Cleanwatts avança com primeiro projecto Business Park A ++
A Comunidade de Energia de Febres tem como objetivo a “sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia em Febres – e, particularmente, no Parque Industrial de Febres – e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
A Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER), em Portugal, lançou em Febres, Cantanhede, o primeiro projecto Business Park A++, incluído no Comunidades A++.
A Cleanwatts reuniu um conjunto alargado de parceiros e criou o programa Comunidades A++, um programa comunitário de eficiência energética que visa a criação de Comunidades de Energia Renovável em diferentes contextos, tais como parques empresariais, bairros urbanos, aldeias e vilas, clubes e associações desportivas e empreendimentos turísticos.
A empresa Santos e Santos, localizada na Zona Industrial de Febres, é o cliente-âncora deste projecto inaugural do Business Park A++, que teve o seu lançamento público há cerca de um mês e já está a partilhar energia com cerca de uma dezena de empresas. Esta comunidade partilhar energia com as famílias da região. No total, serão apoiadas 1375 famílias carenciadas.
A Comunidade de Energia de Febres tem como objetivo a “sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia em Febres” e, particularmente, no Parque Industrial de Febres – e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região.
Esta comunidade, que tem a sua central fotovoltaica de 886kW, com um total de 1.626 painéis, instalada na sede da empresa Santos e Santos, vem no seguimento de vários projectos que o Business Parks A++ está a potenciar, nacional e internacionalmente, com soluções que ajudam a empresas na transição energética, nomeadamente com o desenvolvimento de CER’s industriais. O lançamento público do projecto foi feito no dia 12 de Junho e conta já com a participação de vários membros da comunidade, membros residenciais e industriais ou empresariais.
Através da sua Comunidade de Energia Renovável, a região de Febres vai reduzir a factura de energia e dar um passo significativo no sentido da sua independência energética: cerca de 52% da energia consumida pela Santos e Santos passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo).
Com esta CER, a empresa vai tornar-se climate-positive, gerando mais 583% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e vai, ainda, evitar a emissão para a atmosfera de 388 toneladas equivalentes de CO2 por ano e atingir a neutralidade carbónica em 683%.