Gebalis prepara concursos para reabilitar mais 800 fogos em Lisboa
A empresa cumpriu 99% das acções programadas para 2022, tendo sido reabilitadas o ano transacto 327 frações. Para 2023 está em preparação o lançamento dos concursos que vão levar à reabilitação de mais de 800 fogos em onze bairros municipais
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“O ano de 2022 foi a todos os níveis desafiante, mas tal não nos impediu de fortalecer e consolidar o nosso compromisso de responder às necessidades dos milhares de cidadãos que compõem as comunidades dos 69 bairros municipais geridos pela Gebalis”. Foi desta forma que Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, apresentou o Relatório e Constas de 2022 e apresentou o caminho da empresa para os próximos anos.
Numa análise ao documento com o balanço de 2022, apresentado e validado pelo Executivo da Câmara Municipal de Lisboa (CML) no final de Abril, e já aprovado em Assembleia Geral da Gebalis, pode-se em primeiro lugar concluir que a empresa municipal com a responsabilidade de gerir todos os bairros sociais da capital alcançou uma taxa de execução dos contratos-programa acordados com a edilidade superior a 99%.
Tendo-se celebrado com a CML dois contratos-programa num valor total de 42 milhões de euros, com execução prevista de 2022 até 2026, para Fernando Angleu a capacidade demonstrada na execução num ano em que vários factores externos dificultaram o normal funcionamento do mercado da construção “é prova de que a empresa não perdeu de vista os seus objectivos fundamentais”.
Nesse sentido, importa destacar que em 2022 foram reabilitadas 327 frações, estando em preparação o lançamento de procedimentos concursais que vai levar à reabilitação de diversos edifícios de 11 bairros municipais e mais de 800 fogos.
Com a responsabilidade de gerir um total acima dos 20 mil fogos habitados por mais de 60 mil residentes (cerca de 10% da população de Lisboa), através do reforço dos projectos de intervenção comunitária a Gebalis tem vindo a investir fortemente nas suas políticas de proximidade. A empresa municipal dispõe actualmente de 10 Gabinetes de Intervenção Local e mais dois balcões de atendimento nas Lojas do Cidadão de Marvila e do Saldanha.
Para o decorrer de 2023 está também previsto avançar com o desenvolvimento de um novo Portal do Morador, assim como a criação de um contact center para facilitar e agilizar os contactos personalizados com os residentes dos bairros municipais.