Terminal ferroviário da MEDWAY em Famalicão em condições para avançar
Foram precisos cinco anos para concluir a aquisição de todas as parcelas dos 250 000 m2 de terreno que irá albergar o novo terminal ferroviário de mercadorias da MEDWAY. Localizado na Freguesia de Lousado, Vila Nova de Famalicão, o terminal de Lousado vai ser o maior terminal na Península Ibérica

CONSTRUIR
Inovação e crescimento na construção metálica e mista
RibeiraAlves Imobiliária com projecto hoteleiro de 990 camas para Alcochete
Tecnologia Efacec na digitalização da rede francesa de transporte de electricidade
Lufthansa Cargo inicia construção de novo hub logístico
Ocupação de escritórios segue moderada até ao final do ano
Montante dos concursos de obras públicas abertos aumenta 73% até Novembro
Logística last mile reforçada em Lisboa
Primeira edição do Architect@Work Lisboa “supera todas as expectativas”
Forster Profile Systems apresenta nova imagem
Inaugurado primeiro edifício da nova residência da Universidade de Lisboa
Cerca de 5 anos depois do anúncio do projecto, a Cushman & Wakefield concluiu com sucesso as múltiplas transacções que vão permitir a construção do novo terminal ferroviário de mercadorias da MEDWAY com mais de 220.000 m2, em Famalicão.
A MEDWAY Transporte & Logística, anteriormente denominada de CP Carga, é um operador logístico e o maior operador ferroviário privado de transportes de mercadorias na Península Ibérica. É detida na sua totalidade pela MSC Rail, uma subsidiária da gigante internacional suíça Mediterranean Shipping Company.
O anúncio da construção do novo terminal já tem alguns anos, neste processo houve a necessidade de negociar com mais de 20 proprietários diferentes. Ao longo do processo, a Cushman & Wakefield prestou vários serviços de consultoria e coordenou vários processos de due-diligence, que resultaram na compra de cerca de 250.000 m2 de terrenos que vão dar lugar ao novo terminal.
Localizado na Freguesia de Lousado, Concelho de Vila Nova de Famalicão, o terminal de Lousado vai ser o maior terminal na Península Ibérica. A ligação ferroviária directa ao terminal de Lousado através da linha do Minho, bem como as acessibilidades rodoviárias através de diversas vias principais, potenciam as inúmeras indústrias e actividades com necessidades de importação e exportação a nível local e Ibérico.
Para além de contar com a ligação à linha do Minho, o complexo contará com quatro linhas férreas de 750 metros e capacidade para 11 mil TEU (a medida equivalente ao comprimento de um contentor-padrão de mercadorias).
“Este é um projecto que nos deu muito orgulho e prazer em estar envolvidos, dada a enorme escala e importância para o nosso país. É a concretização de um trabalho árduo e muito desafiante, onde conseguimos reunir bastantes propriedades, que irão dar origem a um projecto que contribuirá para a transformação positiva do mercado de transportes e logística de mercadorias”, sublinha Sérgio Nunes, Associate e director do departamento de Industrial e Logística da Cushman & Wakefield Portugal.