o valor inigualável na nossa diversidade, soluções que se adequar perfeitamente às expectativas e interesses de cada projecto; soluções sublimadas através de novas perspectivas, apreciadas em todo o mundo, representando o melhor que a cerâmica portuguesa tem para oferecer aos dias de hoje”, afirma José Cruz Pratas. A cerâmica portuguesa trabalha orgulhosamente em estreita colaboração com os seus clientes, gerando o melhor contexto para que novas e estimulantes ideias se tornem realidade. Conta hoje com este incrível legado, aliado à eficiência da tecnologia, e queremos mostrar e provar tudo isto nesta conceituada conferência em São Francisco”, conclui o presidente da direcção da APICER.

A presença da Portugal Ceramics na ‘AIA Conference on Architecture’ integra um conjunto de acções de activação e de comunicação planeadas no âmbito do INTERCER – Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa, promovido pela APICER, com o objectivo de promover o sector nos mercados internacionais e contribuir para que os mercados estrangeiros tenham uma percepção condicente com a qualidade dos produtos desenvolvidos e fabricados em Portugal. Antes de regressar aos EUA, a Portugal Ceramics já tinha estado no país em Março, para o ‘The Inspired Home Show’, um evento também de referência que se realizou em Chicago. A cerâmica portuguesa passou ainda por países como França, Alemanha e Itália, marcando presença em diversos eventos como o BATIMAT (Paris, outubro de 2022), a BAU (Munique, abril 2023), a Milan Design Week (Milão, abril 2023) e a Berlin Design Week (Berlim, maio de 2023).

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Indústria do betão “em crescimento” há sete anos

Entre 2021 e 2022, o sector do Betão Pronto registou uma aumento na facturação de 100 M€, passando dos 400 para os 500 M€

O sector do Betão Pronto tem vindo a registar um “crescimento sustentado” desde há cerca de sete anos. Segundos dados da Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB), que assinala esta segunda-feira, dia 5 de Junho, a 5.ª edição do Dia do Betão, a tendência de crescimento do sector tem-se verificado desde 2016, “registando-se um aumento na facturação de 100 milhões de euros entre 2021 e 2022, tendo a facturação passado dos 400 para os 500 milhões de euros”, declara Jorge Reis, director-geral da APEB.

O número de trabalhadores diretos e indirectos também ascendeu a cerca de 2.300, em 2022, em comparação com os dois mil verificados em 2021, ao mesmo tempo, assinalou-se um aumento na produção de 0,5 milhões de metros cúbicos de betão, passando de 6,1 para 6,6 milhões.

Jorge Reis destaca ainda as inovações e tecnologias que têm vindo a ser aplicadas ao betão e o impacto que têm na redução da pegada ecológica deste material, temas que estão em discussão esta manhã no Hotel MH Peniche, em Peniche, onde, no âmbito do Dia do Betão, se reúnem cerca de 200 profissionais do sector.

Outro dos temas estruturais para a indústria do Betão Pronto prende-se com a sensibilização para a aplicação do Decreto-Lei 90/2021. “Este diploma veio, finalmente, tornar obrigatória a certificação dos produtores de betão e a verificação da resistência do betão aplicado em todas as obras, apesar de continuarem a existir grandes falhas tanto na sua implementação como na fiscalização que compete à ASAE e às câmaras municipais”, afirma Jorge Reis, que deixa o alerta para o real impacto deste decreto. “O cumprimento deste Decreto-Lei, além de contribuir para a sustentabilidade das construções, é o instrumento que poderá garantir que os edifícios portugueses, na ocorrência de um sismo de grandes  dimensões, não correm sérios riscos”, realça. Tendo em conta esta preocupação, a APEB tem vindo a realizar sessões de esclarecimento e sensibilização para este tema junto dos municípios, com cerca de uma centena de webinares realizados até à data.

Além de aprofundar tópicos como a inovação e a tecnologia aplicadas ao betão ou a redução da pegada ecológica, o Dia do Betão tem também como objetivo promover o contacto entre as empresas do sector e as mais relevantes entidades portuguesas da construção e engenharia.

Nesta, que será a primeira edição do evento em formato presencial pós-pandemia, participará pela primeira vez Luís Goucha na qualidade de presidente da APEB.

