Construção Rápida e Sustentável. Será a Industrialização a resposta?
O setor da construção é fundamental em qualquer economia, mas a necessidade de descarbonizar e reduzir a pegada de carbono é cada vez mais urgente. Os edifícios são responsáveis por uma percentagem significativa do consumo global de energia e das emissões de carbono, tornando necessário considerar os benefícios dos sistemas de construção modular industrializados

Brand SHARE
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
A Europa, e Portugal em particular, debate-se com uma escassez de casas a preços acessíveis aos bolsos de todos nós. No entanto o setor da construção é responsável por uma percentagem significativa do consumo global de energia e das emissões de carbono, o que nos obriga a procurar alternativas.
Além disso, a urgência de novas habitações no país, especialmente devido ao recente financiamento da Comunidade Europeia, tem gerado a necessidade de métodos mais eficientes e rápidos de construção. Nesse contexto, os sistemas de construção modular industrializados surgem como uma solução viável e sustentável.
Os sistemas de construção industrializada baseiam-se na pré-fabricação de edifícios, em que todas ou a maioria dos elementos são fabricados numa linha de produção fora do local de construção. Posteriormente, são transportados e montados no local. Podem ser tão simples como painéis de parede ou até serem por exemplo instalações sanitárias já acabadas. Esse processo oferece diversas vantagens em relação à construção tradicional, como a redução de custos e prazos de construção, além de menor impacto ambiental.
Uma das principais vantagens desta abordagem é a contribuição para a descarbonização. De acordo com o World Green Building Council, os edifícios são responsáveis por cerca de 40% das emissões de carbono relacionadas com a energia. A utilização de materiais sustentáveis e processos de produção mais eficientes é fundamental para reduzir essa pegada de carbono.
Materiais portugueses, como os produzidos pelo Grupo Preceram, nomeadamente as placas de gesso Gyptec e a lã mineral Volcalis, têm sido utilizados em construções modulares e soluções industrializadas, pelas suas características e por promoverem a economia circular. A Gyptec, para alem de um processo produtivo muito eficiente, promove a reciclagem de restos de placas, reintroduzindo-as como matéria prima.
A produção em ambiente controlado dos elementos construtivos, apoiada em processos de digitalização como por exemplo a metodologia BIM, permite uma gestão otimizada de materiais e custos: redução do desperdício e consequentes resíduos, diminuição das necessidades de mão de obra e diminuição dos prazos de construção.
A eficiência energética é outra vantagem que associamos a este tipo de construção. Com os sistemas modulares podemos conseguir um elevado nível de conforto e uma considerável redução dos gastos energéticos para climatização, apostando em soluções de isolamento adequadas. A Volcalis tem vindo a desenvolver produtos específicos para este fim e com as suas gamas ALPHA e ALPHA PLUS, de elevada resistência térmica mesmo em espessuras mais reduzidas.
Em resumo, os sistemas de construção modular industrializados oferecem diversas vantagens, especialmente em relação à descarbonização, eficiência energética, economia circular e gestão de custos. Além disso, a urgência de novas habitações em Portugal torna este tipo de sistemas uma solução viável e eficiente para atender à procura.
Subscreva a nossa newsletter em:
https://solucoesparaconstrucao.com/newsletter/
Fonte: Grupo Preceram