AICCOPN: Construção e imobiliário com “fraco arranque” de ano
Os indicadores da construção e do imobiliário revelam um “fraco arranque” no primeiro trimestre deste ano, com quebras homólogas de 6,5% do investimento e de 3,7% do Valor Acrescentado Bruto (VAB), indicou a associação setorial AICCOPN

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
“As previsões de Primavera da Comissão Europeia, recentemente divulgadas, perspectivam um crescimento do investimento em construção de 2,1%, em 2023, acelerando para 2,8%, em 2024. No entanto, as Contas Nacionais Trimestrais divulgadas pelo INE [Instituto Nacional de Estatística], referentes ao primeiro trimestre do ano, revelam um fraco arranque dos indicadores referentes ao sector da construção e do imobiliário”, refere a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Na ‘Conjuntura da Construção — Informação Rápida’, divulgada esta terça-feira, a associação detalha que, no mercado imobiliário, o número de fogos em construções novas licenciados pelas câmaras municipais nos primeiros três meses de 2023 totalizou 8.742, o que corresponde a um aumento de 7,1% face aos 8.175 alojamentos licenciados no mesmo período do ano anterior.
“Este aumento do número de fogos licenciados em construções novas revela uma maior aposta dos investidores pela construção de edifícios multifamiliares, uma vez que o número de licenças para construção de edifícios de habitação nova regista uma quebra de 13%, neste período”, nota.
No que se refere ao montante dos novos empréstimos concedidos pelas instituições financeiras a particulares para aquisição de habitação, regista-se um aumento de 9% em termos homólogos, até Março, totalizando 4.531 milhões de euros.
Já o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 1.246 milhares de toneladas até ao final de Abril, o que traduz uma redução de 4,1%, face ao mesmo período de 2022.
No segmento da engenharia civil, a AICCOPN aponta “uma evolução favorável nos principais indicadores” nos primeiros quatro meses de 2023.
Assim, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registou uma variação de 43,6%, em termos homólogos, enquanto o volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados neste período e objecto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de Maio evidenciam um acréscimo de 54,7%, em termos de variação homologa temporalmente comparável.