CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) atribuiu a classificação de projecto-piloto, no âmbito de projectos de autoconsumo e de comunidades de energia renovável (CER), ao Cleanwatts Living Lab, que passa a ser um dos seis aprovados por esta entidade e em curso em Portugal.
O Cleanwatts Living Lab consiste num laboratório vivo de inovação, que conecta pessoas e tecnologia, em concreto os colaboradores e as soluções tecnológicas da empresa e dos seus parceiros estratégicos. O objectivo passa por “estimular a criatividade e participação activa dos colaboradores na validação e desenvolvimento de novas soluções e serviços no âmbito das CER tendo a perspectiva do utilizador final”. Por outro lado, pretende-se, também, contribuir para a “inovação do quadro regulatório e regulamentar nacional no âmbito da transição energética descentralizada, digitalizada e democratizada, com o utilizador final no centro da acção”.
O Cleanwatts Living Lab será desenvolvido em todo o território nacional e agregará cinco CER, em Coimbra, Condeixa-a-Nova e Anadia. As CER serão compostas por sistemas de produção (fotovoltaica), soluções de armazenamento, com baterias estáticas e móveis (neste caso, recorrendo ao uso de veículos eléctricos), equipamentos de consumo flexíveis, sistemas de controlo de carga (como o uso de carregadores inteligentes de veículos eléctricos com bidireccionalidade, em que os diversos activos energéticos serão geridos pelo Cleanwatts Operationg System para a optimização energética.