
CONSTRUIR
Inovação e crescimento na construção metálica e mista
RibeiraAlves Imobiliária com projecto hoteleiro de 990 camas para Alcochete
Tecnologia Efacec na digitalização da rede francesa de transporte de electricidade
Lufthansa Cargo inicia construção de novo hub logístico
Ocupação de escritórios segue moderada até ao final do ano
Montante dos concursos de obras públicas abertos aumenta 73% até Novembro
Logística last mile reforçada em Lisboa
Primeira edição do Architect@Work Lisboa “supera todas as expectativas”
Forster Profile Systems apresenta nova imagem
Inaugurado primeiro edifício da nova residência da Universidade de Lisboa
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) atribuiu a classificação de projecto-piloto, no âmbito de projectos de autoconsumo e de comunidades de energia renovável (CER), ao Cleanwatts Living Lab, que passa a ser um dos seis aprovados por esta entidade e em curso em Portugal.
O Cleanwatts Living Lab consiste num laboratório vivo de inovação, que conecta pessoas e tecnologia, em concreto os colaboradores e as soluções tecnológicas da empresa e dos seus parceiros estratégicos. O objectivo passa por “estimular a criatividade e participação activa dos colaboradores na validação e desenvolvimento de novas soluções e serviços no âmbito das CER tendo a perspectiva do utilizador final”. Por outro lado, pretende-se, também, contribuir para a “inovação do quadro regulatório e regulamentar nacional no âmbito da transição energética descentralizada, digitalizada e democratizada, com o utilizador final no centro da acção”.
O Cleanwatts Living Lab será desenvolvido em todo o território nacional e agregará cinco CER, em Coimbra, Condeixa-a-Nova e Anadia. As CER serão compostas por sistemas de produção (fotovoltaica), soluções de armazenamento, com baterias estáticas e móveis (neste caso, recorrendo ao uso de veículos eléctricos), equipamentos de consumo flexíveis, sistemas de controlo de carga (como o uso de carregadores inteligentes de veículos eléctricos com bidireccionalidade, em que os diversos activos energéticos serão geridos pelo Cleanwatts Operationg System para a optimização energética.