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    IP lança concurso para a reabilitação do IC2 entre Meirinhas e Pombal

    A empreitada representa um investimento de 22 M€, tem um prazo de execução de 600 dias e visa melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária nesta via. No âmbito da componente de infraestruturas do PRR, a IP conta com 16 obras lançadas, das quais 11 empreitadas estão em fase de contratação e cinco já em execução no terreno, num investimento global de 199 M€

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    IP lança concurso para a reabilitação do IC2 entre Meirinhas e Pombal

    A empreitada representa um investimento de 22 M€, tem um prazo de execução de 600 dias e visa melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária nesta via. No âmbito da componente de infraestruturas do PRR, a IP conta com 16 obras lançadas, das quais 11 empreitadas estão em fase de contratação e cinco já em execução no terreno, num investimento global de 199 M€

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    A Infraestruturas de Portugal lançou o concurso público para a empreitada de requalificação do IC2 entre Meirinhas e Pombal, cuja intervenção tem como objectivo a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária nesta via.

    Esta obra insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), designadamente no programa de investimentos de Missing links e Aumento de Capacidade da Rede, que consta do Plano Nacional de Investimentos 2023 (PNI2023), plano que estabelece um quadro de orientações para o sector dos transportes e um conjunto de intervenções prioritárias, assentes em critérios de sustentabilidade, com vista à criação de valor para as empresas e para a economia portuguesa.

    A empreitada, com um investimento de 22 milhões de euros e um prazo de execução de 600 dias, prevê a reabilitação total do pavimento, a construção de nove rotundas e várias meias rotundas, facilitando e disciplinando os inúmeros acessos em condições de segurança desejáveis. A intervenção prevê ainda uma melhoria significativa das condições de circulação dos peões, com a construção de passeios, criação de corredores para os peões e a reformulação e implementação de passadeiras. Por fim e para a redução de velocidade, serão instaladas balizas cilíndricas flexíveis e separadores centrais nas zonas com via de lentos.

    No âmbito do PRR a Infraestruturas de Portugal posiciona-se como o maior promotor nacional na concretização da dos investimentos definidos na Componente Infraestruturas, que integra três vertentes: construção das ligações rodoviárias em falta (Missing links) e aumento da capacidade da rede; reforço das ligações rodoviárias transfronteiriças; melhoria das acessibilidades rodoviárias às Áreas de Acolhimento Empresarial.

    Actualmente existem 16 obras lançadas no âmbito do PRR, com 11 empreitadas em fase de contratação e cinco já em execução no terreno, designadamente: variante à EN14 – Via Diagonal, Interface Rodoferroviário da Trofa; variante à EN248, em Arruda dos Vinhos; ligação à área industrial de Fontiscos e reformulação do Nó de Ermida (Santo Tirso); IC35, ligação Penafiel (EN15) / Rans; e EN229 Viseu/ Sátão, eliminação de constrangimentos em zonas industriais O conjunto de 16 obras em fase de execução no terreno e em contratação correspondem a um total de 199 milhões de euros de investimento no âmbito do PRR que a Infraestruturas de Portugal tem já em fase adiantada de concretização.

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    Decorrem as candidaturas ao Prémio Sustentabilidade no Ambiente Construído 2024

    A iniciativa do BUILT CoLAB já vai na segunda edição destina-se a reconhecer as boas práticas e impulsionar o sector AEC na tomada de medidas cada vez mais sustentáveis. As candidaturas encerram a 18 de Outubro, vencedores serão conhecidos em Dezembro

    Estão abertas até dia 18 de Outubro as inscrições para o Prémio Sustentabilidade no Ambiente Construído 2024, organizado pelo BUILT CoLAB.

    Este prémio tem como objectivo promover e reconhecer as boas práticas que são utilizadas em Portugal no sector AEC, assim como continuar a sensibilizar a indústria e as instituições públicas para a necessidade de conhecimento e inovação no âmbito da sustentabilidade e da circularidade no Ambiente Construído.