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Grohe Everstream

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Grohe lança chuveiro que funciona através do reaproveitamento de água

O Grohe Everstream permite reduzir os consumos de água até 75% e energia até 66% (por cada 10 minutos de duche). Produto deverá chegar ao mercado em meados de 2024

Cidália Lopes
tagsGrohe

Numa aposta clara da marca na poupança de água, a Grohe deu a conhecer sua mais recente inovação que permite a reciclagem e reutilização da água dos banhos. Ainda em fase de testes práticos, haverá, ainda, uma nova fase de formação para instaladores, esperada para a segunda metade do corrente ano. A marca pretende que o Grohe Everstream entre no mercado em meados de 2024.

Os mercados alemão, austríaco e suíço deverão ser os primeiros a receber o novo sistema, mas o objectivo é que este chegue aos restantes mercados europeus ainda no próximo ano.

A entrada no mercado deste novo produto vem “incrementar a actual oferta” da marca que pretende, cada vez mais, “facilitar e incentivar os seus clientes a fazerem escolhas mais sustentáveis”.

O chuveiro que funciona através do reaproveitamento de água foi apresentado em Portugal, em primeira mão, no Grohe X Professional, cujo evento decorreu durante três dias em Lisboa e contou com a presença de instaladores e profissionais do sector dos vários países onde a marca se encontra presente.

“É nossa missão utilizar tecnologia de ponta que permita um uso de água sustentável, enquanto criamos valor ambiental para a mesma. Ao caminharmos na direcção de uma economia circular, o mesmo conceito pode também ser aplicado aos nossos produtos. O Grohe Everstream eleva a nossa tecnologia ao próximo nível. Temos grandes expectativas para os testes práticos do produto, por forma a este estar pronto para o seu lançamento em 2024,” disse David Mainka, leader Electronics and Innovation R&D Fitting, da Lixil International.

O sistema de duche divide o processo de duche em três partes, “permitindo, assim, que os utilizadores disfrutem da experiência, sempre conscientes de que estão a minimizar o desperdício”. Ao utilizar apenas um quarto da água e um terço da energia que um chuveiro normal, permitir uma redução de custos que poderá chegar aos 65%/ano e uma diminuição de até 70% das emissões de CO2, por agregado familiar de quatro pessoas.

Sobre o autorCidália Lopes

Cidália Lopes

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‘Use and Reuse’ partilha experiências e conhecimento

No âmbito do projecto Desafios 5.0, a Associação Empresarial de Portugal promove o encontro entre jovens empreendedores e a área da Economia Circular

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A Associação Empresarial de Portugal, AEP, no âmbito do projecto Desafios 5.0, promove, no próximo dia 6 de Junho, um encontro entre jovens empreendedores e a ‘Use and Reuse’, uma empresa que cria soluções de Economia Circular.

Instalada na freguesia de Perelhal, em Barcelos, a ‘Use and Reuse’ cria e implementa soluções, capazes de potenciar a sustentabilidade, com impacto no ambiente, na sociedade e na economia.

O encontro conta com o testemunho de Luís Ramos, gerente da Use and Reuse, que vai partilhar com os jovens empreendedores a sua história e as experiências profissionais mais relevantes.

A ação “Meetups em Empresas” insere-se na actividade “Meet and Learn” do projecto Desafios 5.0, que conta com a participação de jovens empreendedores e de empresas criadas há menos de dois anos e pretende fomentar o contacto, a partilha de boas práticas empresariais e a transmissão de experiências e conhecimento.

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C&R 2023 prepara edição

Até à data, a feira regista um crescimento de 23,12% no número de empresas expositoras. A reabilitação energética, a emergência do NZEB, soluções para a distribuição alimentar e CAEs são alguns dos temas em destaque na feira de Climatização e Refrigeração que decorre de 14 a 17 de Novembro em Madrid

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Agendada para 14 a 17 de Novembro, a Feira de Climatização e Refrigeração C&R 2023, transformará os pavilhões da IFEMA MADRID na grande plataforma de referência da península ibérica para os sectores do Ar Condicionado, Climatização, Ventilação, Refrigeração Industrial e Comercial, Aquecimento e Canalização. Num momento-chave de recuperação do mercado e coincidindo com a celebração do 20º aniversário da feira, todas as expectativas apontam para que esta seja uma edição muito representativa, reafirmando a sua posição como o principal ponto de encontro de toda a cadeia de valor desta indústria.

É o que revela a excelente taxa de contratação registada até à data, que já ascende a 245 empresas expositoras directas e uma ocupação de 22.160 m2, representando aumentos de 23,12% e 42%, respectivamente, face aos números finais de 2021.

