Mota-Engil lança 10ª edição do programa ‘Start@ME’
Com 226 vagas em 12 países, o Programa de Estágios, que visa desenvolver as competências para criar os “futuros líderes do Grupo” com carreiras internacionais, “será o maior de sempre”

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
O Grupo Mota-Engil lançou a 10ª edição do programa corporativo de estágios do Grupo, o StartME, o qual tem permitido a integração de jovens através de um modelo de selecção, acolhimento, formação contínua e acompanhamento da carreira profissional. As candidaturas decorrerão até final de Julho, estando disponível toda a informação no site corporativo do Grupo Mota-Engil.
Este ano, a Mota-Engil conta com 226 vagas disponíveis em 12 países, procurando integrar jovens quadros em países como Angola, Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Guiné, Malawi, México, Moçambique, Nigéria, Perú, Portugal e Uganda. Considerado pelo Grupo como o “maior de sempre”, o Programa de Estágios regista, ainda, um número histórico de aproximadamente mil jovens a serem recrutados e acolhidos no Grupo, evidenciando uma taxa de integração, após término do estágio, superior a 90%.
“É com o maior entusiasmo que o Grupo lança o seu maior Programa de Trainees de sempre em número de vagas e mercados de recrutamento, alinhando a dimensão do desafio de integração com o dinamismo crescente do Grupo, a par da prossecução de uma estratégia contínua e integrada de atracção e retenção de talento”, afirma Luís Monteiro, director corporativo de Recursos Humanos do Grupo Mota-Engil, que confirma, ainda, o “sucesso” que o Programa tem sido ao fim de 10 edições.
Relativamente às áreas de especialização identificadas como necessárias para recrutamento, destaca-se nesta nova edição, a diversidade de áreas de conhecimento, com grande enfoque nas áreas da Engenharia. Para os jovens, este Programa confere a possibilidade de integração num Grupo “multinacional e diversificado”, constituindo em si uma “oportunidade única de aprendizagem, intercâmbio de experiências e vivência num ambiente multicultural de projectos de elevada dimensão e complexidade”.
O Programa Start@ME divide-se em três fases. A @Campus, com o objectivo de identificar e atrair os futuros Trainees através de um processo de selecção transversal e rigoroso. A fase @Mota-Engil, que pretende promover o alinhamento com a cultura e os valores do Grupo e que compreende um período de formação imersiva, passando por várias áreas e interlocutores em contexto de roadshow. E, por fim, a fase @Business Units onde o Trainee tem a possibilidade de desenvolver as suas capacidades profissionais e pessoais ao longo dos 12 meses de estágio, com acompanhamento de um(a) buddy e um tutor(a) assignado que é responsável por facilitar a sua integração na equipa e por desenvolver as suas potencialidades e know-how.