    Esta iniciativa, que entra agora na sua 2ª Edição, surge na sequência do trabalho que o BUILT CoLAB realizou no âmbito do projecto Circularidade na Construção, que permitiu fazer um diagnóstico no estado actual do tema em Portugal e perceber que é necessário dar um impulso ao sector AEC para que este passe a adoptar cada vez mais medidas sustentáveis no ambiente construído.

    O Júri é constituído por representantes de instituições de referência no tema em Portugal e que têm contribuído para a sua implementação e evolução a nível nacional: Fernando de Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, Marlene Roque, vogal do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, Ana Cristina Carrola, vogal do Conselho Directivo da APA, Fernando Batista, presidente do IMPIC, Manuel Reis Campos, presidente da AICCOPN, Laura Caldeira, presidente do LNEC,  Jorge Nandin de Carvalho, vogal da Comissão Executiva da PTPC, e Rita Moura, presidente do Conselho de Administração do BUILT CoLAB (Presidente do Júri).

    A entrega do prémio está prevista para início de Dezembro de 2024.

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    O Grupo Puma apresenta um caso de sucesso de reforço estrutural com o seu Sistema Carbotec (Reforço com Fibra de Carbono ) na Urbanização Costa Lago (Torremolinos )

    Trata-se da reparação, reforço e proteção de pilares de betão armado da Urbanização Costa Lago em Torremolinos (Málaga), executada pela SGC Construcciones com os produtos do GRUPO PUMA.

    No início da intervenção observaram-se vários suportes com fissuras verticais produzidas por corrosão extrema das armaduras, chamando a atenção que se produziu uma grave perda de secção de betão num dos suportes, onde se desprenderam duas grandes peças de betão, deixando à vista as armaduras.

    PRIMEIRA FASE. PREPARAÇÃO DO SUPORTE E SEUS ELEMENTOS.

    Em primeiro lugar, realizou-se a picagem do betão circundante às barras afetadas pela corrosão, eliminando todo o revestimento existente até que se encontrou betão não carbonatado.

    Para eliminar a corrosão nas armaduras procedeu-se à limpeza da camada de óxido das armaduras existentes mediante limpeza manual.

    Uma vez limpas de óxido as armaduras, aplicaram-se duas camadas de IMPLAREST C com pincel, primário anti corrosão monocomponente de base cimentícia modificado com polímeros para a proteção de armaduras que restitui o ambiente alcalino e a proteção das mesmas contra a corrosão. Este produto permitiu criar uma camada de proteção das armaduras do elemento estrutural, com o objetivo de aumentar a sua durabilidade sempre que possível e realcalinizar estes elementos.

    Para realizar a restituição da secção de betão armado, optou-se por empregar o procedimento de cofragem do pilar e colmatação da secção por derrame de argamassa de reparação fluida, devido à elevada espessura de enchimento requerida e a complexidade de execução empregando uma argamassa de reparação de tipo tixotrópico aplicado manual ou mecanicamente.

    Aplicou-se MORCEMREST MH R4, argamassa fluida autocompactável de alta resistência e retração compensada, vertido em cofragem com elevada planimetria de acabamento.

    SEGUNDA FASE. REFORÇO COM FIBRA DE CARBONO (SISTEMA CARBOTEC)

    Além da reparação estrutural antes mencionada, realizou-se um reforço mediante tecido de fibra de carbono em todo o perímetro dos pilares afetados, dimensionado para aumentar a resistência à compressão do betão, de acordo com o cálculo, permitindo um aumento de quase 55% da resistência à compressão do betão dos pilares tratados (de 17,5 a 27,10 MPa), mediante a aplicação de 2 voltas de tecido de 300 gr/m2.

    O TECIDO CARBOTEC é fornecido de forma standard em rolos de 0,30 x 100 m e fixa-se ao suporte mediante a aplicação do ADHESIVO CARBOTEC IMPREGNANTE, do tipo epóxi bicomponente que se amassa justamente antes de proceder à sua aplicação e cujo consumo depende do modelo de reforço selecionado. A colocação destes elementos de reforço é muito simples, devido à alta aderência do adesivo que foi especialmente formulado para esta aplicação e penetra no suporte para o consolidar, em função da porosidade do mesmo. Uma vez fixado o tecido ao suporte volta a aplicar-se adesivo na face exposta e realiza-se um polvilhamento de agregado de sílice para favorecer a ancoragem da argamassa de reparação para executar um revestimento com o objetivo de garantir a sua proteção contra o fogo.