A primeira reunião do Comité Técnico do Comité Organizador da feira, definiu os temas a abordar pelo FORO C&R 2023 nas suas várias sessões. Este programa de Conferências Técnicas, tal como em cada edição, será de grande alcance e interesse profissional, uma vez que abordará os temas mais relevantes da actualidade do sector, e será coordenado por algumas das associações que integram o Comité Organizador da C&R.

Numa primeira antevisão de conteúdos, na terça-feira, dia 14 de Novembro, a manhã será dedicada às implicações dos novos fluídos frigorígenos nas instalações térmicas, por referência às exigências do novo regulamento dos gases fluorados, numa sessão coordenada pela AFEC (Associação de Fabricantes de Equipamentos de Ar Condicionado), e à tarde, as soluções disruptivas na refrigeração industrial serão analisadas pela AEFYT (Associação das Empresas de Refrigeração e suas Tecnologias).

No segundo dia da feira, será abordado o desafio da reabilitação energética em todas as suas dimensões, não só em termos de energia, mas também de conforto e saúde dos utilizadores, numa conferência organizada pela AFEC, e na sessão da tarde, o ASHRAE Spain Chapter fará uma apresentação sobre o caso de estudo do projeto realizado no Hospital Universitário 12 de Octubre em Madrid.

Na quinta-feira, 16 de Novembro, o FORO C&R abordará três temas de grande actualidade como os Edifícios de Emissões Zero, conferência coordenada pela ATECYR (Associação Técnica Espanhola de Ar Condicionado e Refrigeração); Desafios e Soluções para a Distribuição Alimentar e CAEs (Sistema de Certificação de Poupança Energética), estas duas últimas sessões coordenadas pela AEFYT.

Como todas as edições, a Galeria de Inovação mostrará as principais novidades e I&D+i do sector, e a feira dedicará um capítulo especial à promoção das boas práticas na instalação, nas Oficinas de Técnicas Aplicadas à Climatização (TAC) e na Oficina de Refrigeração.

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Aliaxis adquire startup portuguesa Zypho

A aquisição, cujo valor do negócio não foi revelado, permitirá à Aliaxis utilizar a sua presença global e experiência em soluções de gestão de fluidos para “expandir ainda mais o alcance dos produtos da Zypho”

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A empresa internacioanl especialista em soluções inteligentes de gestão de fluídos, Aliaxis, anunciou a aquisição da Zypho, uma empresa tecnológica portuguesa que tem actuado em soluções de recuperação de calor de águas de drenagem em edifícios há mais de uma década. Valores do negócio não foram revelados.

Fundada em 2009, as soluções trazidas pela Zypho centram-se na redução das emissões de carbono e na redução das facturas de energia, o que se alinha perfeitamente com o compromisso da Aliaxis com a sustentabilidade e a preservação da água.

Os seus sistemas de recuperação de energia do ralo do duche, que transferem o calor da água quente do duche para a água fria que entra, reciclando até 75% da energia utilizada para aquecer a água do duche, ou o sistema que pré-aquece a água fria à medida que esta se desloca em direcção à torneira misturadora, reutilizando o calor da água quente de drenagem que normalmente seria desperdiçado para a rede de esgotos, são alguns dos exemplios.

A Aliaxis em França e a Zypho têm colaborado de forma frutuosa desde 2020. Esta colaboração conduziu à introdução de produtos novos e mais inovadores no mercado francês, como a unidade de recuperação de calor horizontal da Aliaxis em Setembro de 2022.

Esta aquisição permitirá à Aliaxis utilizar a sua presença global e experiência em soluções de gestão de fluidos para expandir ainda mais o alcance dos produtos da Zypho. Além disso, a Aliaxis beneficiará da experiência da Zypho em soluções inovadoras de recuperação de calor de águas de drenagem, colaborando no desenvolvimento de produtos novos e mais avançados que melhorarão ainda mais a sua oferta de soluções sustentáveis para o segmento da construção.

Com o aumento dos preços da energia, a procura de sistemas inovadores que possam manter as facturas baixas está a aumentar. “É aí que entra o novo sistema de recuperação de calor das águas residuais. Com a nossa dimensão e escala, vamos alimentar e desenvolver ainda mais a forte linha de inovações da Zypho. Estimamos que o sistema, já disponível em França, no Reino Unido e em Espanha, fará com que as famílias poupem o suficiente nas facturas para pagar o seu investimento em um a três anos, contribuindo ao mesmo tempo para um mundo com menor intensidade de carbono”, afirma Eric Olsen, director executivo da Aliaxis.

