Schneider Electric e GreenYellow em parceria para fornecer soluções de microgrids
Parceria destina-se a PME’s, como lojas de retalho, centros logísticos, edifícios comerciais e fábricas. O serviço estará disponível de imediato em França, Espanha, Portugal e na Europa do Leste, seguindo-se outros países, como a Alemanha, algumas regiões do Benelux e os países nórdicos
CONSTRUIR
Avança investimento de 107 M€ do Grupo Mercan Properties em Lagos
“O SAAL em Grândola e o Direito à Habitação” em exposição
Savills assessora venda do Edifício Malhoa 17 à Bizau Capital Partners
Estação de Mirandela transformada em Casa das Artes e Cultura
Loures vai investir 15M€ em escolas e centros de saúde
Residências do Palácio Santa Clara prontas a habitar
AIP prepara autarquias da AML para atracção de investimento internacional
Decorrem as candidaturas ao Prémio Sustentabilidade no Ambiente Construído 2024
O Grupo Puma apresenta um caso de sucesso de reforço estrutural com o seu Sistema Carbotec (Reforço com Fibra de Carbono ) na Urbanização Costa Lago (Torremolinos )
Schindler equipa Lumnia no EXEO Office Campus
A Schneider Electric juntou-se à GreeYellow, especialista em geração descentralizada de energia solar e soluções de eficiência energética, para anunciar uma nova solução de microgrid Energy-as-a-Service (EaaS), a pensar nas pequenas e médias empresas nos sectores comercial e industrial (C&I), como lojas de retalho, centros logísticos, edifícios comerciais, e ainda fábricas, cervejarias e empresas de laticínios, entre outras.
O serviço estará disponível de imediato em França, Espanha, Portugal e na Europa do Leste, seguindo-se outros países, como a Alemanha, algumas regiões do Benelux e os países nórdicos.
As microgrids vão permitir que as empresas em toda a Europa “controlem os seus custos de energia, aumentem a sua segurança energética e acelerem o seu caminho em direção à sustentabilidade”, indica a SE. Entregue como um serviço, a solução vai oferecer às empresas todos os benefícios de uma microgrid, enquanto lhes poupa o investimento inicial que normalmente é necessário.
A nova oferta surge num momento de custos de energia em alta em toda a Europa e antecipa-se a uma potencial e significativa escassez da mesma no Inverno de 2023-24, que poderá levar a um elevado risco de cortes de energia.
As microgrids substituem a eletricidade dispendiosa e intensiva em carbono comprada à rede por energia limpa, ecológica e gerada de forma autónoma, obtida como energia solar fotovoltaica (PV). O armazenamento em baterias aumenta ainda mais a flexibilidade da utilização de PV, reduzindo os custos e as emissões de carbono. Também podem conseguir-se poupanças ao tirar partido de controlos de sistema avançados e algoritmos inteligentes para optimizar a operação das fábricas de energia locais e determinar se e quando a energia deve ser utilizada ou armazenada. Para além disso, ao ajudar a garantir que as instalações recebem um fornecimento consistente de energia em caso de interrupções na rede ou eventos climáticos extremos, as microgrids aumentam a resiliência energética.
As empresas vão fornecer os painéis fotovoltaicos, o sistema de armazenamento de energia de baterias, a distribuição eléctrica, os controlos do sistema completo, e ainda o serviço contínuo da microgrid. A GreenYellow operará o sistema de microgrid, e a Schneider Electric vai optimizá-lo utilizando dados operacionais. “Juntas, fornecerão uma solução abrangente que equipa as empresas para acederem mais facilmente às microgrids e beneficiarem totalmente das suas múltiplas vantagens”, indicam.