    TERCEIRA FASE. ACABAMENTO.

    Uma vez seco o ADHESIVO CARBOTEC IMPREGNANTE eliminou-se a sílice mal aderida e aplicou-se a proteção com argamassa acrílica da gama Morcemcril: FONDO MORCEMCRIL (aplicado com rolo) + MORCEMCRIL (aplicado com talocha metálica e posterior atalochado com talocha lisa de plástico), com o objetivo de proteger o reforço da ação dos raios UV, o ambiente marinho e a humidade procedente do jardim, aplicando um acabamento decorativo de alta durabilidade e uma manutenção praticamente nula.

    SOBRE O SISTEMA CARBOTEC.

    Como pudemos observar, o SISTEMA CARBOTEC do GRUPO PUMA é uma grande alternativa aos sistemas de reforço tradicionais, poupando perdas de espaço e assegurando um acabamento limpo.

    Além disso, conta com o Documento de Idoneidade Técnica (DIT) desde o ano passado, 2023, o que ainda transmite mais segurança sobre os resultados para este sistema de reforço com fibra de carbono pode conseguir para os nossos edifícios e projetos de reabilitação.

    Para qualquer consulta sobre os nossos sistemas e produtos, pode contactar diretamente connosco através do nosso Escritório Técnico:

    E-mail: oficinatecnica@grupopuma.com

    Telefone: 0034607203400

    Web: www.grupopuma.com

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    ALMA Development avança com a construção do Caxias Heights

    O projeto arquitectónico é da responsabilidade da Semgaffes e a construção está a cargo da ARPECDOURO, com fiscalização da FICOPE. Estima-se que a construção esteja concluída no primeiro trimestre de 2026

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    A promotora ALMA Development anunciou o arranque da construção do aguardado Caxias Heights, um projeto imobiliário residencial localizado no concelho de Oeiras, mais precisamente no Alto do Lagoal, em Caxias, com conclusão prevista para o final do primeiro trimestre de 2026.

    Segundo a empresa, o Caxias Heights representa mais um marco significativo para a ALMA Development, num projeto que foi meticulosamente idealizado para responder aos desejos de famílias exigentes, que procuram uma combinação harmoniosa entre um estilo de vida eminentemente urbano e a tranquilidade e beleza natural. Situado numa colina com vista para o estuário do Tejo, piscina e outras amenities de elevada qualidade e com fácil acesso aos principais eixos rodoviários da cidade de Lisboa, o Caxias Heights oferece qualidade de vida.

    “Estamos entusiasmados por embarcar neste emocionante capítulo para a ALMA Development”, afirma Carlos Morgado, director executivo da empresa. “O Caxias Heights é a prova do nosso compromisso em criar espaços de vida excecionais que valorizem as comunidades que servimos e que respondam às necessidades das famílias. Ao investir neste projeto, não estamos apenas a construir habitação de qualidade, estamos também a contribuir para o melhoramento da área envolvente, como por exemplo a reabilitação de circuitos pedonais na envolvente, com um jardim público em socalcos e o melhoramento das infraestruturas públicas existentes em frente ao edifício.”

    O Caxias Heights, condomínio privado, privilegia o espaço exterior privativo, mas também o comunitário, promovendo o convívio, e apresentando uma sala multifunções, um kids e teen club e uma piscina exterior perfeitamente enquadrada numa ampla zona verde. O projeto arquitectónico é da responsabilidade da Semgaffes e a construção está a cargo da ARPECDOURO, com fiscalização da FICOPE.