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Cisão da Smartwatt Intelligence coloca Enlitia no mercado

Com um” produto único” baseado num ecossistema de algoritmos que “promete revolucionar as energias solar e eólica”, o foco da tecnológica é expandir-se internacionalmente e duplicar o volume de negócios de 2022

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No mercado das energias renováveis há 15 anos, a Smartwatt anuncia a cisão da área de negócio dedicada à Inteligência Artificial. A empresa portuguesa fica agora centrada na produção renovável e na eficiência energética da indústria e edifícios, oferecendo processos de descarbonização e transição energética.

Desta forma, a spin-off, Enlitia, apresenta-se ao mercado com o background de cinco anos de experiência, clientes em 12 países e receitas de um milhão de euros em 2022. Com um produto único baseado num ecossistema de algoritmos que promete revolucionar as energias solar e eólica, o foco da tecnológica é expandir-se internacionalmente e duplicar o volume de negócios de 2022.

Para a Smartwatt, a estratégia passa também por crescer em “serviços e produtos relacionados com a digitalização, mantendo o propósito de garantir aos mais de 200 clientes (indústria, edifícios de serviços, espaços comerciais, hospitais, hotelaria, entre outros) uma redução eficiente e rentável do uso de energia”. O volume de negócios da Smartwatt ficou próximo de 6,7 milhões de euros em 2022 e nos últimos dois anos cresceu uma média de 75% ao ano.

O rápido crescimento da Smartwatt Intelligence, focada no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial para o sector da energia, levou a que a estratégia para o seu desenvolvimento tivesse um foco específico e diferenciado dos restantes negócios da empresa. Por um lado, os clientes alvo deste negócio são empresas detentoras ou gestoras de portfólios de activos renováveis, designadamente solares e eólicos. Por outro, a nova empresa está focada sobretudo no mercado internacional e no desenvolvimento de novos produtos.

Todos os clientes da Smartwatt Intelligence transitaram para a Enlitia, contando agora com mais recursos para continuar a inovar e a fornecer os melhores serviços do mercado. Já este ano a empresa, que tem 23 colaboradores, espera duplicar o volume de negócios relativamente aos resultados da Smartwatt Intelligence, que em 2022 foram de um milhão de euros. Tendo já conquistado o mercado nacional, pretende agora expandir para outros países, tais como Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália, com um reflexo de mais 30% no volume de negócios já este ano.

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Inovação e sustentabilidade marcam 5ª edição do ‘Dia do Betão’

Organizado pela Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB), o evento tem lugar dia 5 de Junho, no Hotel MH Peniche, em Peniche

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tagsAPEB

A Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB) organiza, a 5 de Junho, a 5ª edição do ‘Dia do Betão’, que terá lugar no Hotel no Hotel MH Peniche, em Peniche. Nesta que será a primeira edição do evento em formato presencial desde 2019 e o primeiro evento que tem Luís Goucha como presidente da APEB, cerca de 200 profissionais vão promover o debate de temas estruturais para a indústria do Betão Pronto.

Além de “aprofundar tópicos como a inovação e a tecnologia” aplicadas ao betão ou a redução da pegada ecológica, o evento tem também como objectivo “promover o contacto entre as empresas do sector e as mais relevantes entidades portuguesas da construção, arquitectura e engenharia”.

O evento vai contar, ainda, com a presença de Ângela Nunes, da Associação Técnica da Industria de Cimento (ATIC), que vai abordar os “novos tipos de cimento”, de Rita Bento, do departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos da Universidade de Lisboa, com o tema “Os Edifícios de Betão Armado são estruturas seguras?”. A contribuição do DL 90/2021 e o seu impacto na construção serão também abordados por Arlindo Gonçalves, do LNEC, e por Jorge Reis, director geral da APEB. 

O evento conta, ainda, com o contributo da organização internacional ERMCO, com Asli Ozbora a apresentar a visão da organização sobre a importância de assegurar a resistência do cimento em estruturas de cimento.

