Junta de Freguesia de Trute recebe Comunidade de Energia da Cleanwatts
Com este projecto, a Junta de Freguesia torna-se carbon-positive, gerando mais 225% de energia do que consome, e independente energeticamente, pois 58% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo)

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
A Cleanwatts ganhou o projecto para a criação da Comunidade de Energia Renovável (CER) da Junta de Freguesia de Trute, no concelho de Monção, que tem como objectivo “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia desta instituição e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.
Esta CER, de 33kW, tem as suas centrais fotovoltaicas distribuídas por vários edifícios e terreno da Junta de Freguesia, incluindo a Escola Primária de Trute, e vai representar um desconto médio de 39% de desconto médio face à tarifa da rede.
Com este projecto, a Junta de Freguesia torna-se carbon-positive, gerando mais 225% de energia do que consome, e independente energeticamente, pois 58% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Além disso, vai ainda permitir apoiar seis famílias, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária cerca de 30% inferior às actuais tarifas de mercado.
“Vamos instalar uma Central Fotovoltaica na Junta de Freguesia de Trute, que será integrada numa Comunidade de Energia Renovável”, explica Maria João Benquerença, directora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, acrescentando que “além de alimentar a sede da Junta com energia verde, vamos produzir energia suficiente para possibilitar que a Comunidade forneça, ainda, energia para a famílias em situação de pobreza energética”.
“A vertente social e de combate à pobreza energética é uma das principais facetas das Comunidades de Energia e quando o cliente é uma Junta de Freguesia, que tem um perfil de grande enraizamento local e de grande ligação à comunidade, esta vertente torna-se ainda mais relevante”, frisa Maria João Benquerença.
Numa primeira fase, a CER irá arrancar com a instalação dos painéis nos telhados da sede da Junta de Freguesia (produtor-âncora), e numa posteriormente, será feita, por parte da Cleanwatts, a angariação de consumidores nesta região, de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora. O impacto da Comunidade poderá ainda crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica, por exemplo.