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    AICCOPN: Fogos licenciados e em construção caem até Julho

    O montante do novo crédito à habitação, excluindo renegociações, concedido pelas instituições financeiras até Julho de 2024 totalizou 8.924 milhões de euros, representando um crescimento homólogo de 31,5%

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    Até ao final do mês de Julho de 2024, o consumo de cimento no mercado nacional aumentou 3,9% em termos homólogos, totalizando 2.398 mil toneladas.
    No que concerne à emissão de licenças de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais pelas Câmaras Municipais nos primeiros 7 meses de 2024, em face de uma recuperação nos meses de Junho e Julho, assiste-se a uma quebra menos intensa que a registada nos meses anteriores, tendo-se apurado uma variação, em termos homólogos acumulados, de -2,7%. Quanto ao licenciamento de fogos em construções novas verifica-se um ligeiro de decréscimo de 4,8%, em termos homólogos, para um total de 18.766 habitações.
    O montante do novo crédito à habitação, excluindo renegociações, concedido pelas instituições financeiras até Julho de 2024 totalizou 8.924 milhões de euros, representando um crescimento homólogo de 31,5%. Quanto à taxa de juro implícita no crédito à habitação, que tem vindo a reduzir desde Janeiro, fixou-se em 4,49% no mês de Julho. Ao nível da avaliação imobiliária na habitação, efectuada para efeitos de crédito hipotecário, apurou-se, em Julho, um aumento de 7,4%, em termos homólogos, para 1.638€ por m2.

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    Colégio Almada Negreiros

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    NOVA FCSH investe 4,2 M€ na reabilitação do Colégio Almada Negreiros

    As propostas para a empreitada podem ser submetidas na plataforma acingov.pt até ao dia 24 de outubro de 2024. Este investimento tem como objectivo melhorar as condições de trabalho, estudo e investigação, tornando o edifício mais eficiente em termos energéticos e hídricos

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    A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), vai investir mais de 4,2 milhões de euros na reabilitação do Colégio Almada Negreiros, localizado no Campus de Campolide, em Lisboa. Este investimento, que será realizado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como objectivo modernizar o edifício, melhorando as condições de trabalho, estudo e investigação, e tornando-o mais eficiente em termos energéticos e hídricos.

    O concurso público para esta empreitada, no valor base de 4.234.441,19 €, está aberto na plataforma acingov.pt, e as propostas podem ser submetidas até ao dia 24 de outubro de 2024.

    O projecto de reabilitação inclui a substituição de envidraçados por soluções mais eficientes, a aplicação de isolamento térmico, a renovação dos sistemas de climatização e ventilação, a instalação de iluminação LED, painéis fotovoltaicos e sistemas de gestão de consumo de água.

    Estas melhorias, realizadas no âmbito do Investimento TC-C13-i02 “Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central”, vão contribuir para a sustentabilidade do edifício, reduzindo o consumo de energia e água, em linha com as metas ambientais estabelecidas pelo Pacto Ecológico Europeu.

    Com uma área de 11.185 metros quadrados (m2), o Colégio é uma infraestrutura essencial para as actividades de ensino e investigação da NOVA FCSH. Este investimento reflecte o compromisso da Faculdade com a modernização das suas instalações, criando um ambiente mais confortável, sustentável e adequado às necessidades da sua comunidade académica.

    O Colégio Almada Negreiros, durante muitos anos foi conhecido como o Colégio dos Jesuítas, começou a ser contruído no início da segunda metade do século XIX, na época administrado pela Companhia de Jesus. Antes de ser entregue à Universidade NOVA de Lisboa, foi também casa do “Batalhão de Caçadores 5”, que haveria de deixar o edifício nos anos 70.

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    Solive escolhida pelo Grupo Júpiter para construção de hotel, investimento ronda 21M€

    Projecto de arquitectura de Cerejeira Fontes Architects, e projeto de arquitetura de interiores de Hugo Raposo Arquitetos, este hotel vai caracterizar-se por uma simbiose entre o tradicional e o moderno, assente num design de interiores inspirado na cidade

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    A Solive foi escolhida pelo grupo português Jupiter para implementar o seu primeiro projeto hoteleiro no norte do país. A Solive, uma joint venture entre o Grupo Legendre e a tecnibuild, foi responsável pela identificação do local, desenvolvimento do projecto, investimento financeiro, licenciamento e, finalmente, construção de um projeto hoteleiro com um investimento de cerca de 21 milhões de euros.