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Exportações da fileira da madeira e mobiliário crescem 14% no 1º trimestre de 2023

Depois de um ano recorde, as exportações da fileira da madeira e do mobiliário continuam a registar um forte crescimento com as vendas ao exterior a ultrapassarem os 840M€ nos três primeiros meses do ano, mais 100 M€ que no período homólogo. Os números foram avançados no final do “The Hotel Show Dubai”, um dos maiores certames internacionais da fileira e onde Portugal marcou presença

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Nos primeiros três meses do ano as exportações da fileira da madeira e do mobiliário ultrapassaram os 840 milhões de euros, o que representa um crescimento de 14% face a igual período do ano transacto. Recorde-se que 2022 foi um ano recorde para esta indústria com as exportações a ultrapassarem, pela primeira vez, a fasquia dos 3 mil milhões de euros.

“O sector viu as suas exportações crescerem mais 100 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023” destacou Vítor Poças, presidente da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP). As declarações do responsável foram feitas no encerramento da feira “The Hotel Show Dubai”, que se realizou de 23 a 25 de Maio, no World Trade Centre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A participação da delegação portuguesa foi organizada pela AIMMP, no âmbito do seu projecto de internacionalização Inter Wood & Furniture.

“The Hotel Show Dubai” é um dos maiores e mais completo evento do sector hoteleiro na região do Médio Oriente e Norte de África atraiu mais de 10.000 visitantes profissionais provenientes de todos os pontos do globo. Portugal fez-se representar com um grupo diversificado de empresas: A.Freitas & Barbosa; Apacheco; ARQ Tailor’s; Bloma by Covema; Casa Magna; Compincar; Fagotel; Flumen by Decor in White; MainGUILTY; MAMOA; MBN Group; Muranti; PA.ArK Arquitetos; Ribadao Wood Boutique; Safina; Salma; Toronobre – Comércio de Madeiras;. e X8 Solutions Group.
O mercado dos Emirados Árabes Unidos é hoje um dos mercados mais importante para o sector da madeira e mobiliário português, onde a AIMMP tem vindo a fazer uma aposta forte através do seu projecto de internacionalização com a presença em certames como “Dubai Design Week”, “Hotel Show Saudi Arabia”, “Build Your House Qatar”, e através de diversas missões de negócios.

“Continuamos a abrir fronteiras e caminhos para as empresas do nosso sector, a promover a qualidade e o design dos nossos produtos e a contar com as capacidades e competências dos nossos fornecedores que fazem acontecer”, sublinhou ainda o presidente da AIMMP.

Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector em cerca de 1.000 milhões de euros, nos últimos 10 anos.

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Miele tem novo director-geral em Portugal e Espanha

António Salgado tem tido uma carreira de sucesso na Miele, com mais de 20 anos de experiência e onde ocupou vários cargos de gestão em Espanha, Portugal e a nível internacional

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António Salgado foi nomeado novo director-geral da Miele em Espanha e Portugal, substituindo Ditmar Vierbuchen. O seu principal objectivo é “liderar uma mudança cultural e estratégica importante que irá moldar o futuro da empresa”, no sentido de se tornar na “marca mais desejada pelos consumidores premium nos lares portugueses”. A estratégia em Portugal baseia-se em atrair novos consumidores através dos Miele Experience Centers e de campanhas de publicidade que reforcem o posicionamento da marca, acrescenta a marca em comunicado.

O novo director-geral tem tido uma carreira de sucesso na Miele, com mais de 20 anos de experiência e onde ocupou vários cargos de gestão em Espanha, Portugal e a nível internacional, tendo sido responsável por diversas áreas como Administração, Finanças, Logística, Gestão de Risco de Clientes, Contabilidade e Atendimento ao Cliente. O seu cargo mais recente, que ocupou durante quase três anos, foi o de director regional de Finanças para a Europa do Sul e de Leste, onde foi responsável por garantir a qualidade do planeamento financeiro e implementação de projectos globais e regionais.

É licenciado em Economia, Marketing e Gestão de Vendas pela Universidade de Valladolid e possui um Mestrado em Administração e Gestão de Empresas pela Escola de Negócios da Universidade de Navarra.

“É um grande orgulho para mim poder liderar a organização em Espanha e Portugal após 22 anos na Miele. É muito gratificante acordar todas as manhãs e saber que o produto que vendemos é o melhor do mercado, o de maior qualidade. Portanto, estou muito entusiasmado com o futuro e ansioso por desenvolver a marca Miele em ambos os países”, afirma o novo director-geral.

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