Terminal ferroviário da MEDWAY em Famalicão em condições para avançar
Foram precisos cinco anos para concluir a aquisição de todas as parcelas dos 250 000 m2 de terreno que irá albergar o novo terminal ferroviário de mercadorias da MEDWAY. Localizado na Freguesia de Lousado, Vila Nova de Famalicão, o terminal de Lousado vai ser o maior terminal na Península Ibérica

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Cerca de 5 anos depois do anúncio do projecto, a Cushman & Wakefield concluiu com sucesso as múltiplas transacções que vão permitir a construção do novo terminal ferroviário de mercadorias da MEDWAY com mais de 220.000 m2, em Famalicão.
A MEDWAY Transporte & Logística, anteriormente denominada de CP Carga, é um operador logístico e o maior operador ferroviário privado de transportes de mercadorias na Península Ibérica. É detida na sua totalidade pela MSC Rail, uma subsidiária da gigante internacional suíça Mediterranean Shipping Company.
O anúncio da construção do novo terminal já tem alguns anos, neste processo houve a necessidade de negociar com mais de 20 proprietários diferentes. Ao longo do processo, a Cushman & Wakefield prestou vários serviços de consultoria e coordenou vários processos de due-diligence, que resultaram na compra de cerca de 250.000 m2 de terrenos que vão dar lugar ao novo terminal.
Localizado na Freguesia de Lousado, Concelho de Vila Nova de Famalicão, o terminal de Lousado vai ser o maior terminal na Península Ibérica. A ligação ferroviária directa ao terminal de Lousado através da linha do Minho, bem como as acessibilidades rodoviárias através de diversas vias principais, potenciam as inúmeras indústrias e actividades com necessidades de importação e exportação a nível local e Ibérico.
Para além de contar com a ligação à linha do Minho, o complexo contará com quatro linhas férreas de 750 metros e capacidade para 11 mil TEU (a medida equivalente ao comprimento de um contentor-padrão de mercadorias).
“Este é um projecto que nos deu muito orgulho e prazer em estar envolvidos, dada a enorme escala e importância para o nosso país. É a concretização de um trabalho árduo e muito desafiante, onde conseguimos reunir bastantes propriedades, que irão dar origem a um projecto que contribuirá para a transformação positiva do mercado de transportes e logística de mercadorias”, sublinha Sérgio Nunes, Associate e director do departamento de Industrial e Logística da Cushman & Wakefield Portugal.