    Com conclusão prevista para o segundo semestre de 2025, o novo Jupiter Porto Hotel, de 4 estrelas, localizado na cidade do Porto, junto à Avenida da Boavista, tem 131 unidades de alojamento compostas por quartos e suites, 3 salas de reunião com capacidade máxima de 150 pessoas e zonas de lazer – rooftop, piscina, spa – abertas ao público. Projeto de arquitetura de Cerejeira Fontes Architects, e projeto de arquitetura de interiores de Hugo Raposo Arquitetos, este hotel vai caracterizar-se por uma simbiose entre o tradicional e o moderno, assente num design de interiores inspirado na cidade.

    Para Maribel Sequeira, administradora do Grupo Jupiter: “a escolha da Solive como parceiro de negócio para este projeto reflete a nossa confiança na sua capacidade de desenvolvimento e execução. Esta relação de parceria e confiança que estabelecemos com a Solive demonstra a nossa ambição e o contínuo interesse em contribuir para o crescimento do mercado português”.

    “Embora este seja o primeiro grande projeto da Solive em Portugal no setor hoteleiro, o Grupo Legendre desenvolveu em França vários projetos, o que nos dá uma enorme experiência na conceção e execução deste tipo de obras”, afirma Telmo Carriço, Diretor da Legendre em Portugal. “Por outro lado, a tecnibuild, que tem também uma experiência relevante no setor hoteleiro, foi fundamental na conceção e desenvolvimento deste projeto.”

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    Reabilitação Urbana mantém tendência de recuperação

    Os últimos dados referentes a Agosto comprovam a tendência de recuperação do mercado da Reabilitação Urbana, revela análise da AICCOPN: Carteira de encomendas com quebra de 1,8%; nível de actividade aumentou 2,4%; e produção contratada fixou-se em 10,1 meses 

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    Com base no inquérito realizado pela AICCOPN, junto dos empresários do sector que actuam no mercado da Reabilitação Urbana, no mês de Agosto observou-se uma manutenção da tendência de recuperação dos principais indicadores qualitativos.

    O índice que mede o nível de actividade das empresas registou uma variação de 2,4%, em termos homólogos. Quanto ao índice que mede evolução da opinião dos empresários quanto à carteira de encomendas, apura-se uma diminuição de 1,8%, em termos homólogos, o que corresponde a uma melhoria face às variações de -2,6% e de -4.8%, observadas em Julho e Junho, respectivamente.

    Em Agosto, a produção contratada, ou seja, o tempo previsto de laboração a um ritmo normal, fixou-se em 10,1 meses, o que corresponde a um acréscimo face aos 8,9 meses apurados no mesmo mês do ano transato.

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    Concursos de Obras Públicas promovidos com crescimento mais expressivo que os contratos celebrados

    Diferencial entre concursos públicos promovidos e celebrados é de 4.356 milhões de euros, constata o AICCOPN na mais recente edição do Barómetro das Obras Públicas. Até ao final de Agosto os concursos de obras públicas promovidos registaram um aumento de 51%

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    O montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos, até ao final do mês de Agosto, totalizou 6.382 milhões de euros, valor que representa um importante aumento de 51%, face aos 4.224 milhões de euros apurados no período homólogo.

    Até ao final do mês de Agosto, os contratos de empreitada celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, totalizaram 2.036 milhões de euros, valor que corresponde a um acréscimo de 34% em termos homólogos. Assim, o diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados na mesma modalidade, desde Janeiro, situa-se em 4.346 milhões de euros.

    No que concerne aos contratos de empreitada de obras públicas celebrados por meio de Ajustes Directos e Consultas Prévias, verificou-se um aumento de 26%, em termos homólogos, no mesmo período.

