Volcalis, Gyptec e Argex elegíveis para o “Programa de Apoio a Condomínios Residenciais”
Está na hora de apostar no isolamento térmico e acústico que a sua casa precisa, e no conforto que você merece.

Brand SHARE
Grohe lança chuveiro que funciona através do reaproveitamento de água
Pedro Ferreira assume liderança da Fortera
Casas para arrendar em Portugal ficaram 1,9% mais caras em Maio
‘Use and Reuse’ partilha experiências e conhecimento
Portal da Construção Sustentável lança podcast «Minuto Casa Sustentável»
C&R 2023 prepara edição
Bracieira Dream Residences nascem em Alcochete
Coldwell Banker Luxos cresce na Gestão de Património
IHRU vai sortear 21 habitações em Arrendamento Acessível
Kantar com novos escritórios em Matosinhos
Foi recentemente apresentado o novo programa de financiamento de medidas de eficiência energética em edifícios, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), desta vez direcionado para os condomínios residenciais.
Este Programa faz parte de um conjunto de incentivos operacionalizados pelo Fundo Ambiental, e tem o objetivo de melhorar o edificado residencial e o seu desempenho energético, tornando os edifícios mais sustentáveis e gerando múltiplos benefícios (ambientais, sociais e económicos) para o cidadão.
Depois das iniciativas anteriores, em que se apoiavam as intervenções fogo a fogo, terem sido bem sucedidas nas tipologias da substituição de janelas e na aquisição de sistemas ativos de geração de energia e climatização, temos agora um programa desenhado para a envolvente opaca (coberturas, paredes e pavimentos), por onde se perde cerca de 75% da energia num edifício.
À semelhança do “Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis”, temos uma discriminação positiva dos materiais de base natural ou que incorporem reciclados, podendo a taxa de comparticipação atingir neste caso os 80%.
É aqui que entram os produtos do Grupo Preceram, nomeadamente a lã mineral Volcalis, as placas de gesso Gyptec e a argila expandida Argex, produtos portugueses e ecológicos, ideais para implementar estas melhorias térmicas.
Um dos documentos que justifica a elegibilidade destes produtos é o Selo de Sustentabilidade, Sustainable Value, do Portal da Construção Sustentável, rotulagem ecológica do tipo I, definida com base na norma ISO 14024, como descrito no regulamento do programa.
Produzido à base de areia e um ligante de origem biológica, a lã mineral Volcalis é um isolamento térmico e acústico, ecológico e incombustível. Disponível em diversas gamas, é o produto ideal para as várias tipologias de aplicação, como sejam o isolamento térmico de paredes, tetos e coberturas em contato com o exterior ou com espaços não úteis.
A placa de gesso Gyptec, produzida com mais de 50% de materiais reciclados, é utilizada em soluções construtivas com lã mineral, contribuindo para o conforto higrotérmico, acústico e de resistência ao fogo dos espaços interiores.
A argila expandida Argex é ideal para soluções de isolamento de pavimentos e coberturas, podendo ainda incorporar soluções bioclimáticas.
Também relevante são as certificações dos sistemas de gestão da qualidade e ambiental das várias empresas, segundo as normas ISO 9001 e ISO 14001, bem como as marcações CE dos seus produtos.