    Desta forma, o montante global dos contratos de empreitada celebrados e registados no Portal Base, até ao final de Agosto, perfez 2.620 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 30% em termos homólogos.

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    Empresas do sector da construção vão a França fazer negócios

    A segunda maior economia da Europa recebe a partir de hoje mais uma edição da Batimat, feira da construção, equipamentos e materiais de construção, que este ano se realiza com o salão Interclima (equipamentos eléctricos e sistemas de climatização para a construção civil) e o salão Ideobain (materiais e equipamentos para casas de banho e SPAS)

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    Sob organização da Associação Empresarial de Portugal, AEP, a comitiva portuguesa que está até 3 de Outubro na Expo Porte de Versailles, em França, é composta por 14 empresas para participar na feira Batimat (construção, equipamentos e materiais de construção), que se realiza juntamente com o salão Interclima (equipamentos eléctricos e sistemas de climatização para a construção civil) e o salão Ideobain (materiais e equipamentos para casas de banho e SPAS).

    “Esta é a sétima vez que a AEP leva empresas nacionais à BATIMAT. A primeira vez foi em 2011 e a última em 2022. A França é um parceiro económico de grande relevância para Portugal e em termos de oportunidades de negócio pode ser um mercado muito interessante para o sector da construção civil e materiais de construção. É importante que as empresas nacionais não deixem de estar presentes nas “feiras-âncora” e avaliem as possibilidades que o comércio electrónico pode oferecer”, explica o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

    A França é a sétima economia mundial e a segunda ao nível da União Europeia. É um dos principais exportadores e importadores mundiais (sétima posição enquanto exportador e sexta como importador). Teve um crescimento do PIB de 1,1% em 2023 e o crescimento previsto para 2024 é de 1,2%. Segundo o INE, França foi o segundo cliente das exportações portuguesas de bens em 2023, com uma quota de 13,0%, ocupando a terceira posição ao nível das importações (7,0%). Ao longo do período 2019-2023 verificou-se uma média de crescimento anual das exportações de 7,2% e de 0,9% nas importações. A balança comercial de bens foi favorável ao nosso país, tendo apresentado um excedente de 2805 milhões de euros em 2023.

    Com uma periodicidade bienal, na edição anterior, em 2022, a BATIMAT contou com 1300 expositores e recebeu 270 mil visitantes (21% internacionais) e mais de 450 conferências, workshops e seminários.

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    Segunda fase da ciclovia da Costa Vicentina com luz verde para avançar

    O projeto visa, sobretudo, a valorização dos recursos naturais e a promoção de um turismo sustentável, integrando a rota Eurovelo 1, que percorre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

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    O município de Aljezur e de Vila do Bispo viram aprovadas a candidatura para a segunda fase da construção da Ecovia e Ciclovia da Costa Vicentina, um projeto encarado pelos municípios “de extrema importância para a mobilidade e atratividade turística da região”.

    Segundo revela a autarquia de Aljezur em comunicado, “esta candidatura da segunda fase, agora aprovada agora no âmbito do PR Algarve 2030, permitirá a conclusão de troços essenciais desta rede ciclável, abrangendo áreas estratégicas dos concelhos de Vila do Bispo e Aljezur”. O projeto visa, sobretudo, a valorização dos recursos naturais e a promoção de um turismo sustentável, integrando a rota Eurovelo 1, que percorre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

    Este projeto, iniciado em 2018, passou por diversas atualizações, incluindo ajustes orçamentais e revisões do projeto, refletindo o impacto da conjuntura económica global. A segunda fase será realizada com o apoio do PR Algarve 2030, totalizando um investimento elegível, para o Município de Aljezur de 3589.232.12€, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) a 70%.

    Este projeto estruturante não só promove o uso de transportes alternativos e a redução das emissões de carbono, como também reforça a infraestrutura turística da região, contribuindo para o desenvolvimento social, económico e ambiental.

    A conclusão desta fase está prevista para o período de 2024-2027, assegurando o cumprimento dos objetivos estratégicos estabelecidos para a operação e proporcionando à comunidade local e aos visitantes uma rede ciclável moderna e segura.

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